É difícil argumentar com o fato de que um telhado coberto com telhas metálicas atrai involuntariamente os olhos com sua beleza e concisão de formas. Com esse telhado, a casa parece arrumada e ao mesmo tempo sólida.
Agora a maioria dos proprietários tem certeza de que só profissionais podem montar tamanha beleza, confesso, também pensei assim, mas olhando mais de perto tudo acabou não sendo tão assustador e neste artigo vou te contar como cobrir bem o telhado com telhas de metal eu mesmo, sem recorrer aos serviços de mestres caros. E para facilitar o entendimento, dividi minha história em 10 etapas condicionais.

- A preparação completa é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento.
- Brevemente sobre a escolha do material
- Cálculo de material
- Ferramenta
- Instalação de telhado em 10 passos
- Etapa número 1: instalação de impermeabilização
- Etapa número 2: instalação da caixa
- Etapa número 3: organizando o vale
- Passo número 4: como contornar a chaminé
- Etapa número 5: instalação de acessórios para o ralo e instalação da faixa de cornija
- Etapa número 6: instalação de chapas de metal
- Passo 7: Instalando o cume e os trilhos finais
- Passo #8:. instalação de saídas de ventilação e antena no telhado
- Etapa número 9: montamos o retentor de neve e as passarelas no telhado
- Etapa número 10: disposição do isolamento
- Conclusão
A preparação completa é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento.
Não é segredo que o preço desse telhado está longe de ser infantil, em média, o custo de 1 m² de cobertura começa em 1.000 rublos, dos quais quase a metade vai para pagar o trabalho dos artesãos. Aqui você pensa involuntariamente, a instrução é tão complicada para pagar tanto?
As tecnologias de instalação para ardósia e telhas metálicas são um pouco semelhantes. Mas a instalação de ladrilhos da moda tem muitas pequenas nuances, cada uma das quais deve ser prestada atenção.

Antes de cobrir o telhado com uma telha metálica com as próprias mãos, você deve primeiro escolher essa mesma telha. Em seguida, calcule quanto material você precisa comprar. E certifique-se de preparar a ferramenta, porque uma serra e um martelo não servirão aqui.
Brevemente sobre a escolha do material
Se a ardósia do "avô" for quase a mesma em todos os lugares, o ladrilho difere na configuração e, mais importante, na qualidade do revestimento de polímero. A durabilidade do seu telhado e, claro, seu custo depende disso.
A grande maioria dos fabricantes deste produto toma como base chapa de aço galvanizada laminada a frio com espessura de 0,45 - 0,50 mm.Na verdade, esta é a mesma chapa perfilada, apenas dobrada de maneira diferente e com uma gama mais ampla de revestimentos protetores de acabamento.

Os tipos mais comuns de revestimentos poliméricos para telhas metálicas | |
Tipo de revestimento | Características gerais do revestimento |
Poliéster com acabamento brilhante | Em algumas fontes, esse revestimento brilhante também é chamado de poliéster. O poliéster tem o custo mais razoável, retém bem o ultravioleta, mas sua espessura é de apenas 25 a 30 mícrons. Portanto, a resistência mecânica do revestimento deixa muito a desejar. O poliéster pode danificar até mesmo uma espessa camada de neve, sem falar em um galho caído. |
poliéster fosco | Aqui, a espessura da camada já começa em 35 mícrons, respectivamente, e a resistência do poliéster fosco é uma ordem de grandeza maior. A única desvantagem é que a gama de cores do material é bastante pobre. |
Pural | Material durável e bastante bonito com espessura de 50 mícrons. O principal componente do revestimento é o poliuretano com adição de poliamida, que proporciona uma resistência única a mudanças bruscas de temperatura. |
Plastisol | Plastisol é merecidamente considerado um clássico do gênero. A espessura do revestimento atinge 200 mícrons. A base do plastisol é o cloreto de polivinila, por um lado, o PVC oferece alta resistência mecânica e, por outro lado, o plastisol pode mudar de cor, ou seja, desbotar com a luz solar. Além disso, devido à presença de cloreto de polivinila em alguns países, o plastisol foi banido, embora essas proibições não nos afetassem. |
Polidifluorita | A última moda, um revestimento moderno com uma vasta gama de cores e características únicas de resistência a tudo o que pode ameaçar o seu telhado.O revestimento consiste em 80% de fluoreto de polivinila e 20% de resinas acrílicas. Tudo sobre este produto é bom, mas o preço é astronômico. |
Existem muitas opções de configuração agora e cada fabricante elogia sua própria versão. Quanto comparei, a resistência da chapa depende da profundidade da onda, muitas vezes varia de 22 a 78 mm.

Acredita-se que quanto mais profunda a onda, mais estável será o telhado. Mas, por outro lado, se a onda for muito alta, as depressões sofrem uma carga maior e a camada protetora se desgasta mais rapidamente ali. Como resultado, cheguei à conclusão de que a profundidade ideal da onda deve ser de aproximadamente 40 a 50 mm.
A largura da chapa é limitada pelas capacidades do equipamento, ou seja, pelas dimensões dos tambores com impressões na esteira, geralmente oscila em torno de 1m e muitas vezes esses parâmetros não podem ser influenciados.
Mas o comprimento pode chegar a 8m. Se antes eram em sua maioria dimensões estritamente fixas, agora fabricantes mais avançados estão introduzindo o serviço de fazer chapas sob encomenda de acordo com o seu comprimento e, em alguns casos, podem até fazer um padrão de material de acordo com a forma do seu telhado.

Se decidir cobrir o telhado com uma telha metálica com as próprias mãos, é melhor não assumir estruturas complexas de vários níveis, especialmente aquelas que possuem arcos semicirculares e várias transições quebradas. O máximo que um amador sem experiência é capaz é um telhado de duas águas padrão com janela de sótão, embora nada seja impossível para uma pessoa criativa com mãos e cabeça.
Cálculo de material
Claro, cada telhado tem dimensões individuais, então, por exemplo, vou fazer o cálculo médio de um telhado de duas águas simples com o tamanho de cada inclinação 8m de largura (distância ao longo da borda da inclinação) e 4,5m de comprimento (distância do corte da inclinação para o cume):
- Medimos o comprimento ao longo das vigas, ou seja, da cumeeira até a borda da perna da viga, após o que adicionamos 50 - 70 mm a esse valor (diferentes modelos de ladrilhos vêm com diferentes saliências, portanto, leia a documentação anexa);
- Para saber o número de linhas, é necessário dividir a largura da inclinação pela largura útil da folha, a largura da inclinação é medida ao longo da crista. Existe uma largura útil da folha e uma largura total da folha, esses dados também são indicados nos documentos.
Se tivermos um comprimento de cumeeira de 8 m e uma largura de folha útil, por exemplo, 1,1 m, no final obteremos 7,27 linhas (8: 1,1 = 7,27). Logicamente, você precisa arredondar, respectivamente, você terá que colocar 8 linhas; - Claro, é melhor pedir uma única folha ao longo da inclinação, porque quanto menos juntas, mais forte o telhado e mais fácil de consertar. Mas o transporte de folhas longas é muito mais caro, então 2,95m é considerado o tamanho mais popular.
De acordo com a condição de nossa tarefa, o comprimento da perna da viga é de 4,5 m, adicionamos uma saída de folha de 0,07 m a ela, mais uma sobreposição na junção das folhas de 0,15 m e obtemos 4,72 m (4,5 + 0,07 + 0,15 = 4,72). Acontece que uma folha na encosta será sólida (2,95m) e a segunda terá que ser cortada; - Com base nesses cálculos, temos 16 placas para cada inclinação (8x2 = 16). E como nosso telhado é de duas águas, bastam 32 telhas metálicas com largura útil de 1,1 m e comprimento de 2,95 m.

Se o telhado tiver inclinações assimétricas ou houver mais de 2 dessas inclinações, os cálculos devem ser feitos separadamente para cada inclinação e, em seguida, tudo deve ser somado.
Ferramenta
Abaixo, darei uma lista recomendada de ferramentas usadas para a instalação profissional de coberturas metálicas:

- Tesoura elétrica de corte;
- Bocal em uma broca para cortar metal;
- Tesouras de corte manuais para metais;
- Tesoura de alavanca padrão para metal, pode ser direita, esquerda e reta;
- Para a instalação de conexões, você precisará de um alicate "corrugado";
- Pistola de construção para selante;
- Dispositivo para dobra suave de tiras de metal "Strip bender";
- Se a montagem em rebites for planejada, então são necessários alicates de rebitagem;
- Grampeador de construção;
- Faca de montagem;
- Gabarito ajustável para montagem da caixa de suporte;
- Roleta;
- Cordão para bater o nível;
- Chave de fenda com bicos para diversos tipos de parafusos auto-roscantes;
- Se o isolamento for planejado, você também precisará de uma faca para cortar o isolamento térmico.
O uso de um moedor para cortar folhas é estritamente proibido. Ele não apenas dá um corte irregular, mas também “queima” as bordas do revestimento de polímero. Como resultado, em locais de corte, o metal começa a enferrujar muito em breve.

Instalação de telhado em 10 passos
Em geral, existem 2 tipos de coberturas, isoladas e frias. Eles diferem apenas na presença ou ausência de isolamento.. E como é um pouco mais difícil montar um telhado isolado, vamos considerar essa opção específica.
Etapa número 1: instalação de impermeabilização
- A impermeabilização começa a ser montada a partir dos chamados vales, se houver (“vales” são a conexão interna de duas inclinações de telhado adjacentes). Um rolo de impermeabilização é enrolado de cima para baixo em todo o seu comprimento vales, naturalmente com uma sobreposição em ambas as inclinações adjacentes do telhado;
- Em seguida, a fita da membrana impermeabilizante é estendida horizontalmente em todo o telhado. Você precisa se mover da borda do telhado para o cume, novamente com uma sobreposição;

- Entre as vigas, a impermeabilização deve ceder ligeiramente 10 - 20 mm, não mais. E as sobreposições entre as fitas da membrana impermeabilizante são coladas com fita adesiva especial;
- De cima para as vigas, a tela é fixada com uma barra de madeira de 50x50 mm. Não recomendo levar tábuas mais finas, pois você cobre o telhado por mais de um dia e quanto mais grossas as tábuas do caixote, mais confiável será sua construção. Mas lembre-se, 50 mm é o máximo, as ripas não devem ser mais largas que as próprias vigas;

Etapa número 2: instalação da caixa
Não se esqueça que todos os elementos estruturais de madeira devem ser tratados com uma composição protetora complexa. Não faz sentido fazer essas composições por conta própria agora, porque o preço das impregnações de fábrica é bastante aceitável e sua qualidade, em comparação com os produtos caseiros, é desproporcionalmente maior.
- A instalação do torneamento sob o telhado começa com a pregação de duas barras idênticas de 50x100 mm horizontalmente ao longo da borda das vigas. As barras são empilhadas umas sobre as outras. Observe que a borda do telhado é formada precisamente por 2 barras, se você pegar 1 barra de 100x100 mm, existe a possibilidade de que seja conduzido por mudanças de umidade e temperatura;

- A seguir, será necessário trazer a impermeabilização sobre as pranchas, ou seja, envolver as barras abaixadas com uma manta impermeabilizante, conforme indicado no diagrama. Enquanto a tela não precisa ser corrigida, iremos corrigi-la mais tarde;
- Em cima da barra de 50x50 mm recheada por nós, uma caixa de uma placa de 32x100 mm é recheada horizontalmente, o passo da caixa é selecionado de acordo com o comprimento de onda do modelo de telha metálica que você escolheu;

- Aqui é muito importante manter com precisão a etapa da caixa, para que cada prancha seja recheada de acordo com o modelo. Os profissionais usam um gabarito ajustável, os amadores, para não gastar dinheiro com uma ferramenta, basta pegar uma barra e cravar 2 cravos nela na distância certa;

- No cume, 2 ripas da caixa são compactadas em cada inclinação, de modo que nosso cume é fechado em ambos os lados com pranchas de 200 mm.

Etapa número 3: organizando o vale
- Se um vale for fornecido em seu telhado, mas o arranjo do telhado começa com este setor. Há um vale inferior e superior. As barras inferiores são consideradas funcionando, a água escorre por esta calha;
- A instalação das pranchas vale é realizada de baixo para cima com uma sobreposição de cerca de 100 mm. O metal é preso à caixa ao longo da borda com parafusos auto-roscantes e as sobreposições entre as folhas adjacentes são untadas com selante;

- As tiras metálicas do vale superior são montadas após o arranjo do telhado e fixadas aos parafusos na onda superior da telha;

Pessoalmente, preferi não instalar o vale superior. O fato é que esse elemento é puramente decorativo, além disso, a folhagem de outono fica entupida sob o vale superior e é muito difícil limpá-la de lá.
Passo número 4: como contornar a chaminé
- As tiras de junção são fixadas primeiro à chaminé. Você deve começar pela barra inferior, depois as barras laterais vão além e a superior é instalada por último;
- A barra de junção inferior está equipada com o chamado empate.Um empate é uma folha lisa comum com um flange, ao longo do qual a água, que escoa pelo cano e inevitavelmente cai sob o telhado, flui para a calha de drenagem ou para o vale mais próximo, de modo que o empate pode ser bastante grande, pelo menos metade do tamanho da inclinação;

- Para que as tiras adjacentes se encaixem perfeitamente no tronco da chaminé, pequenas laterais são dobradas nas chapas por cima, posteriormente essas laterais devem entrar nas ranhuras que cortaremos ao longo do perímetro da chaminé;
- Para cortar ranhuras uniformes, primeiro cada barra de flange é aplicada no local de instalação e uma linha é desenhada ao longo da borda superior com um marcador;

- Para cortar um estroboscópio uniforme, é melhor usar uma esmerilhadeira com disco de grande diâmetro. O estroboscópio é recortado em todo o perímetro da chaminé de acordo com as marcações, a profundidade é feita de acordo com as dimensões do lado curvo;
- Você vai ter muito pó do esmeril, então depois de cortar o estroboscópio, você precisa limpá-lo com uma escova macia, enxaguar bem com água e esperar até que seque tudo, senão o selante não pega bem em um molhado e superfície suja;

- Agora os setores de flange são inseridos um por um. Cada setor é selado com um selante resistente ao calor em um estroboscópio cortado por nós. E depois é fixado com parafusos em uma caixa de madeira;

- Depois de fixar todos os setores de flange na caixa, você precisará passar por todas as áreas problemáticas novamente e revestir com selante. A área onde o telhado fica contíguo à chaminé é o local mais vulnerável a vazamentos;

- As chapas do revestimento principal já estão montadas no topo do flange e, após a conclusão da instalação, outro flange superior é instalado. Se o tubo não for revestido de metal, então a tecnologia de instalação do flange superior é semelhante à que já descrevi acima, apenas a barra inferior aqui vai sem amarração. Em um tubo revestido com uma chapa perfilada, o flange é fixado sem selante, simplesmente em parafusos auto-roscantes ou rebites.

Etapa número 5: instalação de acessórios para o ralo e instalação da faixa de cornija
- Nesse telhado, os galpões para drenagem são instalados antes mesmo da instalação do revestimento principal. O dreno em si deve ter uma inclinação de cerca de 3 mm por 1 metro linear. Para não medir cada barra separadamente, elas são marcadas todas de uma vez, numeradas e depois dobradas;

- O melhor é dobrar os suportes da calha com um dobrador de tiras, nesta ferramenta o ângulo desejado é definido imediatamente. Claro, em casa você pode usar um torno e um martelo, mas vai demorar 5 vezes mais;
- As tiras dos suportes são fixadas nas ripas emparelhadas extremas da caixa com parafusos auto-roscantes, com passo de meio metro. Aqui, cuidado com a numeração das pranchas, o menor erro pode derrubar o ângulo de inclinação e assim, a água vai estagnar constantemente na calha, e pior ainda, vai acumular lixo;

- Agora você precisará decidir onde ficará o funil de saída e cortar um orifício em forma de V para o funil de saída no ralo com uma serra;

- Os suportes possuem ganchos especiais para fixação da calha, ao inserir o ralo nos suportes, esses ganchos são dobrados e prendem firmemente a calha.Os plugues são montados nas extremidades das calhas. O funil de escoamento possui vários ganchos, é colocado na calha por baixo, após o que os ganchos são dobrados nas bordas da calha;

- As calhas são inseridas umas nas outras e interligadas com uma sobreposição. Para que a junção fique firme e não vaze, um suporte semicircular com vedação de borracha é colocado por baixo, existem travas nesses suportes que se encaixam no lugar e são fixados com uma lingueta;
- Uma faixa de cornija é montada no topo da calha, que deve se sobrepor à borda do ralo, para maior confiabilidade, essa conexão é feita com um gancho. A parte superior da prancha é fixada com parafusos auto-roscantes na caixa, após o que a borda da lâmina de impermeabilização é aplicada e colada a ela. Como resultado, mesmo que a água penetre sob o telhado, ela simplesmente flui pela tela de impermeabilização para a calha.

- Se o telhado tiver um tamanho impressionante, faz sentido instalar divisores e absorvedores de pressão de água nos locais mais problemáticos do ralo, para que durante uma tempestade a água não transborde pela borda do ralo;

Etapa número 6: instalação de chapas de metal
- Em telhados complexos, antes de levantar as telhas, elas precisam ser cortadas no chão. Para fazer isso, a folha é colocada em uma base sólida, marcada e cortada. Naturalmente, com uma espessura de metal de meio milímetro, as bordas dos cortes nunca devem ser deixadas desprotegidas, pois a corrosão as “come” muito rapidamente;
- Para proteger as bordas, você pode usar um especial pintar em latas de aerossol, que os fabricantes oferecem, mas acho que isso é uma “saída” extra de dinheiro do comprador, então quando tenho que cortar uma telha de metal, coloco um pote de verniz alquídico-uretano ao lado trabalho e, após o corte, cubro imediatamente a borda da folha com um pincel. Se o verniz for usado apenas para esses fins, um pequeno frasco é suficiente para processar as juntas em um telhado grande;

- Folhas de telhas metálicas são uma coisa bastante frágil, com tal espessura de metal e dimensões que são muito fáceis de danificar ou dobrar, então o material deve ser levantado no telhado com muito cuidado. A maneira mais fácil é colocar 2 ou 3 toras compridas do chão até o telhado e mover as telhas ao longo delas.
Embora este artigo seja sobre como cobrir o telhado com uma telha metálica com as próprias mãos, você não precisa entender tudo tão literalmente. Honestamente, ainda não vi ninguém lidar sozinho com tal tarefa. Idealmente, você precisará de mais três auxiliares, o profissionalismo deles não desempenha um papel especial, o principal é que haja alguém para apoiar e servir.

- Como já disse, é muito mais fácil trabalhar quando o comprimento das telhas é igual ao comprimento da inclinação do telhado, neste caso a primeira folha é alinhada ao longo da cumeeira e ao longo da borda do telhado, após o que é fixado com parafusos auto-roscantes;

- Todos os parafusos auto-roscantes usados para a instalação de coberturas metálicas devem estar com arruelas de pressão, geralmente a cor das cabeças dos parafusos combina com a cor do telhado. Ao fixar as chapas, os parafusos auto-roscantes são acionados pela onda, em um padrão quadriculado, na parte inferior da onda;

- Em diferentes modelos de telhas metálicas, o sistema de união das chapas pode diferir, mas de maneira geral as chapas são sobrepostas;
- As folhas curtas são montadas de maneira um pouco diferente das longas, sua colocação é realizada de acordo com o princípio do lote. Ou seja, 3 folhas da borda do telhado são montadas primeiro. Em seguida, a próxima linha é anexada acima deles, isso será considerado um pacote. Agora você passa para o lado e também começa a colocar o segundo pacote de lençóis e assim por diante até costurar todo o telhado;

Por mais que você se esforce, em todo caso, você terá que pisar e caminhar pelas placas já montadas. Lembre-se de que o metal é fino e isso deve ser feito com muito cuidado. Os sapatos devem ser macios, os pés devem ser colocados apenas na borda inferior da onda e é desejável cair nas ripas da caixa, sua localização é fácil de determinar por meio de parafusos auto-roscantes.

- Muitas vezes é difícil para iniciantes trabalhar com uma chave de fenda, ou melhor, nem mesmo com a ferramenta em si, mas com o nível de aperto dos parafusos. Nesse caso, é importante encontrar um meio-termo, é impossível amassar ou apertar demais os parafusos. Não há recomendações especiais aqui, você só precisa encher a mão.

Passo 7: Instalando o cume e os trilhos finais
- As barras de cumeeira são semicirculares e triangulares. Do ponto de vista da operação, não há muita diferença entre eles, mas acredita-se que as pranchas semicirculares tenham uma aparência melhor, respectivamente, e custam mais;
- Nas extremidades, as ripas de cumeeira semicircular são fechadas com tampões. As tampas, por sua vez, também são retas e semicirculares, neste caso, as tampas semicirculares são usadas em telhados do tipo tenda e as retas em padrão;

- Quaisquer que sejam os plugues que você escolher, eles são fixados com parafusos autorroscantes.Ou seja, dobre as abas de fixação do bujão a 90º, insira-o na ponta da barra e fixe-o com parafuso auto-roscante ou rebite;
- Primeiro, basta prender a barra na aresta e colocar uma vedação da aresta sob ela, ela é selecionada para a configuração da chapa. A própria cumeeira é aparafusada às chapas de ladrilhos metálicos com parafusos auto-roscantes, é necessário fixá-la em uma onda;

- Tiras de extremidade especiais são montadas nas extremidades das inclinações do telhado. De cima, eles são enrolados sob a barra da cumeeira e imediatamente fixados com um parafuso auto-roscante. Em seguida, ao longo de todo o comprimento, são fixados com parafusos de cobertura com a mesma inclinação das chapas de telhas metálicas.

Passo #8:. instalação de saídas de ventilação e antena no telhado
Nem um único telhado moderno pode prescindir da instalação de esgoto, ventilação e saídas de antena. A tecnologia de instalação de tais estruturas é geralmente semelhante.
O mais difícil é a instalação de um cano de esgoto (um cano de esgoto é chamado de cano de ventilação de esgoto).
- Todas essas saídas são montadas na crista superior da onda. No conjunto de qualquer sobreposição existe um gabarito de papel, que serve para marcar a base na qual essa sobreposição irá se chocar. Você só precisa pegar este modelo, colocá-lo na crista superior da onda e contorná-lo com um marcador;
- Em seguida, pegue uma tesoura para metal e faça um furo uniforme no telhado, não se esqueça de envernizar as bordas do furo;

- Além disso, a instrução prescreve remover a folha de ladrilho metálico e marcar e cortar um orifício semelhante na folha de impermeabilização ao longo da borda interna da vedação inferior e cortá-la com uma faca;
- Agora você precisa lubrificar generosamente as bordas do selante com selante, colocá-lo sob a impermeabilização, dobrar as tiras de fixação e aparafusar essas tiras na caixa de cobertura com parafusos auto-roscantes. Depois disso, a folha de metal é colocada;
- Embora quando me deparei com a necessidade de instalar uma saída de ventilador, não removi completamente a folha. Depois que a janela na chapa de metal foi cortada, marquei e cortei a janela na impermeabilização e, em seguida, cortei a maior parte das tiras de montagem do selante e fixei o selante não no topo da caixa, mas no final das faixas de rolamento. Claro que tive que mexer, mas não foi necessário retirar totalmente a chapa de ladrilhos de metal;

- Em telhados com grandes áreas, é necessário equipar a ventilação sob o telhado. É um pouco mais fácil de instalar do que um ventilador. Aqui você só precisa cortar uma janela em uma chapa de acordo com o gabarito, untar as bordas do forro com selantes e aparafusar esse forro no telhado com parafusos auto-roscantes. Como a ventilação está sob o telhado, não é necessário tocar na tela de impermeabilização;
- A saída da antena é aproximadamente a mesma. Aqui, é claro, a impermeabilização terá que ser perfurada, mas um tubo de ventilador com cerca de 100 mm de diâmetro é uma coisa e um tubo fino para instalar uma saída de antena é outra.

Etapa número 9: montamos o retentor de neve e as passarelas no telhado
Na maior parte de nosso grande poder, fortes nevascas no inverno não são incomuns e, em telhados com um quadrado sério, é necessário instalar retentores de neve.
São dois tubos metálicos paralelos montados em várias placas verticais.
- As barras de apoio dos retentores de neve são instaladas na parte inferior da onda e fixadas com vários parafusos. Para fazer isso, você precisa pré-perfurar vários orifícios para parafusos nas telhas;
- As tiras de rolamento são instaladas em juntas de borracha, através das quais os parafusos são aparafusados no teto;
- Na última etapa da instalação, os tubos de perfil são inseridos e fixados em orifícios especiais nas barras transportadoras. O próprio retentor de neve pode ser construído pelo tempo que você quiser;

- Como o telhado geralmente é bastante íngreme e liso, pontes de transição especiais com um ângulo de inclinação ajustável são montadas nele para um movimento seguro. A instalação de tais pontes é semelhante à instalação de retentores de neve.
- A única diferença é que os trilhos-guia são fixados tanto no telhado quanto na própria ponte, após o que o ângulo de inclinação desejado é definido e a estrutura é finalmente fixada.

Etapa número 10: disposição do isolamento
- Para isolar o telhado, são utilizadas placas de algodão para isolamento térmico, neste caso a lã de basalto é mais adequada. Não confunda lajes de algodão e tapetes de algodão. As placas têm uma estrutura densa e formas claras, e os tapetes são um isolamento macio. Certamente a maioria de vocês já viu lã de vidro, então este é um exemplo de tapete de algodão;
- As placas precisam ser cortadas 2 a 3 cm mais largas que a distância entre as vigas. Isso é feito para que o isolamento se encaixe bem entre as pernas da viga;

- Além disso, uma membrana de barreira de vapor é esticada sobre o isolamento e fixada nas vigas com um grampeador, é necessário para que as placas de algodão não absorvam a umidade;
- Lembre-se de que essas membranas permitem que o vapor passe em apenas uma direção, pois há marcas correspondentes na própria membrana. Nesse caso, a direção do movimento do vapor deve ser do fogão para a sala. Caso contrário, como temos impermeabilização instalada em cima do isolamento, a umidade se acumulará nas placas de algodão e elas acabarão por se tornar inutilizáveis;

- O sótão interior pode ser revestido com qualquer material adequado. Na maioria das vezes, os proprietários escolhem entre ripa, compensado e drywall.

Conclusão
Tentei descrever com o máximo de detalhes possível como cobrir adequadamente o telhado com telhas metálicas. As fotos e os vídeos deste artigo mostram as complexidades desse processo. Se depois de assistir você tiver alguma dúvida, escreva nos comentários, vamos conversar.

O artigo te ajudou?