Hoje, mais de 50% das vendas de telhados são telhas metálicas - um tipo de material de cobertura popular e acessível em regiões com clima variável. Facilidade de instalação, elasticidade e confiabilidade tornam esse revestimento muito procurado por consumidores comuns, desenvolvedores e designers. Além das telhas metálicas, o mercado de coberturas representa outros materiais - betuminosos, telhas flexíveis e outros tipos.
Este artigo irá ajudá-lo a determinar qual é o melhor metal ou telhas.

Propriedades das telhas metálicas

No início de nossa descrição, considere as vantagens das telhas metálicas. A telha metálica atualmente disponível para venda é feita com base em chapa de aço perfilada com revestimento de zinco ou aluzinco com primer e material polimérico.
O revestimento multicamadas de telhas metálicas permite:
- proteger o revestimento da possibilidade de produtos de corrosão;
- melhorar a aparência estética do telhado;
- dê a cor necessária;
- criar uma imitação de cobertura natural no telhado.
Dependendo do material de base (aço, fibra de vidro) utilizado para a base do material de cobertura, são produzidos vários tipos de telhas:
- telha metálica rígida;
- ladrilhos flexíveis ou macios.
Uma ampla variedade de formas e cores de perfil torna possível escolha uma telha de metaladequado para o design da casa e da área circundante.
A telha metálica também tem uma faixa de preço diferente, dependendo do preço das chapas de aço, do custo do material polimérico. O revestimento de polímero mais acessível é o poliéster, o mais caro é o pural.
É dada especial atenção à vida operacional do material, que permite várias décadas para proteger o telhado das influências climáticas. Novamente, ao determinar uma telha flexível ou telha metálica é ideal para organizar um telhado, é necessário levar em consideração as desvantagens desse material. Os únicos pontos negativos são rigidez, ruído.
Propriedades de telhas flexíveis

Uma alternativa a um ladrilho de metal rígido é um ladrilho flexível (macio), baseado em fibra de vidro revestida com betume. No entanto, ao escolher uma telha metálica ou uma telha macia, deve-se lembrar que o revestimento flexível tem uma vida útil mais curta.
Descrevemos as propriedades da telha metálica. Para comparar com outras coberturas (menos rígidas), vamos nos concentrar nas propriedades das telhas flexíveis, também chamadas de coberturas moles e betuminosas.
A estrutura deste material de cobertura é apresentada na forma de um revestimento multicamada, que inclui:
- fibra de vidro;
- betume;
- lascas de pedra (basalto);
- camada adesiva.
A base de telhas flexíveis - fibra de vidro fornece ao revestimento propriedades de resistência. A migalha de pedra dá resistência a danos mecânicos e raios UV. A camada adesiva determina a estanqueidade do revestimento.
Ao vender telhas flexíveis, o fabricante aplica um filme de silicone na camada adesiva para proteger sua superfície contra danos durante o transporte e armazenamento. Se necessário, o filme pode ser facilmente removido.
Não é de admirar que o interesse dos compradores seja atraído por materiais de cobertura como telhas macias ou telhas de metal.
A capa mole tem as seguintes características:
- flexibilidade e plasticidade, o que possibilita a utilização desse material em coberturas com diferentes geometrias construtivas;
- fornecer impermeabilização;
- a possibilidade de usar no telhado velho ou novo de qualquer forma;
- garantir uma quantidade mínima de desperdício ao instalar telhados complexos;
- resistência às flutuações diárias e anuais de temperatura;
- facilidade de instalação, sem a necessidade de um kit de ferramentas especial.
Além dessas características, os cavacos de mineral de pedra conferem ao material solidez da cor, independentemente dos efeitos nocivos do ambiente externo e dos raios ultravioleta.Uma variedade de cores deste material permite que você escolha um ladrilho flexível para qualquer projeto de fachada da casa.
Telhas macias em telhados O mercado é representado por várias marcas, pertence a um produto tecnológico e de alta qualidade. Na questão - telhas metálicas ou betuminosas - o que é melhor, especialistas do mercado de construção acreditam que as telhas moles (betuminosas) são materiais de cobertura mais promissores. Embora o consumidor nem sempre concorde com esta opinião e prefira chapas perfiladas de aço rígido com revestimento de polímero.
série comparativa
Cada comprador, ao escolher um material de cobertura, não se baseia apenas em suas propriedades, mas também busca uma solução mais econômica, incluindo custos de transporte e instalação. Conhecendo separadamente as propriedades de cada material, você pode colocá-los em uma série comparativa comum e decidir qual material é mais adequado para você - telhas metálicas ou betuminosas.
O material dos dois revestimentos tem um tamanho de folha diferente. As telhas metálicas podem ser produzidas com comprimento de 1 a 12 m, as telhas moles possuem telhas pequenas. As possibilidades de transporte de chapas dimensionais em suas medidas influenciam na preferência de escolha.
Além disso, grandes telhas são usadas em telhados com grande área, e o revestimento betuminoso se encaixa perfeitamente em pequenos telhados de forma complexa. Se tocarmos no lado econômico da questão. A utilização de chapas de grandes dimensões em telhados com uma forma arquitetônica complexa dá mais desperdício.
O perfil da telha metálica é caracterizado por:
- forma;
- cor;
- espessura da folha;
- tipo de polímero aplicado;
- altura da onda.
A telha flexível tem uma variedade de cores e geometrias, mas tem formato plano, com 3 mm de espessura. Ambos os materiais são leves, portanto, instalá-los no telhado não requer a instalação de um sistema de treliça reforçada.

A instalação desses materiais é bastante simples.
A diferença está na tecnologia de sua execução:
- Sob a telha metálica, é necessário montar a caixa. Em alguns casos, pode ser colocado no telhado antigo. A fixação é realizada com parafusos auto-roscantes em 6-12 pontos na deflexão da onda;

- Ladrilhos flexíveis são colocados em uma base sólida de compensado resistente à umidade. A fixação é realizada com pregos de montagem. Ao mesmo tempo, cada elemento de ladrilhos macios é colocado de forma que as folhas que estão por cima escondam os fechos, graças a este método de fixação, o revestimento tem uma superfície ideal.
Ambos os materiais de cobertura têm um período de garantia diferente (para telhas betuminosas - até 25 anos, para telhas metálicas - até 12 anos). Mas a vida útil desses revestimentos depende da qualidade da instalação, o que afeta a estanqueidade do telhado e suas propriedades de ventilação. Independentemente de usar telhas betuminosas ou metálicas em seu telhado, você deve cumprir os requisitos tecnológicos durante os trabalhos de instalação.
As propriedades operacionais desses revestimentos são quase semelhantes:
- impermeabilização;
- resistência às influências naturais.
Mas a telha metálica se mostra melhor em condições de mudanças bruscas de temperatura. Além disso, sua absorção de água é de 0% e para ladrilhos macios - 10%. Esta é a razão para o uso de um material resistente à umidade como base.
A cobertura betuminosa, ao contrário de um revestimento metálico, não é aterrada, pois possui baixa condutividade elétrica. No entanto, em termos de resistência ao fogo, a telha metálica vence.
Devido à maciez do material, as telhas betuminosas apresentam bom isolamento acústico, enquanto as metálicas exigem isolamento acústico devido à criação do efeito “tambor” durante o granizo e a chuva. Em termos de resistência a componentes agressivos, as telhas metálicas são mais eficazes, mas as coberturas betuminosas são mais duráveis quando expostas a impactos.
Atenção. A principal questão no dispositivo de um telhado de metal é a resistência à corrosão.
O ponto fraco da telha metálica são os pontos de fixação, onde, como resultado da perfuração, o revestimento protetor é quebrado.
Você pode apontar muito mais comparações, mas, em conclusão, todos gostariam de dizer que tanto as telhas metálicas quanto as telhas macias desempenham suas funções, desde que observadas as sutilezas da instalação. Ambos os revestimentos são decorativos, modernos, sua capacidade de fabricação é de alto nível.
O artigo te ajudou?