O clima do nosso país é caracterizado por flutuações de temperatura e uma quantidade considerável de precipitação, que no período frio para muitos proprietários de casas particulares é repleta de avalanches do telhado de neve e gelo, formação de pingentes de gelo com risco de vida ao longo das bordas do telhado.
Para não temer pela sua própria vida, e também para não reparar o sistema de caleiras a cada temporada, deve voltar a sua atenção para os sistemas anti-gelo do telhado e da calha.

Por que instalar um sistema antigelo
Com a ajuda desse sistema, é possível eliminar a probabilidade de aparecimento de vários tipos de gelo nas bordas do telhado, calhas e canos e outros locais onde é provável que ocorra.
Por que você deve ter cuidado com a formação de gelo:
- Acúmulos maciços de gelo durante a separação criam um perigo real para a saúde e a vida das pessoas e também causam danos materiais significativos em casos de queda nos elementos arquitetônicos subjacentes do edifício, veículos próximos, etc.
- A retenção de gelo e neve na superfície do telhado durante o período de degelo devido a um ralo bloqueado pelo gelo pode provocar um vazamento no telhado, fazendo com que a água penetre nos aposentos.

Conselho!
A limpeza mecânica da superfície do telhado da neve e do gelo não apenas requer muito tempo e esforço, mas também pode reduzir um pouco a vida útil do material do telhado devido ao atrito.
Quando projetado e instalado corretamente, um sistema antigelo pode oferecer os seguintes benefícios:
- Garanta a operação contínua e completa do dreno durante todo o ano.
- Evite danos aos tubos do sistema de drenagem, elementos de fachada, exclua vazamentos devido ao acúmulo de precipitação.
- Para prevenir o aparecimento de pingentes de gelo e gelo com custos de capital relativamente baixos e consumo econômico de energia.
Projeto do sistema antigelo
O sistema antigelo, em regra, consiste nos seguintes elementos estruturais:
- Seções de aquecimento - cabos de aquecimento para telhados comprimento determinado pelo projeto, cabeado e preparado para conexão à rede elétrica com tensão padrão doméstica.
- termostato.

- Caixas de montagem para possibilidade de derivação e conexões.
- Produtos de instalação elétrica (arrancadores magnéticos, RCDs).
- Fixadores - cabos, clipes, suportes, ganchos giratórios, fita de montagem, suportes, rebites, parafusos, buchas e muito mais.
Tipos de cabos de aquecimento
Para a instalação de sistemas de gelo, geralmente é usado um dos seguintes tipos de cabos:
- resistivo;
- auto-regulado.
O cabo de resistência é aquecido por meio de perdas ôhmicas no núcleo do cabo de aquecimento. Além do cabo de aquecimento, esse cabo também pode conter um núcleo condutor, o que facilita o processo de sua conexão. Porém, a potência desse tipo de cabo não depende das condições de temperatura, portanto, para evitar o superaquecimento dos elementos construtivos e o consumo excessivo de energia, é necessário calcular corretamente a potência do sistema.

Em um cabo auto-regulável, os núcleos condutores de corrente são envolvidos por um plástico condutor especial que, de fato, gera calor. A condutividade do plástico varia com a temperatura, o que permite auto-regular a saída de calor do sistema de cabo. Com isso, com a diminuição da temperatura, o cabo emitirá mais calor e, com o aumento, respectivamente, menos.
Conselho!
Assim, este sistema de cabo é mais econômico em termos de custos financeiros para a eletricidade.
Tecnologia de instalação de sistemas de gelo
Etapas de instalação de sistemas antigelo
A instalação de um sistema de aquecimento com fio para telhado e dreno é montada na seguinte sequência:
- Determine a área de colocação de cabos - em calhas, funis de drenagem, telhados, etc.
- Escolha um método de colocação de fios, com base nas características do telhado.
- Determine o tipo de controle do sistema.
- O número de componentes do sistema antigelo é calculado e preparado.
- Instale seções de aquecimento.
- Instale caixas de junção.
- Determine os requisitos elétricos do sistema (na verdade, seu consumo de energia) e selecione o equipamento de fiação apropriado.
- Organize o gabinete de controle do sistema.

- Monte os cabos de energia que fornecem energia para as seções de aquecimento.
- Instale sensores de temperatura.
- Execute uma execução de teste do sistema e seus testes.
Características da instalação do cabo de aquecimento
A instalação de sistemas anticongelamento envolve vários métodos de colocação do cabo de aquecimento. A sua escolha depende do tipo de cobertura, nomeadamente do regime de temperatura, da presença de calhas, etc.
Via de regra, o método é escolhido, guiado precisamente pelo regime de temperatura:
- telhado frio. Estes são chamados de telhados, as instalações sob as quais não são aquecidas durante o período frio (um sótão ventilado a frio). A geada neste tipo de telhado é formada quando a temperatura do ar sobe para cerca de zero.
Nesses casos, a potência do sistema antigelo é escolhida para ser mínima, sendo suficiente sua instalação apenas em parte do ralo. - Telhado "quente". PARA telhados quentes incluem telhados de mansarda aquecidos, que no inverno em temperaturas ligeiramente negativas provocam o derretimento da neve no telhado. A água derretida em tais telhados flui para a cornija fria do telhado e drena, onde congela, formando pingentes de gelo.
Para tal, um sistema de derretimento de neve e antigelo instalado em um complexo é mais adequado - nos beirais, calhas do sistema de drenagem e outras áreas problemáticas.
Um método adequadamente selecionado de instalação de um sistema anticongelante permitirá que você se livre de pingentes de gelo e gelo com o menor custo, independentemente da quantidade de precipitação e temperatura fora da janela. Quase todos os vendedores da empresa poderão ajudar no cálculo da potência do sistema e na quantidade de consumíveis necessários.
O artigo te ajudou?