No artigo contarei como cobrir adequadamente o telhado com papelão ondulado, começando pela seleção do material e terminando com a tecnologia de fixação ao caixote. As informações fornecidas irão ajudá-lo a planejar o trabalho corretamente para alcançar o resultado desejado com o mínimo de tempo, esforço e dinheiro.

Vantagens e desvantagens
A utilização de uma chapa metálica perfilada como material de cobertura tem várias vantagens:

- Força e durabilidade. Sujeito à seleção adequada e instalação em conformidade com todos os requisitos, um telhado corrugado pode durar 30 anos ou mais sem exigir reparos.
- Resistência a influências externas. Na produção de papelão ondulado de alta qualidade, a base de aço de cada chapa é coberta com várias camadas de revestimentos anticorrosivos. Devido a isso, o metal não enferruja e mantém sua resistência.
- Peso leve. A massa do papelão ondulado é de cerca de 6 a 8 kg / m2, o que permite levantá-lo até o telhado sem o uso de equipamentos especiais. A segunda vantagem é a baixa carga nas transportadoras desenhos (vigas, torneamento), o que permite economizar dinheiro usando vigas e tábuas mais finas.

- Segurança contra incêndios. A chapa perfilada não só não se queima, como também evita a propagação do fogo.
- Preço. Se excluirmos a ardósia mais barata, cobrir o telhado com papelão ondulado pode ser chamado com segurança de técnica mais acessível. Se você quiser economizar dinheiro - escolha papelão ondulado.

Agora - sobre os contras:

- Corte a corrosão. Como observei acima, as bordas cortadas e os locais onde aparafusamos os parafusos são fontes potenciais de corrosão. A condição da base metálica nessas áreas deve ser monitorada e medidas devem ser tomadas ao primeiro sinal de ferrugem.

- Aquecimento ao sol.No verão, o teto da chapa perfilada esquenta muito, de modo que tanto no espaço sob o teto quanto na própria sala a temperatura também aumenta. Este problema é parcialmente resolvido pela instalação de isolamento térmico no interior das inclinações do telhado, mas apenas parcialmente.
- Péssima insonorização. Para mim, essa é a desvantagem mais séria, que limita significativamente o uso de papelão ondulado como material de cobertura para edifícios residenciais. Você pode ouvir tudo - chuva, granizo, vento, pássaros e até gatos! Novamente, uma camada de isolamento térmico usando materiais porosos absorve parcialmente o som, mas não o remove completamente.

A questão é a aparência. Por um lado, o telhado corrugado parece limpo e, de certa forma, até ascético. Por outro lado, você não pode confundir papelão ondulado com outro material de cobertura, porque o telhado ainda parecerá "barato" até certo ponto. Ou seja, não há muita diferença para garagem ou celeiro, mas o projeto de um prédio residencial pode sofrer.
O que você precisa para trabalhar?
materiais
Seja como for, muitas vezes as propriedades positivas da chapa perfilada superam e ela é escolhida como o principal material de cobertura.
Para instalar um telhado ondulado com as próprias mãos, você precisará de:

- O próprio papelão ondulado com espessura de base de 0,5 a 0,7 mm. Para o trabalho em telhados, são adequados os graus de C8 - C21 a C44 - H60. Quanto menor a carga planejada no telhado, menor o tamanho do perfil que você pode escolher.
- Elementos adicionais do metal pró-diluído. Isso deve incluir vales internos e externos, tiras finais, gotejamentos, sobreposições para mascarar a junção com paredes, etc.

- Madeira para criar uma caixa - barras 40x40 ou tábuas 100x30 mm.
- Materiais de placa (madeira compensada, placa OSB) com 15 mm de espessura para criar uma caixa contínua.
- Membranas de impermeabilização de telhados.
- Materiais de isolamento térmico (na maioria das vezes placas à base de fibra mineral).

- Fitas de vedação para preenchimento de cavidades ao longo do perímetro do telhado. É melhor comprar uma fita de material poroso, cujo perfil corresponda ao perfil da telha.
- Fixadores - pregos e parafusos auto-roscantes para montagem da caixa, parafusos auto-roscantes para papelão ondulado.

Para materiais adicionais, eu incluiria uma membrana de barreira contra vapor projetada para instalação no interior de uma rampa isolada. Também vale a pena adquirir uma impregnação anti-séptica para madeira, que iremos processar e vigas, e detalhes da caixa.
Ferramentas
Para cobrir adequadamente o telhado com papelão ondulado com nossas próprias mãos, precisamos das seguintes ferramentas:
- Serra de madeira para cortar vigas, tábuas e compensados para revestimento.
- Tesoura metálica manual ou elétrica para corte de papelão ondulado.

Em nenhum caso você deve cortar a folha perfilada com um moedor. Ao entrar em contato com um disco de desbaste ou corte, o metal aquece, o que leva à destruição do revestimento anticorrosivo. Como resultado, o telhado enferrujará intensamente na linha de corte.
- Chave de fenda para aperto rápido de parafusos autorroscantes.
- Grampeador de construção.
- Faca para cortar membranas de impermeabilização.

- Faca ou serra para isolamento.
- Ferramentas de medição - prumo, nível, fita métrica.
Para aumentar a produtividade e garantir a segurança, é importante organizar adequadamente o trabalho em altura. Você precisa se mover ao longo das encostas do telhado apenas com um seguro fixado com segurança na área da cumeeira. É desejável transportar ferramentas em um cinto especial com bolsos.

Outra dica é cercar a área adjacente ao local da cobertura. Assim você reduz o risco de ferimentos a terceiros, pois tanto as ferramentas quanto as peças do telhado tendem a cair nos momentos mais inoportunos.
Preparação
Cálculo
Para cobrir adequadamente o telhado, é necessário realizar pelo menos um cálculo aproximado da capacidade de carga da caixa. Se você deixar muito raro, o papelão ondulado "brincará" com seu próprio peso, o que acabará por levar ao enfraquecimento dos fechos e ao aparecimento de vazamentos.
Por outro lado, uma caixa muito densa requer o uso de uma grande quantidade de material. Daí o aumento da carga de peso, e o aumento do custo da estrutura como um todo.

Para escolher a etapa ideal da caixa, você pode usar a tabela:
Tipo de papelão ondulado | Inclinação do telhado, graus | Passo de torneamento, mm |
C-8 | de 15 | sólido |
C-10 | de 15 | 300 |
menos de 15 | sólido | |
C-20 | de 15 | 500 |
menos de 15 | sólido | |
C - 21 anos ou mais | de 15 | 650 |
menos de 15 | 300 |
O cálculo é dado para uma caixa esparsa, para a qual são utilizadas tábuas de 100 x 30 mm ou barras com seção de 40 x 40 ou 50 x 50 mm.

Ao instalar uma caixa contínua, é usado compensado com espessura de 15 mm ou mais.Painéis de fios orientados (OSB) de espessura e capacidade de carga semelhantes podem ser usados.
Ao calcular o volume de compras de materiais para montagem das ripas, deve-se ter em mente que não são levados em consideração apenas a largura e o comprimento da inclinação do telhado. Também é necessário levar em consideração a extensão do telhado (saliência horizontal além do frontão) e a saliência (saliência lateral além da frente Mauerlat). Nestas áreas também é feita uma caixa sob o telhado, pelo que a compra de material deve ser efectuada tendo em conta as dimensões.

Térmica e impermeabilização
Antes de cobrir o telhado com uma folha perfilada, precisamos compensar suas deficiências - calor fraco e desempenho de isolamento acústico. Além disso, deve-se fornecer impermeabilização adicional: por mais que instalemos a chapa perfilada, ainda haverá vazamentos.

O trabalho na formação da "torta de cobertura" é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Entre as vigas, colocamos placas de material isolante de calor - lã mineral com espessura de 75 a 150 mm. Por dentro, bloqueamos o isolamento com uma membrana de barreira ao vapor e fixamos com uma contra-rede - barras transversais ou revestimento de compensado.


- Do lado de fora, instalamos uma membrana impermeabilizante permeável ao vapor. A permeabilidade ao vapor do material é muito importante, pois mantém a ventilação natural do telhado e evita que o condensado se acumule na camada de isolamento térmico.

- Ao instalar a impermeabilização, desenrolamos os rolos de membrana horizontalmente, descendo da cumeeira até as cornijas. Fixamos o material em cada caibro com vários suportes galvanizados.

- Um parâmetro importante é o tamanho da sobreposição do material: quanto menor a inclinação, mais larga deve ser a camada dupla na junção dos rolos. A sobreposição ideal para declives com inclinação de 30 graus ou mais é de 150 mm, para declives com inclinação de 12 - 15 a 25 -28 graus - pelo menos 200 - 250 mm.
- Para minimizar o risco de vazamento de água, pode-se utilizar fita adesiva dupla face (quase todos os fabricantes de impermeabilizantes a possuem em sua linha de produtos). Colamos todas as juntas com fita adesiva, fixando-as com segurança e protegendo-as do deslocamento.
caixote
Para cobrir o telhado de acordo com todas as regras, precisamos montar uma caixa confiável.
Para fazer isso, focando no cálculo acima, é fácil:

- Para a caixa, levamos tábuas e barras com tamanhos adequados. As espécies de madeira ideais são pinheiros, abetos de larício. A umidade máxima permitida é de 18%, se for mais, é aconselhável secar a madeira à sombra, evitando rachaduras.

- Antes de comprar, verificamos as peças quanto a nós, podridão e buracos de minhoca. A aparência da madeira não é tão importante, mas a força vem em primeiro lugar. Portanto, se houver defeitos, é melhor recusar a compra.
- Vale também conferir a geometria da viga/prancha. Não precisamos de uma superfície perfeitamente lisa, então você não deve comprar materiais articulados caros. A curvatura é outra questão: quanto mais lisas forem as peças, melhor ficará o quadro e menos esforço gastaremos em sua instalação.

- Mesmo que externamente a árvore pareça perfeita, nós a tratamos com anti-sépticos. É aconselhável tomar uma composição indelével com alto teor de ingredientes ativos. A desvantagem de tais produtos é a coloração da madeira, mas no nosso caso essa desvantagem não desempenha um papel.
Uma vantagem adicional no processamento pode ser uma diminuição na combustibilidade da madeira. tal efeito é garantido, por exemplo, pelo uso da composição "Senezh OgneBio Prof" ou soluções semelhantes.
Agora - a instalação da própria estrutura de suporte:
- Primeiro, preenchemos tábuas mais grossas nas pontas das vigas - os chamados suportes de cornija. Sob o suporte da cornija, você pode colocar um canto fino de metal - um conta-gotas. É inserido sob o material impermeabilizante e garante o endurecimento eficaz do condensado da superfície da parede.
- Colocamos os elementos da caixa perpendiculares às vigas. Para a fixação utilizamos pregos ou parafusos fosfatados para madeira.

- Fixamos a viga na viga em um ponto, a prancha - pelo menos dois. Fixando a placa por cima e por baixo, evitamos sua deformação: se você instalar um prego no meio ou apenas de um lado, um elemento suficientemente largo pode “ondular”.
- Durante a instalação, controlamos a geometria da caixa. O desvio permitido é de cerca de 2 mm por 1 m. É conveniente usar dois níveis para controle: longo - 2 m e curto - 50-60 cm.

- Ao instalar a caixa em um telhado largo, torna-se necessário unir as vigas. De acordo com as regras, o encaixe é feito apenas nas vigas: as peças são cortadas, cada borda é fixada com fixadores separados, após o que um suporte de conexão é martelado em ambas as placas.

- Finalmente, na parte inferior das encostas, você pode instalar fixadores para calhas. Fixamos essas peças no beiral ou na viga final, que é encaixada nas próprias vigas.

Assim, o futuro telhado é isolado, a impermeabilização é colocada e as estruturas de suporte são montadas. Agora nos resta realmente cobrir o telhado, fixando folhas de papelão ondulado e elementos adicionais sobre ele.
telhados
Instalação de chapa perfilada
Fixando o material de cobertura na caixa com as próprias mãos, começamos com a instalação de elementos adicionais localizados sob o papelão ondulado. Via de regra, são vales mais baixos, que devem ser fixados na junção dos planos para proteção contra vazamentos, e faixas de cornija.


Quando esta operação estiver concluída, você pode prosseguir para embainhar a superfície principal das encostas.
A instrução assume o trabalho na seguinte sequência:
- O ponto de partida é o canto inferior esquerdo da rampa. Se você começar aqui, poderá sobrepor as folhas com mais eficiência com a sobreposição das ranhuras capilares.

- Para começar, colocamos várias folhas, alinhamos com a extensão da empena e a saliência da cornija e fixamos cada uma com um parafuso auto-roscante. Colocamos uma fita de vedação ao longo da extremidade do papelão ondulado, cobrindo o vão entre a caixa e as partes onduladas do material.
- Ao colocar, a onda extrema esquerda da folha é sobreposta à onda extrema direita da já colocada. Essa sobreposição é essencial, pois garante que não haja vazamento.

- Depois de colocadas algumas peças (normalmente monto três folhas na primeira linha de baixo e duas na segunda), iniciamos o alinhamento final com a fixação. Para fixação, utilizamos parafusos auto-roscantes com cabeça sextavada e arruela de vedação.
- A fixação é realizada na parte inferior de cada onda uniforme da chapa ondulada. Em seguida, fazemos de 4 a 10-12 pontos de fixação por metro quadrado de material, distribuindo parafusos auto-roscantes em padrão quadriculado.

- Separadamente, fixamos as juntas das chapas com parafusos auto-roscantes. Você pode simplesmente puxar o papelão ondulado com fixadores comuns, mas prefiro aparafusar parafusos auto-roscantes longos na sobreposição. Eles alcançam a caixa e conferem rigidez adicional à estrutura.
- Quando cobrimos independentemente o telhado com papelão ondulado, é extremamente importante controlar as forças de aperto dos fixadores. A almofada de neoprene deve ser pressionada contra o metal, mas não esmagada ou deformada. Com a compressão adequada, o material se autovulcaniza e o fixador fica quase selado.

- Ao trabalhar com papelão ondulado fino (0,5 -0,6 mm), também é importante evitar a deflexão no ponto de fixação. As consequências do aperto excessivo serão a formação de mossas, nas quais a água permanecerá durante a drenagem e, mais cedo ou mais tarde, penetrará.
- Outro truque é a pré-perfuração. Se uma chapa perfilada com espessura de 0,6 - 0,7 mm for usada para o telhado, devem ser feitos furos nos pontos de fixação, cujo diâmetro será aproximadamente 0,1 - 0,2 mm maior que o diâmetro da parte de trabalho do auto -parafuso de rosqueamento.Assim facilitaremos a instalação e, além disso, garantiremos a mobilidade do telhado durante as deformações de temperatura.

- Cortamos as folhas superiores e laterais extremas em comprimento / largura e as fixamos na caixa com fechos adicionais.

O método de instalação descrito na seção é usado ao cobrir o telhado com um papelão ondulado de largura fixa. Ao mesmo tempo, agora é possível solicitar material cuja largura será igual à largura do próprio telhado - neste caso, você não precisa perder tempo juntando folhas individuais.
Instalando peças adicionais
Montar uma chapa perfilada em declives é a parte mais demorada, mas não a mais trabalhosa do trabalho.
Depois de concluir esta etapa, precisamos instalar itens adicionais:

- Na junção das vigas na viga da cumeeira, instalamos a prancha na borda e fixamos com cantos de metal. Colocamos um perfil de cumeeira no topo da placa, que fixamos com parafusos auto-roscantes.
Colamos uma fita vedante porosa sob as longarinas laterais do perfil da cumeeira, que vai garantir a estanqueidade desta montagem.

- Montamos tiras de extremidade ao longo das empenas. A parte vertical da prancha é fixada na placa final da caixa, a parte horizontal cobre a onda extrema do papelão ondulado e é fixada nela. Sob a placa final, você também pode colocar uma fita de vedação.

- Onde os planos das encostas se encontram, colocamos os vales superiores.

- Cobrimos as juntas da chapa perfilada com chaminés, uma parede vertical e outras superfícies com peças de canto - uma barra de encosto.
- Sob a barra, devemos colocar o material de vedação e prender a própria peça com parafusos auto-roscantes alongados que atingem a caixa ou caibros. O ponto de contato entre a prancha e a parede pode ser vedado adicionalmente com um composto líquido ou fita butílica.

Conclusão
Um telhado de papelão ondulado, construído de acordo com este esquema, fornecerá proteção eficaz da casa contra a umidade por muitos anos. Para entender a tecnologia com mais detalhes, você deve estudar o vídeo deste artigo. Além disso, perguntas sobre etapas complexas de trabalho podem ser feitas nos comentários.
O artigo te ajudou?