
Os ladrilhos de cerâmica natural há muito passaram para a categoria de materiais retrô e uma espécie de "exótico". Mas isso significa que deve ser completamente abandonado em favor de ondulinas, telhas metálicas, coberturas betuminosas, etc.? Claro que não - ainda mais porque é bem possível aprender a montar um telhado de telhas por conta própria. E se você dominar esta técnica, o resultado será bastante valioso - tanto em termos de estética quanto em termos de confiabilidade, durabilidade e funcionalidade.
Telhas como material de cobertura: prós e contras
Características do processo de produção
Juntamente com os telhados de palha e junco, as telhas cerâmicas são um dos materiais de cobertura mais antigos. Portanto, podemos dizer com segurança que sua confiabilidade é confirmada por mil anos. E embora os produtos modernos sejam bastante diferentes dos ladrilhos dos tempos da Roma Antiga, eles têm características bastante comuns.

A tecnologia para a produção de telhas é relativamente simples:
- Matéria-prima. A base do material é a argila, ou melhor, uma mistura de diferentes argilas com alta plasticidade. Para melhorar as características mecânicas, areia e cargas minerais, bem como plastificantes, são adicionados à argila. Na produção de ladrilhos coloridos, corantes minerais são introduzidos na composição do material.
- Moldagem. Elementos separados de um telhado de telha são formados a partir da massa de argila por estampagem de máquina. Ao estampar, a argila é compactada, o que permite retirar o ar da telha e aumentar sua resistência.

- Secagem e torrefação. As peças estampadas são primeiro secas ao ar e depois queimadas em fornos a uma temperatura de 1000 °C. Nesse caso, ocorre a ceramização da argila.
- Acabamento. Ladrilhos comuns após a queima e resfriamento podem ser imediatamente colocados em operação. Se for necessário aumentar a resistência à umidade do material ou melhorar as qualidades decorativas, é realizado engobing ou vitrificação. Ao mesmo tempo, as superfícies frontais das peças são revestidas com compostos resistentes a influências externas.

O resultado é uma peça de material de cobertura com formato que facilita a instalação e bom desempenho.
Vantagens da cobertura cerâmica
As telhas naturais são bastante adequadas para cobrir os telhados de edifícios residenciais, anexos e alguns edifícios públicos. Isso se deve às suas vantagens:

- Bela aparência. Se até 50 anos atrás os ladrilhos eram escolhidos por outras qualidades, hoje as considerações de design estão no topo. Um telhado feito com este material parece muito estiloso, especialmente porque existem no mercado opções de cores clássicas (tons de vermelho e marrom) e modelos de cores.
É muito importante que o material da cobertura esteja em harmonia com o resto do acabamento e com o exterior geral do edifício. Ainda assim, os ladrilhos de cerâmica quase sempre têm um estilo antigo e é muito difícil combiná-los com elementos arquitetônicos modernos.
- Resiliência e durabilidade. A argila cozida é durável, com baixa capacidade de umidade e inércia química quase absoluta. Como resultado, um telhado feito desse material pode durar mais de 100 anos.

- Isolamento térmico e acústico. A cobertura em telha é bastante espessa e heterogénea. Isso proporciona uma diminuição na condutividade térmica do revestimento e uma diminuição no volume dos sons externos.
- Amizade ambiental. Para a produção de revestimentos cerâmicos, são utilizadas quase exclusivamente matérias-primas naturais. Graças a isso, o telhado não emite substâncias tóxicas e é considerado totalmente seguro.
- Resistência ao fogo. A argila cerâmica pode suportar temperaturas de até 1000 graus. Esta é uma proteção residual eficaz do telhado e das estruturas sob o telhado contra ignição durante raios, faíscas, queda de galhos em chamas, etc.

Por experiência própria, também posso acrescentar que a vantagem desse material está no tamanho pequeno das peças individuais. Com habilidade adequada, as telhas podem ser usadas para cobrir quase qualquer forma de telhado, e haverá relativamente pouco desperdício.
Defeitos que precisam de atenção
Infelizmente, entre outros materiais de cobertura, as telhas não podem reivindicar a liderança. Isso é explicado por uma série de deficiências:

- Grande peso. A carga específica dos ladrilhos cerâmicos pode atingir 50–55 kg/m2. Assim, tanto as estruturas de suporte quanto o sistema de treliças devem ser feitos com margem de segurança, o que leva ao aumento de seu preço.
A instalação de telhas cerâmicas em telhados com inclinação igual ou superior a 60° é realizada somente com o uso de fixadores reforçados. Isso evita que o material deslize sob seu próprio peso.

- Fragilidade. Boa resistência à compressão do material é acompanhada por baixa resistência ao impacto. Como resultado, com impactos pontuais (durante o carregamento, instalação ou operação), o ladrilho racha facilmente.
- Preço Alto. O preço médio do material comum começa em cerca de 800-1.000 rublos por metro quadrado. Além disso, para a instalação do telhado, são necessários elementos adicionais (placas, faixas de cumeeira e cornija, vales, etc.), que raramente custam menos de 150-200 rublos por peça.

- Instalação complicada. Fazer um telhado de telhas com as próprias mãos é difícil e caro. Artigos e vídeos dão apenas uma ideia geral da tecnologia, por isso é melhor dominar a técnica na prática.Idealmente, sob a orientação de um carpinteiro experiente.

- Baixa estanqueidade. A inclinação ideal do telhado para o assentamento de telhas cerâmicas começa a partir de 22°. Se você colocar o material em uma inclinação mais suave, os vazamentos serão inevitáveis. Em princípio, você pode lidar com isso com a ajuda do isolamento térmico da subcamada, mas é melhor simplesmente usar produtos mais adequados.
Como resultado, posso dizer que os ladrilhos cerâmicos, para dizer o mínimo, estão longe de ser universais. Tudo depende principalmente das finanças: se o dinheiro for “back to back”, é melhor escolher outra opção. Se o orçamento permitir e o telhado de telha se encaixar projeto edifícios, você pode reduzir ligeiramente os custos de auto-montagem.
telhados
Materiais e ferramentas
A cobertura de cerâmica é uma estrutura bastante complexa que deve ser montada de acordo com todas as regras. Para o seu dispositivo, precisamos dos seguintes materiais:

Você também precisará de um conjunto de ferramentas:
- martelos para telhados;
- serra elétrica com disco para corte de cerâmica;

- alicate de azulejos de vários tamanhos para encaixe de peças;
- Chave de fenda;
- nível;
- roleta;
- prumo;
- cordão de medição;
- grampeador de construção para fixação de impermeabilização.

Como o trabalho é realizado em altura, precisamos cuidar da disponibilidade de escadas e escadas articuladas pelas quais nos moveremos.
Também é importante ter equipamentos de proteção individual. Pelo menos - um sistema de segurança com cinto de montagem e capacete para proteger a cabeça de fragmentos de ladrilhos.
Fase preparatória
As telhas cerâmicas são muito exigentes quanto à qualidade da base sobre a qual são fixadas. Por isso, para se obter uma cobertura estanque e durável, é preciso prestar muita atenção na preparação das inclinações da cobertura para a instalação de telhas cerâmicas.
Obviamente, esta instrução não é um dogma: o design da caixa e do sistema de impermeabilização pode diferir do proposto.Mas este é o caso quando vale a pena experimentar apenas se você tiver experiência suficiente para avaliar as consequências de uma determinada mudança no projeto.
instalação de ladrilhos

A própria colocação de ladrilhos cerâmicos exige rigor e máxima precisão. A maneira mais fácil de corrigi-lo é com parafusos auto-roscantes nos orifícios tecnológicos, mas às vezes também são usados suportes especiais para fixação.
Este é o método mais comum de instalação de coberturas cerâmicas. Em alguns casos, outras técnicas podem ser usadas, mas para começar é desejável dominar a tecnologia "clássica".

Conclusão
As telhas cerâmicas são bonitas e duráveis, mas ao mesmo tempo caras e difíceis de instalar. Para lidar com isso, é aconselhável não apenas ler as dicas dadas e estudar o vídeo deste artigo, mas também praticar. Além disso, iniciantes (e não apenas) mestres sempre podem obter conselhos fazendo uma pergunta nos comentários.
O artigo te ajudou?