Telhas cerâmicas: truques tradicionais de instalação de telhados

A cobertura de cerâmica é difícil e cara, mas muito bonita
A cobertura de cerâmica é difícil e cara, mas muito bonita

Os ladrilhos de cerâmica natural há muito passaram para a categoria de materiais retrô e uma espécie de "exótico". Mas isso significa que deve ser completamente abandonado em favor de ondulinas, telhas metálicas, coberturas betuminosas, etc.? Claro que não - ainda mais porque é bem possível aprender a montar um telhado de telhas por conta própria. E se você dominar esta técnica, o resultado será bastante valioso - tanto em termos de estética quanto em termos de confiabilidade, durabilidade e funcionalidade.

Telhas como material de cobertura: prós e contras

Características do processo de produção

Juntamente com os telhados de palha e junco, as telhas cerâmicas são um dos materiais de cobertura mais antigos. Portanto, podemos dizer com segurança que sua confiabilidade é confirmada por mil anos. E embora os produtos modernos sejam bastante diferentes dos ladrilhos dos tempos da Roma Antiga, eles têm características bastante comuns.

Amostras de azulejos de meados do século retrasado
Amostras de azulejos de meados do século retrasado

A tecnologia para a produção de telhas é relativamente simples:

  1. Matéria-prima. A base do material é a argila, ou melhor, uma mistura de diferentes argilas com alta plasticidade. Para melhorar as características mecânicas, areia e cargas minerais, bem como plastificantes, são adicionados à argila. Na produção de ladrilhos coloridos, corantes minerais são introduzidos na composição do material.
  2. Moldagem. Elementos separados de um telhado de telha são formados a partir da massa de argila por estampagem de máquina. Ao estampar, a argila é compactada, o que permite retirar o ar da telha e aumentar sua resistência.
Na linha de moldagem, partes individuais do telhado são feitas de matérias-primas
Na linha de moldagem, partes individuais do telhado são feitas de matérias-primas
  1. Secagem e torrefação. As peças estampadas são primeiro secas ao ar e depois queimadas em fornos a uma temperatura de 1000 °C. Nesse caso, ocorre a ceramização da argila.
  2. Acabamento. Ladrilhos comuns após a queima e resfriamento podem ser imediatamente colocados em operação. Se for necessário aumentar a resistência à umidade do material ou melhorar as qualidades decorativas, é realizado engobing ou vitrificação. Ao mesmo tempo, as superfícies frontais das peças são revestidas com compostos resistentes a influências externas.
O envidraçamento não apenas melhora a aparência, mas também aumenta a resistência à umidade do telhado.
O envidraçamento não apenas melhora a aparência, mas também aumenta a resistência à umidade do telhado.

O resultado é uma peça de material de cobertura com formato que facilita a instalação e bom desempenho.

Vantagens da cobertura cerâmica

As telhas naturais são bastante adequadas para cobrir os telhados de edifícios residenciais, anexos e alguns edifícios públicos. Isso se deve às suas vantagens:

Pelo menos é muito bonito!
Pelo menos é muito bonito!
  1. Bela aparência. Se até 50 anos atrás os ladrilhos eram escolhidos por outras qualidades, hoje as considerações de design estão no topo. Um telhado feito com este material parece muito estiloso, especialmente porque existem no mercado opções de cores clássicas (tons de vermelho e marrom) e modelos de cores.

É muito importante que o material da cobertura esteja em harmonia com o resto do acabamento e com o exterior geral do edifício. Ainda assim, os ladrilhos de cerâmica quase sempre têm um estilo antigo e é muito difícil combiná-los com elementos arquitetônicos modernos.

  1. Resiliência e durabilidade. A argila cozida é durável, com baixa capacidade de umidade e inércia química quase absoluta. Como resultado, um telhado feito desse material pode durar mais de 100 anos.
Produtos grossos retêm bem o calor e reduzem o volume dos sons
Produtos grossos retêm bem o calor e reduzem o volume dos sons
  1. Isolamento térmico e acústico. A cobertura em telha é bastante espessa e heterogénea. Isso proporciona uma diminuição na condutividade térmica do revestimento e uma diminuição no volume dos sons externos.
  2. Amizade ambiental. Para a produção de revestimentos cerâmicos, são utilizadas quase exclusivamente matérias-primas naturais. Graças a isso, o telhado não emite substâncias tóxicas e é considerado totalmente seguro.
  3. Resistência ao fogo. A argila cerâmica pode suportar temperaturas de até 1000 graus. Esta é uma proteção residual eficaz do telhado e das estruturas sob o telhado contra ignição durante raios, faíscas, queda de galhos em chamas, etc.
Leia também:  Telhado de ardósia: caro e confiável
Pequenos detalhes podem cobrir o telhado de quase qualquer forma
Pequenos detalhes podem cobrir o telhado de quase qualquer forma

Por experiência própria, também posso acrescentar que a vantagem desse material está no tamanho pequeno das peças individuais. Com habilidade adequada, as telhas podem ser usadas para cobrir quase qualquer forma de telhado, e haverá relativamente pouco desperdício.

Defeitos que precisam de atenção

Infelizmente, entre outros materiais de cobertura, as telhas não podem reivindicar a liderança. Isso é explicado por uma série de deficiências:

O material pesa muito, então tanto as vigas quanto o próprio prédio devem ser fortes
O material pesa muito, então tanto as vigas quanto o próprio prédio devem ser fortes
  1. Grande peso. A carga específica dos ladrilhos cerâmicos pode atingir 50–55 kg/m2. Assim, tanto as estruturas de suporte quanto o sistema de treliças devem ser feitos com margem de segurança, o que leva ao aumento de seu preço.

A instalação de telhas cerâmicas em telhados com inclinação igual ou superior a 60° é realizada somente com o uso de fixadores reforçados. Isso evita que o material deslize sob seu próprio peso.

Na foto - o resultado da queda do galho: o material não resistiu a um golpe forte o suficiente
Na foto - o resultado da queda do galho: o material não resistiu a um golpe forte o suficiente
  1. Fragilidade. Boa resistência à compressão do material é acompanhada por baixa resistência ao impacto. Como resultado, com impactos pontuais (durante o carregamento, instalação ou operação), o ladrilho racha facilmente.
  2. Preço Alto. O preço médio do material comum começa em cerca de 800-1.000 rublos por metro quadrado. Além disso, para a instalação do telhado, são necessários elementos adicionais (placas, faixas de cumeeira e cornija, vales, etc.), que raramente custam menos de 150-200 rublos por peça.
A compra de um grande número de elementos adicionais pode causar um sério golpe no orçamento.
A compra de um grande número de elementos adicionais pode causar um sério golpe no orçamento.
  1. Instalação complicada. Fazer um telhado de telhas com as próprias mãos é difícil e caro. Artigos e vídeos dão apenas uma ideia geral da tecnologia, por isso é melhor dominar a técnica na prática.Idealmente, sob a orientação de um carpinteiro experiente.
Se possível, a colocação deve ser confiada a profissionais.
Se possível, a colocação deve ser confiada a profissionais.
  1. Baixa estanqueidade. A inclinação ideal do telhado para o assentamento de telhas cerâmicas começa a partir de 22°. Se você colocar o material em uma inclinação mais suave, os vazamentos serão inevitáveis. Em princípio, você pode lidar com isso com a ajuda do isolamento térmico da subcamada, mas é melhor simplesmente usar produtos mais adequados.

Como resultado, posso dizer que os ladrilhos cerâmicos, para dizer o mínimo, estão longe de ser universais. Tudo depende principalmente das finanças: se o dinheiro for “back to back”, é melhor escolher outra opção. Se o orçamento permitir e o telhado de telha se encaixar projeto edifícios, você pode reduzir ligeiramente os custos de auto-montagem.

telhados

Materiais e ferramentas

A cobertura de cerâmica é uma estrutura bastante complexa que deve ser montada de acordo com todas as regras. Para o seu dispositivo, precisamos dos seguintes materiais:

Ilustração Material para telhado de telha
table_pic_1 Barras para caixotes.

Usamos uma viga de madeira com seção de pelo menos 50x50 ou 40x60 mm.

table_pic_2 Membrana impermeabilizante para coberturas.
table_pic_3 Fim do tapete.

Impermeabilização especial, que é colocada no local da junção interna das encostas. Além disso, um tapete de vale às vezes é usado para decorar o local onde a encosta fica contígua a uma superfície vertical (parede ou chaminé).

table_pic_4 figarol - fita autoadesiva perfurada para ventilação de cumes e patins.
table_pic_5 Telha comum.
table_pic_6 Elementos adicionais:

  • vales;
  • patins;
  • detalhes do cume;
  • tiras de cornija;
  • pranchas finais.
 Fixadores para azulejos:
  • parafusos auto-roscantes;
  • suportes de placas;
  • suportes de arame.
table_pic_7 Detalhes para fixação da calha.
Esse martelo pode não apenas martelar pregos, mas também dividir ladrilhos
Esse martelo pode não apenas martelar pregos, mas também dividir ladrilhos

Você também precisará de um conjunto de ferramentas:

  • martelos para telhados;
  • serra elétrica com disco para corte de cerâmica;
Peças de cerâmica são melhor cortadas em uma serra especial.
Peças de cerâmica são melhor cortadas em uma serra especial.
  • alicate de azulejos de vários tamanhos para encaixe de peças;
  • Chave de fenda;
  • nível;
  • roleta;
  • prumo;
  • cordão de medição;
  • grampeador de construção para fixação de impermeabilização.
Este alicate quebra pequenos fragmentos de cerâmica
Este alicate quebra pequenos fragmentos de cerâmica

Como o trabalho é realizado em altura, precisamos cuidar da disponibilidade de escadas e escadas articuladas pelas quais nos moveremos.

Também é importante ter equipamentos de proteção individual. Pelo menos - um sistema de segurança com cinto de montagem e capacete para proteger a cabeça de fragmentos de ladrilhos.

Fase preparatória

As telhas cerâmicas são muito exigentes quanto à qualidade da base sobre a qual são fixadas. Por isso, para se obter uma cobertura estanque e durável, é preciso prestar muita atenção na preparação das inclinações da cobertura para a instalação de telhas cerâmicas.

Ilustração Fase preparatória
table_pic_8 Instalação de gotejamento.

Para remover a umidade capilar que escorre pela camada de impermeabilização, instalamos uma barra de metal - um conta-gotas nas partes inferiores das vigas com parafusos auto-roscantes.

table_pic_9 Caixa de vale diagonal.

Em vales, como em locais com maior risco de vazamentos, montamos duas vigas diagonais paralelas. Eles servirão de suporte para as bandejas de contra-treliça e vale.

table_pic_10 Colocar um tapete de vale.

Nas juntas internas das encostas, estendemos um tapete de vale - uma camada adicional de impermeabilização. Ele fornecerá seguro contra vazamentos nesta área.

table_pic_11 Instalação de impermeabilização.

Colocamos a impermeabilização nas encostas, rolando os rolos horizontalmente.Realizamos o assentamento do beiral até a cumeeira, certifique-se de sobrepor o rolo superior ao inferior em 100-150 mm.

Fixamos a membrana com um grampeador nas vigas.

table_pic_12 Caixa em cumes e encostas.

No topo das estruturas de suporte nas cumeeiras do telhado, preenchemos as barras diagonais da caixa. Para fixação, usamos pregos ou parafusos de madeira.

Nos planos das encostas, instalamos barras verticais que pressionam a impermeabilização contra os caibros e servem de suporte para a contra-treliça sob as telhas.

table_pic_13 A contra-rede principal.

Através das barras verticais e diagonais, preenchemos a contra-treliça, na qual o material de cobertura será fixado. Os elementos estruturais são removidos estritamente horizontalmente.

O passo da contra-grade é determinado pela distância entre os furos de fixação nas telhas.

table_pic_14 Endovanya contra-rede.

Nos vales, instalamos barras adicionais da contra-treliça, o que proporcionará maior rigidez ao quadro. Devido a essas barras, a bandeja do vale e os ladrilhos se manterão mais fortes.

table_pic_15 Instalação da bandeja de vale.

Uma bandeja é colocada no vale, o que garantirá o fluxo de água. A peça é fixada na caixa com parafusos auto-roscantes nas partes superior e inferior.

Ao montar uma bandeja de várias peças, elas são empilhadas com uma sobreposição de pelo menos 100 mm.

table_pic_16 Selo do vale.

Para evitar que poeira e umidade entrem no espaço sob o teto, colamos uma fita de vedação de polímero poroso nas bordas da bandeja do vale.

table_pic_17 Instalação de fixadores para a calha.

Colocamos suportes para a calha na viga inferior da caixa sobre o conta-gotas.

Durante a instalação, dobramos os suportes de forma que o sistema instalado receba uma inclinação em direção ao funil receptor.

Obviamente, esta instrução não é um dogma: o design da caixa e do sistema de impermeabilização pode diferir do proposto.Mas este é o caso quando vale a pena experimentar apenas se você tiver experiência suficiente para avaliar as consequências de uma determinada mudança no projeto.

instalação de ladrilhos

A colocação do material deve ser realizada em uma sequência estritamente definida.
A colocação do material deve ser realizada em uma sequência estritamente definida.

A própria colocação de ladrilhos cerâmicos exige rigor e máxima precisão. A maneira mais fácil de corrigi-lo é com parafusos auto-roscantes nos orifícios tecnológicos, mas às vezes também são usados ​​suportes especiais para fixação.

Ilustração Operação de montagem
table_pic_18 Instalação da primeira telha de empena.

No frontão à direita, instalamos a primeira telha com um vão de cerca de 100 mm do painel frontal.

Ao instalar, pode ser necessário remover o espigão de suporte por dentro - derrube-o com um martelo.

table_pic_19 Disposição da coluna.

Focando no primeiro ladrilho colocado, marcamos as colunas horizontalmente (na maioria das vezes o degrau é de cerca de 30 cm). Com um cordão de marcação, transferimos as marcas para a caixa ao longo de toda a encosta.

table_pic_20 Colocando a primeira linha.

Colocamos a primeira linha horizontal de ladrilhos, verificando a posição de cada terceira parte com um nível e uma fita métrica.

table_pic_21 Fixação da primeira linha.

Fixamos cada ladrilho da primeira fileira com um parafuso auto-roscante, aparafusando-o em um orifício pré-perfurado.

table_pic_22 Colocação e fixação da coluna de empena.

Depois de dispor e fixar a primeira linha, passamos para a coluna da empena. Colocamos os ladrilhos e fixamos cada parte na contra-grade com dois parafusos auto-roscantes.

table_pic_23 Instalação de telhas.

Movendo-nos da direita para a esquerda e de baixo para cima, cobrimos as encostas com ladrilhos. Fixamos as peças com parafusos auto-roscantes, não esquecendo de verificar a uniformidade do assentamento.

table_pic_24 Corte e colocação de ladrilhos em vales.

Para cobrir a calha do vale, cortamos as telhas na diagonal. Ao aparar, certifique-se de que a folga entre as bordas dos ladrilhos unidos ao longo do eixo da calha seja de pelo menos 15 mm.Se as peças forem unidas quase de perto, a bandeja do vale não fornecerá drenagem eficaz e a umidade estagnará no interior.

table_pic_25 Instalação da placa espinhal.

Para projetar a junção externa das encostas - a cumeeira - instalamos a cumeeira nos suportes. Selecionamos a altura dos suportes de forma que o espaço entre a borda superior da placa espinhal e a borda inferior das placas espinhais seja de pelo menos 10 mm.

Uma viga de cumeeira também é fixada usando uma tecnologia semelhante.

table_pic_26 Peças de fixação ao longo do cume.

Cortamos os ladrilhos ao longo da cumeeira na diagonal e fixamos com grampos. Colocamos uma borda da braçadeira no ladrilho, após o que esticamos os prendedores de arame sob a placa principal e fixamos com um parafuso auto-roscante.

table_pic_27 Ventilação do cume.

No topo da placa vertebral, colocamos figarol com inserções perfuradas. Prendemos o material com um grampeador e colamos nas bordas dos ladrilhos comuns.

table_pic_28 Montagem das telhas da coluna vertebral.

Fixamos a telha espinhal inferior com um parafuso autorroscante. Fixamos as seguintes partes da cumeeira com grampos especiais, que são instalados na cumeeira sobre o material de ventilação.

table_pic_29 Decoração de quadril.

Instalamos uma almofada de quadril triangular em dois suportes fixados em um ângulo de 90 °.

table_pic_30 Ventilação de skate.

Na viga da cumeeira, assim como nas cumeeiras do telhado, colocamos figarol com ventilação. Fechamos a extremidade com uma sobreposição perfurada, que protegerá o espaço sob as cumeeiras da poeira, detritos e pingos de chuva.

table_pic_31 Telha de cavalo.

Fixamos os ladrilhos na viga da cumeeira, fixando-os com clipes de metal.

table_pic_32 Impermeabilização de conexões de tubos.

Em locais de junção com superfícies verticais, colamos material impermeabilizante. Enrole cuidadosamente a impermeabilização com um rolo.

table_pic_33 Instalação de barras de junção.

Pressionamos a borda superior da impermeabilização com uma barra de metal, que instalamos na âncora. Processamos o local de instalação da barra de junção com selante de silicone.

Este é o método mais comum de instalação de coberturas cerâmicas. Em alguns casos, outras técnicas podem ser usadas, mas para começar é desejável dominar a tecnologia "clássica".

É assim que a saída deve ficar
É assim que a saída deve ficar

Conclusão

As telhas cerâmicas são bonitas e duráveis, mas ao mesmo tempo caras e difíceis de instalar. Para lidar com isso, é aconselhável não apenas ler as dicas dadas e estudar o vídeo deste artigo, mas também praticar. Além disso, iniciantes (e não apenas) mestres sempre podem obter conselhos fazendo uma pergunta nos comentários.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC