Ao construir uma casa de campo, bem como vários edifícios no local, mais cedo ou mais tarde surge a questão de como exatamente fazer um telhado para ela, pois as opções são muitas. Este artigo discute um dos tipos de cobertura, ou seja, um telhado plano faça você mesmo, uma vez que esse tipo de dispositivo de telhado recentemente ganhou grande popularidade.
Antes de falar sobre como fazer um telhado plano, deve-se notar que na construção os conceitos de "telhado" e "telhado" têm significados completamente diferentes.
O telhado inclui todo o conteúdo do espaço acima dos espaços de convivência, e o telhado é apenas a cobertura superior do telhado, exposta à precipitação e à luz solar.
Conhecendo essa divisão de conceitos, podemos concluir que os projetos de casas de campo com telhado plano geralmente são projetados para funcionar sozinhos apenas se a área do futuro telhado for pequena e a instalação independente de um telhado plano de um sério área requer pelo menos vários assistentes.
O que é um telhado plano
Com uma quantidade relativamente pequena de construção, por exemplo, uma garagem, um celeiro ou mesmo uma pequena casa térrea com telhado plano, é bem possível concluir o trabalho sem convidar especialistas qualificados.
Em primeiro lugar, nas paredes de suporte do edifício, devem ser instaladas vigas de madeira ou metal, que transferirão o peso principal do telhado para a fundação e as paredes de suporte.
Além do peso próprio da cobertura, as vigas também devem suportar cargas adicionais sobre ela, como:
- O peso total da estrutura do telhado e elementos de comunicação localizados no sótão e diretamente na cobertura;
- O peso de uma pessoa reparando ou fazendo manutenção em um telhado ou telhado;
- O peso da neve, combinado com a pressão do vento no inverno, é a principal carga em um telhado plano devido à falta de inclinação.
Para uma escolha mais correta das vigas de suporte e para determinar a carga que elas devem suportar, você pode usar a experiência dos vizinhos, por exemplo, estudando como as casas térreas com telhado plano são construídas em áreas adjacentes.
Para fazer um telhado plano de alta qualidade, é necessário escolher o revestimento certo com confiabilidade suficiente, bem como materiais de cobertura de alta qualidade com bons parâmetros de desempenho.
Além disso, o mais importante é a execução correta e competente do trabalho, como vapor ou impermeabilização de um telhado plano.
Em edifícios de capital, os telhados planos são geralmente feitos de lajes leves, sobre as quais uma “torta” de materiais isolantes é colocada em várias etapas:
- Primeiro, uma barreira de vapor é colocada para impedir a penetração de umidade da sala no isolamento. A barreira de vapor é feita na forma de um filme de betume-polímero reforçado com fibra de vidro, colado a uma mesa de concreto. As bordas do filme devem ser trazidas para trás das sobreposições verticais e todas as costuras devem ser cuidadosamente soldadas.
- Em seguida, o aquecedor é instalado. Se a argila expandida for usada para isolamento, primeiro é necessário cobri-la com uma mesa de concreto e, no caso de uma versão leve do telhado, um isolamento de polímero sólido é colado diretamente na camada de barreira ao vapor.
- A camada mais importante é a impermeabilização do telhado plano ou "torta", como esta camada é frequentemente chamada. Geralmente é feito de materiais de membrana ou betume de polímero.
Telhado plano para salas sem aquecimento

Ao construir uma estrutura sem aquecimento, como um gazebo, um galpão, etc., pode ser criada uma inclinação para o escoamento da água da chuva, inclinando a superfície do telhado.
Para isso, é possível instalar vigas de suporte sob um declive, sobre as quais é colocada uma blindagem sólida feita de tábuas, coberta na parte superior com um tapete laminado de feltro.
O tapete enrolado é preso à blindagem por meio de ripas ou tiras de metal, que são pregadas ao longo da encosta a uma distância de 60 a 70 centímetros uma da outra, sem criar obstáculos para o escoamento da água. Neste caso, a inclinação não deve ser inferior a 3%, ou seja, 3 centímetros por metro linear de comprimento.
Telhado plano para salas aquecidas
No caso de o edifício em construção ser aquecido, o equipamento do telhado plano ocorre em várias etapas:
- As vigas colocadas são cobertas com um piso de tábuas, sobre as quais o feltro ou material de cobertura é colocado a seco, a sobreposição das tiras deve ser de pelo menos 15 centímetros.
- No topo do material de cobertura, o isolamento feito de argila expandida, escória, etc. é aterrado, ao adormecer, deve-se observar uma inclinação na direção da descarga de chuva e água derretida do telhado.
- Sobre a camada de isolamento é feita uma mesa de cimento, cuja espessura deve ser de pelo menos dois centímetros. Depois de assentada, a mesa é tratada com primer betuminoso.
- Um tapete enrolado é colado sobre a mesa.
Quanto maior o vão do telhado (o local entre os locais onde as vigas repousam), mais dificuldades surgem relacionadas à construção de um telhado plano; portanto, telhados com mais de seis metros de largura não são recomendados para serem feitos de forma independente.
Se a largura do telhado não exceder 6 metros, é utilizada uma viga de madeira com seção transversal de 15x10 cm ou uma viga I de metal, a distância entre as vigas não deve exceder um metro.
Essas sutilezas são muito importantes, porque mesmo que você
Telhado plano feito de concreto monolítico
As estruturas de suporte de carga para a instalação de um telhado de concreto monolítico são vigas I.
Com um vão de telhado de 4 a 5 metros, são utilizadas vigas com altura de 12 a 15 centímetros, ou, na linguagem dos construtores, “a décima segunda ou décima quinta viga em I”.
Para laje monolítica, é melhor comprar concreto pronto grau 250, se for feito no local, recomenda-se o uso de betoneira, pois é quase impossível atingir manualmente o grau de mistura desejado.
Para a fabricação do concreto desta marca, utiliza-se brita com fração de 10-20 mm e cimento da marca PC 400. Esses ingredientes são misturados nas seguintes proporções ao fazer concreto por conta própria: oito baldes de brita, três baldes de cimento, quatro baldes de areia e dois baldes e meio de água.
Em seguida, as pranchas são colocadas ao longo das prateleiras inferiores das vigas, uma camada de material de cobertura é colocada seca no topo das pranchas, após o que uma grade de vergalhões de perfil periódico é disposta ao longo e através das vigas, o diâmetro de que é de pelo menos 1 cm.
As dimensões da célula da malha são de 20 x 20 cm.As interseções das hastes da malha são amarradas com fio de malha ou soldadas para evitar o deslocamento do reforço durante a concretagem.
Para cobrir completamente a malha com concreto, pequenos pedaços de entulho são colocados sob ela, deixando um vão de pelo menos quatro centímetros entre ela e a camada de material da cobertura.
O concreto é colocado na forma de tiras entre as vigas, a espessura da camada deve ser de pelo menos 15 centímetros. Ao mesmo tempo, o tempo de postura deve ser calculado de forma que seja necessário ter tempo para terminar a tira e não deixar para outro dia, ou seja, não betão tiras em partes.
O mais eficaz em termos de qualidade é o preenchimento de toda a superfície do telhado em um dia. Após o vazamento, o concreto deve ser compactado, para isso é aconselhável o uso de vibrador ou compactador manual.
Ao compactar o concreto, deve-se tomar cuidado para não danificar ou mover a malha de reforço.
Em seguida, cubra o concreto com uma película de polietileno (principalmente em clima quente) por pelo menos três dias, o que evita a evaporação muito rápida do líquido e, como resultado, a fissuração da camada superior do concreto endurecido.
Depois de esperar que a superfície de concreto seque completamente, as inclinações são feitas de acordo com o procedimento descrito acima com o auxílio de um aquecedor, após o que é feita uma mesa e colado um tapete enrolado.
Auto-isolamento de telhado plano

Uma das diferenças importantes entre um telhado plano e um telhado inclinado é a possibilidade de isolá-lo não só por dentro, mas também por fora durante o funcionamento da casa.
Recomenda-se realizar primeiro o isolamento externo e, caso este se mostre insuficiente no inverno, também o isolamento interno do telhado.
No passado recente, a forma mais comum de isolar telhados planos era com a ajuda de placas rígidas de isolamento térmico, mas, ao mesmo tempo, a carga no telhado aumenta drasticamente, pelo que este método praticamente não é utilizado hoje.
O isolamento da lã mineral de basalto está ganhando cada vez mais popularidade, o que não só tem um peso muito menor, mas também proporciona melhor condutividade térmica e impermeabilização.
Além disso, não está sujeito a esforços mecânicos e não se inflama, razão pela qual foi tão frequentemente aço desde o início. colocar nos projetos de casas térreas com telhado de galpão.
Para o isolamento interno de um telhado plano, é mais fácil usar placas refratárias de poliestireno expandido de 25 a 30 mm de espessura como isolamento do teto.
A instalação das placas é realizada da seguinte forma: são fixadas pranchas de madeira no teto do telhado a cada 40 centímetros, nas quais são coladas placas de poliestireno expandido com mástique ou cola especial.
Importante: antes de proceder ao isolamento do teto do telhado com placas de espuma de poliestireno, as luminárias existentes devem ser desmontadas.
O artigo te ajudou?