Sistema de treliça de telhado de duas águas: uma descrição acessível do dispositivo e instalação para iniciantes

Como é organizado o sistema de treliça do telhado de duas águas? Que tipos acontecem e como fazer você mesmo para não envolver especialistas? Já pensei nisso antes. Agora, tendo adquirido experiência no assunto, transmitirei com precisão os aspectos técnicos de sua construção.

O sistema de telhado de duas águas é formado por triângulos - treliças de telhado
O sistema de telhado de duas águas é formado por triângulos - treliças de telhado

Características do sistema truss

Dispositivo

Um telhado de duas águas (gable) é formado por duas superfícies inclinadas (encostas) que têm uma forma retangular. A base do telhado é a estrutura, que é chamada de sistema de treliça.

Em primeiro lugar, vamos descobrir em quais partes consiste o sistema de treliça do telhado de duas águas e como ele funciona.

O design inclui os seguintes elementos:

  • Mauerlat. Serve de base para a estrutura. A tarefa do Mauerlat é transferir uniformemente a carga do telhado para as paredes da casa.
    Além disso, desempenha outra função importante - fornece fixação de todo o telhado às paredes. Via de regra, um mauerlat para telhado de duas águas é feito de uma barra com seção de pelo menos 100x100, que é fixada nas paredes ao longo do perímetro do edifício;
Mauerlat - a base de toda a estrutura
Mauerlat - a base de toda a estrutura

O Mauerlat é fixado nas paredes com âncoras ou hastes (pinos);

  • Perna de viga ou apenas uma viga. Pode-se dizer que este é o principal elemento que forma a estrutura do telhado.
    As pernas da viga são instaladas em pares opostos e formam um triângulo. Por via de regra, são feitos de uma barra com uma seção de 50x150 ou 100x150 mm.
As pernas da viga formam as encostas do telhado
As pernas da viga formam as encostas do telhado

Um par de vigas é chamado de treliça treliça. Este elemento de telhado garante a transferência uniforme de cargas decorrentes do peso do telhado, vento e precipitação para o Mauerlat;

  • Passeio de skate. Esse detalhe serve como topo de um telhado de duas águas, porém, em alguns casos, os topos formam caibros e a cumeeira é instalada sob eles.
    Em qualquer caso, esta parte é uma viga que conecta as treliças individuais do telhado em uma única estrutura.
    Devo dizer que, além da corrida do cume, às vezes as fazendas estão conectadas com corridas comuns, ou seja,vigas que estão localizadas no plano das encostas, conforme mostrado no diagrama acima.
A cumeeira combina treliças de telhado em uma única estrutura
A cumeeira combina treliças de telhado em uma única estrutura
  • Racks. Elementos estruturais verticais que transferem a carga das vigas para as paredes internas;
  • Peitoril. É uma viga que distribui uniformemente a carga das estantes para as paredes internas;
  • Sopro. Detalhe que liga os caibros em sua parte inferior, formando um triângulo;
  • Aperto superior (parafuso). Conecta as vigas no topo;
As escoras transferem a carga das treliças para o aperto
As escoras transferem a carga das treliças para o aperto
  • Strut. Elemento treliçado que lhe confere rigidez. Os suportes transferem a carga das pernas da viga para o sopro ou deitado;
  • Potra. Eles servem como uma continuação das pernas do caibro fora das paredes, formando uma saliência do telhado;
Leia também:  Emenda de vigas ao longo do comprimento: características do processo
As potras servem como uma continuação das vigas para fornecer uma saliência do telhado
As potras servem como uma continuação das vigas para fornecer uma saliência do telhado
  • Caixote. As placas que são montadas paralelamente ao cume correm e conectam as treliças do telhado. A caixa serve de base para a instalação do material de cobertura.
    A etapa do torneamento depende do tipo de cobertura.
O torneamento serve de base para a instalação de material de cobertura
O torneamento serve de base para a instalação de material de cobertura

Alguns materiais, como telhas betuminosas, requerem ripas contínuas. Nesse caso, as placas são montadas próximas umas das outras ou o revestimento é feito com materiais em folha, como compensado ou OSB.

Alguns materiais de construção requerem a instalação de uma caixa contínua
Alguns materiais de construção requerem a instalação de uma caixa contínua

Devo dizer que o arranjo do sistema de treliça do telhado de duas águas pode variar. Discutiremos as principais opções a seguir.

Variedades de um sistema de treliça empena

Os telhados de duas águas são de dois tipos:

  • Com vigas suspensas. Eles são usados ​​​​nos casos em que a distância entre as paredes externas não excede 10 m e não há paredes internas entre elas. As vigas suspensas repousam no Mauerlat por baixo e umas sobre as outras.
Vigas suspensas não têm prateleiras
Vigas suspensas não têm prateleiras

Assim, uma treliça com vigas suspensas cria uma carga de ruptura e a transfere para as paredes. Para reduzir essa carga, são utilizados puffs que apertam as pernas da viga;

Os sistemas em camadas podem ter um design diferente, mas, em qualquer caso, parte da carga de suas vigas é transferida para as paredes internas
Os sistemas em camadas podem ter um design diferente, mas, em qualquer caso, parte da carga de suas vigas é transferida para as paredes internas
  • Com vigas em camadas. Esse projeto envolve o uso de racks e uma cama (às vezes várias camas), que transferem a carga das pernas das vigas para as paredes internas da casa.
    Tal projeto é justificado se as paredes externas estiverem localizadas a uma distância superior a 10 metros e tiverem paredes internas.

Se em vez de paredes internas a estrutura tiver colunas, é permitida a alternância de treliças de telhado em camadas e suspensas. Além disso, existe uma opção combinada quando a treliça possui racks e as vigas são reforçadas adicionalmente com aperto.

As principais nuances da instalação do sistema de treliças

A instalação do sistema de treliças pode ser dividida em quatro etapas principais:

Etapas de instalação
Etapas de instalação

Algumas palavras sobre design

O projeto do telhado é determinar o projeto mais adequado e seu cálculo adicional. Quanto ao design, ele é selecionado individualmente em cada caso. Falei sobre as principais nuances das estruturas acima, então vamos considerar mais a fundo como realizar o cálculo.

ângulo de inclinação. O cálculo começa com a determinação do ângulo da inclinação do telhado. Para escolher o ângulo certo, você precisa considerar os seguintes requisitos e recomendações:

  • O telhado de duas águas deve ter uma inclinação superior a 5 graus;
  • Em regiões com chuvas fortes, o ângulo de inclinação deve ser de pelo menos 30-40 graus, pois quando o ângulo de inclinação diminui, a carga de neve aumenta;
Com o aumento do ângulo de inclinação, a carga de neve diminui, mas a carga de vento aumenta.
Com o aumento do ângulo de inclinação, a carga de neve diminui, mas a carga de vento aumenta.
  • Sem necessidade especial, é melhor não fazer um grande viés. O fato é que com o aumento do ângulo de inclinação das encostas, o vento também aumenta, ou seja, carga de vento.
    Além disso, com o aumento do ângulo de inclinação, o preço do telhado aumenta, pois a área das encostas aumenta e, consequentemente, a quantidade de materiais aumenta.
Leia também:  Sistema de treliça de telhado de mansarda: materiais e ferramentas, características de construção

Quanto ao cálculo em si, esta é uma tarefa bastante difícil, à qual se dedica muita literatura de construção. No entanto, em nosso tempo, você não pode se aprofundar nas fórmulas, mas fazer o cálculo usando a calculadora online, que também está disponível em nosso portal.

Nesse caso, basta inserir as dimensões da estrutura e indicar algumas de suas características, após o que o programa fará um cálculo rápido e dará um resultado preciso indicando a quantidade de materiais, suas dimensões, etapas de instalação etc.

Instalação Mauerlat

O processo de instalação do Mauerlat é o seguinte:

Ilustrações Descrição das ações
table_pic_att149095474413 Preparação do cinto blindado:
  • Nas paredes do perímetro do edifício, é necessário executar cofragem com uma altura de cerca de 300 mm;
  • Em seguida, uma estrutura de reforço é montada na forma de quatro hastes conectadas com arame, conforme mostrado no diagrama;
  • Os pinos com diâmetro de pelo menos 10 mm com uma rosca roscada na extremidade para porcas são soldados à estrutura. O espaçamento dos pinos deve ser de 1-1,5 m.
    A altura dos pinos deve ser tal que, após a montagem do Mauerlat, as porcas possam ser aparafusadas;
  • A cofragem preparada é despejada com concreto;
table_pic_att149095474614 Instalação Mauerlat:
  • Depois que o concreto endureceu e ganhou resistência, é necessário impermeabilizar a cinta blindada. Para isso, pode ser tratado com mástique e material de cobertura colocado por cima;
  • Em seguida, você precisa preparar uma madeira com as próprias mãos e fazer furos nela para os pinos;
  • Ao final da obra, a viga é colocada nos pinos e as porcas são aparafusadas por cima.

Certifique-se de colocar arruelas largas sob as porcas para que elas não empurrem a madeira.

Se a casa for de madeira, ou seja, feito de madeira ou troncos, então o sistema de treliça do telhado de duas águas repousa sobre a coroa superior, que desempenha a função de um Mauerlat.

Montagem do sistema truss

O sistema de treliça de telhado de duas águas pode ser montado de diferentes maneiras. Às vezes, as treliças do telhado são montadas no chão e, em seguida, levantadas e presas ao Mauerlat e ao cume.

Se a edificação for grande, o sistema de treliça da cobertura é montado "na hora", ou seja, nas paredes. Na minha opinião, desta forma é mais conveniente montar não só estruturas grandes, mas também pequenas.

Portanto, a seguir, contarei como a instalação do telhado é feita no local com suas próprias mãos:

Ilustrações Descrição das ações
table_pic_att149095474815 Lavou as pernas da viga:
  • Corte as vigas no comprimento de acordo com o projeto;
  • Faça um corte sob o Mauerlat e a junção das pernas da viga no nó da cumeeira. Para realizar esta operação rapidamente, você pode fazer um gabarito - serrar a placa no lugar.

Depois disso, você pode aplicar a placa nas vigas e cortá-las.

table_pic_att149095474916 Instalação de racks temporários:

  • Meça as paredes finais e marque o centro em ambos os lados;
  • Prenda no centro de cada parede do rack, conforme a foto. Ao instalar os racks, certifique-se de usar um nível para que sejam instalados estritamente na vertical.

Os racks permitirão que você conserte temporariamente as vigas neles.

table_pic_att149095475917 Instalação de pernas de viga:

  • Instale a primeira perna da viga. Para fazer isso, fixe-o no rack por cima e coloque-o no Mauerlat por baixo;
  • Por baixo, fixe a perna da viga com dois cantos de metal e parafusos auto-roscantes;
  • Da mesma forma, instale a segunda perna da viga (recíproca);
  • De cima, puxe as pernas da viga com uma barra transversal;
  • Ao instalar sistemas com vigas suspensas, você precisa puxar as vigas com um sopro inferior. Se o sistema for estratificado, montam-se também camas, racks e escoras de acordo com o projeto;
  • A treliça oposta é montada da mesma maneira.
table_pic_att149095476518 Instalação da cumeeira:
  • Faça cortes na viga ao longo da espessura das pernas da viga com uma profundidade de vários centímetros (você pode fazer cortes nas vigas). A inclinação dos cortes deve coincidir com a inclinação das vigas;
  • Fixe a cumeeira nas treliças extremas usando cantos e perfis de metal.
table_pic_att149095476619 Instalação de vigas intermediárias:
  • Coloque as vigas na cordilheira;
  • Alinhe as pernas da viga e fixe-as com cantos de metal e parafusos auto-roscantes no Mauerlat, bem como no nó da cumeeira.
  Instalação de torneamento. Sobre isso, o sistema de telhado de duas águas está quase pronto, resta apenas realizar a impermeabilização e a caixa.

Isto se faz do seguinte modo:

  • Prenda a membrana impermeabilizante às vigas com um grampeador;
  • Em cima do filme nas vigas, prenda as ripas da contra-treliça;
  • Paralelamente ao cume, prenda as tábuas da caixa.

Agora você pode instalar o material de cobertura.

Isso conclui a instalação de um telhado de duas águas com suas próprias mãos. Devo dizer que dependendo do tipo de construção, a ordem de trabalho pode variar um pouco, mas em geral o princípio permanece o mesmo.

Conclusão

Conhecemos o dispositivo do telhado de duas águas e os principais pontos de instalação.Além disso, recomendo que você assista ao vídeo deste artigo. Se alguma nuança não estiver clara, sinta-se à vontade para fazer perguntas nos comentários e terei prazer em responder.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC