Telhado de galpão para casa e garagem - 2 opções de arranjo faça você mesmo

Há uma opinião de que um telhado de galpão é adequado apenas para dependências, mas isso não é totalmente verdade. Vou falar sobre as principais características, preparação competente e regras de instalação para tais estruturas, e para a “sobremesa” vou mostrar passo a passo como fazer um telhado inclinado com as próprias mãos em duas versões - para uma casa e para uma garagem.

Um telhado de galpão em uma casa grande não pode parecer pior do que estruturas mais complexas.
Um telhado de galpão em uma casa grande não pode parecer pior do que estruturas mais complexas.

O que você precisa saber ao se preparar

Escolhi este projeto, porque naquela época me parecia que um telhado de galpão é a opção mais simples e confiável em todos os aspectos. À custa da simplicidade, eu estava certo, mas em todo o resto há nuances.

Algumas palavras sobre os prós e contras

  • Os telhados de galpão, em comparação com os tipos de telhados mais complexos, são mais baratos, porque precisam de menos material;
  • Essas estruturas podem ser adaptadas a absolutamente qualquer material de cobertura;
  • Não será difícil encontrar projetos e desenhos detalhados e, o mais importante, que sejam compreensíveis para um mestre doméstico;
  • Instalação relativamente simples;
  • Com uma abordagem criativa, as casas com telhado inclinado parecem incomuns e bastante originais.
A solução original, a casa e dependências sob um único telhado inclinado.
A solução original, a casa e dependências sob um único telhado inclinado.

Um telhado de galpão tem suas desvantagens, no entanto, se você levá-los em consideração no estágio de desenvolvimento e construção, as conseqüências desagradáveis ​​​​podem ser completamente eliminadas.

  • O ângulo de inclinação nesses telhados costuma ser pequeno, o que significa que em áreas com invernos nevados, o telhado deve suportar não apenas o peso da neve, mas também o peso do proprietário, que limpará regularmente essa neve;
  • Mesmo pequenos erros na disposição das coberturas inevitavelmente levarão ao fato de que a água fluirá para as juntas entre os elementos da cobertura, porque temos uma pequena inclinação;
  • Para um telhado de galpão, é necessário um isolamento mais poderoso.

Calculamos o ângulo de inclinação

Para a construção de um telhado de galpão, o ângulo de inclinação é talvez o parâmetro mais importante. Com base neste indicador, escolheremos o material de cobertura para o nosso telhado.

Para calcular o ângulo de inclinação, basta o conhecimento adquirido na escola. Telhado de galpão é um triângulo retângulo clássico.As vigas horizontais do piso do sótão e a parede da fachada são as pernas do triângulo, respectivamente, o plano do telhado será a hipotenusa.

Símbolos que precisamos para calcular um telhado inclinado.
Símbolos que precisamos para calcular um telhado inclinado.

De acordo com o esquema, temos:

  • Lc - o comprimento das pernas da viga (hipotenusa);
  • ldc - altura das vigas horizontais do piso do sótão até o ponto de conexão com o telhado (primeira perna);
  • LCD - o comprimento das vigas do sótão da parede à parede da casa (segunda perna);
  • A - ângulo de inclinação.

Se conhecermos o comprimento das vigas do sótão e a altura do pilar frontal, o ângulo de inclinação desejado será igual a:

TgA=Lbc:LSD

Se conhecermos o ângulo de inclinação e o comprimento das vigas do piso do sótão, a altura do pilar frontal pode ser calculada usando esta fórmula:

Lbc=TgA×Lsd

E, finalmente, para descobrir o comprimento das pernas da viga, existe outra fórmula:

Lc=Lsd :SinÀ

Ao calcular o comprimento das pernas da viga usando esta fórmula, lembre-se de que você só obterá o tamanho das vigas de parede a parede da casa, as saliências dianteiras e traseiras não são levadas em consideração.

Usando esta tabela, é muito mais fácil calcular os parâmetros desconhecidos de um telhado inclinado.
Usando esta tabela, é muito mais fácil calcular os parâmetros desconhecidos de um telhado inclinado.

Seleção de material de cobertura

Não é segredo que cada material de cobertura tem um ângulo mínimo de inclinação no qual pode ser usado. Para a seleção do material, costuma-se usar o SNiP II-26-76 (Telhados), que foi adaptado às condições atuais em 2010. Com base nesses dados, foi compilada uma tabela:

Ângulos mínimos de inclinação de um telhado de galpão para diferentes materiais de cobertura.
Ângulos mínimos de inclinação de um telhado de galpão para diferentes materiais de cobertura.

Lembre-se: na tabela acima, indiquei todos os ângulos em graus, isso é feito porque é mais fácil para a maioria dos artesãos trabalhar com graus.No próprio documento (SNiP II-26-76), esses valores são indicados em%, razão pela qual surge confusão em muitos canteiros de obras.

Existe mais uma nuance "complicada", cada material de cobertura tem suas próprias instruções, este documento é compilado pelo fabricante de acordo com suas condições técnicas. Então, quando você colide, acontece que o mesmo material pode ter dados diferentes.

Por exemplo, nos documentos de telhas metálicas de um fabricante está escrito que o ângulo mínimo de inclinação é de 14º, e exatamente o mesmo material, mas de outro fabricante, já deve ser colocado em um ângulo de 16º. Os motivos não são conhecidos por mim, mas, na minha opinião, é melhor focar nos dados dos fabricantes.

Ao calcular o sistema de treliça, você também precisa saber o peso aproximado do material da cobertura, além de saber quanto tempo seu telhado vai durar. Não reivindico precisão absoluta, mas os seguintes dados podem ser usados ​​para cálculos aproximados:

Leia também:  Cobertura do galpão: características de design, escopo, montagem de um tubo de metal moldado e madeira serrada
material de cobertura Peso 1m² Vida útil estimada Ângulo de inclinação ideal
aço pintado 3-6kg 15-20 anos 16º-30º
aço galvanizado 3-6kg 20-25 anos 16º-30º
Ruberoid e seus análogos 4-13kg 7-12 anos 5º-27º
Os azulejos são de cerâmica 40-60kg A partir dos 50 anos A partir de 30º
Ardósia 14-20kg 10-20 anos 27º-50º

Desenvolvemos um sistema de treliça para telhado de galpão

Ilustrações Recomendações
table_pic_att14909230544 Configurações do sistema de caibro.
  • Se a distância entre as paredes de suporte não exceder 4,5 m, as vigas padrão são capazes de suportar o peso de qualquer cobertura;
  • Um vão com uma largura de 4,5 a 6 m deve ser reforçado com 1 perna de caibro. Tal corte é instalado em uma cama, que, por sua vez, é colocada nas vigas do piso ao longo da parede da fachada;
table_pic_att14909230555 Se a distância entre as paredes de suporte opostas for de 9 a 12 m, é necessário instalar uma estrutura de suporte em balanço no centro e duas pernas de viga.
  • Perpendicular às vigas, uma corrida é preenchida na qual os racks verticais se encostam. Além disso, batentes inclinados são instalados em ambos os lados das estantes
table_pic_att14909230566
  • Em um vão contínuo de até 9 m de largura, as vigas são instaladas em ambos os lados da estrutura;
  • Com vãos de 12 a 15 m, deve ser dividido em 2 setores, 6 me 9 m (+/-1 m) e, novamente, deve ser instalada uma estrutura em balanço;
table_pic_att14909230587
  • Em vãos superiores a 15 m, várias estruturas cantilever-purlin terão que ser instaladas, além de estruturas intermediárias serem fixadas adicionalmente com contrações.
table_pic_att14909230598 Sistema de treliça suspensa pelo seu design, o mais simples, conta apenas com 2 paredes externas de suporte de carga. No nosso caso, a distância máxima entre as paredes é de 6 m;
table_pic_att14909230619 Sistema em camadas fornece suporte para pilares dentro da casa. Para um telhado de galpão, é considerado mais preferível.

Se os pilares principais não estiverem previstos no projeto, serão montadas estruturas cantilever-purlin, que na verdade desempenham o papel de pilares (há uma foto desse projeto na descrição da instalação de um telhado inclinado de uma casa).

table_pic_att149092306310 Sistema de montagem de caibro deslizante.

Olhando um pouco para a frente, direi imediatamente:

  • Em casas de bloco (tijolo, concreto espumoso, etc.), as vigas são rigidamente presas ao Mauerlat;
  • Nas casas de madeira, é montado um sistema de treliça flutuante.As pernas da viga aqui são presas ao Mauerlat usando suportes móveis, como no diagrama. Isso é causado por grande encolhimento em estruturas de madeira.

Se você deseja criar algum tipo de design original, é aconselhável primeiro fazer um projeto tridimensional. Para isso, utilizei o programa ScratchUp, no qual você pode avaliar visualmente diferentes ideias, em geral, “brincar”. Para trabalhar com o programa, basta ser um usuário confiante.

O programa ScratchUp será uma boa ajuda na criação de seu projeto individual.
O programa ScratchUp será uma boa ajuda na criação de seu projeto individual.

Construção de telhado de galpão faça você mesmo

Descobrimos como calcular corretamente o ângulo de inclinação, escolher o material da cobertura e projetar as estruturas do telhado do galpão, agora é hora de passar à prática.

Ferramentas

  • serra manual, para madeira e metal;
  • Motosserra, e melhor ainda - uma serra de esquadria na cama;
  • quebra-cabeça elétrico;
  • Chave de fenda;
  • Machado;
  • Martelo;
  • Conjunto de cinzel;
  • Nível de bolha de construção e nível hidráulico;
  • Roleta;
  • encanamento;
  • agrafador (útil quando você começa a montar o isolamento).

Opção número 1. Telhado de galpão para uma casa feita de concreto aerado

Ilustrações Recomendações
table_pic_att149092306512 condições iniciais.

Temos uma caixa de uma casa de três andares feita de concreto aerado. Como tal, não existe um projeto profissional, pelo que é preciso improvisar na hora.

Não há piso técnico, ou seja, não há sótão, sob o telhado haverá uma sala de estar com teto inclinado. Consequentemente, as pernas da viga desempenharão o papel de vigas do piso.

table_pic_att149092306713 Montamos o cinto blindado.

O nível de carga do vento em uma casa de três andares já é bastante alto, e nossa casa também fica em uma colina, então, para fixar firmemente o telhado em paredes leves de concreto aerado, decidimos preencher um cinturão blindado de 200 mm de cima, em todo o perímetro das paredes.

  • Primeiro, montamos uma fôrma de madeira de uma tábua aplainada e colocamos seu corte superior estritamente ao longo do horizonte;
  • Colocamos reforço interno com seção transversal de 10 mm;
  • Com um degrau não superior a 1 m, expomos as barras verticais do reforço;
  • Deitamos concreto e alinhamos o plano superior ao longo do horizonte com a régua.

A foto mostra um cinto blindado em uma caixa de blocos de concreto, mas a tecnologia de arranjo é a mesma em todos os lugares.

table_pic_att149092306814 Instalação Mauerlat.

O concreto, de acordo com as regras, amadurece por 28 dias, mas o trabalho pode ser iniciado em algumas semanas.

As pernas da viga são instaladas no Mauerlat. Nesse caso, foi utilizada uma viga sólida de 150x150 mm, mas se não houver tal viga, um Mauerlat pode ser feito com 2 barras para pernas de viga com seção de 50x150 mm ou 50x200 mm.

  • A impermeabilização é colocada em cima da cinta blindada, pegamos Hydroizol, embora seja possível colocar um material de cobertura simples em 2 camadas;
  • Agora juntamos a madeira, aplicamos nos pinos de reforço e batemos por cima;
  • Seguindo os traços das barras de reforço, fazemos furos com seção transversal de 10 mm;
  • Colocamos o Mauerlat nos acessórios.
table_pic_att149092306915 Projeto de console-purlin.

A distância entre as paredes de sustentação da casa é de 12 m, e os proprietários não querem instalar uma parede, as pessoas querem um cômodo espaçoso no topo.

Portanto, para o suporte intermediário do sistema de treliças, foi instalada uma estrutura cantilever-purlin, 2 estantes verticais de madeira 150x150, sobre as quais foi colocada uma “cama” da mesma madeira.

table_pic_att149092307016 Remoção do telhado.

Depois de experimentar o programa ScratchUp, decidimos fazer uma grande extensão de telhado de 1,2 m, de modo que o mauerlat e a cama intermediária fossem colocados com a mesma saliência.

table_pic_att149092307017

A princípio, houve dúvidas sobre um deslocamento tão grande, porque o Mauerlat inferior "olha" a 2,2 m, mas decidimos que se reduzirmos, o entusiasmo se perderá

.

table_pic_att149092307118 Instalação de vigas.

O preço das pernas de vigas monolíticas desse comprimento será altíssimo, então as derrubamos de 2 barras com uma seção de 50x200 mm.

As vigas foram montadas em incrementos de 580 mm, com um máximo permitido de 700 mm.

table_pic_att149092307219 Vigas empilhadas.

As barras foram emendadas de forma que as juntas entre as camadas adjacentes estivessem a uma distância de pelo menos 50-70 cm.

Primeiro derrubamos as barras com pregos de 100 mm e depois as fixamos adicionalmente com parafusos auto-roscantes de 80 mm, e pregos e parafusos auto-roscantes foram acionados de ambos os lados.

Como resultado, obtivemos vigas relativamente baratas com capacidade de carga muito maior do que as monolíticas.

Inserção de caibro.

O esquema de instalação de vigas em Mauerlat é bastante simples:

  • Na parte inferior da perna da viga, um setor é cortado na forma de um Mauerlat;
  • A perna da viga é colocada em seu lugar e fixada em ambos os lados com um canto de aço por meio de parafusos auto-roscantes.
table_pic_att149092307420 bolo de cobertura.

Decidimos cobrir o telhado com ferro de costura.

A torta geral é mais ou menos assim:

  • Uma membrana à prova de vento é esticada sobre as vigas;
  • Em seguida, a proteção contra o vento é fixada com uma contra-treliça;
  • A caixa sob o telhado é recheada perpendicularmente à contra-rede;
  • Ferro costurado é preso à caixa de cobertura;
  • De baixo, entre as vigas, colocamos placas de isolamento;
  • Nós os costuramos com uma membrana de barreira de vapor;
  • A grade de controle inferior é inserida na barreira de vapor e o forro é costurado.
table_pic_att149092307521 Preparação do telhado.

A membrana à prova de vento foi fixada primeiro nas toras, pegamos Tyvek da empresa TechnoNIKOL.

O tecido vem em rolos. Pegamos um rolo, desenrolamos perpendicularmente às vigas e imediatamente fixamos a tela com um grampeador.

A primeira fita é enrolada ao longo da borda inferior, a próxima fita é sobreposta à anterior e assim por diante.

De acordo com as instruções, as fitas devem ser sobrepostas umas às outras em cerca de 15-20 cm, essa distância é anotada no próprio verão, mais a junta é colada com fita dupla face.

table_pic_att149092307622 Montamos a caixa.

Deve haver uma abertura de ventilação entre a proteção contra o vento e a cobertura; para garantir isso, preenchemos as barras da contra-treliça de 50x50 mm nas toras (em paralelo).

A caixa de cobertura é enchida na contra-grade (perpendicularmente), para isso usamos uma placa aplainada 25x150 mm

table_pic_att149092307723 Corrigindo erros.

De acordo com as regras, se for escolhida uma placa de 25x150 mm para a subcamada, ela poderá ser preenchida em incrementos de 150 mm, mas isso é adequado para telhados com grande ângulo de inclinação e telhados com pequena área.

Em um grande telhado inclinado com baixo ângulo de inclinação, o piso precisa ser feito quase contínuo, então tivemos que reforçar adicionalmente o piso.

Para isso, foram colocadas tábuas de 25x100 mm entre as tábuas de 25x150 mm, como resultado, surgiram vãos de 25 mm cada, tal vão é suficiente para ventilar a madeira.

table_pic_att149092307824 Montagem do frontão.

Um frontão vertical foi colocado ao longo do perímetro do telhado. Na parte inferior deste frontão, fixamos imediatamente os ganchos para as calhas do sistema de calhas.

Como o quadrado do telhado é grande, optou-se por fazer dois funis de drenagem nas bordas, respectivamente, as calhas são instaladas com uma inclinação do centro para a borda.

table_pic_att149092307925 Instalamos telhados de ferro.

A tecnologia de arranjo de telhado de costura não é complicada, mas o problema é que as próprias folhas não podem ser dobradas e o comprimento da folha é de 12 m.

Portanto, tivemos que coletar andaimes com uma ponte e trazer cuidadosamente as telhas para o telhado.

table_pic_att149092308026 Ferro galvanizado o telhado de costura muda suas dimensões geométricas com as flutuações de temperatura, de modo que a costura é fixada com grampos especiais que permitem que a folha se mova.
table_pic_att149092308127 topo do telhado pronto, agora resta costurar o frontão com ferro e fazer a bainha das saliências por baixo.

As saliências são cercadas usando a mesma tecnologia do telhado.

table_pic_att149092308228 Resultado. Depois de reboco e outros trabalhos de acabamento, foi isso que aconteceu.

Opção número 2. telhado para garagem

Em geral, a instalação de um telhado de garagem não é muito diferente de instalar o telhado de uma casa grande, as mesmas vigas, batentes, vigas e outros componentes, mas o material pode ser mais barato e a montagem é mais simples.

Ilustrações Recomendações
table_pic_att149092308329 Dados iniciais.

Precisamos montar um telhado de galpão em uma garagem com balneário no mesmo prédio.

A caixa é forrada com blocos de espuma de concreto, a carga do vento aqui não é tão forte e nosso orçamento também é pequeno, então optamos por ficar sem cinto blindado.

table_pic_att149092308830 cintas de caixa.

Mauerlat ou, mais simplesmente, fizemos a cintagem a partir de uma barra de 50x150 mm. A viga de apoio, como se vê na foto, foi reforçada.

A cinta lateral não carrega uma carga especial, então uma viga foi colocada aqui em 1 camada.

Como impermeabilização, foram colocadas 2 camadas de material de cobertura.

O feixe de ligação em si na caixa é fixada por dois tipos de fixadores:

Primeiro, colocamos um clipe de parafuso especial com um diâmetro de 14 mm sob um parafuso poderoso, depois prendemos o Mauerlat com parafusos;

É desejável colocar os clipes na área das juntas entre os blocos, para que fique mais forte.

table_pic_att149092309131 Fixação. Depois disso, também fixamos o Mauerlat com uma fita de montagem dobrada ao meio.
table_pic_att149092309332 Instalação de moldura de fachada.

Depois de montar o arnês, precisamos montar a estrutura de suporte frontal, ela deve ser reforçada em ambos os lados com batentes. Para paradas, usamos uma placa de 40 mm de espessura.

table_pic_att149092309533 quadro intermediário.

Neste caso, estamos lidando com um sistema clássico de camadas, portanto, após a instalação do caixilho da fachada, instalamos um caixilho intermediário na parede.

A sequência de trabalho é aproximadamente a seguinte:

  • Depois de organizar o Mauerlat, montamos a moldura da fachada;
  • Em ambos os lados, expomos as vigas extremas;
  • Com foco nas vigas extremas, montamos a estrutura intermediária;
  • A moldura intermediária é montada da mesma forma que a frontal, só que as dimensões são mais modestas.

A fachada da moldura de suporte deve ser costurada com uma placa imediatamente.

table_pic_att149092309834 vigas do teto.

Vigas de teto poderosas não são necessárias para esta estrutura, porque o sótão é em miniatura e não haverá nada pesado ali, então uma placa de 40x150 mm é suficiente.

table_pic_att149092310235 vigas.

Para um sistema em camadas, não são necessárias vigas emparelhadas e poderosas, essa é uma das vantagens de tal sistema.

Nesse caso, pegamos 2 vigas de 50x150 mm e as derrubamos de forma que a junta ficasse apoiada no quadro intermediário.

Eles não compraram cantos de aço para colocar as vigas (economizaram), em vez disso, fixaram a madeira com suportes de ferro, não vou dizer que isso é ruim, antes tudo era preso com esses suportes e as casas ainda estão de pé.

table_pic_att149092310636 Pernas de viga extremas emendado ponta a ponta e fixado com viga suspensa na lateral.

No frontão não deve haver degraus e soleiras, porque ainda temos que embainhar com tábua depois.

table_pic_att149092310837 Fixação. Na parte superior das vigas, elas foram fixadas adicionalmente com cabides perfurados. Essas suspensões permaneceram após a instalação da estrutura do drywall.
table_pic_att149092311038 Embainhamos o telhado.

Antes de montar o revestimento do telhado, precisamos costurar as empenas laterais com uma tábua.

Tudo é simples aqui: sem medir nada, preencha a área com uma tábua aplainada, depois pegue uma motosserra e corte o excesso na borda do tronco extremo.

Uma garagem não é uma casa e um underlay tão poderoso não é necessário aqui, usamos uma placa aplainada padrão 25x150 mm, colocada em incrementos de 150 mm.

O comprimento de uma prancha não era suficiente para todo o telhado, então emendamos setores longos e curtos, enquanto as juntas devem ser escalonadas.

table_pic_att149092311339 Alinhamos as saliências.

Não medimos as saliências dianteiras e traseiras durante a instalação. Após a conclusão da instalação, basta puxar o cordão ao longo do nível e cortar as vigas com uma motosserra.

table_pic_att149092311540 Nós bainha saliências.

Em seguida, bainhamos as empenas dianteiras e traseiras com uma placa de 25x150 mm, enchemos a mesma placa nas laterais, para facilitar o alinhamento da cobertura do telhado.

table_pic_att149092311941 Instalando material de cobertura.

Optou-se por cobrir a cobertura com chapa perfilada galvanizada, foram utilizadas pouco mais de 20 chapas para toda a cobertura.

A chapa perfilada foi fixada à caixa de subcobertura com parafusos auto-roscantes especiais com arruela de pressão. As saliências foram cortadas com um moedor na forma de uma caixa.

table_pic_att149092312042 Isolamento sob o telhado não está previsto aqui, vamos montar o isolamento com base em vigas do piso, neste caso decidimos fazer o sótão frio.

Agora só falta embainhar a fachada com tapume e finalizar os cômodos por dentro.

Vídeo 1.

Vídeo 2.

Vídeo 3.

Vídeo 4.

Vídeo 5.

Conclusão

Como você pode ver, um telhado de galpão pode ser equipado de diferentes maneiras. Fiz o possível para descrever e mostrar as duas opções com o máximo de detalhes possível. Recomendo assistir ao vídeo deste artigo, e se tiver alguma dúvida - escreva nos comentários, tentarei ajudar.

Telhado de galpão para uma garagem é a opção mais fácil e acessível.
Telhado de galpão para uma garagem é a opção mais fácil e acessível.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC