Qual telhado escolher: os parâmetros técnicos do telhado, a escolha do tipo de sistema de inclinação e material de cobertura

qual telhado escolherA cobertura é a parte mais importante de uma casa de campo, exigindo uma construção adequada e de alta qualidade e a decisão certa sobre qual telhado escolher. Este artigo fala sobre quais características o telhado da casa deve atender, quais tipos de construção de telhado existem e quais materiais podem ser usados ​​para cobri-lo.

Ao pensar em qual cor de telhado escolher, seu design e revestimento, deve-se ter em mente que o telhado tem duas funções principais:

  1. Proteção de um edifício residencial contra influências ambientais negativas, levando tanto a distúrbios do microclima na sala quanto a danos e destruição de vários elementos estruturais;
  2. Dando a toda a casa uma aparência atraente e única, enquanto o design do telhado e a escolha da cor do telhado e da cobertura desempenham um papel importante.

Para fazer a escolha certa da cor do telhado, os seguintes pontos devem ser considerados:

  • Estilo arquitetónico geral do edifício;
  • A cor dos materiais utilizados na decoração da fachada.

No caso de um design próximo ao clássico, vários tons naturais parecem mais naturais. A opção mais comum é que o telhado escuro pareça um contraste com a fachada clara, o que é bastante agradável à vista e permite que a casa se destaque de outros edifícios.

Um telhado leve permite aumentar visualmente o volume do edifício e destacar os pequenos detalhes do telhado. Também é importante levar em consideração como os diferentes tons combinam entre si, alcançando harmonia na forma e na cor do edifício, por exemplo, para uma fachada clara e um telhado escuro, a linha de fundação pintada na cor do telhado parece muito bom.

Parâmetros técnicos do telhado

como escolher a cor do telhado
Telhados em várias cores

Ao escolher uma estrutura de telhado, seu tipo e material para cobertura, deve-se levar em consideração os diversos indicadores da caixa construtiva, bem como o desenho escolhido para esta edificação.

Dependendo do tipo de construção do telhado escolhido e do ângulo de inclinação das encostas, o material para cobertura também é selecionado:

  • Com uma inclinação superior a 20º podem ser utilizados materiais como telhas ou ardósia. Esses materiais não podem ser utilizados em um ângulo de inclinação menor, pois a água da chuva e do degelo penetrará no sótão pelas rachaduras nas juntas do material.
  • Com inclinação da cobertura não superior a 20º, devem ser utilizados materiais betuminosos e rolos para coberturas, quando utilizado para coberturas com inclinação superior a 20º, o material pode aquecer e escorregar da cobertura em altas temperaturas ambiente.
  • Materiais de cobertura de rolo de polímero podem ser usados ​​para qualquer tipo e ângulo de inclinação do telhado.
  • Para a cobertura da cobertura são utilizados materiais em chapa metálica, cuja inclinação deve ser de pelo menos 10º.
Leia também:  Tudo o que você precisa saber sobre painéis sanduíche.

Uma cobertura cuja inclinação não ultrapasse 3º é chamada de cobertura plana e é considerada o tipo de sistema de cobertura mais econômico, pois requer a menor quantidade de materiais de construção.

Importante: Os sistemas de telhado plano devem ser usados ​​apenas em áreas com pouca chuva durante o inverno.

Existem dois tipos principais de estruturas de telhado:

  • Sistemas de cobertura plana;
  • Sistemas de cobertura inclinada.

A cada tipo de sistema de cobertura, é utilizado um material de revestimento diferente, que proporciona maior eficiência, o que também determina a cor do telhado a ser escolhida.

Escolhendo o tipo de sistema de cobertura inclinada

que cor de telhado escolher
Telhado sem vazamentos

Ao pensar em qual telhado escolher, deve-se ter em mente que os sistemas de telhado inclinado também são divididos em vários tipos:

  • Telhado de galpão, cuja ênfase principal recai sobre as paredes de suporte de carga do edifício. A construção de um telhado deste tipo é um processo bastante simples, mas não oferece resistência suficiente para um edifício residencial de grande área, por isso é mais utilizado na construção de edifícios utilitários ou técnicos;
  • O telhado de duas águas é o mais popular devido à sua alta confiabilidade e relativa facilidade de construção. Este tipo de telhado é composto por duas inclinações planas ligadas na parte superior por uma cumeeira e duas inclinações localizadas em ângulo, continuando a partir do final das encostas planas. As possibilidades de cobertura deste tipo de telhado praticamente não são limitadas;
  • Estruturas de telhado de quatro águas são bastante práticas, mas não muito populares. Eles consistem em quatro ou seis inclinações triangulares, interligadas e conectadas no topo do telhado. O principal na construção de tal telhado é a estrita observância da simetria, que o torna adequado para cobrir casas quadradas;
  • Uma das mais complexas é considerada uma estrutura de telhado de quatro águas, composta por quatro inclinações, duas das quais são trapezoidais e as outras duas, chamadas de quadris, são triangulares. Existem variedades de quadril e semi-quadril de tais estruturas.
  • Em edifícios com um grande número de ângulos diferentes, os sistemas de telhado de várias águas são usados ​​para cobrir vários edifícios próximos ao mesmo tempo. Este sistema é o mais difícil de construir e operar.
Leia também:  Protetores de neve para telhados macios: características de retenção de neve, tipos e instalação, medidas adicionais para proteger o telhado

A escolha do material de cobertura

qual cor de telhado escolher
Instalação de telhas no telhado

Depois de escolher o tipo de construção do telhado, você pode pensar em como escolher a cor do telhado e o material para cobri-lo.

Existe uma vasta gama de coberturas para telhados no mercado, mas apenas uma pequena parte delas vale a pena considerar em detalhe, ou seja,Os materiais mais comuns e populares na construção do telhado:

  1. Materiais de cobertura poliméricos e betuminosos são produzidos a partir dos respectivos tipos de substâncias. O uso de partículas de polímero nesses materiais é dado a um projeto como telhado de quatro águas, a necessária flexibilidade e resistência ao alongamento, o que permite a utilização destes materiais para a fabricação de um sistema de cobertura multicamada, incluindo uma camada protetora de brita fina. Esses materiais têm excelente resistência à umidade e seus efeitos negativos, mas também apresentam uma desvantagem significativa: uma vida útil curta devido à baixa resistência a baixas temperaturas.
  2. Um dos materiais de cobertura mais populares é a ardósia, que possui toda uma gama de características positivas, como longa vida útil, alta resistência, resistência à umidade e ao frio, além de alta segurança contra incêndio devido ao aumento da resistência a altas temperaturas.
  3. As modernas tecnologias de cobertura permitem o uso de feltro para cobertura, mais conhecido como material de cobertura, ao cobrir o telhado. telhado de duas águas. Este material é feito em uma base sólida de papelão impregnado com alcatrão. Além do feltro para coberturas, também pode ser utilizado como camada de isolamento térmico. A colocação deste material é realizada com vários adesivos e mástiques. A principal característica negativa do feltro para coberturas é sua fraca resistência às mudanças nos regimes de temperatura: em altas temperaturas do ar, ele derrete e em baixas temperaturas, ele se decompõe.
  4. Um dos materiais de construção que tem surgido recentemente no mercado é o material de peças feitas de madeira (telhas, telhas ou maravalha).Este tipo de material de cobertura não é muito utilizado no território da ex-URSS, pois apresenta baixa resistência à combustão, umidade e decomposição. Uma desvantagem significativa é também a possibilidade de danos a este material por várias espécies de insetos.

    escolha da cor do telhado
    Telhado coberto com telhas
  5. Bastante duráveis ​​e práticos são os materiais de cobertura feitos de chapa de aço galvanizado. Suas vantagens são segurança ambiental, longa vida útil, além de resistência à umidade, combustão e frio. A instalação adequada deste material permite que ele sirva efetivamente até 80 anos. Sua principal desvantagem é a aparência insuficientemente moderna do telhado, devido à qual esse material não é amplamente utilizado na construção moderna.
  6. Particular atenção também deve ser dada aos painéis de cobertura produzidos em fábricas, cuja alta qualidade é garantida por sua estrutura, que inclui uma placa de estrutura, camadas de vapor e isolamento térmico, além de bases de maior resistência. A instalação deste material de cobertura é bastante simples e pode ser realizada independentemente da estação do ano e da temperatura ambiente: os painéis são simplesmente fixados entre si com a fita autoadesiva fornecida. A principal desvantagem deste material é seu custo bastante alto.

    telhado de telha
    telhado de telha
  7. Um dos materiais de cobertura mais práticos e atraentes externamente são as telhas, que diferem de outros materiais de cobertura em um grande número de características positivas, como maior resistência, resistência a todas as influências externas negativas, etc.A principal vantagem da telha é sua longa vida útil: como exemplo, podemos citar uma estrutura como o telhado de duas águas padrão de uma casa na Itália, na qual por 300 anos o material da cobertura nem foi danificado.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC