O têxtil é um material prático e versátil que se adapta perfeitamente aos interiores e permite decorá-los com cores e bom gosto. Os produtos têxteis podem ser usados nesse sentido de várias maneiras - desde costurar capas de móveis até a criação de elementos decorativos exclusivos.
Têxteis nas paredes
Muitas soluções interiores não envolvem cobrir as paredes com vários elementos adicionais: pinturas, painéis, tapetes, espelhos.Mas às vezes, pelo contrário, é necessário fazer com que o interior pareça “acabado”, e as tiras ou segmentos têxteis podem ajudar nisso, mas ao mesmo tempo devem estar em harmonia entre si: você deve escolher o esquema de cores certo e disponha os elementos têxteis de modo que pareçam apropriados.
A beleza do tecido na parede depende de sua fixação correta. Não permita que o tecido fique inchado e enrugado. O método mais simples de fixação envolve o uso de cravos, que são cravados a cada 10-15 centímetros. Ao mesmo tempo, não é necessário esticar muito o tecido: isso levará à deformação e distorção do padrão, se houver.
Substituição de portas e divisórias por têxteis
As portas interiores podem ser substituídas por folhas têxteis. Isso é especialmente verdadeiro para apartamentos pequenos, onde as portas de batente abertas “consomem” o espaço utilizável. Ao escolher esta opção, você deve estar preparado para sacrificar o isolamento acústico em favor da beleza. As partições de tecido não o salvarão dos sons da TV e da música de outras salas.
Outros casos de uso
Nas soluções de interiores, os têxteis podem ser utilizados de uma das seguintes formas:
- Elementos decorativos de malha. À venda você encontra "roupas" originais para cadeiras, luminárias e pequenos móveis. São produtos estilizados como roupas reais, que não só decoram o interior, mas também lhe conferem conforto e aconchego.
- Separe pedaços de tecido. Não é necessário criar elementos decorativos completos a partir de têxteis e investir muito trabalho nisso. Você pode usar pedaços de tamanhos arbitrários envolvendo-os nas costas de cadeiras, poltronas e camas e fixando-os em vários lugares com um grampeador.
- Capas para móveis. Esta é uma versão mais complexa da versão anterior.Dos tecidos, você pode costurar capas individuais completas para cada peça de mobiliário estofado, cadeira ou pufe. Esse trabalho pode ser feito de forma independente ou sob o pedido.
A vantagem dos têxteis no design de interiores é a capacidade de removê-los rapidamente e substituí-los se de repente essas soluções se tornarem antipáticas ou saírem de moda. Isso permite que você experimente muitas combinações diferentes, dependendo do seu humor ou ao substituir móveis antigos por novos. Em qualquer caso, os têxteis podem ser amplamente utilizados no design de quartos, independentemente do design original, e esse material ficará igualmente bem em um escritório, uma grande sala de estar ou um quarto infantil.
O artigo te ajudou?