Neste artigo, será considerado um telhado de quatro águas - o projeto, cálculo e disposição do sistema de treliças.
O telhado de quatro águas é uma estrutura de quatro águas, cuja base é um quadrilátero, a partir do qual quatro triângulos isósceles convergem para o ponto central superior. Esse dispositivo de telhado permite economizar em materiais de construção, pois não requer o arranjo de empenas. Ao mesmo tempo, a aparência do telhado permanece bastante atraente e estética.

Uma estrutura de telhado de quatro águas pode ser feita de forma independente, independentemente do tipo de edifício, embora a melhor opção seja um edifício com base quadrada.
O dispositivo de um telhado de quatro águas é um sistema bastante complexo e requer que o desenvolvedor tenha certos conhecimentos e habilidades. Antes de iniciar a construção de tal telhado, você deve executar com cuidado e competência todos os cálculos necessários.
Cálculo do telhado do quadril

O telhado de quatro águas inclui quatro inclinações, que são triângulos isósceles em forma. Se a base do telhado tiver formato quadrado, para calcular a área do telhado, basta calcular a área de uma inclinação e multiplicar por quatro.
Se a base for um retângulo, o primeiro passo é calcular a soma das áreas de dois retângulos diferentes e depois multiplicá-la por dois.
A área da inclinação, que é um triângulo isósceles, é calculada pela seguinte fórmula:
S=2x(bxh),
onde S é a área da inclinação, b é o comprimento da base do triângulo, h é sua altura. Depois disso, você também deve calcular a área das saliências das cornijas, que são trapézios isósceles. Para fazer isso, multiplique a altura dessa figura pela metade da soma dos comprimentos de suas bases.
Ao mesmo tempo, o dispositivo de telhado de quatro águas oferece duas opções para realizar cálculos:
- Usando a altura do cume, bem como o comprimento de toda a base telhados;
- Considerando o comprimento da perna da viga diagonal e o comprimento do perímetro da base.
Além disso, você também deve levar em consideração vários elementos adicionais que um telhado de quatro águas inclui:
- Vigas diagonais (inclinadas);
- Espiões;
- Racks;
- Mauerlat;
- Barras de apoio;
- Deite-se, etc
Aqui está um exemplo de auto-cálculo da área do telhado de quatro águas, levando em consideração os dados acima:
- As dimensões do edifício são 6x6 metros;
- A altura do cume é de 2,97 m;
- O comprimento da perna diagonal da viga é de 5,21 m;
- O ângulo de inclinação das encostas é de 35 °;
- A largura da saliência da cornija é de 60 centímetros.
De acordo com a primeira opção de cálculo, calculamos o comprimento da altura do triângulo: para isso, é utilizado o teorema de Pitágoras:
h2 = um2 – (b/2)2 = (5,21)2 – (6/2)2 = (4,24)2 m,
onde h é a altura do triângulo, a é o comprimento da inclinação, b é a largura da base. Além disso, usando a fórmula, você pode calcular a área de uma inclinação na forma de um triângulo, que será igual a 12,72 metros quadrados.
Devido ao fato de que a base sobre a qual o telhado de quatro águas é erguido é um quadrado, cujo lado é de 6 metros, a área resultante deve ser multiplicada por 4, como resultado obtemos uma área total do encostas, que é de 50,88 metros quadrados.
Em seguida, você deve calcular a área da saliência dos beirais. O comprimento da base menor do trapézio já é conhecido, é de seis metros. O cálculo do comprimento da segunda base é feito usando fórmulas bastante simples usadas para trapézios.
Como resultado dos cálculos, obteve-se o valor do comprimento, que é de 7,04 m, e a área será igual a 4,76 m2. Para calcular a área total de balanços, como no caso do próprio telhado, a área resultante deve ser multiplicada por quatro.
A área total do telhado de quatro águas é calculada somando as áreas resultantes e é igual a 50,88 + 4,76x4 = 69,91 m2.
sistema de treliça

Após realizar o cálculo da área da cobertura, procedemos ao cálculo dos elementos estruturais que compõem o sistema de cobertura treliçada.

Aqui deve-se ter em mente que para telhados de quatro águas podem ser utilizadas duas variantes do sistema de vigas - suspensas e inclinadas, selecionadas dependendo do tipo de fixação:
- Automontagem de um sistema suspenso é um procedimento bastante complicado e seu reparo com as próprias mãos pode levar muito tempo.
Este tipo de construção é mais utilizado se o edifício não tiver paredes internas e pontos de apoio. vigas localizado apenas nas paredes de suporte de carga do edifício. - A segunda opção, usada quando um telhado de quatro águas está sendo construído, é um sistema de caibros., caracterizado por um procedimento de instalação mais simples e baixo custo de fabricação.
Para a construção de tal estrutura, são necessárias uma parede de suporte de carga média e suportes colunares intermediários instalados em uma base de concreto armado.
Este sistema é mais utilizado na construção de telhados de quatro águas, cuja inclinação excede 40 °.
Vamos considerar com mais detalhes os principais elementos que incluem telhados de quatro águas erguidos de forma independente:
- Vigas inclinadas direcionadas do lado dos cantos das paredes - vigas apoiadas em uma extremidade no Mauerlat e na outra - nas pernas das vigas.
Este elemento carrega uma carga bastante significativa, pois os pardais dependem dele; - As rodas dentadas e o telhado são pernas encurtadas de vários vãos das vigas;
- Prateleiras e escoras usadas como suporte para pernas de caibro;
- Barras transversais utilizadas no caso de pernas apoiadas umas nas outras na área da cumeeira;
- Camas assentes em parede interior ou em postes de tijolos especiais e servindo de suporte para estantes e escoras;
Importante: a seção transversal mínima das colunas de sustentação dos canteiros é de 10x15 cm, devendo ser feita impermeabilização (enrolada) sob os próprios canteiros.
- Corridas - vigas localizadas paralelamente ao Mauerlat, cuja instalação depende de qual projeto é escolhido para pisos e paredes, ou seja, se há uma oportunidade de apoiá-los em algo;
- Sprengels, que são suportes adicionais para a construção de um telhado de quatro águas. Na maioria das vezes eles são feitos de madeira ou troncos.
Dependendo do material escolhido para a construção da casa, seu sistema de vigas sob o telhado de quatro águas pode ser baseado nos seguintes elementos:
- Em edifícios de estrutura de madeira - a guarnição superior;
- Em casas de pedra e tijolo - Mauerlat;
- No caso de cabanas de toras - as copas superiores.
A escolha das dimensões do telhado e a fabricação de vigas

Elementos como estantes, sistemas de caibros, escoras, travessas e outros de peso significativo são feitos com madeira da mais alta qualidade possível, na qual não deve haver nós.
A árvore deve ser bem seca, certificando-se de que não haja rachaduras, cuja profundidade exceda 1/4 do comprimento de toda a viga.
Útil: é mais aconselhável usar madeira de coníferas para a instalação desses elementos, que tenha resistência e resistência suficientes a vários efeitos dinâmicos e mecânicos no telhado.
As vigas sobre as quais o telhado de quatro águas é erguido podem ser compostas ou emparelhadas:
- As vigas compostas incluem duas placas que são afastadas por uma distância igual à espessura do forro (1-2 alturas da placa).
Nesse caso, deve-se levar em consideração que a distância entre os forros individuais pode chegar a sete vezes a altura da própria prancha, podendo ser instalada uma única prancha de madeira na parte superior. - emparelhado vigas feito de tábuas, entre as quais não deve haver lacunas. Normalmente, esse tipo de caibro é usado no processo de fabricação de elementos oblíquos diagonais junto com vigas e toras.
As seções de vigas individuais podem ser influenciadas por vários fatores:
- Passo da viga;
- O ângulo do telhado;
- Carga de neve;
- Tamanho do vão, etc.
Considere também os valores dos principais parâmetros utilizados na construção de um telhado de quatro águas:
- O comprimento das pernas das vigas é inferior a 3 metros: o passo das vigas é de 110 a 135 cm, a espessura e a largura da tábua são de 10 e 8 cm, o diâmetro da tora é de 10 cm;
- O comprimento das pernas das vigas é de 3 a 4 metros. O passo das vigas é de 140 a 170 cm, a espessura e largura da tábua é de 9 e 10 cm, o diâmetro das toras é de 15 cm;
- O comprimento das pernas das vigas é de 4 a 5 metros. O passo das vigas é de 110 a 135 cm, a espessura e a largura da tábua são de 8 e 20 cm, o diâmetro das toras é de 20 cm;
- O comprimento das pernas das vigas é de até 6,5 M. O passo das vigas é de 110 a 140 cm, a espessura e largura da tábua é de 12 e 22 cm, o diâmetro da tora é de 24 cm;
- As dimensões do material para a fabricação de corridas: uma tora com diâmetro de 16 cm ou uma barra com seção de 10x5 cm;
- Dimensões do material utilizado para a fabricação do Mauerlat: diâmetro da tora - 12 cm, seção da viga - 10x5 cm;
- O material utilizado para escoras, travessas e estantes: o diâmetro da tora é de 12 cm, a seção transversal da viga é de 10x5 cm.
Importante: ao mesmo tempo, é necessário unir os ramos em uma corrida, e o comprimento de todas as pernas da viga deve ser o mesmo.
O ângulo de inclinação dos telhados de quatro águas costuma ser de 40 a 60 °, mas dependendo do material de cobertura escolhido, o valor pode ser ligeiramente diferente:
- O ângulo de inclinação das telhas é de 30-60°;
- Para chapas e materiais de fibrocimento - 14-60 °;
- Quando coberto com materiais em rolo - de 8 a 18 °.
O procedimento para a construção de um telhado de quatro águas

Convencionalmente, o processo de construção de um telhado de quatro águas pode ser dividido em várias etapas principais:
- Projeto e cálculo de telhado;
- Seleção e aquisição dos materiais necessários com dimensões e características adequadas;
- Colocar uma viga de suporte (Mauerlat) sob os pés das vigas ou em todo o comprimento da casa:
-
- No caso de uma casa de tijolos, é aconselhável colocar um Mauerlat na superfície interna das paredes, e entre ele e a parede é colocado um material impermeabilizante, por exemplo, material de cobertura, e montada uma grade para evitar a flacidez de as pernas das vigas;
- No caso de uma casa de madeira, o papel do Mauerlat pode ser atribuído à parte superior da casa de toras.
- Na parte superior da estrutura treliçada, um lance (viga de suporte) que suporta as vigas é colocado paralelamente à viga de suporte.
Importante: a distância entre a placa de potência e a corrida não deve exceder 4,5 m.
- Nas encostas de um telhado de quatro águas, são montados suportes, escoras e suportes diagonais para resistir às cargas de vento das laterais das empenas;
Útil: os laços diagonais são geralmente feitos de tábuas de 25 a 45 cm e pregados na base das pernas da viga.
- O telhado de quatro águas é isolado pela colocação de vapor e impermeabilização e, em seguida, coberturas.
Este artigo apresenta as características de projeto, os principais parâmetros e métodos de cálculo do telhado de quatro águas, bem como os valores dos principais indicadores utilizados em sua construção. O uso do conhecimento adquirido no artigo deve facilitar muito o processo de construção de um telhado de quatro águas com as próprias mãos.
O artigo te ajudou?