Este artigo é sobre o aquecimento do telhado. Descobriremos por que os sistemas correspondentes são necessários e como eles são organizados.
Além disso, temos que descobrir exatamente onde os elementos dos sistemas de aquecimento são montados e em quais valores de potência térmica podemos nos basear ao projetá-los.

Por que é necessário
Um dos atributos usuais da paisagem urbana de inverno e primavera são pingentes de gelo maciços pendurados na borda do telhado e nas calhas. De onde eles vêm?
Existem duas razões para sua aparência:
- Degelos e períodos de entressafra são caracterizados por flutuações diurnas na temperatura do ar próximas de zero.Durante o dia ao sol, a neve derrete intensamente, à noite congela.
- Para os chamados telhados "quentes" são caracterizados por derreter neve mesmo em temperaturas baixas (até -10C). O motivo do aquecimento excessivo do telhado é o vazamento de calor do sótão ou do sótão sob ele.
Na verdade, é com o gelo do telhado que todos os sistemas de aquecimento são projetados para lutar: eles derretem o gelo e fornecem um escoamento desimpedido da água derretida.
O que há de errado com gelo no telhado?
- A consequência mais óbvia da formação de gelo é o perigo de pingentes de gelo caindo e crescimentos de gelo. A queda de um pedaço de gelo com pontas afiadas de uma altura de quinze a vinte metros pode, você sabe, causar muitos problemas.
- Drenos congelados geralmente quebram sob o peso do gelo. Isso não é apenas perigoso para os transeuntes: a restauração de calhas custa muito dinheiro.

Atenção: a remoção de uma grande massa de neve do telhado também pode danificar a seção horizontal do dreno.
Para resolver esse problema, os retentores de neve são montados nas encostas do telhado - obstáculos artificiais instalados ao longo da encosta.
- Tampões de gelo nos ralos impedem a drenagem da água, que como resultado flui sob os elementos do telhado colocados com uma inclinação.
- Finalmente, como você sabe, a água se expande quando se solidifica.. Quando isso acontece nos poros e rachaduras de um telhado macio, entre elementos de uma telha, ardósia ou revestimento metálico, o resultado é previsível: mais cedo ou mais tarde teremos um vazamento.
A solução óbvia é limpar periodicamente os telhados. A solução, no entanto, não é perfeita: trabalhar em altura quando o telhado está congelado é extremamente perigoso e o próprio telhado é bastante fácil de danificar.
O dispositivo de sistemas de aquecimento
Apesar da iniciativa do prefeito de São Petersburgo de cortar os crescimentos de gelo com um laser, essa ideia não se enraizou. Ele confirmou seu direito de existir por muitos anos de prática usando um esquema muito mais simples de implementar - colocando um cabo de aquecimento hermeticamente isolado em todas as áreas problemáticas.
A corrente elétrica que flui através de um condutor de alta resistência fornece aquecimento da casca - fraca, absolutamente segura para qualquer telhado, incluindo feltro, mas suficiente para derreter gelo e neve.
Zonas de empilhamento
Onde são instalados os sistemas de aquecimento do telhado?
- Ao longo da borda do telhado. O cabo de aquecimento evita a formação de gelo: eles se transformam em água e são removidos inofensivamente pelas calhas. O elemento de aquecimento pode ser colocado em uma linha ao longo da borda ou em uma cobra.

Útil: o cabo colocado na borda da encosta é frequentemente protegido contra danos acidentais e detritos com chapa de aço galvanizado e outros materiais de cobertura com condutividade térmica suficientemente alta. A solução é bastante racional, mas parte do poder é desperdiçado.
- 22222222 Os próprios drenos, é claro, também precisam de aquecimento - seções horizontais e verticais. Caso contrário, o congelamento gradual da água reduzirá rapidamente sua folga para zero.
- Outro local problemático são os vales (cantos internos entre encostas adjacentes). E lá, muitas vezes se formam crescimentos de gelo que são perigosos para a condição do telhado.

Tipos de cabo
Se o princípio de operação for o mesmo para todos os cabos de aquecimento, então, em detalhes, seu dispositivo pode diferir bastante.
Resistivo
Essa implementação é a mais simples: um ou dois núcleos condutores são protegidos por isolamento - esse é o dispositivo inteiro.
O cabo de aquecimento resistivo é bastante barato; porém, na hora de comprá-lo, vale a pena considerar algumas nuances.
- O cabo de dois núcleos tem um comprimento fixo e é selecionado de acordo com a potência elétrica necessária. Você não pode cortá-lo: você privará o elemento de aquecimento do jumper entre os dois núcleos e não será fácil restaurá-lo mantendo o aperto.
- Quando o comprimento de um cabo unipolar muda, sua resistência elétrica também muda e, depois disso, a corrente em tensão constante e o grau de aquecimento.
- O cabo resistivo aquece com uma potência constante ao longo de todo o comprimento. Se se sobrepor (por exemplo, quando cai uma grande quantidade de neve e a fixação é danificada), pode queimar.
Auto-ajustável
Este tipo de aquecedor é visivelmente mais caro; no entanto, suas qualidades mais do que compensam a diferença de custo. Como é feito um cabo auto-regulável?
Dentro da trança hermética, dois fios condutores de corrente são separados em todo o seu comprimento por um inserto feito de uma mistura de polímero com alto coeficiente de expansão térmica e pó de carvão.

Quando aquecido, o inserto se expande; ao mesmo tempo, devido ao aumento da distância entre as partículas de carvão condutor, sua resistência aumenta e a corrente que flui através dela diminui. Em seguida, a potência térmica desta seção também diminui. No resfriamento, o processo é invertido.
O que obtemos graças a esse dispositivo?
- Lucratividade. O cabo esquenta mais onde está frio. Áreas quentes reduzem significativamente o consumo de energia.
- Tolerância ao erro.Com uma sobreposição ou apenas um bom isolamento térmico, a seção do cabo simplesmente para de aquecer.
poder específico
Quais valores de energia elétrica devem ser guiados?
- Para uma superfície de telhado com bom isolamento térmico, uma potência de 250-350 W / m2 é suficiente.
- Para um telhado “quente”, a potência específica sobe para 400 W / m2: forma-se muito mais gelo nele.
- Para calhas de telhado com bom isolamento térmico, a necessidade de energia térmica é de 30 a 40 watts por metro linear.
- Os telhados “quentes” têm mais valores: 40-50 watts para calhas de plástico e 50-70 para metal.

Observação: não tenha medo do consumo excessivo de energia. O aquecimento do telhado funciona em média não mais do que três semanas por ano. Ao usar cabos autorregulados e sistemas de controle térmico, o consumo médio de energia é muito menor do que o nominal.
Conclusão
Vamos supor que nosso conhecimento de um sistema de aquecimento incomum ocorreu. O vídeo deste artigo oferece informações adicionais sobre esse tópico. Boa sorte!
O artigo te ajudou?