No inverno, a formação de gelo nos telhados pode representar um perigo significativo para a vida e a saúde humana. Este artigo falará sobre como é realizado o aquecimento do telhado, quais equipamentos são utilizados e como esses equipamentos são instalados.
Pingentes de gelo nos telhados são o resultado do chamado cruzamento zero frequente, quando no inverno muitas vezes muda de um dia positivo para uma noite negativa.
Independentemente do tipo de telhado, o aquecimento é necessário para evitar a formação de pingentes de gelo que ameaçam seriamente a vida e a saúde das pessoas que passam sob eles.
A formação de pingentes de gelo nos telhados, bem como a ocorrência de gelo nas calhas durante a estação fria, é uma ocorrência comum para as condições climáticas do nosso país. A principal razão para o aparecimento desses processos é a liberação de calor do interior do edifício através do telhado.
Os seguintes fatores podem contribuir para isso:
- transições frequentes através de temperatura zero do ar;
- estruturas de telhado complexas;
- erros cometidos ao projetar o espaço sob o telhado;
- erros de cálculo cometidos durante a construção de edifícios;
- economia excessiva na construção do telhado.
Além do risco para os transeuntes, o gelo e o gelo criam outros problemas, como: aparecimento de goteiras no telhado; o efeito destrutivo na formação de gelo resultante do congelamento da água em várias rachaduras e rachaduras; carga aumentada no telhado e sistema de suporte de carga do edifício, etc.
Para combater a ocorrência de gelo e gelo nos telhados, os seguintes métodos são usados atualmente:
- A limpeza mecânica de telhados, que é o método mais comum, mas apresenta várias desvantagens. Por exemplo, isso requer a manutenção de toda uma equipe de funcionários especialmente treinados, bem como o uso de vários veículos especiais durante o trabalho, como plataformas aéreas para o trabalho. no próprio telhado, o que causa o fechamento de rodovias e calçadas para pedestres. Além disso, esse método pode causar danos ao próprio telhado e a seus outros elementos, incluindo calhas, e também representa um certo perigo para as pessoas envolvidas na limpeza do telhado.
- O aquecimento de telhados e calhas é um método mais moderno e seguro de se livrar de pingentes de gelo e gelo.No caso do equipamento correto do sistema de aquecimento, esse método apresenta várias vantagens em relação ao primeiro método. A principal desvantagem é o consumo significativo de energia elétrica, que, no entanto, pode ser reduzido quase pela metade com o uso de um sistema de controle automático.
- Outro método de dispositivo telhados sem gelo e o gelo é o uso de sistemas de impulso elétrico, menos comuns que os sistemas de derretimento de neve. A instalação desses sistemas é um empreendimento bastante caro, mas durante a operação eles consomem muito menos eletricidade do que o aquecimento do telhado por cabo. A desvantagem dos sistemas de impulso elétrico é a capacidade de proteger apenas as bordas do telhado de gelo e gelo, enquanto os canos e as bandejas permanecem desprotegidos.
- A forma menos popular devido ao seu alto custo, curta duração e várias dificuldades no processo de inscrição no telhado e seu uso posterior é o uso de emulsões especiais para combater o congelamento.
Sistema de aquecimento de cabo de telhado

Onde: 1- canos de esgoto; 2-calhas de drenagem; 3 bandejas para coleta de água; 4 funis e a área ao redor deles; bandeja de 5 guias; 6-endova; 7-canhão de água; 8-cornija; 9-conta-gotas; 10- telhado plano; 11-área de captação da sarjeta; 12-área de aquecimento de entrada; 13-borda do telhado; 14-guarda de neve.
Para evitar o aparecimento de pingentes de gelo, não é necessário aquecer totalmente o telhado - basta colocar o cabo de aquecimento nos locais onde o aquecimento é mais necessário.
O diagrama mostra as áreas mais problemáticas de qualquer tipo de telhado, onde a instalação de um sistema de derretimento de neve é apropriada.
Na maioria das vezes, se o cabo de aquecimento para o telhado for instalado nas áreas marcadas no diagrama, será suficiente proteger as bordas do telhado e os tubos de descarga e bandejas do aparecimento de pingentes de gelo e gelo.
O sistema de cabo de aquecimento do telhado inclui os seguintes elementos:
- Cabo de aquecimento do telhado, cuja potência pode ser linear constante, variando de 20 a 30 W / m, ou auto-regulável, ou seja, mudando de acordo com as mudanças nas diversas condições externas;
- Elementos especiais que servem para fixar cabos de aquecimento a elementos de cobertura, bem como calhas e retenção de neve;
- Rede de distribuição, incluindo cabos de energia, bem como caixas que distribuem a tensão de alimentação e conectam os cabos de aquecimento à rede
- Elementos que efectuam o controlo e gestão automática do funcionamento do sistema de aquecimento de caleiras e coberturas. Eles incluem um sensor de temperatura ambiente, um sensor de precipitação, um sensor de água derretida e um controlador de temperatura.
- Equipamentos de partida e regulagem, que fazem parte do gabinete de controle do sistema, incluindo acionadores magnéticos e interruptores automáticos de proteção que fornecem tensão ao cabo que aquece o telhado plano.
Instalação de um sistema de aquecimento de telhado

Onde: 1. Controlador de temperatura RT330; 2. Controlador de temperatura RT220; 3. Fonte de alimentação do sensor de precipitação; 4.Sensor de temperatura do ar TST01 para PT220; 5. Sensor de temperatura do ar TST05 para PT330; 6. Sensor de precipitação TSP02; 7. Sensor de água TSW01
A instalação de um sistema de aquecimento de telhado começa com a montagem do cabo de aquecimento de telhado em seções prontas para instalação. Para isso, é amarrado com grampos especiais.
Em seguida, as seções resultantes são colocadas em bandejas, que são abaixadas em tubos e dispostas ao longo da borda do telhado com uma cobra, após o que são fixadas com rebites, tiras e grampos especiais.
Em seguida, a rede de distribuição é montada desde o local de instalação do gabinete que controla automaticamente o sistema de aquecimento até os locais de instalação das caixas de distribuição, que são preferencialmente instaladas a uma distância mínima dos acoplamentos dos cabos de aquecimento.
Importante: os locais de instalação das caixas e do armário devem ser planejados com antecedência para evitar dificuldades na implantação da rede de distribuição.
A etapa final é a instalação de um gabinete para controle automático do sistema de aquecimento do telhado e sua conexão com a rede de distribuição previamente instalada.
Após a conclusão da instalação, é imprescindível realizar os procedimentos de comissionamento previstos nos requisitos e normas do Capítulo 1.8 da PUE:
- Meça a resistência de todos os cabos usados (cabos de energia, aquecimento e controle);
- Medir a resistência dos núcleos dos cabos de aquecimento que conduzem corrente e esclarecer sua conformidade com os valores especificados no passaporte;
- Execute um teste de aterramento do sistema;
- Meça os parâmetros nos quais os dispositivos que desligam o sistema de aquecimento para fins de proteção são acionados;
- Meça o loop de fase zero;
- Verifique o correto funcionamento do sistema de controle automático;
Com base nos resultados do comissionamento e comissionamento, é elaborado um relatório técnico, após o qual é possível iniciar a operação do sistema de aquecimento do telhado.
O princípio de operação do controle automático do sistema de aquecimento do telhado

Caso a temperatura ambiente caia dentro da faixa de operação, o relé K1 é acionado, o que remove o bloqueio dos circuitos de controle de carga.
Se o temporizador, que liga o aquecimento quando a temperatura entra nessa faixa, foi ativado, o aquecimento do telhado é iniciado pelo período de tempo especificado pelo temporizador, após o qual o sistema desliga e o dispositivo monitora os sensores de precipitação e água.
Em caso de precipitação, são ligados os modos de aquecimento do telhado e das bandejas, pelos quais os relés K2 e K3 são responsáveis, após o término da precipitação, com a ajuda do relé K2, o aquecimento do telhado é desligado, mas o aquecimento do as bandejas continuam, aquecendo os tubos até que o sinal desapareça do sensor de água derretida.
Além disso, o aquecimento de tubos e bandejas continua funcionando por algum tempo durante o tempo de atraso definido pelo temporizador embutido, após o qual o sistema é desligado.
O artigo te ajudou?