A maioria das perguntas surgem durante a instalação do telhado. Agora falaremos sobre como fazer um bolo de cobertura e como isolar o telhado de uma casa.
Quase sempre, é necessário não só trocar o material da cobertura, que passou a deixar passar as chuvas, mas também substituir o sistema de treliça, já que o telhado não estava devidamente isolado, o que levou ao apodrecimento do sistema de treliça, que ficou inutilizável .
A razão é que como isolamento de telhado agora é usada lã mineral, produzida por quase todos os fabricantes.
Para isolar o telhado, ele deve ser colocado corretamente. Caso não seja colocado corretamente, a umidade penetrará nele, o que causará um debate sobre as estruturas de madeira.
Esse telhado ficará inutilizável em cinco anos, mas não reterá mais o calor em três a quatro meses, após o acúmulo de umidade.
É necessário fazer o isolamento corretamente mesmo quando o sistema de caibros está sendo feito. É verdade que se for planejado fazer um telhado “frio”, nada complicado está previsto.

Você só precisa encher a caixa no sistema de treliça e depois o material de cobertura. A impermeabilização pode ser cercada ao longo das vigas. No mesmo caso, se você deseja fazer isolamento de telhado de alta qualidade, precisará de uma caixa especial.
Vamos considerar tudo em ordem:
- Após a instalação de todas as pernas do caibro, será necessário fazer uma caixa interna, cujo degrau deve ser de 15 a 30 cm, a caixa será o fixador do isolamento. Depois disso, o isolamento deve ser colocado do lado de fora em uma ou duas camadas, prestando atenção especial para garantir que as juntas sejam pressionadas firmemente contra as vigas, também é necessário verificar se não há furos passantes. Após a colocação do isolamento, deve-se revestir com impermeabilizante por fora, que é desenrolado de um rolo e pregado nas vigas com grampos, fazendo uma pequena dobra.
- Preste atenção para não confundir as laterais das membranas, já que a camada superior é impermeável e não deixa passar água, enquanto a inferior permite a passagem de umidade e vapor. As camadas devem ser colocadas com uma sobreposição de 2 a 5 cm, devendo ser feito um pequeno orifício de ventilação na cumeeira, que deve ter todo o comprimento da cumeeira. Isso fornecerá ao ar uma tração adicional, o que permitirá que o ar sopre através da umidade que se acumula sob o teto.
- Após o assentamento da membrana nos caibros, será necessário fazer outra cavidade para ventilação, para isso deverá ser preenchida uma barra com seção de 50 por 50 mm ou 25 por 50 mm. Você pode fazer isso com várias peças com comprimento de 1,5 a 2 metros. No topo das barras é enchido um caixote, localizado transversalmente aos caibros, com espaçamento de 15 a 30 cm.
- Não custa tratar a caixa com uma barra com anti-séptico. Tendo aprendido isso, você nunca terá dúvidas sobre como isolar o telhado.
- Graças a esta lacuna, o condensado e toda a umidade secarão não apenas na membrana, mas também no sistema de vigas. Em seguida, o material de cobertura é colocado na caixa: chapa ondulada ou telha metálica.
Ao seu cuidado! Por dentro, uma barreira de vapor é fixada na caixa, isso é feito para evitar a entrada de vapor emanado da sala no isolamento. Não é necessário fazer uma caixa de tábuas, você pode usar uma corda de náilon, que é pregada nas vigas por dentro, você também pode puxar uma barreira de vapor ao longo das vigas e depois encher a caixa.

Após a conclusão da barreira de vapor, será necessário preencher as vigas com uma seção de 20 por 30 mm ao longo das vigas e, a seguir, preencher o revestimento interno delas: fortim, compensado ou forro. Graças a essa lacuna, o revestimento interno vai secar.
Ao mesmo tempo, a membrana deve ser posicionada de forma que fique pendurada na parte inferior do telhado, enquanto deve encaixar de forma que a condensação e a umidade possam escoar para a calha, e não para o isolamento. aqui acabou isolamento do telhado do sótão!
É esse método que responde à pergunta: como isolar adequadamente o telhado e, fazendo tudo conforme descrito acima, você não precisa se preocupar se a umidade é absorvida pelo isolamento e o sistema de vigas não fica molhado e não vai começar a apodrecer.
Agora vamos falar sobre como isolar o telhado da casa. Ao escolher o material certo para isolamento, você pode reduzir os custos de aquecimento, além de criar aconchego e conforto na casa.
Vejamos os materiais mais usados para isolamento:
- Lã de pedra ou mineral
Este material é uma fibra obtida a partir de silicatos fundidos de escórias metalúrgicas, rochas ou ambas. O algodão é apresentado em rolos e placas.
Quanto ao sortimento, é muito amplo, possui muitas posições diferentes, que na maioria das vezes diferem entre si em densidade e tamanho.
- lã de vidro

É também um material fibroso, representado pela fibra mineral, fabricado com as mesmas tecnologias da lã mineral.
Para criá-lo, são utilizadas as mesmas matérias-primas utilizadas para fazer vidro simples ou resíduos para a indústria vidreira. Sua gama também é representada por placas e rolos, e difere em densidade, condutividade térmica e tamanho.
Vale ressaltar que também existe lã de vidro com densidade de 200 kg por m3, mas geralmente é entregue sob encomenda.
- isopor ou isopor
Este isolamento de telhado é um plástico que tem muitas bolhas de ar.
É produzido exclusivamente em lajes e refere-se a materiais combustíveis que diferem em densidade e grupo de inflamabilidade.
- Poliestireno expandido extrudado
Esse material é feito por extrusão e incorpora um grande número de células que são fechadas e, portanto, não ganham umidade. Este material é produzido em placas e é caracterizado pela combustibilidade e densidade.

Certamente agora você quer perguntar: qual é a melhor maneira de isolar o telhado? Tudo depende das suas preferências. Mas, para ajudá-lo a escolher como isolar o telhado, observamos o seguinte:
- Todos os tipos de isolamento de algodão têm bom isolamento acústico e são capazes de amortecer o ruído aéreo. Os poliestirenos expandidos não são capazes de amortecer o ruído, mas não requerem isolamento acústico adicional.
- Não permita que as almofadas de algodão se molhem. Depois de absorver 2%, seu isolamento térmico é reduzido em 50%. Caso haja possibilidade de penetração de umidade, é preciso cuidar não só do isolamento do telhado, mas também do vapor e da impermeabilização.
- Ao armazenar tais materiais, atenção especial deve ser dada para garantir que eles não sejam expostos à umidade. Ao comprá-los, atenção especial deve ser dada à integridade da embalagem.
- Muitas vezes nas características você pode encontrar um termo como "hidrofobicidade", o que implica que o material é capaz de "repelir" a água. Se esse termo for encontrado no isolamento de algodão, isso significa que suas fibras não absorverão a umidade. E é verdade. As fibras não irão absorver umidade, enquanto o ar que está presente entre as fibras sim. É por isso que é melhor prestar atenção ao coeficiente de absorção de água.
Dica Antes de decidir como isolar o telhado, você precisa decidir qual material você precisa: combustível ou não.
Deve-se notar que os poliestirenos expandidos são materiais combustíveis e pertencem a diferentes grupos de combustibilidade dependendo do tipo. Ao escolher esse material, é melhor comprar um que tenha um grupo de inflamabilidade G1 (são 4 no total).
Isso significa que o material parará de queimar imediatamente após a remoção da fonte de fogo, ou seja, não suportará a combustão de forma independente.
Talvez isso seja tudo, a única coisa é que, se algo permanecer incompreensível para você, você verá claramente como isolar o telhado - um vídeo desse processo não é difícil de encontrar na Internet.
O artigo te ajudou?