Tipos de telhados de casas: estruturas inclinadas, inclinadas, mansarda, quadril, meio quadril e tenda

 

tipos de telhadosQuando você caminha por uma cidade ou vila moderna, olhando para as casas ao seu redor, involuntariamente presta atenção nos telhados dessas casas. O design dos edifícios modernos é agradável à vista, e vários tipos de telhados e mansardas contribuem para a variedade de formas. Mas, basicamente, diz respeito a edifícios dos últimos anos de construção. As casas construídas há 20 anos ou mais não se entregam a uma variedade de formas e telhados.

Existe um grande número de tipos e formas de estruturas de telhado, que geralmente determinam não apenas o design do edifício, mas também fornecem funcionalidade adicional.

O telhado pode não apenas proteger a casa e seus habitantes da precipitação, mas também aumentar significativamente a área habitável.

Dica Na hora de escolher o tipo de telhado, deve-se levar em consideração não só a beleza, embora isso seja importante, mas também as características funcionais de determinados tipos de telhado. Vejamos quais tipos de telhados existem e qual é a peculiaridade de cada tipo.

O primeiro parâmetro pelo qual os telhados são classificados é o ângulo de inclinação das encostas.

  1. Um telhado inclinado é o tipo de telhado mais simples que não requer grandes investimentos financeiros. O próprio nome fala da forma do telhado - é um telhado plano apoiado em paredes da mesma altura e, portanto, praticamente não forma uma inclinação. Os telhados planos devem ter um ângulo de inclinação de 2,5-3% em relação ao horizonte. Esses telhados têm uma grande desvantagem porque, devido ao pequeno ângulo de inclinação, a precipitação se acumula na superfície do telhado, o que mais cedo ou mais tarde leva a vazamentos no telhado. A neve de telhados deste tipo deve ser removida manualmente. Essa estrutura de telhado praticamente não é usada para a construção de casas particulares, mas é frequentemente usada na construção de velas de vários andares, garagens e dependências. A vantagem de tal telhado é a possibilidade de usar a superfície do telhado. Nesse telhado, você pode organizar uma piscina com espreguiçadeiras, um jardim de flores, um campo de golfe e muito mais, para os quais basta apenas sua imaginação e resistência das estruturas de suporte.
  2. Os telhados inclinados são mais usados ​​​​na construção de chalés e casas particulares. O ângulo de inclinação da inclinação do telhado deste tipo começa em 10% ou mais. Os telhados inclinados lidam facilmente com a precipitação, reduzem a pressão da neve no telhado.
Leia também:  Roof Sudeikin: características de design
formas de telhado
telhados inclinados

Estruturalmente, os telhados são divididos em:

  1. sótão (separado da sala principal), que também são divididos em frios e isolados;
  2. não sótão (combinado com a sala principal, as estruturas de suporte do telhado são o piso do último andar). Os telhados do sótão também são divididos de acordo com o método de ventilação em:
  • ventilado;
  • não ventilado;
  • parcialmente ventilado.

De acordo com as condições de uso, os telhados são divididos em operados e não operados.

Além disso, a divisão das coberturas por tipo é influenciada pelas formas geométricas das coberturas.

  1. Telhados de galpão são telhados que consistem em um plano. O sistema de treliças repousa sobre paredes externas em diferentes alturas, que formam uma inclinação. Esses telhados são bons para dependências. Eles são fáceis de construir, não requerem investimentos financeiros sérios, uma ampla gama de materiais é adequada como material de cobertura para esse tipo de telhado. Por exemplo: ardósia, telha, perfil metálico, telha metálica, ondulina, feltro para telhados. Os telhados de galpão lidam efetivamente com a precipitação, a neve praticamente não permanece na superfície do telhado. Além disso, tudo flui em uma direção, o que facilita a tarefa de colocar esgotos pluviais. A desvantagem desses telhados é a falta de espaço no sótão, bem como a falta de espaço para a criatividade do design.
  2. Telhados de duas águas - esta forma de telhado é freqüentemente usada no projeto de casas particulares. Tal telhado consiste em duas inclinações que se encontram nas paredes de suporte de carga na mesma altura. Este tipo de telhado também é chamado de empena. O espaço entre as duas encostas, chamado de empenas (pinças), tem uma forma triangular. Esse telhado é mais difícil de construir do que um telhado inclinado, mas muito mais fácil do que todos os outros tipos de telhados.

Sua atenção! O telhado de duas águas é confiável em operação, lida bem com chuvas fortes e nevascas. Suporta fortes cargas de vento.

tipos de telhados
Banheira com telhado inclinado

Externamente, parece bastante interessante e muito mais atraente do que um telhado inclinado. Na aparência, o telhado de duas águas é conhecido por nós dos contos de fadas - este é o telhado da torre. O design desse telhado permite o uso de vários materiais de cobertura.

  1. Os telhados de mansarda são um tipo de telhado de duas águas. A diferença fundamental está na linha quebrada das próprias inclinações do telhado. Esse telhado também é chamado de "quebrado". As inclinações do telhado "quebram" em diferentes ângulos. Graças a esta quebra, o volume e a área útil do espaço do sótão, que é utilizado como espaço habitacional e é denominado sótão, aumenta significativamente. Daí o nome desse tipo de telhado - telhado de mansarda. As empenas desse telhado têm a forma de um pentágono. O design do telhado inclinado tem recursos, mas é construído de forma rápida e simples. Este tipo de telhado é muito utilizado na construção de casas de campo ou casas particulares. Para este telhado, o isolamento térmico é de grande importância, uma vez que o sótão é construído em um telhado de duas águas. Portanto, a temperatura na própria sala dependerá muito da disponibilidade e qualidade do isolamento térmico. Qual deve ser a altura do telhado com sótão? Deve-se notar que a altura do teto é recomendada não inferior a 2,2 m na sala de estar. Os materiais para o telhado de mansarda serão os mesmos do telhado de duas águas.
Leia também:  Pintura do telhado: atualizando o design da casa

Telhado de quadril.

Telhados de quadril são telhados com quatro inclinações. Além disso, dois deles têm a forma de um trapézio isósceles e os próximos dois são de forma triangular. As encostas triangulares estão localizadas nas laterais das empenas e são chamadas de quadris. Elementos idênticos, é claro, são opostos um ao outro. Para tal telhado, é utilizada uma estrutura com vigas e aperto duplo.A forma de tal telhado contribui para a rápida descarga de água e neve do telhado. Os ângulos de inclinação do clássico teto de quatro águas são bastante acentuados e chegam a 45º. Ao mesmo tempo, resiste muito bem aos fortes ventos do norte.

Um telhado de quatro águas, devido ao ângulo de inclinação acentuado, deve ser equipado com calhas. É preferível confiar a instalação de tal telhado a especialistas, pois aqui é utilizado um complexo sistema de treliças que requer precisão e precisão. Os materiais do telhado podem ser muito diferentes, leves e pesados. Deve-se ter em mente apenas que os telhados pesados ​​​​duram mais tempo, estabilizam melhor o próprio telhado e têm um bom isolamento acústico. Mas esses telhados pesados ​​requerem um sistema de treliça reforçada. Telhados de quadril são usados ​​​​principalmente nas regiões do sul.

Os telhados semi-quadris são telhados de quatro águas com inclinações triangulares truncadas, enquanto estão localizados em um ângulo de inclinação menor do que as inclinações trapezoidais. Esses telhados são construídos principalmente em áreas ventosas.

 

Projeto de casa com telhado de quatro águas
Projeto de casa com telhado de quatro águas

Telhados de quadril são um tipo de telhado de quadril, mas a casa é baseada em um quadrado ou qualquer polígono regular, então todas as quatro ou mais inclinações são de forma triangular e convergem em um ponto superior. Esta forma de telhado tem uma bela aparência piramidal e é uma decoração da casa. Instalar um telhado de quatro águas é tão difícil quanto instalar um telhado de quatro águas devido ao complexo sistema de treliças.

Telhados de várias águas
Telhados de várias águas

Telhados de duas águas - esses telhados são utilizados na construção de casas de forma poligonal complexa com dependências e sótãos laterais. Esses telhados são ricos em cantos internos (vale) e externos. A instalação de tal telhado é complicada e requer construtores qualificados. A aparência de tal telhado sempre se distingue pela beleza e originalidade.

Leia também:  Opções de telhado de casa: tipos e tipos, design e dispositivo
Telhados abobadados, cônicos e abobadados
Telhados abobadados, cônicos e abobadados

 

Telhados de cúpula - agora ganharam popularidade entre os arquitetos na construção de casas abobadadas. Essas casas são interessantes porque as paredes representam apenas 1/5 da altura de toda a casa e 4/5 é o telhado abobadado. Ainda tais telhados são usados ​​para organizar a sobreposição de todo ou parte do edifício. Esses telhados são montados a partir de elementos de estrutura curvada e, via de regra, materiais macios (material de cobertura, stekloizol, telhas betuminosas) ou materiais flexíveis - aço galvanizado, telhas de plástico são usadas como coberturas.

Acima, listamos longe de todos os tipos de telhados usados ​​\u200b\u200bpor designers e construtores modernos. Os telhados das casas, mesmo na mesma aldeia, já surpreendem pela variedade de formas, cores e materiais.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC