Para se sentir confortável e aconchegante em uma casa construída, vale a pena dar atenção especial a uma questão como o isolamento do telhado por dentro. Esta questão é bastante importante e, portanto, requer muita atenção.
Segundo os especialistas, é necessário isolar o telhado quando a cobertura ainda não foi instalada no telhado.
Por que exatamente? Porque é mais fácil de fazer e há uma pequena chance de a instalação ser feita incorretamente. No entanto, essa opinião é típica apenas em teoria.
Às vezes é difícil fazer isso na prática. Na verdade, o clima também pode afetar o processo. Todo o sistema de caibros, assim como o isolamento, pode molhar, pois devem ser deixados abertos por um tempo.

Naturalmente, o isolamento térmico do telhado de tal situação pode ser significativamente afetado. É por isso que, na maioria das vezes, é necessário isolar o telhado por dentro. Quando a instalação do telhado já estiver feita.
Para que o telhado seja devidamente isolado, é necessário levar em consideração algumas regras simples, bem como levar em consideração algumas das nuances dessa questão. Vamos falar sobre isso em particular.
- Ao construir um telhado, o isolamento térmico é um problema bastante sério e cada projeto prevê aberturas de ventilação. É muito importante que durante a instalação essas mesmas lacunas não sejam bloqueadas. Se uma membrana de superdifusão for usada durante o trabalho, é muito importante garantir que o isolamento seja instalado em densidade direta à membrana. Nesse caso, a membrana deve ficar adjacente ao isolamento, mas não faça isso de forma que a membrana fique acima das vigas de madeira. Isso pode fazer com que a abertura de ventilação seja bloqueada.
- A próxima nuance é que as juntas das placas de isolamento das camadas adjacentes devem ser escalonadas.
- Se o projeto prevê uma espessura de isolamento igual a 200 mm, é melhor usar duas camadas iguais em largura a 100 mm, mas não quatro a 50.
- Usando o material para isolar o telhado da casa, é muito importante usá-lo com uma certa largura. Em particular, a largura do isolamento deve ser maior que a distância entre as vigas. Isso é necessário para que o material se encaixe perfeitamente neles.
Sua atenção! Além disso, é importante notar que os aquecedores feitos com materiais vegetais têm alta elasticidade e não podem desmoronar muito. Este indicador distingue significativamente este material daquele que é feito com base mineral. Portanto, é bastante normal que bordas irregulares sejam obtidas ao cortar o material.
- O ajuste perfeito do material entre si e nas vigas é um fato muito importante. Se você não notar a lacuna. Então, no frio, a geada aparecerá lá, e no degelo começará a derreter e, como resultado, o telhado começará a mostrar suas lágrimas.
- se o telhado foi construído com esse indicador quando a inclinação das vigas é muito larga, vale a pena pensar em fixar o material pela lateral da sala. Você pode fazer este trabalho usando fio de alta qualidade. Você pode prender um nas vigas usando parafusos auto-roscantes nas próprias vigas. Além disso, o isolamento será mantido pela caixa do lado da sala.
- Se as vigas existentes não tiverem seção suficiente para isolar o telhado de uma casa de madeira, você pode aproveitar o esquema combinado. Em particular, esta é a possibilidade de isolamento do telhado sob as vigas e entre as vigas. O esquema é o seguinte. Do lado da sala, barras são presas nas vigas, que serão uma caixa. Uma camada de isolamento adicional será instalada entre essas barras. Este sistema de aquecimento é altamente eficiente. O fato é que a camada inferior consegue cobrir totalmente as vigas, que, em essência, serão “pontes frias”.
- se no processo de trabalho você chegou à conclusão de usar um isolamento do tipo lã mineral, vale lembrar. O que também precisa ser resolvido é um problema como a barreira de vapor instalada na lateral da sala. Escolhendo um filme para isso, você não deve economizar dinheiro com esse material. O problema é que um material de baixa qualidade pode fazer com que o isolamento de fibra mineral simplesmente fique encharcado. Isso significa que a eficiência do isolamento também diminuirá. Esse motivo pode se tornar o principal para dar atenção especial à qualidade do trabalho de instalação com o filme, bem como ao processo de colagem das juntas que precisam ser feitas entre as folhas do filme, bem como entre o mesmo filme e a estrutura. Para colar, deve-se atentar para a compra de fita adesiva.
- Se você decidir usar isolamento à base de plantas para isolamento, o tipo tradicional de barreira de vapor pode ser completamente substituído por uma membrana para fins especiais. Uma membrana permeável ao vapor também pode ser usada. Porém, neste caso, será relevante quando for necessário equipar o chamado teto respiratório.
Escolhendo um material
Ao escolher um material para isolar o telhado, vale a pena prestar atenção especial ao fato de que é necessário usar um material que seja capaz de manter suas qualidades originais por muito tempo.

Em outras palavras, o isolamento não deve isolar apenas o telhado no primeiro ou segundo ano.
Entre outras coisas, o isolamento selecionado deve ter a capacidade de manter por muito tempo suas propriedades de isolamento térmico, resistência à água, bioestabilidade, ser ecologicamente correto, etc.
Ou seja, o isolamento de uma cobertura de concreto, assim como de coberturas de outros materiais, deve ser feito com materiais de qualidade.
Para escolher um aquecedor em termos de condutividade térmica, você deve observar que quanto menor, melhor. No mercado de materiais de construção, devido à grande concorrência neste assunto, quase todos os aquecedores podem demonstrar este indicador na categoria de 0,04 W / m ° C.
Isso significa que escolher um aquecedor com base nessa característica não será difícil.

Agora vamos ao que interessa. Vale a pena ficar atento ao peso do isolamento, aliás, do tipo volumétrico, a não ser, claro, que você vá isolar o telhado com espuma.
De acordo com essa característica, os materiais podem diferir significativamente uns dos outros. Para um exemplo específico, podemos dizer que os aquecedores modernos, totalmente adequados para esse tipo de trabalho, possuem o seguinte indicador: a massa desse metro cúbico é de 11 a 350 kg.
Conselho É importante notar que o isolamento do telhado com um material de grande peso volumétrico pode fazer com que o telhado fique mais pesado em um determinado parâmetro.
Portanto, o projeto do telhado, ou melhor, do sistema de treliças, deve ser projetado de forma que ele possa suportar a carga criada pelo sistema de isolamento. Ao mesmo tempo, se levarmos em conta o peso do isolamento, pode-se notar que o processo de isolamento do telhado pode diferir significativamente.
Por exemplo, se o isolamento for bastante leve, é melhor instalá-los no quadro. Este último consiste em caixotes e vigas. Caso o isolamento seja mais pesado, ele é instalado no topo das vigas.
Ao mesmo tempo, os aquecedores mais pesados \u200b\u200baumentaram a rigidez, o que lhes permite suportar independentemente um peso bastante grande como telhado, bem como a neve que o pressiona.
Aqui, os materiais leves são caracterizados principalmente pelo fato de possuírem alta maciez e, portanto, nem sempre serem capazes de suportar até mesmo uma pequena carga de neve.
É especialmente importante prever este parâmetro ao escolher quando é necessário isolar um telhado antigo com um sistema de treliças não atualizado.
Alguns fatores de qualidade do material
Para determinar os indicadores de qualidade do material necessário para o isolamento do telhado, é necessário analisar vários fatores. Vamos falar sobre eles.
- Estabilidade da forma. Este fator é fundamental. A forma correta do material, bem como suas dimensões exatas, podem garantir coberturas de alta qualidade. Além disso, esta qualidade pode ser assegurada por muito tempo.
- Inflamabilidade. Outro fator que afeta a qualidade do isolamento adicional do telhado. Você deve escolher o material que possui altas taxas de incombustibilidade, bem como altas taxas de autoextinção. No entanto, não se deve esperar um milagre de tais indicadores. Se este material for colocado no epicentro do incêndio, também pode derreter e queimar.
- Umidade. O indicador de umidade também é uma nuance importante na hora de escolher. Se a umidade aumentar, a condutividade térmica aumenta, o que significa que o indicador de isolamento do telhado também se deteriora.
O artigo te ajudou?