O esquema de cores é a base do aconchego e conforto do interior, e não só. Conhecendo os princípios básicos do uso de persianas, você pode criar uma atmosfera maravilhosa na sala que fará as delícias dos proprietários todos os dias, ajudará a relaxar nos momentos certos e poderá esconder possíveis falhas no local.
Cores principais, detalhes e tonalidades interessantes.
Todos puderam ouvir sobre as regras quanto à saturação das cores e seu número. No entanto, há uma nuance interessante, que é que eles não são tão difíceis quanto você imagina. Além disso, todos neste mundo têm seus próprios gostos e visão de um interior confortável. Por exemplo, a ideia de uma combinação de três cores usadas por artistas pode confundir alguém que não está tão familiarizado com isso.Mas o fato é que os conceitos de “cor” e “tonalidade” não são iguais, o que significa que você pode usar três cores, mas existem muito mais tonalidades. E funciona no interior da mesma forma que na pintura.
As cores saturadas e as que as complementam também são uma oportunidade interessante de “brincar” com o design da sala. O principal é seguir a regra referente a 60/30/10 por cento:
- a cor principal deve ser de 60%,
- cor adicional deve levar 30%,
- os acentos recebem os 10% restantes.
Importante! A propósito, esses dois princípios são combinados entre si, criando um efeito interessante. Afinal, você pode usar tons diferentes da mesma cor do principal ou adicional, mas os acentos devem ser do mesmo tom. E não tenha medo de experimentar.
Efeitos visuais e texturas
Claro, cada um vai escolher as cores para usar no interior do seu apartamento, dependendo do seu gosto. Mas não devemos esquecer como as cores afetam a percepção da sala, pois podem reduzi-la ou aumentar o espaço, podem esconder saliências e outros defeitos ou enfatizar vantagens. Você definitivamente deve usar isso, porque torna a sala mais harmoniosa.
Texturas e diferentes materiais também ajudam a tornar o interior mais original e interessante, pois diferentes tonalidades parecem diferentes em diferentes superfícies. Estofamento de móveis, texturas de papel de parede e tecido de cortina afetarão muito a percepção da cor.Só é importante entender que pode não ser tão fácil conseguir o efeito desejado, e para isso é melhor recorrer a um profissional, pois ele poderá determinar com mais clareza a melhor forma de implementar tudo.
Mas também é necessário tentar novas soluções, de repente algo funcionará muito melhor do que o esquema conhecido. E também vale a pena decidir na hora que clima você quer criar na sala, pois de certa forma isso também influencia na escolha das cores. Alguns tons são considerados mais aristocráticos e criarão a sensação de um palácio real. Outras serão mais naturais, tornando o interior mais próximo da natureza. E alguns farão você se sentir em um mundo de conto de fadas. Tudo depende das preferências dos proprietários.
O artigo te ajudou?