A impermeabilização do telhado da garagem faça você mesmo não é apenas uma das etapas da construção. Esta camada é projetada para proteger a sala da umidade e não perturbar o isolamento térmico. Sem ele, sua garagem ficará constantemente úmida, o que não é bom para um carro.
O isolamento do telhado da garagem é uma etapa importante da construção. Qualquer especialista lhe dirá que não basta apenas colocar o isolamento, você também deve cuidar de sua proteção. Para esses fins, são utilizados materiais especiais de barreira hidro e vapor.
Lembrar! A impermeabilização é projetada para suportar os efeitos adversos da umidade e da precipitação. A cobertura é exatamente a parte da estrutura que primeiro sente a influência desses fatores.
Afinal, o que é impermeabilização de telhado? Esta é uma proteção complexa, projetada para proteger a superfície interna e externa do telhado da influência da precipitação e do aparecimento de condensado.
Deve-se ter em mente que não basta colocar material de cobertura de alta qualidade, apenas de alta qualidade e corretamente colocado camadas de telhado de metal dar resultados confiáveis. Portanto, para começar, propomos considerar o dispositivo do telhado.
Dispositivo de telhado
É mostrado em seção transversal na figura. Essa "torta" de cobertura é típica para telhados inclinados. O dispositivo de telhados planos será descrito abaixo.
Vamos listar todas as camadas em ordem, começando com o revestimento externo superior:
- Material de cobertura.
- Caixote.
- Rede de controle.
- Impermeabilização.
- Isolamento.
- Barreira de vapor.
- Forro interno.
Vale ressaltar que é mais conveniente realizar os trabalhos de isolamento e impermeabilização do telhado durante o processo de construção, e não depois, quando esfria e será necessário resolver algo com urgência.
Portanto, após a instalação do sistema treliçado, deve-se iniciar o aquecimento. Você pode começar a trabalhar por fora e por dentro.
A sequência de isolamento de telhados inclinados

O isolamento é colocado entre as vigas para esses fins, você pode usar os seguintes materiais:
- Lã de pedra - lajes feitas de lã mineral. Possuem alta capacidade de economia de calor, baixa absorção de água, incombustíveis, resistentes a microorganismos e roedores, fáceis de instalar. Você também pode usar materiais laminados com proteção especial contra umidade.
- A espuma de poliestireno expandido é um material leve preenchido com gás da classe dos plásticos esponjosos. Este material é mais eficaz do que a lã mineral em termos de propriedades de isolamento térmico, é incombustível e tem baixo peso. Vida útil de até 50 anos.Mais frequentemente usado para telhados planos. É possível usar este material em um telhado plano em uma chapa perfilada.
- Espuma de poliuretano - pertence ao grupo de plásticos preenchidos com gás. Devido à baixa condutividade térmica, baixa permeabilidade ao vapor e altas características de impermeabilização, este material é amplamente utilizado para isolamento de telhados e sótãos.
- A lã de vidro é um tipo de lã mineral, feita a partir de resíduos de vidro. Tem boas características de isolamento térmico. A principal desvantagem é o aumento da fragilidade das fibras, que, fixando-se na pele, causam coceira.
Em ambos os lados, o isolamento é fechado, por baixo - com barreira de vapor, por cima - com impermeabilização. Nós conscientemente conectamos essas duas camadas em um parágrafo.
Esses materiais não são muito diferentes uns dos outros. Alguns aconselham usar o mesmo nome para ambas as camadas.
Os seguintes materiais são adequados para isso:
- O filme de cobertura é projetado para proteger o espaço sob o telhado de sujeira, poeira e umidade que podem ocorrer após a chuva. Nos telhados do tipo sótão, o isolamento é protegido da penetração de umidade externa. Graças à microperfuração, é fornecida ventilação de vapores de água de salas internas. A película destina-se a coberturas inclinadas com sistema ventilado.
- A película anti-condensação para telhados é utilizada em telhados inclinados ventilados e protege o interior do pó, fuligem e humidade resultantes da precipitação atmosférica. Em sua fabricação, é utilizada viscose, para que o condensado não escorra para o isolamento, mas seja absorvido. Recomendado para coberturas perfiladas.
- As membranas de superdifusão são usadas para proteger espaços sob o telhado, sótãos e isolamento contra umidade, poeira e vento. Devido à alta permeabilidade ao vapor, é assegurado o rápido desgaste do vapor de água do interior. Usado para todos os tipos de telhados.
- O filme de barreira de vapor impede a penetração de vapor de água no isolamento, o que reduz a condensação de umidade no isolamento e prolonga sua vida útil. É usado nas superfícies internas do espaço sob o telhado e nos sótãos.
- As fitas de conexão fornecem juntas duráveis à prova de vapor. Usado para fixação de vapor e impermeabilização, colando-os em madeira ou outras superfícies.
Conselho! A barreira de vapor é colocada em sobreposição. Em seguida, todas as juntas e acessórios devem ser colados com uma fita de conexão.
No interior, depois de colocada a barreira de vapor, procede-se ao revestimento. Para esses fins, você pode usar drywall, compensado, plástico ou forro resistente à umidade. Aqui, quem está em quanto.
Do lado de fora, uma caixa de balcão é enchida sobre o isolamento. Para isso, são utilizadas barras ou ripas. Sua altura deve ser de pelo menos 2 cm. isso é feito para garantir a ventilação do espaço sob o teto.
As barras são recheadas nas pernas da viga, paralelas a elas. O trabalho deve ser feito com cuidado para não danificar a impermeabilização. Se isso acontecer, use uma fita adesiva, vede a folga.

O próximo passo será a instalação da caixa, sobre a qual futuramente será montada a cobertura. Você deve estar ciente de que, ao usar um telhado macio, a caixa será contínua.
Faça a partir de folhas OSB. Para telhados inclinados cobertos com telhas metálicas ou papelão ondulado, são utilizadas ripas 50x50. Eles são pregados na contra-treliça em um padrão quadriculado.
Em seguida, prossiga para a colocação do material de cobertura selecionado. Pode ser folhas de perfil, telhas, etc. Propomos considerar as dimensões permitidas do ângulo das encostas para os materiais mais populares.
- Telhado de ardósia - ângulo de inclinação 20-35 graus;
- Telhado macio (material de cobertura) - o ângulo de inclinação não é superior a 5 graus;
- Decking - inclinação do telhado de 8 graus;
- Telhado de costura: 18-30 graus;
- Um telhado coberto com telhas metálicas deve ter uma inclinação de pelo menos 14 graus.
Para telhados planos, o dispositivo "torta" de cobertura ficará assim:
- Lajes de concreto armado.
- Ruberóide.
- Isolamento (escória ou argila expandida).
- Filtro de cimento.
- Mástique de borracha betuminosa ou primer.
- Telhado macio (evroruberoid, stekloizol, bikrost).
- Mástique impermeabilizante, primer.
Por dentro, os telhados planos também podem ser isolados com materiais isolantes de calor e, em seguida, pode ser colocada uma barreira de vapor. Depois disso, o teto é fechado com forro interno.
Em princípio, a impermeabilização de telhados em garagens não é uma tarefa difícil. O principal é escolher os materiais certos. Se algo não estiver claro ou você tiver dúvidas, sugerimos assistir ao vídeo do telhado da garagem com as próprias mãos.
O artigo te ajudou?