Para ser franco, as pesquisas mais modernas fazem alguns esclarecimentos sobre a proporção áurea. Ressalta-se que essas proporções podem não ser tão fundamentais e nem sempre determinam com precisão a proporção mais harmoniosa de certas partes. No entanto, a proporção áurea funciona (pelo menos aproximadamente) na natureza e também é bastante valiosa para a percepção humana.
Usando a proporção áurea
De fato, muitos veem regularmente a proporção áurea na vida cotidiana. Por exemplo, tamanhos de papel padrão para impressão, em particular A4, são feitos de acordo com o padrão de relação de aspecto nessa proporção.Tamanhos de quadros de vídeo e composição de fotos geralmente são feitos usando essa fórmula, e há muitos outros exemplos. É claro que os artistas usam essa proporção. Também muitas vezes essa proporção é usada por designers quando criam interiores. Você também pode usar esta regra, é muito fácil entender o princípio aqui.
base matemática
Uma das opções para entender proporções e razões é a série de Fibonacci, que são números onde a soma dos dois anteriores é igual ao seguinte. A linha começa com um: 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34. Às vezes eles começam com duas unidades, de modo que 1 + 1 = 2 e somente depois disso 1 + 2 = 3 e além. O fato surpreendente é que esta série está presente na natureza. Como afirmado anteriormente, seu valor absoluto foi recentemente questionado com base em estudos práticos.
No entanto, se você observar como crescem os chifres do repolho ou da cabra, como se formam as pétalas das flores ou as cascas dos caracóis, é fácil ver uma estrutura espiral ali e a proporção das partes corresponderá às proporções da série. A propósito, as proporções do corpo humano também correspondem a esta série, por exemplo, a proporção das falanges nos dedos e algumas outras partes.
Como usar no interior
Provavelmente, não será necessário ir aos limites extremos da série, na maioria das vezes eles são geralmente limitados a uma proporção simples de 2 para 3, que é usada em todos os lugares. Assim, por exemplo, eles constroem um quadro harmonioso de uma fotografia (muitas câmeras geralmente dão marcações de grade nessa proporção) onde o objeto mais significativo é colocado em uma linha que marca 2/3 do quadro.
A “moldura” do interior é construída de forma semelhante.A opção mais fácil:
- a sala é dividida em terços de comprimento;
- grande espaço ocupa 2/3;
- o principal é colocado ali (por exemplo, para a sala: um sofá e uma mesa);
- o terço restante é utilizado para funções secundárias (por exemplo, para a sala: uma poltrona e uma mesa de centro).
Outro exemplo simples, se você deseja pendurar um quadro na parede, procure a altura ideal nessa proporção. Por exemplo, eles medem 2/3 do comprimento do chão e penduram um quadro nesta linha. Lá parecerá mais harmonioso. Outra proporção, que é conveniente usar de 1 a 1,618, também é da série de Fibonacci. Vamos finalizar com uma proporção para o esquema de cores do interior, onde se utiliza 10% + 30% + 60%, ou seja, a cor principal é 60% no fundo e as seguintes adicionais que criam acentos.
O artigo te ajudou?