Como cobrir o telhado da garagem: escolha a melhor opção

como cobrir o telhado da garagemComo o projeto de coberturas de garagem costuma ser bastante simples e na maioria das vezes se resume à opção usual de galpão para garagens adjacentes ou plana para garagens pré-fabricadas com lajes de concreto armado. No entanto, mesmo com um design tão simples, surge a questão de como cobrir o teto da garagem, que este artigo pretende responder.

Existem várias opções de coberturas de garagem, para além das shed e das planas, no caso das garagens privadas isoladas é muito utilizada a cobertura de duas águas, que permite equipar um sótão espaçoso na garagem, e com bom gosto de designer , será difícil distinguir essa garagem de um edifício residencial.

Para economizar dinheiro, as pessoas costumam pensar em como fazer o telhado de uma garagem cooperativa com as próprias mãos.

Esta é uma etapa de construção bastante difícil, na qual até pequenos erros são inaceitáveis, pois mesmo um desvio mínimo das normas construindo até mesmo um telhado de garagem pode levar a consequências adversas. Falhas de construção podem, por exemplo, ser evidenciadas por vazamentos no teto da garagem.

A construção do telhado da garagem faça você mesmo consiste em várias etapas:

  • Construção do sistema de vigas;
  • Realização de impermeabilizações;
  • Material de cobertura;
  • Disposição de isolamento térmico;
  • Instalação de barreira de vapor;
  • Forro por dentro.

Se construirmos um telhado de garagem sem isolamento, o procedimento é visivelmente simplificado, mas, naturalmente, as condições em que o carro estará no inverno pioram.

Um telhado frio não permite o aquecimento eficaz da sala, portanto, para garantir as condições ideais, ainda é recomendável realizar o isolamento.

A seguir, falaremos sobre como fazer o teto da garagem e qual material é melhor escolher para cobri-lo.

Esta informação será útil não só para quem vai equipar o telhado da garagem por conta própria, mas também para quem pretende contratar especialistas em telhados para fazer este trabalho, porque sem entender o processo, torna-se impossível e efetivo controle sobre o montagem e revestimento corretos e de alta qualidade do telhado da garagem.

Para começar, vale falar sobre a melhor forma de cobrir o telhado da garagem, pois o material utilizado para auto-organizar o telhado da garagem deve proporcionar não apenas simplicidade e facilidade de instalação, mas também confiabilidade, durabilidade e preço acessível de consertando o futuro telhado.

Também deve-se ter em mente que alguns dos revestimentos não são recomendados para instalação com as próprias mãos, pois seu uso requer certas habilidades e habilidades.

A escolha do material para cobrir o telhado da garagem

Graças à ampla gama de materiais de cobertura oferecidos hoje, a escolha de qual material cobrir o telhado da garagem depende principalmente das capacidades financeiras de seu proprietário.

Leia também:  Reparação do telhado da garagem: tecnologia de trabalho

Ao escolher um material, também deve-se levar em consideração que, além da proteção contra a água na forma de precipitação e derretimento da neve, o telhado deve fornecer proteção contra a penetração de assaltantes e sequestradores.

É bastante lógico que os telhados das garagens sejam geralmente mais modestos do que os telhados dos edifícios residenciais. Ao mesmo tempo, a vizinhança de uma garagem e um prédio residencial implicam um único estilo arquitetônico de seu design, e uma garagem desarrumada ao lado de uma bela casa parecerá pelo menos inestética.

Portanto, é aconselhável cobrir pelo menos o telhado da garagem com o mesmo material do telhado da própria casa, o que criará harmonia entre eles e servirá de decoração para o local.

No caso de utilização de material de cobertura caro, como telhas metálicas, deve-se recorrer à ajuda de carpinteiros qualificados, pois sem o conhecimento e experiência necessários este trabalho é quase impossível de realizar.

Se a garagem estiver localizada longe de um prédio residencial, você poderá escolher uma opção mais barata para o material de cobertura, como ardósia, feltro para telhado, metal galvanizado (teto dobrado ou papelão ondulado) etc.

Ao erguer esses telhados, não são necessárias habilidades profissionais nem educação em construção, eles são construídos de forma independente sem problemas.

Só é necessário seguir algumas regras e ter uma ideia geral de como cobrir o teto da garagem, tornando-o durável e protegido da água e outras influências externas.

Cobertura de telhado com ruberóide

Para usar o material de cobertura como material para o telhado da garagem, é necessário equipar uma estrutura sólida e rígida da caixa.

como telhado de garagem
Cobrir o telhado da garagem com papelão ondulado

No caso em que o projeto do telhado da garagem prevê a formação de uma laje de concreto armado (por exemplo, um telhado plano), o material de cobertura fornece não apenas uma boa impermeabilização, mas também um revestimento bastante durável a um preço baixo.

A betonilha do telhado da garagem deve ser executada o mais uniformemente possível para garantir uma boa aderência do carpete acumulado. A instalação do material de cobertura também tem a vantagem de este material ser produzido em rolos, pelo que o procedimento de instalação é bastante simplificado.

O teto da garagem é coberto com três camadas desse material: duas camadas de revestimento na parte inferior e a camada superior coberta com um curativo denso.

O trabalho de cobertura do telhado da garagem é realizado na seguinte sequência:

  1. A base é untada com graxa betuminosa e coberta com a primeira camada de material de cobertura paralela à cumeeira. A colocação deve ser feita com uma sobreposição em tiras, o comprimento da sobreposição é de 15 cm, nas bordas do telhado, o material da cobertura é enrolado 15-20 cm sob a viseira.Para maior confiabilidade, as bordas superior e inferior da camada são adicionalmente pregadas com pregos para ardósia, a distância entre os pregos é geralmente de 30 a 50 centímetros.
  2. Em seguida, toda a superfície é coberta com graxa betuminosa e é colocada a segunda camada de revestimento, cujas faixas devem ser perpendiculares às faixas do carpete previamente colocado, as bordas também são enroladas.
  3. A dupla camada de material de cobertura é mais uma vez coberta com um lubrificante de betume, após o que a camada de cobertura final do material é colocada da mesma maneira.
Leia também:  Cobertura de telhado de garagem faça você mesmo

A vida útil de um telhado coberto dessa maneira é de dez a quinze anos. Além do material de cobertura, você pode usar suas contrapartes mais modernas: material de euroroofing, rubemast, etc. A maior plasticidade destes materiais permite prolongar a vida útil do revestimento até 30 anos.

Importante: ao preencher o telhado da garagem com materiais guia, a colocação das ripas deve ser feita com muito cuidado, evitando o aparecimento de vincos, com os quais o revestimento ficará rapidamente inutilizado.

Cobrir o telhado da garagem com ferro galvanizado

O baixo peso deste telhado permite reduzir custos devido à estrutura do telhado, pois bastará instalar caibros com passo de 90-120 cm, e para torneamento você pode usar barras 50x50, 30x70 ou 30x100 mm, dependendo a carga obtida como resultado do cálculo do telhado. O procedimento para erguer esse telhado é bastante simples.

cobrir o telhado da garagem
Cobrir o telhado da garagem com papelão ondulado

Uma clara vantagem do papelão ondulado e da cobertura de costura é que a chapa lisa galvanizada não retém neve e água, garantindo a confiabilidade da estrutura.

Mas deve-se ter em mente que a colocação do telhado de costura é realizada com equipamentos especiais, portanto, você deve recorrer à ajuda de especialistas.

A autoexecução do telhado é melhor feita com papelão ondulado, geralmente o material da marca HC é usado para coberturas. A forma ondulada e a capacidade de selecionar o tamanho desejado da folha acabada simplificam muito sua instalação.

A fixação do papelão ondulado é realizada com rebites ou parafusos auto-roscantes 4,8x38, instalados na profundidade da ondulação. No caso de um telhado de duas águas, a colocação começa de baixo para cima na parte da frente. O alinhamento de um piso profissional é feito em uma saliência.

As bordas da folha são fixadas em cada onda em cada segunda dobra ao longo da saliência e cumeeira e ao longo do perímetro em incrementos de 0,5 mm na barra da caixa. O design das paredes laterais, bordas e parte superior do telhado é feito com perfis especiais.

A vida útil deste revestimento é de cinquenta anos.

Telhado de garagem de ardósia

A ardósia é uma laje leve de cimento de amianto, antes de instalar a qual é necessário fazer furos prévios, nos quais pregos galvanizados são cravados com tolerância de 2-3 milímetros.

Procedimento telhado de ardósia faça você mesmo semelhante ao procedimento para papelão ondulado, vale lembrar apenas que os cantos internos dos vãos de alvenaria devem ser serrados para um encaixe mais justo, pois a ardósia tem uma espessura de chapa maior.

A popularidade da ardósia recentemente diminuiu acentuadamente, uma vez que é inferior ao papelão ondulado tanto na facilidade de instalação quanto na maioria dos parâmetros. A vida útil do revestimento é de 30 a 40 anos.

Leia também:  Como fechar o teto da garagem: características do dispositivo

Impermeabilização de telhado de garagem

Falando sobre como cobrir corretamente o telhado da garagem, não podemos esquecer que a impermeabilização é um revestimento muito importante.

qual é a melhor maneira de cobrir o telhado da garagem
Impermeabilização de telhado

Como impermeabilizante, costuma-se usar uma membrana fina para evitar que a umidade penetre nas camadas inferiores da cobertura, o que é especialmente importante no caso de telhado de garagem isolado.

Tal membrana tem um efeito duplo, uma vez que:

  • Não passa umidade do lado de fora;
  • Libera vapor por dentro.

Essa estrutura da membrana proporciona "respiração" do isolamento de lã, evitando que se molhe e perca suas qualidades de isolamento térmico.

Ao realizar a impermeabilização, é necessário levar em consideração os vãos obrigatórios para ventilação da membrana, deixando um vão de 25 mm entre ela e o material da cobertura, além de observar uma distância de 50 mm até o isolamento.

Isso geralmente é obtido colocando a membrana nas vigas e construindo uma caixa em cima dela. Outra opção é montar a membrana na estrutura acabada, após o que as barras de fixação adicionais são preenchidas.

Tiras de material são colocadas de baixo para cima com uma sobreposição em incrementos de 10 a 15 centímetros. A linha de costura geralmente é marcada pelo fabricante como uma linha pontilhada diretamente no filme. A membrana é cuidadosamente colada com fita lacrada, após o que é fixada na moldura com grampos de ferro usando um grampeador.

Para evitar danos à membrana durante a operação, ela deve ser colocada livremente, mas ao mesmo tempo não deve ser permitida tensão ou flacidez do revestimento e enrolada nas bordas em 15 a 20 centímetros. Também é importante não confundir os lados superior e inferior ao colocar a membrana - eles geralmente são marcados pelo fabricante.

Isolamento do telhado da garagem

Por fim, vamos falar sobre como isolar o teto da garagem.Materiais modernos para isolamento térmico permitem realizar este trabalho sem ter muita experiência no campo da construção.

O material de isolamento de telhado de garagem mais comum é a lã de vidro. Para cobrir telhados inclinados, esse isolamento é produzido em rolos, cuja largura corresponde ao passo padrão do caibro e possui densidade aumentada.

Brevemente sobre como cobrir o telhado da garagem com isolamento de vidro. Se a espessura das barras permitir criar um orifício para ventilação entre a impermeabilização e o isolamento, o isolamento é colocado entre as vigas de surpresa, caso contrário, a lã de vidro é fixada sobre as vigas.

Em ambos os casos, a espessura da camada de isolamento térmico é de cerca de 10 centímetros.

Uma barreira de vapor é colocada no topo da lã de vidro para proteger contra o vapor de água de dentro da sala. As barras são recheadas na parte superior, sobre as quais o revestimento é fixado (drywall ou gesso seco, placas de fibra de vidro, forro, etc.).

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC