O reparo do telhado da varanda pode ser feito por conta própria ou você pode convidar especialistas. Se você escolheu a primeira opção, mas não sabe por onde começar e como fazer, nosso artigo é para você.
Às vezes, em apartamentos, notamos que a parede da varanda está ficando úmida. Algumas pessoas podem não adivinhar imediatamente que o telhado da varanda está vazando, muitos pecam na qualidade das costuras.
Mas, na verdade, a umidade, persistente na viseira, destrói gradativamente o concreto e aparecem microfissuras.
Se este fato não receber a devida atenção imediatamente, com o tempo, a umidade não estará apenas com você, mas também com seus vizinhos. Então, levará mais tempo e dinheiro para consertar.
Se o telhado da varanda estiver vazando ou completamente ausente, algo precisa ser feito.Primeiro você precisa entender que o design deve ser simples e prático, você não deve fazer uma casa de passarinho (empena) com pequenas varandas.
Normalmente, trata-se de um dossel com inclinação da parede do edifício. O ângulo de inclinação pode ser de 15 a 75 graus.
Conselho! Com um ângulo de inclinação de 15 – economizamos material, em um ângulo de 75 - a precipitação não vai demorar no telhado.
Deve começar por escolher os materiais que vão ser utilizados na reparação.
Na maioria das vezes, o reparo do telhado da varanda ou sua construção inclui três etapas:
- Reforço de estruturas de varandas existentes.
- Instalação de novas estruturas de suporte de carga.
- Dispositivo de telhado.
Em cada etapa, precisaremos de certos materiais. Vamos falar sobre eles com mais detalhes.
materiais

Para montagem ou reforço da estrutura (frame), utilize madeira ou metal (tubo retangular ou cantos de aço).
É mais fácil fazer a estrutura de madeira, não precisa de máquina de solda. O metal parece ser mais confiável, mas mais caro. A escolha é sua.
Para o telhado em si, são utilizados os seguintes materiais:
- Ondulina - euroslate. Este material é fácil de instalar, ecológico, forte e durável. Tem um efeito de absorção de som. Mas a neve neste material dura mais tempo. Portanto, ao instalar o telhado da varanda, você deve cuidar de um ângulo de inclinação maior.
- Uma telha metálica é uma chapa de ferro galvanizado com revestimento dupla face, semelhante a uma chapa metálica perfilada, mas com uma aparência mais estética (multicolorida). Este material é durável e altamente resistente à corrosão. Frequentemente usado hoje. Opção ideal se no futuro for planejado esmaltar a varanda.
- Policarbonato celular - feito de carbonatos poliméricos. Material resistente, leve e durável. O telhado da varanda de policarbonato criará uma sala iluminada e aconchegante. A estrutura celular torna este material isolante acústico e térmico. Dependendo da cor, de 20 a 70% da luz natural penetrará na varanda.
Claro, outros materiais podem ser usados, como ardósia, chapa ou ferro galvanizado, mas não são duráveis e pouco estéticos. É melhor fazê-lo por muito tempo e lindamente.
Lidou com os materiais. Propomos considerar o dispositivo mais prático para o telhado de uma varanda.
Dispositivo

Nosso objetivo não é fazer uma viseira comum para que a água não pingue na cabeça. Você tem que fazer isso minuciosamente. E para isso você precisa saber como deve ser o telhado de uma varanda envidraçada (a opção mais difícil).
- Material de cobertura.
- Abertura de ar.
- Isolamento.
- Impermeabilização.
Para que serve? Se no futuro ou imediatamente decidir continuar a reparar a varanda e esmaltá-la, não será necessário desmontar novamente o telhado. Essa estrutura ajuda a reter mais calor e evita que a umidade penetre no interior.
Com os dois primeiros pontos, tudo fica mais ou menos claro, vamos considerar os últimos.
Aquecedores
O isolamento do telhado da varanda permitirá no futuro (após o envidraçamento) usá-lo como uma sala adicional para relaxamento ou um jardim de inverno.
Para isso, pode-se utilizar diversos materiais: poliestireno, espuma, lã mineral. É melhor não usar um filme para esses fins.
Certifique-se de deixar um espaço de ar.A opção ideal é colocar o isolamento entre as vigas, deixando espaço entre o material da cobertura e o isolamento.
Conselho! O isolamento da varanda do telhado não é um tipo de trabalho obrigatório. Se a varanda permanecer aberta, você pode pular esta etapa.
Impermeabilização

A impermeabilização do telhado da varanda ajuda a evitar que a umidade penetre no interior. Nos andares superiores (picos) é produzido por fora e por dentro.
Se a viseira for de concreto, usamos mástique polimérico ou selante de poliuretano. Para fazer isso, você deve passar cuidadosamente por todas as rachaduras e junções, principalmente a junção entre a parede do prédio e a viseira.
Caso tenha sido utilizada espuma de montagem no envidraçamento da varanda, é necessário cortar o excesso com uma faca e, a seguir, vedar esses locais com selante. Às vezes, antes de colocar o material de cobertura, o telhado da varanda é coberto com material isolante (material isolante).
É espalhado diretamente na estrutura e só então o telhado é colocado. Em alguns casos, é necessário isolamento por baixo. Concluída a instalação dos telhados de varanda e feito o isolamento, passamos por todas as juntas e fissuras com mástique ou selante.
Em seguida, colocamos uma camada de germalflex ou qualquer outro material isolante. Depois disso, você pode prosseguir para a decoração de interiores do telhado da varanda.
Descobrimos o dispositivo do telhado. Agora é hora de responder à pergunta principal: "Como fazer um telhado na varanda?".
Construindo um telhado
Propomos fazer o design mais simples. Este trabalho será capaz de fazer mesmo para iniciantes. O principal é ter um desejo.
Para o trabalho, precisamos dos seguintes materiais e ferramentas:
- Cantos de alumínio ou aço;
- Barras de madeira;
- Âncoras e cavilhas-parafusos;
- Materiais impermeabilizantes (mástique e selante);
- Material de cobertura;
- Chave de fenda;
- Martelo;
- Nível, fita métrica e lápis.
Claro, é melhor primeiro desenhar um diagrama de quadro. Isso ajudará a calcular a quantidade de material.
A substituição do telhado da varanda começa com a construção de uma nova estrutura ou o reforço de estruturas antigas. Se houver grade, use-a como suporte adicional para o quadro.
Treliças soldadas (triângulos de canto) ou vigas de madeira podem ser usadas como base para o telhado. Nós os fixamos com âncoras na parede, conforme mostrado na figura. Depois disso, passamos para a cofragem.

Para isso, precisamos de tábuas de madeira. Nós os fixamos na moldura com parafusos. Colocamos as tábuas perpendiculares às treliças. Antes de colocá-los, é necessário tratar a madeira com mancha ou bioproteção, pode-se simplesmente pintá-la várias vezes.
Agora espalhamos o isol e sobre ele colocamos ondulina ou outro material de cobertura (ardósia, telhas metálicas, policarbonato). Fixamos as chapas com parafusos auto-roscantes especiais com chapéus para que a água não escorra para os orifícios.
Você pode primeiro, por conveniência, fazer furos de diâmetro menor com uma broca e, em seguida, apertar os parafusos com uma chave de fenda.
Todas as rachaduras devem ser cobertas com selante. Se usarmos espuma de montagem, certifique-se de que, após a solidificação, cortamos o excesso e passamos esses locais com selante.
O telhado da varanda deve ser impermeabilizado. Para esses fins, usamos mástique de poliuretano. Antes da aplicação, a superfície do telhado é limpa de poeira, sujeira e vestígios de óleo.
Para a aplicação, utilize rolo (não espuma de borracha) ou pincel. A aplicação é feita em duas camadas. É melhor usar mástique de cores diferentes para isso.
Isso ajudará você a fazer o trabalho mais rápido e melhor. O trabalho deve ser realizado em um dia seco a uma temperatura de 5 a 35 graus acima de 0. Aplique a primeira camada e deixe secar.
Em seguida, aplicamos o segundo. Espalhe uniformemente com um pincel sobre toda a superfície. Se a base ou a camada anterior estiver visível, este local deve ser repassado. Aplicamos não apenas no material de cobertura, mas também na parede adjacente do edifício. Não deve haver lacunas.
A instalação do telhado na varanda acabou, mas agora estamos terminando o fundo. Aqueça-o se necessário. Como fazer isso e quais materiais usar está escrito acima.
Se a varanda já for envidraçada, diminua a distância entre a moldura e o telhado.
Para fazer isso, você pode usar pedaços de papelão ondulado, vigas de madeira e espuma de montagem (depois cortar e consertar). Depois de colocado o isolamento e seladas as fissuras, procede-se ao isolamento interno (descrito acima) e acabamento.
Conselho! A varanda deve ser ventilada. Você pode remover o tubo se o quadro estiver surdo. Em geral, é necessário prever opções de ventilação.
Por dentro, revestimos o teto da varanda com plástico, MDF, madeira ou ferro. Tudo depende se a varanda está fechada ou não, para que será utilizada e das suas preferências.
Para fazer isso, preencha os cantos ao redor do perímetro ou faça um quadro de perfis para telhado para varanda.
Anexamos nosso material decorativo a eles. Ao usar uma árvore, certifique-se de abri-la com mancha, verniz ou tinta. Agora o trabalho pode ser considerado concluído.
Os especialistas recomendam a instalação de telhados + vidros de varanda imediatamente, de cada vez. Claro, isso é um pouco caro, mas depois de fazer uma vez, você não precisa mais voltar à questão do paisagismo da varanda.
Em caso de dúvida se você pode manuseá-lo sozinho ou não, contrate ou consulte especialistas que farão o envidraçamento. E não se esqueça que todo trabalho em altura deve ser feito com cinto de segurança.
O artigo te ajudou?