Telhado de junco: tecnologias, propriedades arquitetônicas, regras de assentamento e instalação

telhado de juncoSe você está acostumado a pensar que um telhado de junco é uma estrutura de forma e cor indefinidas que podem decorar apenas dependências, então você está mal informado sobre as últimas tendências da moda arquitetônica. Hoje vamos contar o quão popular essa direção se tornou e revelar as propriedades únicas do telhado desse material natural.

tecnologias estrangeiras

Acima de tudo, a tecnologia de tecelagem é uma preocupação no tópico de um telhado de junco.As escolas alemã, holandesa, polonesa e inglesa de tecelagem de junco são amplamente utilizadas.

Tecnologias de cada escola para criar telhados de duas águas tem suas próprias sutilezas e segredos.

Eles são mais procurados no centro da Europa e na parte norte, em particular na Dinamarca e na Holanda. Cada tecnologia tem um ponto importante, que é usar hastes de um ano para tecer.

Já que nessa época, junto com a árvore, eles não têm tempo de ficarem saturados com substâncias nocivas provenientes da atmosfera.

Além disso, os telhados de junco tornaram-se mais comuns entre húngaros e poloneses, enquanto o consumidor estrangeiro usa nossos recursos naturais. A propósito, no exterior eles sabem apreciar o material natural.

Conselho. Portanto, nossos mestres precisam aprender a arte de tecer juncos de seus colegas estrangeiros.

Propriedades únicas

Antes de fazer um telhado de junco, você provavelmente gostaria de saber sobre as propriedades desse telhado, suas vantagens:

  1. O telhado de junco não tem medo de chuva, calor, vento e geada.
  2. Se, ao organizar um telhado de materiais orgânicos, a exposição à umidade leva à formação de um fungo, isso não acontece com um telhado de junco, pois a umidade desse material é um habitat natural.
  3. Como organismos vivos, a cobertura de junco contribui para a formação de ventilação.
  4. Ao organizar um telhado telhado de duas águas não há necessidade de colocar materiais impermeabilizantes e isolantes térmicos;
  5. A estrutura tubular do caule é ideal para proteger a casa do barulho;
  6. A vida operacional de tal telhado é de mais de 60 anos, enquanto não há necessidade de isolamento, limpeza e tingimento.

E, claro, os juncos no telhado são um revestimento original e requintado. Nos primeiros anos de operação, o revestimento de junco apresenta uma cor dourada, após alguns anos adquire uma cor rica, complementando naturalmente a fachada da casa e a paisagem da área adjacente.

Leia também:  Telhado de colmo: cobertura com parafusos e roldanas de amarração

Desempenho incomum

O telhado de junco é criado por um trabalho meticuloso. Mestres do seu ofício contribuem para esse processo, além do conhecimento técnico, da atuação inusitada.

Tal cobertura pelas mãos dos mestres se transforma em uma obra de arte, principalmente se for decorada com as iniciais do dono da casa, um brasão de família ou um enfeite inusitado.

Tal telhado, além de sua função, torna-se o orgulho do dono da casa.

Conselho. Não acredite na opinião de que o telhado de junco é um conforto para os roedores. Isso é apenas uma ilusão. O lugar sob os velhos azulejos é o seu refúgio, e os juncos impregnados de anti-penas não os atraem.

Maneiras de lidar com as deficiências do telhado

Por uma questão de justiça, juntamente com as vantagens, descreveremos as desvantagens de um telhado de junco e como lidar com elas:

  1. O inimigo número um de tal telhado é o fogo. Mas várias tecnologias para preparar juncos para um telhado fornecem impregnação com compostos refratários. Além disso, o telhado é impregnado por dentro e por fora. A cobertura resistente ao fogo não é lavada pela neve e uma chuva.
  2. O inimigo número dois são os pássaros. Talos de junco são excelentes materiais de nidificação para pássaros. Para combater esse fenômeno, é necessário assentar bem as hastes para que não haja pontas salientes.

Provavelmente vale a pena notar que um telhado com tal revestimento do tipo mansarda poderá servir qualitativamente e por muito tempo quando realmente for utilizado material de alta qualidade para seu arranjo, e todas as condições técnicas serão observadas ao colocar juncos e criar uma base preparatória para o telhado.

preço do telhado de junco

telhado de palha faça você mesmo
Distribuição do feixe

Obviamente, se compararmos o preço europeu de um telhado desse tipo com o nosso, podemos concluir que nosso preço é mais fiel.

Nos países europeus, os juncos estão em demanda, portanto, o custo de 1 metro quadrado. m está se aproximando de 100 euros, e até ultrapassa esse valor. Nossos clientes pagam a metade pelo mesmo volume.

Além disso, o custo total do trabalho de cobertura é afetado por:

  • tamanho do telhado;
  • arquitetura;
  • trazendo invulgaridade ao design.

A própria flexibilidade das hastes do material causa possibilidades ilimitadas no design do telhado, de modo que a cobertura de junco se distingue por seu estilo único.

Leia também:  Telhado de caniço: vantagens e desvantagens, requisitos, telhado aberto e fechado, pavimentação

propriedades arquitetônicas

Apesar de não haver observações estruturais especiais em relação à cobertura de junco, gostaríamos que o consumidor se familiarizasse com suas propriedades arquitetônicas antes de cobrir o telhado com junco:

  1. recomenda-se criar um telhado com inclinação superior a 35 graus;
  2. o tipo de revestimento e sua profundidade são selecionados de acordo com a natureza das janelas e cornijas;
  3. indicador de carga específica por 1 m2 - até 50 kg;
  4. o valor permitido da quebra estrutural não deve exceder 20 graus;
  5. a espessura do revestimento priva o telhado de calhas, por isso são necessários conselhos práticos sobre equipamentos de drenagem.

Colocação de revestimento

A colocação da cobertura de junco não requer o uso de equipamentos e ferramentas especiais. O principal neste negócio é o conhecimento, experiência e habilidade do carpinteiro.

Desde que a estrutura do telhado esteja devidamente preparada, o junco é um material mais eficaz para telhados.

Acima de tudo, os juncos determinam suas propriedades arquitetônicas em telhados de estrutura simples. Com configurações de telhado complexas, a colocação de juncos torna-se mais difícil. No entanto, devido ao fato de os juncos serem materiais flexíveis, sua colocação é adequada para a criação de telhados complexos.

A cobertura com junco é realizada no sistema de treliça e caixote, levando em consideração a carga de 35 kg por 1 m².

Atenção. Recomenda-se colocar sobre caixote de madeira 50x50 ou 40x60, em incrementos de 30 cm.

Ao colocar, é necessário levar em consideração a presença de chaminé, janelas, tubo de ventilação e outros elementos na estrutura do telhado. Todos esses pontos devem ser considerados na fase de projeto do telhado.

Regras de instalação

Um telhado de junco do tipo faça você mesmo, claro, é um trabalho de muita responsabilidade, pois toda a seriedade da tarefa e a responsabilidade pelo resultado recaem sobre os ombros do executante.

Portanto, durante a instalação, você deve seguir as seguintes regras:

  1. As palhetas devem ser divididas em 3 grupos: hastes grossas, hastes longas e curtas. Hastes médias e longas são usadas para cobrir a parte principal do telhado. Hastes curtas são usadas ao longo das frentes, nos cantos e nas cristas. Hastes ásperas (curvadas) devem ser usadas como substrato, como a camada interna do telhado.
  2. A seleção dos feixes de junco é feita em relação ao tamanho e comprimento. Para a primeira camada, são utilizadas hastes de pequeno diâmetro. Aproximadamente 8 vigas são colocadas para cada metro da base.
  3. Para gazebos, uma estrutura de construção aberta pode ser usada como base para cobertura de junco. Para edifícios residenciais, é preferível usar uma estrutura com base fechada.
Leia também:  Telhado de junco. Materiais, vantagens, nuances de tecnologias. Instalação de um telhado de junco fechado usando tecnologia holandesa

Processo de montagem

tecnologia de telhado de junco
Colocando a primeira camada

Parafusos de metal devem ser aparafusados ​​na base antes de colocar as hastes. Com a ajuda deles, um fio inoxidável curvo é fixado no meio.

A instalação é realizada por baixo, por sobreposição. Na caixa (base) as hastes são dispostas, amarradas em feixes.

O fio fixado com parafusos é puxado pelos feixes. O resultado é um revestimento que é preso à estrutura do telhado com fios e vergalhões de aço. Esses elementos são ocultados pela próxima camada.

A primeira camada é colocada com andaimes e escadas. A plataforma se projeta 50 cm do beiral. Depois disso, os instaladores podem se mover ao longo das vigas.

Ao aumentar a espessura, é necessário observar a densidade da camada. O alinhamento das linhas de bisel ocorre com o auxílio de uma espátula.

De cima, é necessário deixar uma pequena borda, para facilitar o alinhamento das linhas e camadas subsequentes. Ele será batido com uma espátula durante o assentamento subsequente, enquanto a conexão não será perceptível.

Durante a instalação, a borda de cada linha é mantida temporariamente por ganchos que devem ser presos na camada anterior. Os ganchos se movem ao longo do telhado à medida que a camada avança.

Para evitar a formação de sulcos e linhas visíveis ao longo dos quais a água pode escorrer posteriormente, é necessário aumentar o entalhe à medida que o assentamento avança para o cume.

A tarefa do feixe de cumeeira:

  • cobrir o telhado da passagem da precipitação;
  • crie uma inclinação íngreme para a última camada.

Para isso, deve ser umedecido e deixado na crista para secar, a fim de adquirir a forma de crista como um feixe. Depois de colocar as hastes na crista, pode-se revestir com cobre ou cerâmica. A parte em excesso das hastes é cortada. Todo o revestimento passa por tratamento bio e retardador de chama.

Claro, que os especialistas neste campo dão garantias para a instalação e operação da cobertura de palheta.

No entanto, se um telhado de caniço foi construído com as próprias mãos, com estrita observância das regras de instalação e consciência da responsabilidade de tudo, é garantido que desfrutará do excelente ambiente interior da casa e do seu belo aspecto.

A cobertura de junco pode reviver não apenas um local individual, mas toda a área. Traga alguma maravilha em sua vida!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC