Os moradores dos andares intermediários de prédios altos não estão familiarizados com o problema chamado telhado na varanda. Os moradores dos andares superiores e casas antigas, onde o telhado não foi construído de forma construtiva, estão bem cientes disso. No entanto, durante uma boa metade do ano, essa varanda não é adequada para uso devido à neve, gelo e outras condições climáticas adversas. Considere como você pode construir ou consertar um telhado de varanda corretamente.
Tipos de telhados de varanda
Estruturalmente, os telhados de varanda são divididos nos seguintes tipos:
- estrutura dependente. É utilizado em combinação com um sistema de caixilharia de alumínio, no qual se baseia. Por outro lado, o telhado é fixado na parede do edifício.
Este projeto é simples e confiável, o custo de sua construção é mínimo. No entanto, também existem desvantagens.

Em amplas varandas e loggias, esse sistema torna-se estruturalmente pouco confiável, apenas tipos leves, como chapas onduladas, podem ser usados como material de cobertura. É muito difícil isolar essa varanda em 100%.
- Desenho independente. Esse telhado de varanda é diferente porque pode existir sem a vidraça da varanda principal, uma vez que não depende dela.
A estrutura desse telhado consiste em treliças de suporte de carga, geralmente de um canto de metal, no qual a caixa e o revestimento real são fixados.
Tal telhado pode ser arbitrariamente longo, use qualquer tipo de revestimento. Quaisquer perfis do sistema de envidraçamento são montados nele, é conveniente isolá-lo.
Materiais do telhado da varanda

Como toda a variedade de materiais produzidos pelos fabricantes de materiais de construção é utilizada para telhados de varanda, não será possível listar todos eles.
Qual é o telhado sobre a varanda? Considere os materiais mais populares:
- Vários tipos de chapa de aço - galvanizado, papelão ondulado, chapa ondulada, etc. - com todas as suas modificações (laminação, etc.) Este é talvez o tipo de revestimento mais comum, portanto como escolher telhas onduladas, e por se fixar tanto em coberturas dependentes como independentes de varandas, pode ser utilizado como reforço de uma marquise existente, sendo a opção mais vantajosa em termos de relação preço/qualidade. Possui rigidez estrutural suficiente para suportar uma carga decente de neve e vento sem risco de deformação.
Essa varanda com telhado tem as desvantagens apenas de um alto nível de ruído quando chove ou sopra um vento forte.No entanto, esse problema é resolvido com a montagem de uma camada adicional de isolante de som, que pode ser adquirida em uma loja de ferragens.
um telhado de metal nesta modalidade não é recomendado para uso.
- Materiais macios para telhados. É basicamente ondulina.
Esse revestimento requer uma estrutura de corpo mais rígida do telhado da varanda, é mais caro que uma chapa metálica, não é um material resistente a impactos, mas é um excelente isolante acústico. Então como consertar papelão ondulado no telhado estará em uma construção sólida e o isolamento acústico será ruim.
- Revestimento transparente. Tal telhado para uma varanda parece muito impressionante.
Dois materiais são usados \u200b\u200bpara esse fim - policarbonato celular ou janelas com vidros duplos.
O policarbonato é usado para vidros quentes. Tem uma resistência ao impacto muito alta e é 15 vezes mais leve que o vidro. Possui uma característica tão valiosa quanto a resistência à radiação ultravioleta, o que evita sua destruição e perda de transparência. Faixa de temperatura operacional de -45 a 80 graus.
As janelas com vidros duplos para o telhado são feitas com vidro temperado ou triplex (vidro automotivo).
Esse revestimento é o mais caro de todos, mas fica muito bonito.
Construção de telhado de varanda
Vejamos como fazer um telhado na varanda com as próprias mãos. E como exemplo, tomemos a construção de um telhado independente a partir de uma chapa perfilada.
- Precisamos de um canto de aço. É melhor fazer um canto de 60-70 mm para garantir uma margem de segurança. Fabricamos treliças de suporte (ver foto) na proporção de pelo menos uma treliça por cada metro de telhado.

Você pode soldar o canto por soldagem, você pode fazer a conexão com parafusos. Quem está mais confortável. Fixamos na parede de treliça com chumbadores com uma profundidade de entrada na parede de pelo menos 80 mm.
- Para fazer um telhado na varanda, prendemos uma caixa de madeira nas fazendas. Uma madeira de 40x40 ou mais serve. As estruturas de madeira devem ser cobertas com um material protetor para evitar o apodrecimento. Qualquer anti-séptico serve.
Montamos folhas de perfil na caixa usando parafusos especiais com juntas de impermeabilização. Os vãos que se formam entre a parede e o perfil devem ser cuidadosamente vedados por dentro com espuma, por fora com selante e argamassa de cimento.
Dica: não use um moedor para cortar uma folha. Esta área cairá rapidamente em desuso. Pegue uma tesoura, um quebra-cabeça ou uma serra com um dente fino.
- Agora você pode montar a moldura de vidro. Recomenda-se instalar uma viga entre a estrutura e o telhado, na qual a própria estrutura deve ser fixada. As rachaduras também devem ser sopradas com espuma e o lado externo da junta deve ser impermeabilizado.
- Recomenda-se equipar os telhados das varandas com uma saída de ar se a varanda for hermética. Caso contrário, o acesso de oxigênio ao apartamento será difícil.
Surpreendentemente, essa recomendação é frequentemente negligenciada e, se os cômodos do apartamento não estiverem estruturalmente equipados com sistema de ventilação, presume-se que o oxigênio venha das rachaduras nas molduras das janelas e varandas.
É assim que o telhado da varanda é feito com as próprias mãos.
Dica: não deixe de convidar um amigo experiente para ajudá-lo na instalação de chapas de grande porte e fazer o seguro em altura.
Se pretender utilizar a varanda como parte da habitação, terá de realizar três tipos de trabalhos adicionais:
- Imediatamente sob as folhas de perfil, colocamos uma membrana impermeabilizante.
- Sob ele, montamos um isolador de calor.
- Sob o isolante térmico aplicamos uma camada de barreira de vapor, embora isso não seja necessário para estruturas de varanda.
Selecionamos todos os materiais isolantes, como dizem, "a gosto", porque. há muitos deles sendo feitos agora.
Um consultor de uma loja de ferragens decente contará a você em detalhes e permitirá que você toque em diferentes opções de isoladores.
Dica: não se esqueça de unir bem as bordas dos isoladores. Para materiais sólidos, é espuma de poliuretano e, para materiais em rolo, fita adesiva.
Como você pode ver, o telhado de bricolage na varanda é bastante simples. E ainda, se você tem pouca experiência, é melhor confiar esse evento responsável a profissionais, principalmente quando se trata de trabalho em altura.
O artigo te ajudou?