Telhado de quatro águas - características de design e recomendações de montagem

Gostaria de um telhado de quatro águas para decorar sua casa? Vou lhe contar como esse telhado difere de outras estruturas e se vale a pena pagar por isso. Darei atenção especial aos recursos do dispositivo do sistema de treliça.

Uma tenda é o esquema de cobertura mais antigo e esse design é relevante hoje.
Uma tenda é o esquema de cobertura mais antigo e esse design é relevante hoje.

Características de design

O telhado de quatro águas consiste em quatro ou mais inclinações triangulares, que convergem em um ponto na parte superior. O número de inclinações é determinado pela forma do perímetro das paredes do rolamento.

Por exemplo, se o perímetro for feito na forma de um simples quadrado ou retângulo, são usadas 4 inclinações. Se o perímetro das paredes portantes tiver uma configuração mais complexa, a cobertura será multifacetada e o número de pendentes será superior a quatro.

As encostas podem ser do mesmo tamanho ou tamanhos diferentes, o principal é que sejam simétricas e suas partes superiores estejam conectadas em um ponto.

Ilustrações Escopo de telhados de quatro águas
table_pic_att14922085052 Sistema de cobertura em casa. Como as estruturas das tendas são caracterizadas por muitas vantagens, o esquema de pirâmide é facilmente utilizado na construção de casas de campo e casas de veraneio.
table_pic_att14922085073 Montagem de mandris de jardim e outras estruturas cobertas de pátio. Devido ao fato de as instruções de montagem serem simples, o esquema da barraca é amplamente utilizado na construção de mandris e toldos.

Vantagens:

  • Versatilidade de aplicação. Apenas um telhado de quatro águas é instalado com igual sucesso em uma casa com perímetro retangular e em edifícios com perímetro de paredes portantes em forma de círculo;
  • Fácil montagem. Apesar da aparência incomum da estrutura, não é mais difícil de construir do que um telhado de duas águas convencional. Portanto, se desejar, você mesmo pode cuidar da construção;
  • Nevasca intensa. Mesmo com uma inclinação de 20 °, a neve do telhado de quatro águas cairá intensamente. Isso significa que você não precisa limpar a neve com as próprias mãos para reduzir a carga mecânica nas encostas;
  • Melhor aerodinâmica do tejadilho do que outras estruturas de tejadilho. Esta vantagem é especialmente verdadeira em áreas com forte carga de vento. O vento sopra sobre a tenda de todos os lados sem exercer carga mecânica excessiva, o que se deve em grande parte à ausência de empenas localizadas verticalmente;
  • Design atraente exterior do telhado. O telhado de quatro águas, piramidal e trapezoidal, parece igual de todos os lados e isso o distingue favoravelmente de outras estruturas mais tradicionais.
Leia também:  Como construir um telhado inclinado: características de design, fabricação de um sistema de treliça, trabalho de cobertura

Imperfeições:

  • Sótão limitado. Se um sótão completo puder ser organizado sob um telhado inclinado, o sistema de vigas da barraca torna o sótão inadequado para organizar um espaço vital. Portanto, se você precisar de espaço extra, pense nisso antes de construir um telhado de quatro águas;
  • A ausência de empena e, consequentemente, o alto preço dos vidros. Se ainda assim decidir arranjar um espaço habitacional dentro da tenda, tenha em atenção que devido à falta de empena, o envidraçamento terá de ser instalado directamente na espessura do bolo de cobertura, o que não é fácil e nem dispendioso.

Os principais elementos do sistema treliçado

Ilustrações Nome do elemento e sua finalidade
table_pic_att14922085084 nó de cumeeira. Em telhados convencionais, a função do nó de cumeeira é realizada por uma viga longitudinal.

No caso de uma barraca em um suporte vertical, as extremidades das vigas são unidas por meio de ferragens de fixação.

Considerando que todos os elementos estruturais, como na foto, são reunidos, a carga mecânica na montagem será considerável. Portanto, em vez dos fixadores de pregos usuais, é aconselhável usar grandes parafusos auto-roscantes ou pinos roscados com parafusos.

table_pic_att14922085115 Pilar B (cabeçote). Este é o elemento sobre o qual ficará localizada a cumeeira, de modo que o rack na estrutura do telhado de quatro águas é o elemento mais carregado.

Em estruturas leves, por exemplo, na construção de gazebos, o poste central pode estar totalmente ausente, pois as vigas transferem a carga diretamente para o Mauerlat.No sistema de cobertura da casa, a carga é grande, por isso é necessário o rack central.

table_pic_att14922085126 Mauerlat. Esta é uma viga que é colocada em paredes de suporte de carga e assume a carga das vigas.

Para um sistema de vigas com empena, são usados ​​​​dois Mauerlats. Como a barraca é um sistema de quatro ou mais inclinações, o Mauerlat é colocado ao longo do perímetro das paredes de suporte de carga.

As pontas das barras são conectadas entre si em meia árvore ou em uma pata.

table_pic_att14922085147 Vigas de viga (pernas de viga). São vigas que são instaladas ao longo das bordas da encosta. Ou seja, em cada inclinação triangular existem duas pernas de viga, que são presas em uma extremidade ao nó da crista e na outra extremidade ao Mauerlat.
table_pic_att14922085168 vigas centrais. Trata-se de uma viga instalada entre duas pernas de viga inclinada e a borda superior presa ao nó da cumeeira e a inferior ao Mauerlat.

Ou seja, se a inclinação for um triângulo equilátero, a linha das vigas centrais será uma bissetriz. A função deste elemento é reduzir a carga na rampa.

table_pic_att14922085179 Narozhniki. São vigas que são instaladas no vão entre as vigas central e inclinada. Em tendas padrão, os ramos estão localizados paralelamente às vigas centrais.

As lanças são utilizadas em encostas com grande área. Em pequenos telhados em gazebos, não há necessidade de peles

.

table_pic_att149220851910 Puffs (travessas). A barra transversal fixa as vigas e as vigas centrais na parte superior, proporcionando rigidez adicional à inclinação. As barras transversais são instaladas em todas as quatro inclinações e são combinadas nas extremidades umas com as outras.
table_pic_att149220852011 Laços. São vigas horizontais que conectam as bordas inferiores de vigas opostas. Para tornar a estrutura o mais rígida possível, os tirantes passam pela cama e são fixados nela.

As mesas são instaladas em apenas uma direção, como resultado, as vigas são conectadas em duas inclinações opostas.

table_pic_att149220852212 Racks. São vigas verticais (strutões), que são fixadas em uma extremidade das vigas e na outra - nas mesas. Os espaçadores podem ser instalados na vertical e na diagonal.
table_pic_att149220852513 Peitoril. Esta é uma barra instalada paralelamente a dois Mauerlats. Se houver apenas uma cama, ela será instalada exatamente no centro.

Freqüentemente, a cama é colocada na parede interna. A viga central repousa sobre esta viga, que forma uma tenda e contrapisos são fixados a ela.

A figura mostra os principais parâmetros aos quais você deve prestar atenção ao calcular o sistema de treliças
A figura mostra os principais parâmetros aos quais você deve prestar atenção ao calcular o sistema de treliças

Recomendações para o cálculo e disposição do sistema treliçado:

  • Se o comprimento das vigas não exceder 3 m, um degrau de 1-1,3 m é mantido entre eles.Se o comprimento das vigas exceder 3 m, o degrau entre as vigas aumenta para 1,5 m.
  • Independentemente do comprimento das vigas incluídas nos desenhos, não é recomendável escolher um degrau superior a 1,5 m.
  • O ângulo de inclinação das encostas de uma barraca revestida com ladrilhos cerâmicos é de 30°, revestida com ardósia - de 20 a 60°.
  • O ângulo das encostas cobertas com telhas betuminosas ou materiais laminados é de 10 a 30 °.
  • Para resistência à carga de neve, a melhor opção é a altura do sistema treliçado, igual a metade do comprimento da casa.
  • O tamanho da saliência do telhado deve ser idealmente um décimo do comprimento da parede de suporte ao longo da qual o Mauerlat é colocado.
  • Para a fabricação de Mauerlat e cama, é utilizada madeira de folhosa com seção de 250 × 150 mm.
  • Para a fabricação de caibros e estantes, é utilizada uma viga ou placa com largura de pelo menos 100 mm.
  • Todas as conexões no sistema de treliças são feitas por meio de placas metálicas perfuradas, pinos roscados com porcas e grandes parafusos auto-roscantes.

Construção de torta de cobertura

Representação esquemática de um telhado frio à esquerda e quente à direita
Representação esquemática de um telhado frio à esquerda e quente à direita

Não há muita diferença entre uma torta de telhado regular e uma torta de telhado com quadril. Você deve decidir se o telhado será quente ou frio:

  • Se o design for quente, isolamento e barreira de vapor são colocados no espaço entre as vigas, uma caixa é enchida por cima e por baixo e o material de cobertura é colocado;
  • Se o desenho estiver frio, o isolamento térmico é colocado no chão, enquanto as encostas permanecem sem isolamento.

Resumindo

Agora você sabe o que é um telhado de quatro águas, quais são suas características de design e com que base é construído. Materiais adicionais podem ser encontrados assistindo ao vídeo neste artigo. Se você tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC