Além dos materiais de cobertura tradicionais, os materiais que transmitem luz, como vidro e vários materiais poliméricos, estão ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos. Este artigo falará sobre o que é um telhado de policarbonato faça você mesmo, que tipos de telhados de policarbonato são e quais materiais são usados em sua construção.
A principal coisa que distingue esse telhado de outros tipos de cobertura é que o policarbonato permite que você use a luz do sol como fonte de iluminação interna.
A este respeito, vários requisitos são impostos aos telhados de policarbonato:
- Os indicadores de iluminação das instalações devem atender aos padrões aceitos;
- As áreas de trabalho das instalações devem ser protegidas do brilho da luz solar direta e refletida, porque para telhados de garagem faça você mesmo isso é altamente relevante;
- Telhados de policarbonato devem fornecer ventilação total da sala; em caso de incêndio, a fumaça também deve ser removida;
- O telhado não deve criar obstáculos para a remoção de neve;
- A estrutura do telhado deve ter resistência estática, por exemplo, como um telhado de quatro águas;
- Um telhado de policarbonato deve ser equipado com isolamento de vapor, som, hidro e térmico.
As coberturas de policarbonato podem ser construídas como elementos individuais, como arcos, inclinações, cúpulas, pirâmides, polígonos, etc. Ao mesmo tempo, as instalações internas podem ser quentes e frias, dependendo de sua finalidade.
Tipos de estruturas de telhado de policarbonato
Existem os seguintes tipos de estruturas de telhados transmissores de luz:
- Projetos baseados em perfis de sistemas;
- Estruturas constituídas por elementos autoportantes que transmitem luz;
- Clarabóias e clarabóias.
O uso de perfis de sistema permite instalar qualquer tipo de telhado de policarbonato: uma ou duas inclinações, cúpula, tenda, etc.
Os fabricantes de perfis costumam oferecer soluções prontas adequadas para tipos populares de telhados; também existe um serviço para desenvolvimento individual de projetos para estruturas mais complexas.
Para a fabricação de perfis de sistema, são utilizados materiais:
- para grandes vãos - aço;
- para pequenas e médias - alumínio.
Útil: o perfil pode ser usado com um elemento transmissor de luz, independentemente do seu tipo, é importante apenas fornecer uma folga entre o elemento e o perfil com um selante, como borracha sintética.
Para a fabricação de estruturas baseadas em elementos autoportantes que transmitem luz, são utilizados apenas materiais poliméricos transparentes, tais estruturas possuem reforços e geralmente são produzidas na forma de vários segmentos e arcos.
Telhado de policarbonato transparente

O policarbonato de telhado é um polímero que, de acordo com seus parâmetros, pertence aos materiais plásticos de engenharia.
Este material é capaz de manter suas propriedades físicas e mecânicas em temperaturas de -40 a +120 graus, dois tipos de policarbonato são usados atualmente na construção: painéis e chapas estruturadas e monolíticas:
- O policarbonato monolítico transparente é usado como material de cobertura e é excelente para a construção de estruturas planas e coberturas curvas, cuja transparência se aproxima do vidro. Ao mesmo tempo, esse material não é amplamente utilizado devido ao custo bastante alto, excedendo significativamente o preço dos produtos de policarbonato estruturado.
- Painéis e chapas estruturadas, muitas vezes também chamados de celulares ou alveolares, são o tipo de policarbonato mais utilizado na construção, mais frequentemente usado em tetos arqueados e horizontais. O peso deste material é 6-10 vezes menor que o peso do vidro de silicato padrão e 6 vezes menor que o peso do vidro acrílico.A maior flexibilidade do material permite que ele seja usado para cobrir estruturas geométricas complexas de telhados, como vários tipos de cúpulas, clarabóias estendidas, seções individuais de grandes cúpulas, etc.
Um telhado de policarbonato celular é a opção preferida para autoconstrução devido às seguintes vantagens deste material:
- Peso específico baixo de 0,7 a 4,8 kg/m2, que permite criar soluções de design leves e ao mesmo tempo originais;
- Custo de cobertura relativamente baixo;
- Bom desempenho de isolamento térmico;
- Alta flexibilidade do material;
- Resistência a influências químicas;
- Resistência à queima;
- Alta resistência ao impacto, o que reduz o impacto negativo do granizo e outros objetos em queda;
- Com uma vida útil bastante longa, os fabricantes costumam dar uma garantia de 10 a 12 anos.
A maioria dos especialistas concorda que um telhado de policarbonato alveolar é a escolha mais bem-sucedida de substituição de vidro na fabricação de um telhado de transmissão de luz.
Produção de um telhado de policarbonato
Ao falar sobre como fazer um telhado de policarbonato, antes de mais nada, vale mencionar os cuidados de segurança, por exemplo, o uso de óculos e luvas ao trabalhar com uma esmerilhadeira.

Antes de cobrir o telhado com policarbonato, você deve desenvolver seu design e encontrar um esquema pronto ou desenvolver seus próprios desenhos, de acordo com os quais o telhado será instalado.
O procedimento de construção de uma cobertura de policarbonato é bastante simples e rápido, o que é facilitado pelas dimensões bastante significativas e baixo peso do material, bem como pelo fato de a construção de tal cobertura não requerer o uso de ferramentas especiais.
Ao construir um telhado de policarbonato, atenção especial deve ser dada à camada protetora do material, pois qualquer dano reduzirá a vida útil do telhado.
O primeiro passo é fazer uma estrutura de suporte do telhado, e a inclinação do telhado deve ser de pelo menos 50 °, a inclinação de 100 ° é considerada a mais ideal.
A preparação da estrutura do telhado inclui as seguintes etapas:
- As vigas, cuja seção transversal é de 60x40 ou 60x80 mm, são fixadas de forma que a distância entre as bordas do telhado seja de 1,04 m e entre os dois eixos centrais das vigas - 1,01 m.
- Nas vigas, os perfis finais e de conexão são fixados.
- Os limitadores são fixados com rebites a uma distância de dois centímetros das bordas dos perfis.
- As superfícies laterais das placas são coladas com fita adesiva padrão para proteger contra a luz solar refletida.
- A parte superior da placa é colada com fita adesiva comum e a parte inferior é perfurada para evitar a penetração de poeira ou pequenos insetos nas células internas da placa.
Após a conclusão da instalação da estrutura de suporte, procede-se à instalação das placas. A conexão das placas de policarbonato celular é à prova d'água, portanto não há necessidade de tratar as costuras com mástique.
Em seguida, as placas são colocadas na superfície do telhado, posicionando-as de forma que a superfície com a inscrição fique voltada para cima, deixando um espaço de 5 milímetros entre as placas para fazer uma junta de dilatação.
Uma tampa é anexada a cada perfil, após o que os plugues do perfil são fixados e a instalação é concluída.
Em seguida, o telhado deve ser impermeabilizado com uma emenda que liga a parede e a parte superior da cobertura, além de mástique de silicone e drenagem.
Para garantir a maior vida útil possível e de alta qualidade dos painéis de policarbonato, eles devem ser cuidadosamente mantidos, cuja principal condição é a manutenção constante da limpeza dos painéis.
Durante a operação, sujeira e poeira se acumulam nos painéis de policarbonato, que podem ser limpos com uma esponja umedecida em água com sabão ou pano macio. Em nenhum caso os painéis devem ser limpos com objetos pontiagudos, bem como preparações cáusticas ou abrasivas.
O artigo te ajudou?