Em casas particulares, muitas vezes a escada do sótão está localizada fora da casa, o que às vezes limita o uso das instalações sob o telhado, por isso alguns tendem a fazer uma escotilha para o sótão com as próprias mãos pela lateral da sala. Isso facilita muito a comunicação entre os andares, mas ao mesmo tempo requer a disposição de um mecanismo adicional - uma escada dobrável ou deslizante.
A seguir falaremos sobre como isso é feito e também, como complemento, assista ao vídeo temático deste artigo.

Trabalho de instalação

- Quando se trata de escotilhas de incêndio no sótão ou se destinam a passagens de comunicação, isso significa um orifício com tampa e, às vezes, até com uma escada deslizante embutida. Mas escadas, isso é assunto para outro artigo, e estamos interessados \u200b\u200bem um buraco com tampa e eles podem ser considerados como dois dispositivos separados, embora estejam interligados.
- O fato é que a própria cobertura vai depender totalmente do furo feito no teto, enquanto o perímetro da abertura, por sua vez, é feito de acordo com a inclinação da escada. Se tal dispositivo for feito durante a construção de um edifício, seus parâmetros serão incluídos nos cálculos do projeto, mas se você precisar fazer um tie-in, precisará fazer esses cálculos por conta própria. Instruções detalhadas para tal trabalho em pisos de concreto serão dadas abaixo.
Buraco no chão de concreto
Recomendação. Para a segurança do trabalho e o menor enfraquecimento dos pisos de concreto armado ao cortar uma abertura, é melhor fazer isso na junção das placas, como pode ser visto na foto abaixo, e não no meio de uma delas.

Para saber o quão regular (para comunicação) ou escotilhas de incêndio para o sótão são feitas, escolhemos tetos de concreto como o material mais durável. Apesar de o concreto ser um material muito resistente, principalmente se for reforçado, como no nosso caso, um furo completo pode ser feito em apenas 1 a 1,5 horas.
Para isso, é claro, você precisará de boas ferramentas, como uma esmerilhadeira com discos para metal e concreto (com revestimento de diamante) com diâmetro de pelo menos 220 mm, uma furadeira, um pé de cabra e uma pequena marreta.
Tudo, claro, começa com a marcação, sendo mais conveniente fazer pela parte superior das placas, por isso precisamos delinear o perímetro desejado com giz. Para que as bordas da abertura fiquem estritamente verticais, precisamos de um furador com broca mais longa que a espessura da sobreposição.
Instale o perfurador em posição estritamente vertical (você pode até usar um nível para isso) e faça um furo passante em cada canto do perímetro - eles servirão de guia para a marcação inferior do piso.
Agora você precisa cortar linhas ao longo do perímetro de cima e de baixo com um disco de diamante, mas fazemos isso para que não atinja o reforço, caso contrário você simplesmente estragará o revestimento - ele queimará. Quando as ranhuras estiverem prontas em ambos os lados, encontre os vazios com um perfurador - para isso, basta perfurar a placa. .
Depois de encontrá-los, pegue uma marreta e quebre os lugares mais fracos (mais finos), e nas áreas onde o concreto repousa sobre a armadura, é melhor bater com um pé de cabra - a broca perfuradora vai escorregar.

Quando todo o concreto estiver derrubado, é preciso cortar a armadura, mas é preciso fazer isso rente ou até mesmo bater no corpo da laje com um disco para que o metal não atrapalhe a instalação da esquadria da escotilha na futuro.
Você também deve usar um disco diamantado para nivelar todas as irregularidades que definitivamente permanecerão nas bordas. Observe que uma abertura livre contribuirá para a instalação correta de toda a estrutura.
Recomendação. Se você está comprando escada de sótão deslizante (dobrável) do fabricante, o passaporte pode indicar o tamanho desejado da abertura ou o tamanho do bloco deslizante (dobrável).
Se no seu caso a segunda opção for escolhida, lembre-se de que a abertura para as escotilhas do sótão (blocos acabados) é 10 mm maior em cada direção.
tampa com moldura

Então, se você decidir comprar escada de sótão dobrável ou deslizante, então a questão de como isolar a escotilha do sótão desaparece por si só, já que você certamente escolherá um design especial com isolamento térmico.
Junto com isso, a montagem da própria moldura com a tampa desaparecerá automaticamente - elas já estão prontas e equipadas com todos os mecanismos para fechamento e abertura suaves. Resta apenas fazer uma abertura no teto corretamente e em tamanho, mas isso já foi discutido acima.

A questão surge de forma um pouco diferente quando você faz tudo sozinho, então vai precisar de uma moldura que precisa ser fixada com âncoras nas pontas da abertura e uma tampa equipada com fechos para fechamento e abertura suaves. Provavelmente, sua tampa abrirá para baixo, portanto, deve ficar nivelada com o acabamento final do teto.
Além disso, é muito provável que você precise de uma escotilha de sótão isolada, então o isolamento térmico deve estar localizado no topo da tampa e ser invisível para a vista da sala.
Nesses casos, é mais conveniente usar painéis de espuma de poliestireno extrudado da espessura desejada e fechá-los em cima de papelão ou algum tipo de plástico. Ao mesmo tempo, o painel de espuma deve ser cortado de acordo com o tamanho interno da moldura, deixando alguns milímetros de margem para que o isolamento não esfregue ao fechar, mas também não deixe um grande vão.
Conclusão
Em geral, escotilha do sótão para escadas - a questão é simples, mas aqui é muito importante manter com precisão todas as dimensões para não deixar lacunas para rascunhos. Toda a estrutura não lhe custará muito, pois seu preço consistirá principalmente no custo dos materiais (metal e madeira), embora os acessórios de alta qualidade (dobradiças e fechos) provavelmente custem mais do que uma escotilha.
O artigo te ajudou?