O assunto deste artigo são toldos e policarbonato. Temos que aprender sobre as propriedades deste material e como a estrutura do dossel é construída. Além disso, descobriremos qual policarbonato é preferível para nossos propósitos e como corrigi-lo corretamente.

Escolha do policarbonato
Como esse material é classificado?
Grossura
Uma variedade típica de uma loja de ferragens inclui policarbonato celular com espessura de 4 a 10 milímetros.
Para esclarecer: a indústria produz material com espessura de 16, 25 e até 32 milímetros; no entanto, seu preço torna a compra um empreendimento duvidoso.
A espessura define dois parâmetros adicionais:
- Raio mínimo de curvatura. Para policarbonato de 4 mm, é 0,7 m, para 10 mm 1,75.
- O passo máximo da caixa. Com cargas médias de vento e inclinação do dossel de pelo menos 30 graus, o que evitará o acúmulo de neve, é de 40 cm para uma espessura de 4 mm e de 1 metro para 10 milímetros.
Via de regra, para os fins de nosso interesse, utiliza-se um revestimento de 8 mm; um mínimo razoável é de 6 mm.
Cor
O sabor e a cor... Lembra? No entanto, além das preferências pessoais, vários fatores objetivos desempenham um papel aqui.
- As cores escuras e saturadas de um dossel de policarbonato farão com que ele aqueça mais ao sol, com alguma redução na vida útil do material. Por outro lado, sob um dossel, será um pouco mais frio: a parte infravermelha do espectro será atrasada pelo telhado.
- O material transparente tem translucidez de até 80%. Nunca ficará escuro por baixo. Mas é quente - facilmente.

filtro UV
Por razões óbvias, os tipos de policarbonato sem filtro ultravioleta não são adequados para um dossel: a vida útil desse telhado não será superior a 3-5 anos. O filtro (filme fino de polímero) está presente, via de regra, apenas em um dos lados; é este lado que deve olhar para cima após a conclusão da instalação.

quadro
materiais
Os materiais típicos para sua construção são madeira, tábuas e tubos de aço perfilados. Os métodos de conexão são bastante tradicionais:
- O tubo perfilado é soldado por soldagem elétrica; muito menos comumente, a estrutura é montada em parafusos ou braçadeiras especiais para um tubo profissional. Uma junta soldada não é apenas mais forte e resistente, mas também muito mais barata (claro, sem levar em conta o custo da máquina de solda).
- As madeiras e tábuas são fixadas com tachas com arruelas largas ou com auxílio de chapas galvanizadas, cantos e parafusos autorroscantes.
Dimensões
Quais tamanhos devem ser seguidos? As dimensões da cobertura devem ser idealmente múltiplas das dimensões da chapa de policarbonato (2,1 x 6 e 2,1 x 12 metros).
Já mencionamos a inclinação: em regiões com invernos nevados, um mínimo razoável que não permitirá que a neve acumulada atravesse o dossel é de 30 graus em relação ao horizonte.

A seção transversal dos elementos estruturais é determinada por sua funcionalidade:
elemento de quadro | Seção mínima, mm |
Pilar | Barra 100x100, cano quadrado 80x80 |
Viga com vão de até 3 metros | Placa 100x40, tubo retangular 80x40 |
Viga com vão de 3 a 6 metros | Placa 150x50, tubo retangular 100x60 |
Jumper entre pilares (extensão não superior a 3 metros) | Madeira 100x100, tábua 150x50, tubo retangular 100x60 |
Importante: as vigas retangulares são montadas de forma que o maior dos lados fique paralelo ao vetor de carga máxima (no nosso caso, vertical).
Instalação de poste
Comece cavando buracos. Um diâmetro típico é de 30 cm, a profundidade varia dependendo da densidade do solo de 0,6 a 1 metro.
É claro que você não pode cavar buracos com tais parâmetros com uma pá e uma picareta. O trabalho pode ser feito de duas formas:
- Broca de jardim.

- Alternativamente, o furo pode ser aberto com uma largura maior.Nele é colocado um tubo com diâmetro de 30 cm, enrolado de galvanização, após o qual é preenchido em camadas e o solo ao seu redor é compactado. Em seguida, o tubo é cuidadosamente removido.
Pilares, independentemente do material, devem ser protegidos do contato com a água, e a madeira também do apodrecimento. Em ambos os casos, utiliza-se como impermeabilizante mástique betuminoso aplicado em pelo menos duas camadas. A árvore é pré-impregnada com uma composição anti-séptica.
A instrução para a concretagem real é assim:
- O fundo do poço está coberto de entulho em 8 a 10 cm.
- A coluna é definida estritamente em uma linha de prumo.
- O poço é preenchido com cascalho até o nível do solo (novamente com um compactador camada por camada a cada 20 cm).
- A base de uma coluna fixada com segurança é despejada com uma argamassa líquida de cimento e areia, preparada na proporção de 1: 3.

Jumpers entre pilares
O método de fixação dos pilares e do lintel, sobre o qual assentarão as vigas, é determinado pelo seu material. Com um tubo de perfil, tudo fica claro: depois de encaixar o moedor, as costuras são fervidas. E a moldura de madeira?
- A viga é colocada nas extremidades dos pilares e conectada a eles com placas ou cantos galvanizados.
- A placa é atraída para cada poste por um par de pinos com arruelas largas.
feixes
O método de fixação das vigas de madeira é cantos galvanizados, dois por viga de cada lado. Com uma margem significativa de segurança dos lintéis, as vigas podem ser cortadas neles a uma profundidade rasa. O degrau entre as vigas não passa de um metro.

caixote
É colocado perpendicularmente às vigas se as vigas forem raras e a espessura do policarbonato for pequena.Para uma moldura de madeira, uma barra com seção de 40x40 ou 50x50 é usada como caixote, para metal - um tubo com seção de 20x40.
Pintura, hidrofobização
Além da função decorativa, a pintura ou impregnação desempenha uma função protetora: protege o aço da ferrugem e a madeira da deterioração. Como pintar ou impregnar a moldura do futuro dossel?
O tubo de aço, via de regra, é pintado com esmalte PF-115 barato e resistente às intempéries em uma base alquídica. O aço é pré-limpo da ferrugem com uma escova de metal ou tratado com um conversor de ferrugem, após o que é preparado com primer glyptal GF-021. Pintura - depois que o primer secar em duas camadas.
A madeira também pode ser pintada; no entanto, não é o esmalte alquídico que dá os melhores resultados, mas a tinta de borracha impermeabilizante à base de água. Após a secagem, forma um filme durável e impermeável à umidade. A tinta é colorida em qualquer cor com pigmentos solúveis em água.

Uma árvore com uma bela textura é impregnada com óleo secante aquecido em banho-maria ou Aquatex - um anti-séptico com efeito hidrofóbico e aditivos de tingimento.
assentamento de policarbonato
Colocar a cobertura com as próprias mãos é mais do que fácil: as telhas são atraídas para a estrutura com parafusos auto-roscantes para metal ou madeira com arruelas de pressão de borracha que garantem a estanqueidade.
Uma série de sutilezas, no entanto, estão aqui:
- Os parafusos autorroscantes são aparafusados estritamente em ângulos retos com a superfície do revestimento. Quando inclinado, o parafuso autorroscante é desparafusado e enrolado novamente.
- A arruela não deve esmagar o policarbonato. Força excessiva causará rachaduras radiais no ponto de fixação.

- A costura entre as folhas adjacentes é fechada com um perfil H equipado com selante de silicone.Isso evitará vazamentos.
- As pontas com favos abertos também são seladas com perfil, mas já em forma de U. Isso evitará que o policarbonato fique desarrumado devido à poeira e detritos acumulados nas cavidades.

Conclusão
Esperamos que nossas recomendações salvem o leitor de erros típicos de iniciantes. O vídeo em anexo neste artigo permitirá que você se familiarize com mais clareza com o processo de construção. Boa sorte!
O artigo te ajudou?