O que é convecção e por que é necessário no forno

Ir à loja para comprar um novo forno é um evento sério. Os consultores de vendas vão elogiar o equipamento de todas as formas possíveis e falar sobre várias funções, cujos nomes nem sempre são claros. Por exemplo, o vendedor pode mencionar um recurso de forno como convecção. O que é essa função e por que ela é necessária? Leia sobre isso abaixo.

A essência da convecção

De acordo com a tradução do latim, convecção é “transferência”. Transferir o quê? Em suma, estamos a falar do movimento do calor no forno, ou seja, da mistura de ar quente e frio. Como resultado, a temperatura em todo o forno será a mesma. Os fornos mais antigos não tinham convecção e, para evitar que o prato queimasse, primeiro era necessário cozinhá-lo no fundo do fogão e depois movê-lo para cima.

Em novos fornos com convecção, tais ações são desnecessárias - a temperatura será distribuída uniformemente e seu bolo será assado por dentro e adquirirá um lindo rubor. Você não precisa se preocupar em queimar. Manipular a reorganização de pratos em fornos antigos exigia tempo e esforço preciosos, além de permitir cozinhar menos guloseimas. Esqueça isso ao cozinhar com modelos equipados com função de convecção. Você vai cozinhar mais pratos ao mesmo tempo e economizar energia ao mesmo tempo.

Aplicação do modo de convecção

Graças ao modo de convecção, você assará com sucesso tortas de marca, deliciosas tortas e grandes pedaços de carne. Por meio de um pequeno aquecimento com convecção é possível descongelar vegetais e produtos à base de carne.

Observação! A função de convecção permite secar ervas, cascas de citrinos e biscoitos.

O modo de convecção pode ser ativado conforme necessário. Aqui estão os casos em que pode ser necessário:

  • para criar uma crosta crocante;
  • para se livrar do excesso de suco do prato;
  • para assar completo e profundo uma torta maciça e carcaça de peru ou frango.
Leia também:  O que fazer com cantos vazios na sala

Variedades de convectores

Normalmente em fornos elétricos, a convecção é realizada por um ventilador elementar, que simplesmente impulsiona o ar para dentro. Os modelos equipados com ventilador com circuito de aquecimento são considerados mais eficientes. As unidades da marca Miele têm convecção húmida. Esta função é útil porque quando é ativada, o ar do forno fica saturado de vapor. Graças a isso, a comida não seca e a massa cresce muito melhor. Em geral, os alimentos cozidos no vapor são muito mais saudáveis ​​do que os fritos. Os criadores da marca Neff cuidaram de equipar seus fornos com potentes ventiladores.

Devido ao aquecimento rápido, a camada superior do alimento fica seca em pouco tempo, o que evita a evaporação dos sucos. Os recursos listados estavam disponíveis apenas para fornos elétricos - os fogões a gás não tinham uma função embutida para mover o ar quente. Mas os desenvolvedores da Electrolux fizeram uma descoberta - lançaram um fogão a gás com convecção forçada. Enquanto estamos falando de um fogão a gás autônomo, mas quem sabe, talvez com o tempo o fabricante volte a surpreender com um novo desenvolvimento. Agora, quando os vendedores nas lojas falarem sobre convecção no forno, você entenderá claramente o que está em jogo.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC