Cobertura de papelão ondulado - a tecnologia mais simples para o trabalho

O deck é fácil de instalar, portanto, mesmo um mestre novato pode lidar com sua instalação.
O deck é fácil de instalar, portanto, mesmo um mestre novato pode lidar com sua instalação.

Deseja colocar um telhado de papelão ondulado, mas não sabe como organizar adequadamente o fluxo de trabalho? Vou compartilhar minha experiência de trabalho. Seguindo minhas recomendações, você fará um telhado confiável com suas próprias mãos e, ao mesmo tempo, economizará no pagamento de serviços de especialistas.

O trabalho deve ser realizado com dois ajudantes, pois as telhas são pesadas e é impossível levantá-las para o telhado e segurá-las ao fixá-las
O trabalho deve ser realizado com dois ajudantes, pois as telhas são pesadas e é impossível levantá-las para o telhado e segurá-las ao fixá-las

etapas do trabalho

Para simplificar, o processo será dividido em várias etapas:

  • Aquisição de materiais e ferramentas;
  • Montagem de gotejamento;
  • impermeabilização de pisos;
  • Colocação de ripas e contra-ripas;
  • Instalação de chapa perfilada.

Materiais e ferramentas

Dos materiais, você precisa do seguinte:

Ilustração descrição do material
  decks. O material de cobertura é selecionado de acordo com a altura da onda, deve ser de 8 a 30 mm, esta é a melhor opção para o telhado.

Folhas de papelão ondulado são pintadas em cores diferentes, um revestimento especial de polímero protege o material da corrosão.

O custo de uma chapa perfilada é de 200 a 300 rublos por metro quadrado, os produtos mais baratos são de baixa qualidade.

  membrana de cobertura. É necessário criar uma camada adicional de impermeabilização que não deixe a água passar de fora, mas libere a evaporação de dentro.

Ao comprar material, leve em consideração as sobreposições nas juntas, elas devem ser de pelo menos 100 mm e em pequenas inclinações - 200 mm ou mais.

  conta-gotas. É colocado ao longo da borda da saliência e protege as extremidades das vigas da umidade. Os elementos são feitos de chapa metálica revestida com polímero e devem ter as mesmas cor, que é papelão ondulado.
  Ridge e barra de vento. Os patins são colocados na junção das encostas e as ripas de vento estão localizadas nas extremidades das saliências da empena. São vendidos prontos, o principal é escolher o tom certo.

A cor da folha perfilada é sempre marcada RAL, pelo código de quatro dígitos você pode selecionar facilmente a cor dos componentes.

  Tábua bordada 25 mm. É usado para o dispositivo de torneamento para fixação de um piso profissional. Além disso, o material é usado para arquivar beirais e saliências de empena. Não há requisitos especiais para o material, o principal é que a prancha esteja seca.
  Barra 40x50 mm. É usado para montar a contra-rede. Escolha opções baratas de coníferas com um teor de umidade não superior a 15%.
  prendedores. O papelão ondulado é fixado com parafusos auto-roscantes especiais, pintados na cor do material e possuindo uma arruela especial com junta de borracha.

Além dos fixadores de cobertura, são necessários parafusos auto-roscantes para a fixação das ripas e contra-ripas, cujo comprimento deve ser de pelo menos duas vezes a espessura do elemento fixo.

Também serão utilizados pregos, a versão usual de 80-90 mm de comprimento e elementos galvanizados de 25 mm de comprimento.

  Fita especial para a membrana. Para prender as telas unidas, é usada uma fita dupla face forte.

O telhado ondulado é feito usando a seguinte ferramenta:

  • Serrote ou serra circular. É usado para cortar uma barra e uma placa. Se você tiver um quebra-cabeça em mãos, poderá usá-lo;
Ao cortar tábuas e barras no telhado, é mais conveniente e seguro usar uma serra circular
Ao cortar tábuas e barras no telhado, é mais conveniente e seguro usar uma serra circular
  • Chave de fenda. Necessário para apertar parafusos. Para fixadores padrão, são necessários bicos PH ou PZ e, para elementos de cobertura, é usada uma versão especial do M8. Certifique-se de comprar todos os equipamentos necessários;
É assim que o bocal de uma chave de fenda projetada para apertar parafusos de telhado se parece
É assim que o bocal de uma chave de fenda projetada para apertar parafusos de telhado se parece
  • Martelo. Para pregar pregos, a melhor opção é um peso de 500 a 600 gramas;
  • Fita métrica e lápis. Para simplificar as medições e marcar os ângulos ideais, aconselho a compra adicional de um esquadro de construção;
O esquadro simplifica muito o processo de marcar o tabuleiro e a barra em ângulos retos.
O esquadro simplifica muito o processo de marcar o tabuleiro e a barra em ângulos retos.
  • Nível ou trilho. É usado para marcar saliências ao cortá-las ao longo da linha desejada.
  • grampeador de construção. Necessário para fixação rápida e de alta qualidade da membrana de cobertura às vigas. Não se esqueça de comprar grampos de 6 a 8 mm de comprimento;
  • tesoura de metal. Se você precisar cortar uma folha perfilada, não poderá ficar sem uma tesoura especial. Para produtos com altura de onda de até 10 mm, você também pode usar ferramentas manuais. Para ondas de 10 a 30 mm, é melhor usar tesouras elétricas, não é necessário comprá-las, é mais fácil e barato alugar uma ferramenta.
Tesouras elétricas cortam chapas perfiladas de forma muito rápida e eficiente com qualquer altura de onda
Tesouras elétricas cortam chapas perfiladas de forma muito rápida e eficiente com qualquer altura de onda

Montagem de gotejamento

A primeira etapa da instalação do telhado é a instalação de um gotejamento na borda da saliência. As instruções de trabalho são assim:

Ilustração Descrição do palco
  As bordas das vigas estão alinhadas. Você deve pré-cortar todas as pontas da madeira para que as pontas fiquem alinhadas e no mesmo ângulo.
  A marcação é feita para cortar. Precisamos fixar a placa com espessura de 25 mm ao longo da borda. Para deixá-lo nivelado com a superfície, é necessário fazer um recorte nas vigas.

Normalmente, são usados ​​\u200b\u200belementos com largura de 120-150 mm. O recorte deve ser 5-10 mm maior para que a placa encaixe sem problemas.

  Os recortes são feitos. Se você fez a marcação corretamente, esse estágio passará rapidamente. O melhor é trabalhar com serra circular, cortar todas as vigas com serra manual não é a tarefa mais fácil e rápida.
  Tábuas sobem ao telhado. Quando todos os recortes estiverem prontos, pegue algumas placas do tamanho necessário. Se os elementos estiverem unidos, corte-os de forma que a conexão caia na viga e fique presa a ela.
  A placa frontal é exposta primeiro. Ele deve estar alinhado em todo o comprimento e posicionado de forma que a ponta vá até a metade do caibro.
  A placa frontal é fixa. Para isso, são utilizados parafusos auto-roscantes de 50 a 60 mm de comprimento. Um elemento é aparafusado em cada viga.
  Uma placa é inserida no recorte e fixada. O elemento está localizado no recesso preparado e, como o painel frontal, é fixado com um parafuso auto-roscante em cada viga.
  As placas são adicionalmente fixadas com pregos. 2 pregos são cravados em cada junta para máxima resistência.
  É assim que a estrutura acabada se parece.. Cada caibro tem um parafuso autorroscante e dois pregos.
  Usando o nível nas placas, uma linha de parede é desenhada. Isso é necessário para uma marcação precisa da remoção do telhado. Em vez de um nível, você pode usar um trilho plano.
  A largura da saliência do telhado é estabelecida a partir da linha marcada. No nosso caso, são 50 cm, são feitas marcas e, a seguir, traçadas linhas em ambas as pranchas.
  Na parte saliente da placa são presos juntos. Os parafusos auto-roscantes são aparafusados ​​em incrementos de 20 a 25 cm, o que dará rigidez à haste e facilitará o corte de peças em excesso.
  As peças em excesso são cortadas. O mais importante é ter cuidado ao realizar o trabalho, você deve ficar em uma estrutura estável e segurar a ferramenta estritamente perpendicular à placa.
  O comprimento exato da saliência é medido. Isso permitirá que você calcule quantas pranchas irão e como elas precisam ser cortadas. O comprimento padrão do conta-gotas é de 2 metros, são feitos pelo menos 100 mm de sobreposição nas juntas, com base nisso são feitos os cálculos.
  A película protetora é removida do gotejamento. Nunca prenda os elementos sem retirar o oleado, pois é muito mais difícil arrancá-lo por baixo das cabeças dos pregos. É muito mais fácil remover a proteção imediatamente antes da instalação.
  O conta-gotas está tentando na saliência. Se necessário, o elemento pode ser dobrado para que se encaixe o mais firmemente possível no painel frontal. Para fazer isso, a barra é virada e dobrada suavemente ao longo de todo o comprimento.
  O conta-gotas é fixo. Para o trabalho, são utilizados pregos galvanizados de 25 a 30 mm de comprimento.Os fixadores estão localizados em incrementos de 20 a 25 cm.

Nas juntas dos elementos, dois pregos são pregados, a sobreposição nas juntas deve ser de 100 mm ou mais.

  É assim que o resultado final se parece. A barra é fixada ao longo de todo o comprimento, encaixando-se perfeitamente tanto na parte superior quanto na placa frontal. Neste ponto, esta etapa é concluída.

Colocação de impermeabilização

O esquema para preparar a inclinação do telhado para colocar papelão ondulado foi testado por mim repetidamente
O esquema para preparar a inclinação do telhado para colocar papelão ondulado foi testado por mim repetidamente

A impermeabilização é anexada assim:

Ilustração Descrição do palco
  Preparações em andamento. Se você precisar isolar o espaço sob o telhado, isole as bordas da estrutura com antecedência, será difícil escalar sob a borda da inclinação. O material é colocado o mais firmemente possível para que não haja folgas nas juntas.
  A membrana se espalha ao longo da borda. O material está alinhado ao longo do conta-gotas, pode não atingir a borda em 2-3 cm ou pode ficar nivelado com a dobra.

A membrana é cortada ao longo da linha da parede. É mais conveniente cortar o material com uma tesoura, mas você pode fazer isso com uma faca de construção comum.

  A membrana é fixa. Para isso, um grampeador é usado. Você simplesmente martela grampos em cada caibro em incrementos de 20 a 25 cm.

Durante o processo de fixação, monitore a tensão do material, não deve ser muito apertado, mas a flacidez de mais de 2 cm também é indesejável.

  A segunda tela e as subsequentes são colocadas. Nas juntas, a sobreposição deve ser de pelo menos 100 mm.

Se o ângulo de inclinação for inferior a 30 graus, é melhor sobrepor 20 a 30 cm para garantir a máxima confiabilidade.

  Uma fita especial é colada ao longo da junta. Está localizado com um recuo de 3 a 5 cm da borda da conexão.

Basta dobrar a borda da folha superior e colar a superfície ao longo de todo o comprimento da junta.

  A camada protetora é removida da fita e as telas são coladas. É necessário separar gradualmente a proteção e pressionar uniformemente a membrana. Tente conectar os elementos sem dobras e distorções, é melhor separar a camada protetora aos poucos, então o trabalho será rápido e eficiente.

Depois de colar as telas, pode-se fixar o elemento superior com grampos, as demais fileiras, se houver, também são colocadas.

  Uma fita dupla face é colada ao longo da borda do conta-gotas. Como não adianta fixar a membrana com colchetes pelo conta-gotas, a borda deve ser colada. Para fazer isso, uma fita dupla-face é colada com um recuo de 2 a 3 cm da borda da tela.
  A fita protetora é removida e a borda é colada. Aqui tudo é feito da mesma forma que nas juntas: a proteção é separada em pequenos pedaços e o material é pressionado de maneira firme e uniforme contra a superfície.

Depois de terminar de colar, você pode prosseguir para a próxima etapa.

Instalação de contra-ripas e ripas

A base para a cobertura é feita assim:

Ilustração Descrição do palco
  madeira processada. Qualquer retardador de chama serve. A aplicação é feita com pincel, após o processamento de um lado, os elementos são virados e assim sucessivamente até que todas as superfícies estejam cobertas com uma camada protetora.
  O forro sob a barra é cortado. Para esses fins, é utilizado um substrato de espuma de polietileno. A barra é colocada sobre ela, após o que uma tira do tamanho desejado é cortada com uma faca.

Essa junta permitirá que a barra se encaixe perfeitamente contra a camada de barreira de vapor.

  O polietileno espumado é fixo. Para isso, é utilizado um grampeador de construção. Os grampos são colocados em incrementos de 25-30 cm.
  Se houver casca em algumas áreas, ela deve ser removida.. O fato é que muitas vezes há larvas de besouros na casca e, se não forem removidas, com o tempo as pragas vão estragar a prancha.
  A barra é colocada na viga. O elemento é alinhado ao longo da borda do gotejamento para obter uma saliência uniforme depois.
  A fixação primária da barra é realizada. Um prego é martelado em ambos os lados para fixar a posição correta do elemento contra-treliça.
  A fixação final é feita com parafusos autorroscantes.. Os pregos não garantem um ajuste firme da barra devido à camada de absorção de choque, portanto, você deve usar parafusos autorroscantes de 80 a 90 mm de comprimento. Eles são aparafusados ​​em incrementos de 30-35 cm.
  A posição da placa da caixa é marcada. Os elementos estarão localizados em incrementos de 35 cm, sendo necessário traçar duas linhas para não se distrair durante o processo de fixação e colocar a caixa corretamente.
  A placa de borda está exposta. Está alinhado ao longo da saliência. Preste atenção especial à junta, ela deve cair no meio da barra da contra-grade.
  A placa é fixada com pregos. A maneira mais fácil é primeiro martelá-los nas bordas para alinhar o elemento e, em seguida, acabar com os que faltam no meio.
  Anexado o segundo elemento. Aqui o trabalho deve ser iniciado a partir da junção para tornar a conexão suave. No ponto de encaixe, é melhor martelar dois pregos para maior confiabilidade.

Todos os outros elementos da caixa são fixados da mesma forma, graças à marcação, você realizará o trabalho com rapidez e precisão.

  As diagonais são medidas. Para fazer isso, parafusos auto-roscantes são aparafusados ​​​​nos cantos e as medições são feitas. Os valores devem corresponder ou diferir em alguns centímetros.

Se você tem um viés, precisa descobrir o que o causou e corrigir o problema.

  A borda da saliência é marcada. Para simplificar, parafusos auto-roscantes são aparafusados ​​nas placas superior e inferior da caixa ao longo da linha desejada. Um cordão é esticado entre eles, que servirá de guia na hora de cortar os pedaços em excesso.
  As pontas são cortadas ao longo da linha. Tudo é simples aqui:

  • A marcação é feita com lápis, após o que o cordão pode ser retirado para que não interfira;
  • O corte é feito com serra elétrica ou serra manual. Observe as precauções de segurança ao trabalhar na borda de um telhado.
  O comprimento da saliência é medido. Após aparar o excesso, meça a distância da primeira à última tábua para cortar 2 barras para reforçar a estrutura.
  A primeira barra é fixa. Está localizado no fundo da caixa com um recuo da parede de 15 a 20 cm, a fixação é feita por cima, são utilizados parafusos auto-roscantes de 65 a 70 mm de comprimento para o trabalho.

Pregos não devem ser usados, com este método de fixação, eles não fornecerão a confiabilidade necessária.

  A barra final é fixa. Ele se alinha com as extremidades da placa e é fixado da mesma forma que o elemento anterior.
  A junção da barra com a placa de gotejamento. É feito assim:

  • As medições são feitas e as linhas de corte são marcadas no elemento;
  • Um entalhe da configuração necessária é cortado no final. Certifique-se de experimentar a barra para que, se necessário, você ainda possa cortá-la antes de prender.
  Uma placa é pregada ao longo da borda da junção superior. Pode ser uma junta com parede ou cumeeira, não tem diferença, tem que pregar a tábua na linha de cima.

Instalação de chapa perfilada

O telhado ondulado faça você mesmo é montado da seguinte maneira:

Ilustração Descrição do palco
  Skids estão sendo construídos para subir ao telhado. Para fazer isso, a maneira mais fácil é colocar duas barras de comprimento adequado e fixá-las com segurança para que não caiam durante a operação. Você pode vincular elementos juntos.
  a folha sobe. Não é difícil elevar o papelão ondulado até o telhado, para isso são necessárias duas pessoas, uma levanta por cima e a segunda segura e empurra por baixo.

Por conveniência, uma escada é colocada sob as barras de elevação e você pode subir conforme a folha se move.

  A folha é alinhada ao longo da saliência. É este lado que se vê melhor do chão, pelo que é necessário navegar ao longo dele.

Mesmo que haja falhas na parte superior, você as fechará com um elemento de cumeeira ou uma barra adjacente.

Controle também a lateral, deve ficar nivelada com a caixa, a tábua não deve ficar saliente.

  O topo é fixo. Ao longo da borda, a chapa é fixada com parafusos de cobertura em cada onda. Os fixadores estão localizados em locais adjacentes à caixa.

No processo de aperto, a posição do fixador deve ser controlada, a junta de borracha deve ser levemente achatada para se ajustar perfeitamente à superfície.

  Parafusos autorroscantes são aparafusados ​​nas próximas fileiras da caixa após 1 onda. Isso é feito em um padrão quadriculado, a foto mostra claramente a disposição correta dos elementos.

Com esta fixação, são cerca de 8 parafusos autorroscantes por metro quadrado.

  Assim é feita a montagem na parte inferior. Na parte inferior, parafusos auto-roscantes também são aparafusados ​​​​em cada linha, o recuo da borda não deve ser superior a 10 cm.
  Coloque o próximo elemento. Também é primeiro alinhado ao longo da saliência, após o que é fixado ao longo das arestas na parte superior e ao longo da junta.

A conexão requer atenção especial, por isso é melhor começar a trabalhar com ela.

  Na maioria das vezes, a peça extrema precisa ser cortada ao longo. O processo se parece com isso:

  • As medições são feitas para determinar a largura da peça;
  • A folha é virada de cabeça para baixo, é feita uma marcação e uma linha é traçada;
  • O material é cortado com tesoura para metal.
  A extremidade cortada é pintada. Para papelão ondulado revestido, tintas especiais são vendidas em latas de aerossol que combinam exatamente com a tonalidade.

Eles são aplicados na parte cortada, em várias camadas. A composição seca muito rapidamente e possui altas características de proteção.

Em nenhum caso você deve cortar uma folha perfilada com um moedor. A partir disso, o metal superaquece e começa a enferrujar depois de alguns anos, mesmo que você o pinte.

  É assim que o telhado fica depois de anexar todas as folhas. Agora você pode prosseguir para a instalação de elementos adicionais.
  O comprimento da conexão do cume é medido. O número necessário de elementos é considerado. Ao calcular, não se esqueça que nas juntas é necessário fazer uma sobreposição de 10 a 15 cm.
  O cume é fixado com parafusos autorroscantes. Tem as seguintes características:
  • Os fixadores são aparafusados ​​​​na parte superior das ondas da chapa ondulada;
  • Para o trabalho, são utilizados fixadores com comprimento de 50 a 80 mm;
  • Ao longo da borda, os parafusos são aparafusados ​​​​em 2-3 ondas seguidas e, em seguida, o elemento da crista é fixado na onda;
  • É dada atenção especial às juntas, 2 parafusos são aparafusados ​​nelas para maior confiabilidade.
  O cume é fixado ao longo de todo o comprimento da junta. Mais importante ainda, o elemento deve se encaixar perfeitamente no telhado e ser fixado com segurança.
  A barra de vento é fixa. O trabalho é feito assim:
  • A instalação começa pelo lado inferior;
  • A sobreposição nas juntas deve ser de pelo menos 100 mm;
  • A montagem pode ser feita tanto de cima quanto de lado;
  • Para maior confiabilidade, as juntas podem ser untadas com selante;
  • A junta da aresta é cortada com muito cuidado e untada com selante.

Conclusão

As instruções acabaram sendo tão detalhadas que até mesmo um mestre novato vai lidar e ser capaz de descobrir todas as nuances da instalação de uma chapa perfilada no telhado. O vídeo selecionado para este artigo contém informações visuais sobre alguns pontos importantes do fluxo de trabalho. Mas se algo não estiver claro para você, pergunte nos comentários.

O artigo te ajudou?

Leia também:  Graus de papelão ondulado: como decifrar
Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC