A cerca de ardósia é talvez a opção mais econômica disponível no mercado. E se você construir uma cerca de ardósia com suas próprias mãos, essa cerca não lhe custará quase nada. É por isso que esse método de arranjo de uma casa de veraneio é frequentemente escolhido pelos proprietários de casas de campo. A construção de uma cerca de ardósia não levará muito tempo e estará ao alcance de qualquer proprietário que goste de ajudar a enobrecer sua própria dacha.
Deve-se ter em mente que a ardósia é um material bastante frágil, e seu principal objetivo é colocar no telhado como telhado, por isso é melhor construir uma cerca de ardósia em locais com risco mínimo de danos mecânicos e também onde houver não há necessidade de proteção de capital contra penetrações.
Ao mesmo tempo, uma cerca como telhado de ardósia, é capaz de servir por muito tempo, já que não se preocupa com precipitação, mudanças de temperatura e radiação solar.
Naturalmente, a ardósia é inferior em suas características técnicas à maioria dos materiais para a construção de uma cerca, mas não devemos esquecer que seu principal objetivo ainda é a cobertura.
Essa cerca seria, talvez, uma opção ideal como cerca temporária do local.
Materiais para a fabricação de cerca de ardósia

Freqüentemente, uma cerca feita de ardósia ondulada ou material plano é erguida com base nos materiais disponíveis.
Indicaremos um conjunto aproximado de elementos estruturais nos quais você precisa focar:
- tubo de aço de 100 mm de diâmetro;
- feixe de madeira 130*50mm;
- canto de aço 85*50mm;
- parafusos ou pinos com rosca M10-12;
- porcas para os parafusos especificados (pinos);
- parafusos auto-roscantes para telhas metálicas (com uma cabeça de 6 lados);
- argamassa de concreto;
- realmente plano ou ardósia ondulada.
As dimensões do tubo, viga e canto são aproximadas e podem ser diferentes, o principal aqui é o cumprimento das condições de resistência e confiabilidade da cerca.
Como construir uma cerca de ardósia
Então, como fazer uma cerca de ardósia:
- A instalação geralmente começa cavando buracos sob os postes com pelo menos 2 pás de baioneta de profundidade, como no dispositivo cama de ardósia.
- O tubo é cortado em segmentos do tamanho desejado iguais em comprimento.
- Além disso, são feitos furos no tubo para fixação de um canto de metal e uma viga longitudinal de suporte, à qual a ardósia será posteriormente fixada.
- A parte do tubo prevista para ser enterrada é tratada com uma solução anticorrosiva especial, revestida com betume fundido diluído em uma pequena quantidade de solvente (ou óleo diesel) ou pintada com tinta a óleo (verniz betuminoso, esmalte).
- Depois de colocar o tubo no poço, este é derramado com argamassa de concreto e cuidadosamente compactado.
- Em seguida, o tubo é colocado em uma posição estritamente vertical em termos de nível e fixado com escoras. No processo de secagem do concreto, verifique a posição do tubo quanto à verticalidade e, se necessário, corrija-a.
- Primeiro, 2 pilares extremos são montados, após o que uma corda é puxada entre eles e os pilares restantes são instalados, iguais à corda.
Conselho! No final da colocação dos pilares, recomenda-se parar todos os trabalhos durante pelo menos 2 semanas para permitir a secagem completa do betão. Se os prazos estiverem se esgotando, o trabalho pode ser retomado em um dia (após a concretagem).
- Uma viga de madeira e cantos de metal são presos aos postes com a ajuda de pinos (parafusos). O canto é cortado em segmentos iguais ao diâmetro do tubo e um orifício para o pino é feito em sua prateleira maior.
- A viga e o canto são montados em pares: o canto é por baixo, a viga é colocada no canto, após o que fica no canto por cima.
- Um grampo de cabelo conecta e une uma barra, um canto e um poste. Nesse caso, são formadas 2 guias de rolamento - por baixo e por cima.
- A viga nas extremidades é conectada por um método especial, que na indústria de carpintaria é chamado de conexão final com uma sobreposição reta de meia árvore, então eles são apertados com parafusos auto-roscantes (pinos, parafusos) na junção.
- Com a execução correta de todo o procedimento anterior, passam a fixar a ardósia na viga de madeira por meio de parafusos auto-roscantes.Ao mesmo tempo, eles também puxam a corda entre os postes extremos como guia e a alinham de acordo com o nível em uma posição estritamente horizontal.
A primeira chapa de ardósia é instalada com particular precisão, pois define a direção geral do restante da fileira de chapas e de toda a cerca. Para fixar uma chapa de ardósia, são utilizados de 4 a 6 parafusos autorroscantes.
No assentamento de ardósia ondulada, as meias-ondas nas bordas das chapas são diferenciadas para garantir sua melhor sobreposição.
Por isso, ao instalar as chapas seguintes, é dada atenção especial à correta coincidência das arestas, ou seja, o início da próxima chapa de ardósia deve ser uma continuação do final da anterior com o mínimo de sobreposição.
Ao final da construção da cerca, ela pode ser pintada com alguma tinta brilhante, que lhe dará uma aparência bonita e protegerá os detalhes da precipitação.
Uma cerca de ardósia plana ou sua “contraparte ondulada” combina simplicidade e baixo custo de construção, além de resistência e durabilidade suficientes. Assim, poderá agradar seus donos com a originalidade da ideia e sua praticidade.
O artigo te ajudou?