Unidades de tratamento de ar com recuperador de ar: como funcionam?

Modelos de alimentação e exaustão de unidades com recuperador de ar são dispositivos eficazes. A técnica é amplamente utilizada em residências particulares, hotéis, hotéis e vários edifícios de escritórios, empresas, oficinas e armazéns. Mais informações sobre unidades de tratamento de ar com recuperador de ar podem ser encontradas no portal.

Tipos de instalação

Hoje existem os seguintes tipos comuns de instalações:
1. Dispositivos com recirculação de ar. O princípio de funcionamento da unidade é o seguinte: parte do ar é retirado do ambiente pelo sistema e depois misturado com massas externas frias. A vantagem das instalações é uma economia significativa de energia.Mas o equipamento deve ser instalado em salas sem misturas combustíveis e fumaça no território.

2. Modelos de alimentação e exaustão com refrigeração. O equipamento é mais indicado para ambientes com necessidade de manutenção de temperatura amena, necessária para o armazenamento de alimentos e materiais diversos. Nessa técnica, uma bandeja feita de material anticorrosivo é instalada para coletar o condensado. As unidades são utilizadas no verão em instituições públicas ou em oficinas fabris.

3. Instalações conjugadas com ar condicionado. O equipamento é equipado com bombas de calor especiais e filtros de limpeza, e seus elementos estão localizados em um invólucro com isolamento térmico.

Unidades com recuperador

Os dispositivos com recuperação são considerados uma solução bastante vantajosa para aumentar a eficiência da ventilação do ambiente realizada. O princípio de funcionamento do dispositivo é o seguinte: em vez de ejetar uma massa de ar de exaustão, dela é extraído calor, necessário para aquecer os fluxos de ar frio.

No verão, o equipamento do trocador de calor esfria efetivamente o ar quente de entrada com um fluxo de saída mais frio. Isso contribui para a conservação do calor e leva a uma redução significativa nas contas de eletricidade. Nessas instalações, existem recuperadores de placas ou rotativos, sendo os primeiros mais eficientes que os segundos.

O retorno de tais instalações é de cerca de um ano devido à economia de custos com o consumo de eletricidade.

O artigo te ajudou?

Leia também:  Qual tecto falso escolher para o corredor
Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC