Qualquer tipo de construção geralmente envolve a escolha do material e o método de fixação. Por exemplo, ao instalar um telhado feito de placas de fibrocimento, pode surgir uma alternativa na escolha de um fixador: pregos de ardósia ou parafusos para telhados.
Para instaladores experientes a resposta é clara, mas para os novos na área nem tudo é tão óbvio para eles, sendo necessária uma análise comparativa para perceber qual a opção mais adequada.
Ao mesmo tempo, não se deve esquecer que qualquer descuido no processo de cobertura do telhado com ardósia pode trazer sérios transtornos: com ventos fortes, as chapas podem simplesmente ser arrancadas.
Portanto, a escolha dos fixadores deve ser levada a sério.
Características e regras para montagem de pregos de ardósia
Listamos as propriedades e características de um meio de fixação como pregos de ardósia:
- São produzidos em vários comprimentos, variando de 17 mm a 120 mm, sempre com tampa superdimensionada, chegando a 14 mm. São fabricados em aço com posterior aplicação de revestimento galvanizado anticorrosivo.
- O comprimento do prego de ardósia é selecionado com base na dependência proporcional do tamanho do cume de ardósia (quanto maior a altura do cume, mais longo o prego, respectivamente). O comprimento do prego deve exceder a soma da espessura da madeira ripas de telhado e a altura da cumeeira de ardósia em pelo menos 10 mm. Mas você não pode dobrá-lo. Se esta regra for negligenciada, com o tempo, devido às mudanças de temperatura (verão-inverno) e à diferença na expansão dos materiais (madeira, metal, ardósia), a chapa de ardósia neste local pode rachar ao longo da cumeeira. No caso de haver possibilidade de ferimento em uma unha saliente, ela pode ser aparada com uma esmerilhadeira ou qualquer outra ferramenta adequada para esse fim.
- Além disso, não se deve esquecer que é necessário enfiar um prego na crista de uma chapa de ardósia para evitar vazamentos sob o teto da água que se move ao longo das depressões durante a precipitação.
Conselho! Na compra de pregos de ardósia - o peso da embalagem é superior a 24 kg, é necessário contratar um auxiliar para o transporte manual.
- Ainda mais proteção pode ser fornecida por meio de uma junta de borracha colocada sob a cabeça do prego. telhados de ardósia faça você mesmo da umidade.
- O mais confiável é a fixação de chapas de ardósia com pregos pregados, que, depois de pregados, “assentam” bem firmes dentro da viga de madeira do caixote. . Se você tentar puxar um prego desse tipo, é mais provável que ele quebre e permaneça parcialmente dentro do que seja removido completamente.
- Para usar pregos como fixadores de telhados, você não precisará de nenhuma ferramenta especial além de um martelo comum e um alicate. No entanto, esse procedimento não é tão simples quanto parece, pois é necessário determinar exatamente quando parar e parar de cravar o prego. Se este momento for determinado incorretamente, existe a possibilidade de rachar a chapa de ardósia.
Conselho! Na fixação de placas planas de cimento amianto, pode-se utilizar uma braçadeira especial para ardósia plana.
Características e regras de instalação para parafusos de cobertura para ardósia

Se pregos para fixação de ardósia são mais usados na construção de edifícios do tipo orçamento, então para pisos de ardósia e outros tipos de coberturas (telhas metálicas, etc.) de casas particulares e chalés, há uma grande variedade de parafusos para telhados.
As características dos parafusos para telhados são as seguintes:
- Eles são feitos de aço endurecido, portanto, os parafusos autorroscantes são mais duráveis e mais fortes do que os pregos de ardósia.
- Devido à grande variedade de parafusos autorroscantes em relação às suas dimensões, você pode selecionar com precisão a opção apropriada com base na altura da crista do material.
- Além disso, os parafusos auto-roscantes são produzidos em várias cores, o que, com a seleção adequada, os torna completamente invisíveis.
- As cabeças desses parafusos auto-roscantes vêm em vários formatos: para uma chave inglesa ou chave de fenda. Os fixadores podem ter uma ponta em forma de broca ou apenas uma ponta afiada.
- Outra característica dos parafusos autorroscantes é a capacidade de parafusá-los no material sem a necessidade de perfurar um orifício de entrada.
- A instalação de parafusos autorroscantes pode ser automatizada, enquanto os pregos de ardósia só podem ser instalados totalmente à mão.
- Quase sempre, os parafusos para telhados são vendidos completos com goma de vedação sob as cabeças.
Como você entende, os parafusos autorroscantes na maioria dos casos ainda são um meio de fixação melhor e mais confiável. telhados de ardósia. No entanto, para dependências e com orçamento apertado, os pregos também são uma boa opção.
O artigo te ajudou?