Ardósia ou ondulina: vantagens e desvantagens dos materiais

 

ardósia ou ondulinaCom toda a variedade de materiais de construção para coberturas do mercado atual, às vezes é muito difícil para um simples leigo fazer uma escolha realmente digna, já que os vendedores costumam falar de cada produto apenas do ponto de vista de seus méritos, mas silenciam sobre as deficiências. Hoje falaremos sobre o que é melhor: ardósia ou ondulina? Além disso, faremos isso do ponto de vista não apenas de suas qualidades positivas, mas também de suas deficiências.

Vantagens e desvantagens da ardósia

A ardósia é talvez o material de cobertura mais comum hoje. Na fabricação deste material, é utilizada folha de amianto.

Existem 2 tipos de lajes de ardósia de fibrocimento:

  • onduladas, utilizadas, via de regra, para coberturas;
  • plano perfilado, que são utilizados não só para coberturas, mas também para revestimento de fachadas.
o que é melhor ardósia ou ondulina
A velha ardósia sem pintura pode desbotar ligeiramente com o tempo, mas isso não afeta de forma alguma sua confiabilidade.

Em poucas palavras, a ardósia clássica é fácil de instalar, confiável e durável, além de um material de cobertura muito barato, cuja viabilidade foi comprovada por muitas décadas.

Mas, como já dissemos, para saber qual é o melhor - ondulina ou ardósia, é preciso considerar detalhadamente os prós e contras de ambos os materiais.

Então, as vantagens da ardósia:

  • Durabilidade telhado de ardósia - aqui, provavelmente, todos conheceram edifícios de diferentes condições e idades, notando que os telhados de ardósia quase sempre permanecem em boas condições;
  • Custo acessível. Ardósia de cimento de amianto é o mais barato material de cobertura para telhados duros.
  • A ardósia não tem medo de altas temperaturas ou radiação solar.
  • Não queima.
  • Dureza. O material pode suportar facilmente o peso médio de uma pessoa.
  • Muito fácil de processar com ferramentas mecânicas.
  • Quase igual à ondulina - a ardósia tem boas qualidades de isolamento acústico (ao contrário, por exemplo, dos telhados de metal).
  • Não conduz eletricidade.
  • Facilmente reparável. As folhas de ardósia podem ser facilmente substituídas ou reparadas.
  • Não tem medo da umidade, porque não está sujeito à corrosão.

Se tocarmos nas deficiências da ardósia de cimento-amianto, muitas vezes elas são subjetivas e se manifestam de maneira diferente em cada situação. No entanto, ainda:

  • Peso bastante decente. Tanto o levantamento no telhado quanto a instalação da ardósia geralmente requerem dois pares de mãos.
  • Com todas as suas qualidades hidrorrepelentes, recomenda-se que o material seja tratado com tinta para evitar a formação de musgos sobre o mesmo.
  • A ardósia, embora dura, é bastante quebradiça, especialmente sob impacto.
  • Em comparação com outros materiais, a ardósia não tem uma aparência encantadora, embora pareça bastante decente quando pintada corretamente.
  • Nocividade do pó de amianto para o corpo humano.

Conselho! Por esse motivo, recomenda-se proteger os órgãos respiratórios e os olhos durante o trabalho com o material.

Prós e contras da ondulina

Para finalmente descobrir o que é melhor: ondulina ou ardósia? - você precisará fornecer uma descrição do segundo "candidato". .

Este material de fabricação francesa é feito de uma base de celulose impregnada com várias soluções e revestida com betume.

Este é um material de cobertura relativamente novo, que, no entanto, já ganhou popularidade.

O custo desse material, que é um pouco mais caro que o preço da ardósia comum, ainda é muito, muito baixo.

Com sua área útil de 1,29-1,56 m². Dependendo do ângulo da inclinação do telhado, a massa da folha de ondulina é de apenas cerca de 6,5 kg, graças à qual a instalação do telhado pode ser realizada por uma pessoa e a base do telhado pode ser disposta sem reforços.

Assim chamado ardósia andulina não é difícil de instalar. De acordo com as instruções, é feito o torneamento do telhado, com a ajuda de um conjunto simples de ferramentas - um martelo, uma serra e um marcador - as telhas são instaladas.
A multicamada e a plasticidade da ondulina permitem que ela não tenha medo de arranhões e não quebre ao martelar as unhas.As resinas incluídas na ondulina protegem o telhado de vazamentos de maneira confiável e, no processo de pregar a ondulina com pregos, gotas microscópicas de betume são liberadas nos pontos de passagem do fixador, vedando com segurança a folga entre as bordas do furo e a unha.
Entre outras coisas, ardósia andulina É um dos melhores materiais de cobertura de absorção de ruído. Com tal telhado, o som das gotas de chuva ou granizo, o som da água que flui do telhado, será completamente invisível.

Além disso, a ondulina tem uma baixa condutividade térmica, o que pode economizar significativamente no uso de isolamento de cobertura na construção de sótãos ou sótãos quentes. A ondulina, ao contrário dos materiais de telha e cimento-amianto, praticamente não esquenta ao sol, e se distingue das telhas metálicas pela quase total ausência de condensado.

E, finalmente, este material é altamente resistente a bactérias, fungos e outros tipos de microorganismos, não tem medo de geadas severas ou luz solar direta, o que garante uma longa vida útil desse tipo de material.

Quanto aos aspectos negativos do material, eles, em geral, também não são tão poucos:

  1. Um deles é a tendência de desbotar ao sol, fazendo com que o material perca gradativamente o brilho, tornando-se opaco e sem graça. Além disso, o esgotamento ocorre de forma desigual, o que agrava ainda mais a situação.
  2. Como já mencionado, eurolate ondulina bastante resistente aos efeitos de vários tipos de microorganismos, no entanto, esses mesmos microorganismos (musgos, fungos) usam ativamente sua superfície aveludada para assentamento, o que também afeta a aparência do telhado.

     "O telhado Ondulin precisa de limpeza periódica de sujeira e musgo crescido"
    "O telhado Ondulin precisa de limpeza periódica de sujeira e musgo crescido"
  3. Bem, a terceira desvantagem óbvia do material é que, com o sol escaldante, o betume na composição do material fica macio e o telhado perde sua rigidez com isso. Andar sobre ele no verão quente não é recomendado.

A rigor, essas informações sobre a viabilidade de cada um dos materiais em consideração devem ser suficientes para que todos possam encontrar por si mesmos a resposta para a pergunta: “ondulina ou ardósia: qual é melhor? Cada material é bom à sua maneira devido às condições de seu uso, portanto, em qualquer caso, não vale a pena tirar conclusões categóricas a favor de qualquer um.

O artigo te ajudou?

Leia também:  Ardósia betuminosa: características e pontos de instalação
Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC