Na construção de qualquer tipo, o cálculo correto dos materiais leva à economia financeira. A mesma coisa acontece com o arranjo do telhado. O cálculo da ondulina é feito levando em consideração as dimensões das telhas e a área da superfície do telhado. A partir deste artigo, você pode aprender a técnica de cálculo detalhada.
As principais propriedades da ondulina
Antes de calcular a ondulina, vamos nos deter um pouco sobre o que é esse material de cobertura.
Ondulin é uma cobertura mole à base de celulose, que é submetida a prensagem e impregnação com betume, seguida da aplicação de resinas e corantes minerais.
A popularidade da ondulina é devido a:
- preço baixo;
- facilidade de instalação;
- altas propriedades técnicas.
Ondulin tem as seguintes vantagens:
-
- Confiabilidade da cobertura. O material impregnado com betume praticamente não absorve água, o que confere impermeabilização ao telhado.
- A amplitude da faixa de temperatura. A ondulina pode ser usada em países com climas diferentes, pois suporta temperaturas de -40 a +80 graus.
- Força. O material é resistente a cargas de neve e ventos de furacão.
- Isolamento de ruído. Devido à sua composição, a ondulina absorve o ruído.
- Praticidade. Este revestimento é flexível, pelo que pode ser utilizado tanto em coberturas simples como em coberturas complexas.
Características do cálculo do material

Para calcular a quantidade de ondulina, você precisa conhecer seus parâmetros geométricos básicos. A área de uma folha de 0,95x2,0 m é de 1,9 m².
Importante no cálculo do material é o indicador de cálculo da área do telhado.
Se você realizar cálculos na fase de projeto de construção, o cálculo da área do telhado poderá ser realizado de acordo com sua projeção. Nesse caso, o conhecimento da geometria será útil:
- A superfície do telhado é dividida em objetos geométricos (trapézio, triângulo).
- A área de cada elemento é calculada usando fórmulas matemáticas.
- Além disso, deve-se levar em consideração que o telhado possui uma certa inclinação, ou seja, o ângulo de inclinação de cada objeto geométrico em relação ao solo.
- Todos os indicadores são resumidos. Como resultado, você obtém a área do telhado.
Isso falamos sobre um método de cálculo mais demorado.
Em geral, se a projeção do telhado é representada por um retângulo, e inclinação do telhado igual a 30 graus, a área do telhado é determinada multiplicando o cosseno do ângulo de inclinação pela área do retângulo.
Tendo o valor da área do telhado, você pode calcular facilmente o número de folhas de ondulina. Para isso, é necessário dividir o indicador da área do telhado pela área útil da telha.
Observe que a área útil da ondulina depende da inclinação da encosta e pode ser de 1,3; 1,5; 1,6 m²
Atenção. O cálculo da superfície do telhado é feito de acordo com as saliências do beiral, e não nas linhas extremas da estrutura.
Técnica para calcular o material para um telhado convencional
Voltemos à técnica em si: ondulina - como calcular. Ao calcular o material para o telhado, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:
- Tamanho da folha. Como dissemos acima, o comprimento da folha é de 2 m, a largura é de 0,95 M. A emissão padrão é uma folha de dez ondas;
- O tamanho dos lançamentos. Ao organizar um telhado com um ângulo de inclinação diferente, são realizadas sobreposições de tamanhos diferentes. Por via de regra, excedem 15cm. Se a inclinação do telhado for de 10 graus, o tamanho da sobreposição é de 30 cm (ao longo da caixa contínua). Quando o ângulo de inclinação excede 15 graus, é feita uma sobreposição de 15 a 20 cm;
- O tamanho das voltas laterais. Novamente, dependendo da inclinação da inclinação durante a instalação, a sobreposição pode ser de 1 ou 2 ondas (um ângulo de inclinação de 10 graus - uma sobreposição de 2 ondas, um ângulo de inclinação acima de 15 graus - uma sobreposição de uma onda).
Ao comprar ondulina, não se deve esquecer que as sobreposições reduzem o comprimento e a largura da folha (área útil), portanto, o tamanho da sobreposição deve ser levado em consideração.
A área útil de uma folha é de 1,92 m2. Em um telhado plano, a sobreposição chegará a 30 cm de todos os lados.
Assim, o comprimento líquido será de 1,85 cm e a largura será de 0,86 cm, o que significa que a área útil diminuirá de 1,92 m2 para 1,6 m2. Com isso, na hora de comprar é necessário aumentar a quantidade de folhas.
Existem muitos programas para fazer cálculos. Basicamente, eles são usados em suas obras por construtores profissionais.
Conselho. Considerando todas as dimensões, a ondulina deve ser realizada - um cálculo com uma margem de material (10-15% em um telhado simples, 15-20% se houver muitas transições e cantos no telhado).
Instruções de instalação
Se você descobriu como calcular a ondulina, pare sua atenção em alguns pontos de sua instalação. A ondulina é colocada, bem como instalação de ardósia convencional:
- Efetue a instalação ripas de telhado, levando em consideração a inclinação da encosta e a direção do vento. Recomenda-se que o trabalho comece pelo lado de sotavento. As barras da caixa estão localizadas à mesma distância. Com uma inclinação do telhado de 20 graus, a distância entre as barras é de 600-800 mm. No caso de aumentar a distância, trilhos adicionais são instalados;
- A primeira linha de ondulina é colocada no canto inferior direito. Para a segunda linha, é necessário fazer um corte longitudinal na folha e começar a assentar a partir da metade da folha;
- As raposas são fixadas horizontalmente com pregos especiais (20 peças por folha). A primeira linha de fixadores é colocada em cada onda. Fixação subsequente - em cada segunda crista da onda. Ao instalar a segunda linha, uma sobreposição do tamanho necessário é feita na primeira linha;
- Na direção vertical, as chapas são fixadas na barra. A sobreposição longitudinal deve ser de pelo menos 1 onda, e a sobreposição transversal deve ser de pelo menos 15 cm;
- A instalação de elementos de cumeeira completa o trabalho de colocação de ondulina. Eles são montados com uma sobreposição e presos ao longo da aresta da folha. Nos telhados de duas águas, são utilizados elementos de cumeeira de canto;
- Para equipar o vale com ondulina, é necessário montar uma caixa adicional.
Para a instalação de alta qualidade do telhado com ondulina, são produzidos acessórios de cobertura adicionais para este material:
-
- elementos de cumeeira;
- unhas;
- vale;
- tubo de ventilação;
- enchimento de cornija;
- elemento de pinça;
- fita de vedação autoadesiva.
Não é difícil calcular a ondulina e instalá-la. Mas, se você tiver dúvidas sobre o correto entendimento do trabalho com esse material, procure a ajuda de carpinteiros experientes.
O artigo te ajudou?