As tecnologias de cobertura recentemente tomaram novas fronteiras. A ardósia de amianto, familiar a muitos, está sendo substituída por materiais mais modernos - ardósia betuminosa, revestimento sem amianto, material à base de fibra de vidro. De uma forma ou de outra, cada cobertura é caracterizada pela durabilidade, beleza e propriedades técnicas. Este artigo contém informações sobre esses materiais de cobertura baratos e acessíveis.
ardósia flexível
A ardósia betuminosa é freqüentemente chamada de ardósia flexível. É fabricado pela impregnação das fibras de celulose com betume, com adição de aditivos minerais, resinas curáveis e pigmentos. O processamento da base é realizado sob a influência de alta temperatura e pressão.
Nesse sentido, a resistência do revestimento e sua resistência à umidade aumentam significativamente.
Folhas betuminosas são usadas em telhados com inclinação de pelo menos 5 graus. Sua instalação é devido a tais recursos:
- em uma inclinação de 5 a 10 graus, uma caixa contínua é montada, as folhas são empilhadas com uma sobreposição de 2 ondas;
- com uma inclinação de 10 a 15 graus, a sobreposição é igual a uma onda e o passo da caixa não é superior a 450 mm;
- em um ângulo de inclinação de 15 graus e acima, uma caixa é montada em incrementos de até 600 mm, a sobreposição é de 1 onda.

As chapas betuminosas são produzidas em vários tamanhos. Durante a instalação, o material impermeabilizante é colocado em toda a área da caixa. Este material encontrou ampla aplicação na disposição do telhado de casas particulares, edifícios industriais.
Tem as seguintes propriedades:
- flexibilidade;
- facilidade de instalação;
- força;
- facilidade.
Devido à flexibilidade do material, pode ser utilizado em estruturas de telhados abobadados e abobadados.
Atenção. Folhas de betume usadas podem ser usadas sob outras coberturas como impermeabilizante.
folhas de fibra de vidro
A ardósia de fibra de vidro, que é um material combinado, é amplamente utilizada na cobertura de varandas, toldos, estufas, nas quais a fibra de vidro revestida com polímero tratado atua como reforço.
A popularidade deste material foi trazida por suas propriedades características:
- resistência aos raios UV;
- força elevada;
- resistência ao calor;
- facilidade de instalação;
- facilidade;
- durabilidade.
A ardósia de fibra de vidro está disponível em uma variedade de cores e tamanhos em forma de rolo. Pode ter um perfil completamente liso ou ondulado. Os tamanhos de rolo mais comuns (m): 1,5x20; 2,0x20; 2,5x20.
Comparado a um perfil plano, um perfil ondulado é mais resistente e flexível. . O reforço de fibra de vidro deste material confere resistência sob impacto e flexão. Esta cobertura combina as melhores propriedades dos polímeros, metal e madeira:
- apesar de seu peso (4 vezes mais leve que o aço), possui alta resistência;
- Comparado ao vidro, possui condutividade térmica 3 vezes melhor;
- não enferruja em comparação com o metal;
- não apodrece como a madeira.
Além das propriedades acima, o material possui excelente transmissão de luz.
Para instalá-lo, você só precisa construir torneamento do telhado de ripas de madeira ou metal. A fixação é realizada com parafusos auto-roscantes com vedação.
Folhas sem amianto

A ardósia sem amianto tem grande semelhança visual com a ardósia comum. Mas comparado a ele, ele tem tais indicadores:
- longa vida útil;
- força;
- resistência a cargas e impactos.
Na fabricação dessa cobertura, as nocivas fibras de amianto foram substituídas por fibras sintéticas, minerais ou vegetais.
Este material de cobertura é caracterizado pelas seguintes propriedades:
- peso leve;
- resistência à deformação, temperaturas extremas, exposição a componentes biológicos;
- resistência a processos de corrosão;
- insonorização.
A ardósia sem amianto é montada de forma semelhante às chapas de amianto. Para fixação, são produzidos pregos na cor do revestimento decorativo.
O peso leve das placas permite equipá-las com um simples sistema de treliça e caixote.
Além disso, existe a possibilidade de instalá-los no antigo cobertura.
O escopo desta cobertura é bastante diversificado.É utilizado na construção de casas, oficinas de produção, edifícios agrícolas, espaços fechados, edifícios temporários.
Folhas sem amianto são colocadas do beiral ao cume da direita para a esquerda. Dada a direção do vento, muitas vezes é praticado um método de assentamento diferente do tradicional - da esquerda para a direita.
Basicamente, as folhas são fixadas com pregos especiais, parafusos e também são utilizados suportes anti-vento.
Conselho. Recomenda-se que as folgas que se formam nas juntas das chapas sejam vedadas com massa selante ou espuma.
Caracteriza com mais precisão a ardósia - massa acima descrita. Externamente, as chapas betuminosas, sem amianto e de fibra de vidro se assemelham a coberturas comuns, mas são muito mais leves.
Portanto, são muito utilizados para construção independente ou quando é impossível reforçar o sistema de treliças.
Apesar da leveza, os desenvolvedores garantiram que o material tivesse propriedades técnicas estáveis, o que permitiu ao consumidor trazer esse revestimento para a categoria de material de cobertura confiável, durável e sustentável.
O artigo te ajudou?