O revestimento universal moderno inclui papelão ondulado. É utilizado na construção privada, em instalações industriais, para a construção de estruturas pré-fabricadas. Novos equipamentos + produção de papelão ondulado possibilitam a obtenção de material para coberturas e fachadas. O tópico deste artigo não abordará as condições de instalação deste material prático. Abordaremos pontos relativos à tecnologia de sua fabricação.
Etapas de produção
A produção de papelão ondulado é baseada nos métodos de perfilagem de chapas de aço lisas (com revestimento galvanizado e decorativo) para obter delas chapas perfiladas onduladas.
Folhas perfiladas encontraram sua aplicação como:
- material para paredes na construção de edifícios industriais, pré-fabricados, pavilhões;
- material para revestimento exterior e interior de edifícios;
- chapas para o fabrico de cofragens;
- material de cobertura moderno em edifícios industriais e residenciais;
- chapas perfiladas para a construção de divisórias, cercas permanentes ou temporárias.
Os decks são fabricados e vendidos com um revestimento protetor de polímero e várias alturas de onda.
A produção deste material inclui as seguintes etapas:
- desenvolvimento de um projeto de fabricação, levando em consideração o tipo, cor, comprimento e número de chapas perfiladas;
- produção de um perfil em equipamentos rolantes;
- entrega de produtos acabados ao consumidor.
A produção de chapas perfiladas de alta qualidade requer equipamentos especializados para a produção de papelão ondulado.
Atenção. Somente equipamentos tecnicamente de alta qualidade permitem obter um material de construção que atenda aos requisitos padrão. Os produtos fabricados em equipamentos de baixa qualidade apresentam desvios nas formas e tamanhos geométricos, o que leva a uma discrepância entre a qualidade do material e seu preço.
Produção de perfis

O equipamento para a fabricação de papelão ondulado é usado para criar chapas perfiladas trapezoidais. Assim, o papelão ondulado é um perfil de folha dobrada com uma ondulação trapezoidal.
Perfil metálico para telhados são feitos de aço durável por perfilagem a frio.
Dependendo da aplicação e das necessidades dos clientes, a chapa perfilada pode ser sem revestimento e com ele.
A produção de um material revestido é necessária se for usado para trabalhos externos. O perfil não revestido é usado na construção de fôrmas para despejar concreto.
Cada tipo de papelão ondulado tem uma espessura diferente. No caso da utilização de matérias-primas de alta qualidade, ou seja, aço de primeira classe, é produzido um perfil com revestimento de zinco de 20 a 26 mícrons.
A redução da espessura do revestimento para 10-13 mícrons leva a um aumento do desgaste.
Conselho. Assim, a fabricação de papelão ondulado com as próprias mãos deve ocorrer apenas com matérias-primas que possuam revestimento grau 1 e equipamentos fabricados por empresas de engenharia renomadas.
Requisitos de produção
O projeto de produção para a produção de chapas perfiladas deve atender aos seguintes requisitos:
- a sala sob o equipamento deve ter piso de concreto com superfície plana;
- a produção requer equipamentos especiais com capacidade de carga superior a 5 toneladas;
- a temperatura na sala de produção não deve cair abaixo de 4 graus, e ao trabalhar com mecanismos pneumáticos - 10 graus;
- a sala deve estar equipada com portões para facilitar o descarregamento de matérias-primas e o carregamento de papelão ondulado acabado;
- é necessário fornecer locais para armazenamento de aço laminado.
Ao criar equipamentos para a produção de papelão ondulado com as próprias mãos, é necessário atender aos requisitos para sua colocação:
- As máquinas são colocadas de forma que haja acesso aos seus nós durante a manutenção ou inspeção técnica.
- Por conveniência, os desbobinadores devem ser instalados próximos ao armazenamento de matérias-primas.
- Se não houver espaço suficiente na sala, o depósito de papelão ondulado acabado pode ser organizado em um prédio separado.
Atenção. O cumprimento de todos estes requisitos, aliado à disponibilidade de equipamentos de elevada qualidade, permite produzir chapas perfiladas de 1-12 m de comprimento, existindo equipamentos com capacidade para fabricar chapas de 25 m de comprimento.
Processo de manufatura
Decking é uma produção que começa com um esboço de design e cálculos matemáticos. Em seguida, vem a escolha da cor do revestimento e da espessura do piso.
Só depois disso, o processo de fabricação é realizado diretamente usando máquinas perfiladeiras para obter telhas, paredes, pisos perfilados.
A tecnologia de produção de papelão ondulado inclui as seguintes etapas:
- o aço laminado é instalado no desenrolador da máquina de laminação;
- pelo laminador, a tira de metal chega à tesoura, onde ocorre o corte de controle;
- no painel de controle, são definidos os parâmetros do comprimento das folhas e seu número;
- no modo automático, a máquina enrola folhas;
- o corte das folhas na medida também ocorre automaticamente, e o papelão ondulado acabado chega ao empilhador de recebimento;
- as folhas acabadas estão sujeitas a rotulagem e embalagem em filme de polietileno.
Equipamento para a produção de

O equipamento para papelão ondulado é dividido em método frio e quente de processamento de chapa metálica. Mais comuns são as laminadoras processadas a frio que não requerem aquecimento da matéria-prima.
Essas linhas realizam laminação e corte de metal.A fabricação é chamada de perfilagem, devido ao fato de o metal assumir a forma de um perfil.
Folhas perfiladas de várias modificações são produzidas em diferentes equipamentos. O escopo de seu uso depende do tipo e tipo de perfil.
Para cada tipo de chapa, dependendo da altura de suas ondulações, que caracteriza o material, o equipamento desenvolve pressão diferenciada.
Os equipamentos de produção variam de acordo com o nível de mecanização:
- automatizado;
- manual;
- móvel.
O equipamento móvel para a produção de papelão ondulado arqueado é usado se for necessário fabricar chapas em um canteiro de obras. Eles são usados para estruturas com elementos de arco - hangares, celeiros, aeródromos.
O equipamento manual é aplicado à produção de papelão ondulado perfis para papelão ondulado pequeno tamanho e quantidade. As operações tecnológicas são realizadas no modo manual.
Basicamente, o equipamento manual é usado por organizações de construção em oficinas de processamento de metais. É necessário na produção de elementos adicionais.
As máquinas automatizadas são representadas por uma linha de equipamentos automática ou semiautomática. Eles incluem um conjunto de mecanismos que são montados em ordem sequencial.
Tanto o equipamento de papelão ondulado arqueado quanto o automatizado permitem produzir chapas perfiladas em um ritmo bastante rápido.
Atenção. Máquinas manuais não são recomendadas para laminação de matérias-primas com revestimento de tinta ou polímero.
Composição da linha de produção

A linha de produção padrão tem a seguinte composição:
- desbobinador de console para bobinas de aço;
- laminador para formação de perfis;
- tesouras de guilhotina;
- dispositivo receptor;
- sistema de controle automatizado.
O equipamento fica assim:
- Folha de aço galvanizada e fina é colocada no desbobinador cantilever.
- A matéria-prima na forma de uma tira entra no laminador, que contém um certo número de pares de estandes. A qualidade dos produtos obtidos depende do número de estandes. Cada par contém rolos de uma determinada geometria, que são montados nos eixos inferior e superior.
- A chapa de aço, ao passar pelas arquibancadas, adquire a geometria pretendida.
O equipamento de produção pode ser equipado com painel de toque, tesoura eletromecânica, mesas receptoras de rolos, dispositivos de fixação e uma mesa necessária para criar uma borda, um coletor de resíduos.
O principal equipamento é o laminador. É com sua ajuda que a chapa perfilada de um determinado perfil é feita de aço liso.
A demanda por chapas perfiladas cresce a cada ano. Portanto, segundo especialistas, o investimento na produção de laminados é considerado economicamente justificável.
Para a produção de material de alta qualidade, o desenvolvimento de um recurso demandado, é necessária uma linha de produção de alta qualidade técnica.
O artigo te ajudou?