Tipos de coberturas e seu dispositivo

tipos de telhadoO telhado é um importante elemento estrutural de qualquer casa, projetado para proteger o interior de várias influências atmosféricas. Considere quais tipos de telhados tradicionais e novos são usados ​​na construção hoje.

Antes de prosseguir para uma visão geral dos materiais de cobertura utilizados e das estruturas do telhado, vale a pena explicar o que os construtores chamam de telhado.

Existe uma definição bastante clara - o telhado é a estrutura superior de qualquer edifício. A composição do telhado inclui:

  • Carregando parte. São caibros, vigas e outros elementos que servem para transferir a carga criada pelo próprio peso da cobertura, bem como a neve e o vento, para os elementos de suporte e paredes do edifício.
  • Escudo exterior.Esta é a cobertura superior do telhado, que protege as camadas internas de ficarem molhadas e expostas ao vento.

estrutura do telhado

De acordo com o design do telhado pode ser dividido em dois grandes grupos:

  • Sótão;
  • Sótão.

A primeira versão do telhado pode ser feita com ou sem isolamento. Durante a construção de uma cobertura fria (não isolada), o isolamento térmico dos pisos superiores é obtido através do isolamento dos pisos.

Além disso, as coberturas são divididas de acordo com o tipo construtivo em planas e inclinadas.

Estes últimos, por sua vez, são divididos nas seguintes variedades:

  • Cabana. Neste caso, a estrutura de suporte da cobertura assenta em paredes opostas do edifício, que têm diferentes alturas.
  • Gable. Esta é uma opção clássica para pequenos edifícios residenciais. Tal telhado pode ter um ângulo inclinado uniforme ou desigual e diferir no tamanho das saliências.
  • Quadril. Este telhado tem quatro inclinações. Além disso, dois deles são feitos na forma de um trapézio e dois - na forma de um triângulo.
  • Outra variante de um telhado de quatro águas é um telhado de quatro águas. Nesse caso, todas as inclinações são reduzidas a um ponto superior e são feitas na forma de um triângulo isósceles. Este tipo de cobertura é utilizado em edifícios de planta quadrada.
  • Multi-fórceps. Um telhado com um grande número de nervuras e vales (cantos externos e internos). Esta opção é usada em casas com planta em forma de polígono complexo.
  • Sótão. Esta versão do telhado é usada onde o sótão é planejado para ser usado como um andar residencial.
  • As coberturas abobadadas e cônicas são utilizadas em edificações com planta em forma de círculo.
Leia também:  Materiais de cobertura: comparação de praticidade

Estruturas de suporte do telhado

novos tipos de coberturas
Estruturas de suporte do telhado

Apesar de existirem diferentes tipos de coberturas, o triângulo é a base de qualquer sistema de treliça, pois é a estrutura mais econômica e rígida.

A forma triangular é criada por pernas de caibro (cintura superior) e puffs (cintura inferior). A parte superior das pernas da viga converge na cumeeira do telhado e a correia inferior é presa às paredes da casa.

A composição do "bolo de cobertura"

Para proteger a casa de forma confiável contra intempéries, uma cobertura de telhado colocada nas estruturas de suporte não é suficiente. Para aumentar as propriedades protetoras, é criada uma “torta” de várias camadas, na qual cada uma das camadas desempenha um papel específico. Considere como o telhado é organizado.

Como regra, a composição da torta de cobertura inclui:

  • Material de cobertura superior (cobertura).
  • camada de impermeabilização;
  • isolamento;
  • Barreira de vapor.

O que influencia a escolha do material de cobertura?

tipos de telhados
Telha de metal - material de cobertura moderno

Como regra, a maioria das dificuldades surge ao escolher um material de cobertura para cobertura. Ao construir uma estrutura como um telhado, os tipos de material devem ser selecionados levando em consideração vários fatores importantes.

Entre eles:

  • solução arquitetônica. Ao escolher um material, é necessário levar em consideração a forma e o design do sistema de cobertura, bem como a aparência do futuro edifício.
  • Também é necessário levar em consideração um parâmetro como a coleta de cargas no telhado. Vale lembrar que as estruturas de sustentação devem ser capazes de suportar não só o peso da torta de cobertura, mas também o peso da cobertura de neve e a carga de vento característica da região onde a construção está sendo realizada.

Quais períodos de garantia os fabricantes estabelecem para diferentes tipos de coberturas?

  • Ladrilhos macios - 15-20 anos. Além disso, a garantia é dada especificamente para a estanqueidade do revestimento, mas para a preservação de sua cor.
  • Telha de metal - 5-25 anos. O período de garantia depende das características de qualidade do aço usado para fazer o material de cobertura.
  • Ladrilhos naturais - 20-30 anos. A garantia pode ser anulada se as condições de transporte forem violadas.
  • Ardósia -10 anos;
  • Material de folha betuminosa ondulada (como ondulina) - 15 anos;
  • Telhado de aço e papelão ondulado - 15-20 anos;
  • Telhado de ardósia - 30-40 anos
  • Telhado de costura - 15-20 anos;
  • Cobertura de cobre - 40-50 anos.

Conselho! O período de garantia do revestimento e a vida útil do material da cobertura estão longe de ser a mesma coisa. Como regra, a vida útil é duas vezes maior que o período de garantia do material.

Tipos de material de cobertura

folha de cobertura
Materiais para instalação de um telhado laminado

Com toda a variedade de escolhas de materiais, podem distinguir-se os seguintes tipos de coberturas:

  • Rolar;
  • A granel ou mástique;
  • Filme ou membrana;
  • Frondoso;
  • Pedaço.
Leia também:  Telhado de madeira: materiais utilizados, tecnologias de dispositivos, características dos telhados de tábuas

Considere esses tipos de materiais e os recursos de sua instalação.

Rolar telhados. Para criá-los, são utilizados polímeros, betume-polímero e materiais betuminosos com base de reforço (fibra de vidro, poliéster, papelão).

Esses materiais são geralmente usados ​​em telhados planos. Para instalação de telhado uma caixa contínua é construída de madeira compensada, ardósia plana ou materiais similares. Ao realizar reparos, o novo material pode ser colocado diretamente no pavimento desgastado, que deve ser limpo de detritos.

O material do rolo é preso por fusão.O mestre aquece a base e a parte inferior do material laminado, após a fusão do betume, o material é desenrolado e enrolado com rolo para melhor aderência.

Conselho! Este trabalho é mais conveniente para fazer juntos. Um trabalha com queimador, o segundo desenrola o material e enrola com um rolo.

Cobertura autonivelante ou mástique. Esta opção é conveniente para telhados planos com uma base sólida. Uma composição composta por um ou dois componentes é aplicada à base preparada e nivelada.

Após a cura, o revestimento fica completamente selado, elástico e forte o suficiente.

O trabalho de instalação começa com a preparação da base, deve estar seca e bem limpa.

Na primeira etapa, o material de reforço é enrolado (geralmente fibra de vidro), a seguir é aplicado uniformemente o mastique preparado de acordo com as instruções do fabricante.

Mástique de telhado impregna a fibra de vidro e adere bem à base. As camadas subsequentes são feitas da mesma maneira.

Telhados de membrana. Esta opção é utilizada para telhados com um pequeno ângulo de inclinação. Membranas de polímero com alta resistência são usadas como revestimentos para telhados.

Os painéis são soldados entre si com ar quente ou fitas autovulcanizantes especiais. A principal vantagem deste revestimento é a instalação simples e rápida.

tipos de coberturas
Instalação de um telhado de membrana

Os materiais da membrana são montados em bases planas, é possível em um telhado antigo. Para soldar painéis individuais, é utilizado ar quente (construir um secador de cabelo ou uma máquina de solda especial).

Leia também: 

Às vezes, para esses fins, é usada uma fita adesiva especial, que possui uma superfície adesiva dupla face.A folha de membrana no telhado é fixada à composição adesiva ou mecanicamente (parafusos ou pregos).

Folhas de materiais para coberturas. Este grupo de materiais inclui ardósia, ondulina, telhas de aço, papelão ondulado, telhas metálicas. Este material é ótimo para telhados inclinados.

Com toda a variedade de opções, a tecnologia de instalação desses materiais tem muito em comum: a telha é fixada na caixa por meio de parafusos auto-roscantes, pregos ou outro material de fixação.

A partir do material da folha, você também pode montar telhados econômicos (por exemplo, usando ardósia) e criar revestimentos de elite (por exemplo, de cobre).

Tipo de configuração ou materiais de cobertura de peças. Este cereal inclui vários tipos de telhas de peça: natural, polímero-areia e cimento-areia.

Os materiais das peças são fixados em telhados inclinados. Se a inclinação da inclinação for de 50 graus ou mais, os ladrilhos precisam de fixação adicional com braçadeiras ou parafusos.

É muito importante montar corretamente a estrutura do telhado, pois o peso das telhas naturais e cimento-areia é bastante grande.

Materiais de cobertura naturais. Apesar de o uso de materiais naturais ser uma opção tradicional para a construção de um telhado, hoje apenas os revestimentos de elite são montados com eles.

Um exemplo seria o telhado de junco ou ardósia.


A instalação de um telhado de materiais naturais é um trabalho difícil que só pode ser confiado a equipas de artesãos experientes. Durante a instalação, é muito importante observar todas as sutilezas da tecnologia, só que neste caso o telhado natural servirá por décadas.

conclusões

Na construção moderna, uma variedade de tipos de telhados são usados.Para escolher a opção de maior sucesso para este projeto, que se adeque ao incorporador tanto em preço quanto em qualidade, é melhor consultar especialistas.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC