O deck é um material que permite criar uma construção atraente e confiável de telhado, cerca, revestimento de fachada etc. Este artigo falará sobre como prender corretamente o papelão ondulado, como calcular os fixadores e quais nuances devem ser levadas em consideração.
Falando sobre como fixar corretamente o papelão ondulado, deve-se dizer desde já que a instalação desse material é bastante simples e requer um conjunto mínimo de ferramentas e acessórios.
Além disso, esse material é bastante econômico, permitindo cobrir até áreas bastante significativas com custos financeiros mínimos.
É necessário escolher como e com o que fixar o papelão ondulado, dependendo do tipo específico de trabalho a ser realizado:
- telhados;
- Acabamento de uma cerca ou outra cerca;
- Revestimento de paredes e fachadas, etc.
De todas as opções de materiais, é a que suporta as maiores cargas coberturas, fabricado com uma fórmula reforçada e proporcionando proteção confiável do espaço sob o telhado e do interior do edifício.
Esta é uma das razões para a crescente popularidade do aço perfilado como material de revestimento.
Outros fatores pelos quais o papelão ondulado está se tornando mais difundido incluem:
- Facilidade de trabalho;
- Facilidade de manuseio do material;
- Leveza do material;
- Força elevada.
É a leveza do material que permite, antes de fixar o papelão ondulado na cobertura, não reforçar a estrutura de sustentação, o que reduz ainda mais o tempo de montagem da cobertura.
Considerando como o papelão ondulado é fixado, até telhados com uma leve inclinação podem ser cobertos com ele, o que também é uma vantagem sobre muitos outros materiais.
Além disso, o papelão ondulado, produzido com tecnologias modernas, possui proteção adicional contra corrosão, o que aumenta significativamente sua vida útil.
Mesmo uma pessoa que não realizou trabalhos de construção anteriormente pode descobrir como consertar corretamente o papelão ondulado, pois esse material descomplicado é cortado com bastante facilidade e aparafusado com parafusos ou parafusos autorroscantes.
Sua instalação pode ser realizada mesmo em geadas severas, o que é outra vantagem indiscutível.
Podemos falar sobre várias vantagens por muito tempo, mas vamos considerar como o papelão ondulado é instalado - como fixar esse material no telhado.
Métodos de fixação

Fixação de papelão ondulado de parede, bem como telhados, etc. é realizada usando parafusos auto-roscantes convencionais ou perfurados.
A aparência mais estética da fixação é obtida com o uso de parafusos autorroscantes, cujas cabeças são revestidas com um revestimento de polímero, o que permite que o local de fixação se funda com o fundo geral.
A junta de borracha sob a cabeça do parafuso impede a penetração de umidade sob as chapas de papelão ondulado nos pontos de fixação. Os parafusos autorroscantes devem ser aparafusados estritamente perpendiculares à superfície, evitando distorções.
É mais correto aparafusar os parafusos auto-roscantes para prender o papelão ondulado em ondas adjacentes à corrida ou caixa.
As folhas podem ser fixadas em toras de madeira com parafusos auto-roscantes comuns e, ao prender em toras de metal, devem ser usados parafusos auto-roscantes equipados com uma broca.
Útil: ao escolher um método de fixação de papelão ondulado a uma parede, cerca ou telhado, você também pode optar por rebites.
As toras transversais são na maioria das vezes um tubo de perfil quadrado, ao qual a placa corrugada é posteriormente fixada.
Sua fixação aos postes durante a construção da cerca é realizada com grampos ou solda elétrica. A utilização de toras transversais de madeira na construção de cercas onduladas temporárias facilita a instalação e reduz o custo da estrutura.
Caso seja necessário fixar o papelão ondulado em pouco tempo, a soldagem também pode ser utilizada para fixar as chapas diretamente.
Ao mesmo tempo, é muito importante monitorar a violação do revestimento protetor do material sob a influência de altas temperaturas e realizar tratamento anticorrosivo adicional do revestimento após a conclusão do trabalho de soldagem.
Cálculo da quantidade de papelão ondulado para fixadores

O número de folhas de papelão ondulado para cobrir o telhado ou cerca é calculado de diferentes maneiras:
- Para calcular o número de folhas de papelão ondulado necessárias para cobrir o telhado, a área a ser coberta deve ser dividida pela área de uma folha de material, levando em consideração a sobreposição. O resultado é arredondado para o inteiro mais próximo. Por exemplo, se o cálculo resultou em um valor de 4,32, então 5 folhas são inseridas na estimativa.
- O cálculo do número de folhas necessárias para a construção da cerca é determinado dividindo o perímetro da cerca projetada pela largura de uma folha de material. Se a vedação for feita de ponta a ponta, a largura de montagem da folha é levada em consideração, levando em consideração o tamanho da sobreposição. O consumo de chapa perfilada ao realizar o cálculo pelos dois métodos listados difere em média 10%.
Para materiais de cobertura e parede, o número estimado de ferragens usadas para fixação por metro quadrado é de 8 peças.
Ao mesmo tempo, não se deve esquecer que nas imediações das extremidades das folhas (perto das encostas e patins) é desejável dobrar para garantir uma estabilidade confiável às cargas do vento.
Nesse caso, o passo de fixação do papelão ondulado deve ser de no mínimo 50 cm.
Útil: a quantidade de fixadores necessários para a construção da cerca depende de sua altura e geralmente é selecionada empiricamente.
Fixação da plataforma do telhado

O esquema de fixação do papelão ondulado no telhado inclui as seguintes etapas:
- Disposição das chapas de material na ordem e localização necessárias, mas deve-se ter em mente que a quantidade de sobreposição das chapas depende do ângulo do telhado (quanto maior a inclinação, menor a sobreposição). A maior sobreposição, de cerca de 20 cm, é selecionada com uma inclinação do telhado não superior a 15 °. Se a inclinação for superior a 30°, a sobreposição é reduzida para 10-15 cm.
Importante: com inclinações de telhado criticamente pequenas (10 ° ou menos), deve ser realizada vedação adicional de todas as sobreposições de chapa.
- Instalação da caixa, cujo tamanho também é selecionado em função do ângulo de inclinação do telhado, bem como da altura da ondulação da chapa ondulada (quanto maior o ângulo de inclinação ou a altura da ondulação, maior a etapa da caixa deve ser escolhida).
Útil: também deve ser notado que quantas ondas a sobreposição inclui depende da altura da ondulação e da inclinação do telhado. Com uma pequena altura de onda e um pequeno ângulo de inclinação do telhado, a sobreposição deve incluir pelo menos duas ondas.
- Terminada a marcação das chapas e colocada a caixa, inicia-se a fixação das chapas de papelão ondulado. Para prender as chapas à caixa, são utilizados parafusos especiais para telhados, descritos acima.O isolamento sob a tampa e o revestimento especial disponível nela permitem proteger os pontos de fixação da corrosão, umidade e exposição à luz solar, aumentando a vida útil de toda a estrutura do telhado.
- Folhas de papelão ondulado, cobrindo completamente o comprimento da inclinação do telhado, são simplesmente fixadas com parafusos auto-roscantes paralelos ao beiral.
- Se o comprimento das folhas de material for menor que o comprimento das encostas, elas serão colocadas em várias fileiras, começando de baixo e subindo gradativamente. Nesse caso, cada linha subseqüente é colocada na anterior com uma sobreposição de cerca de 20 centímetros.
Importante: ao solicitar telhas onduladas para telhado, é importante lembrar a margem de comprimento (cerca de 4 centímetros), pois as telhas de cobertura devem ficar levemente penduradas na extremidade do telhado.
Existem regras básicas para a fixação do papelão ondulado, que devem ser seguidas na cobertura do telhado:
- o aparafusamento dos parafusos auto-roscantes é realizado apenas nas cavidades das chapas;
- os parafusos destinados à cumeeira e ao próprio telhado diferem em comprimento (os parafusos da cumeeira são mais longos);
- ao apertar manualmente os parafusos autorroscantes, a força aplicada deve ser calculada com cuidado, pois o aperto excessivo dos parafusos pode causar danos à camada de isolamento e o aperto insuficiente pode levar ao desempenho insuficiente do telhado de suas funções de proteção.
Fixação de papelão ondulado durante a construção de cercas
Considere as principais etapas da fixação do papelão ondulado durante a construção da cerca:
- Ao longo de todo o perímetro da cerca em construção, são feitos furos-guia, cuja profundidade é de um a um metro e meio.Em seguida, os pilares para suportes são cravados nos orifícios perfurados, nos quais as toras transversais são fixadas em duas ou três fileiras. Isso garante confiabilidade suficiente da estrutura na qual o papelão ondulado será fixado e sua resistência a várias cargas externas.
- Antes de fixar as telhas, as áreas a serem cobertas devem ser medidas. Tais medições não serão supérfluas, mesmo levando em consideração os desenhos elaborados antes do trabalho. O comprimento de uma folha de papelão ondulado por padrão é considerado igual ao comprimento de uma inclinação, ou seja, a altura da parede. Além disso, você deve verificar as dimensões das diagonais, bem como medir o comprimento linear da área em que o revestimento é realizado.
- A fixação do papelão ondulado é realizada em caixote especial ou em corrediça - elemento de suporte metálico, portanto, os trilhos ou caixote devem ser preparados antes de proceder à fixação do papelão ondulado.
- A fixação é realizada a partir do final, e cada folha subseqüente deve cobrir uma onda da folha anterior. Ao contrário do papelão ondulado para telhados, que sempre é instalado com uma sobreposição, o papelão ondulado de parede permite, em casos raros, uma instalação de junta de topo pouco confiável. O local de sobreposição ou junta deve ser tratado com um selante resistente à umidade em ambos os casos. Isso garantirá a impermeabilização garantida das costuras.
- Para aparar as bordas salientes das chapas, use ferramentas como serra tico-tico ou tesoura de metal e, em nenhum caso, use ferramentas abrasivas, como esmerilhadeiras. Partículas quentes lançadas durante o corte abrasivo causam danos ao revestimento de polímero, que deve ser especialmente cuidadoso.Qualquer dano mínimo ao revestimento durante a instalação deve ser pintado para evitar corrosão.
- A aparência final da estrutura ondulada é dada pelo fechamento das extremidades e juntas dos cantos com pranchas, cumeeiras ou rufos especiais. Esses elementos são selecionados de forma que sua cor corresponda à cor da própria estrutura, e para sua fixação são utilizados parafusos auto-roscantes ou rebites, localizados a uma distância de cerca de 30 cm um do outro.
Importante: os rufos são fixados com sobreposição de cerca de 10 cm em selante de silicone.
Concluindo, digamos que um papelão ondulado devidamente montado e fixado seja capaz de agradar a confiabilidade, conforto e aparência estética por muito tempo.
Para manter uma aparência atraente e elegante do papelão ondulado, é aconselhável lavar periodicamente o material para evitar o acúmulo de poeira e sujeira.
O artigo te ajudou?