A instalação do telhado é a etapa final de todo o trabalho de cobertura. Depois que a estrutura do telhado foi calculada e montada (o sistema de treliças e a caixa foram equipadas), o trabalho de impermeabilização e isolamento foi concluído, as membranas de barreira de vapor foram fixadas - é hora de fixar o próprio material de cobertura no telhado. E o resultado de todo o trabalho de vários dias depende, em última análise, de quão correta e eficientemente você o faz.
A maneira mais fácil de garantir a instalação de material de cobertura de alta qualidade é procurar ajuda de profissionais. No entanto, o custo de tais serviços é muito alto, enquanto a alta qualidade, infelizmente, não é garantida.
Por outro lado, a instalação de coberturas com as próprias mãos é bem possível - felizmente, a tecnologia de instalação da maioria dos materiais de cobertura não requer o uso de equipamentos específicos ou a presença de habilidades extraordinárias.
Para telhado macio faça você mesmo, acabou sendo de alta qualidade, habilidade comum, atenção e, claro, conhecimento de como exatamente esse material deve ser montado será suficiente.
Diferentes materiais de cobertura, é claro, são montados de maneiras diferentes. Abaixo, descrevemos a tecnologia pela qual é realizada a instalação dos tipos mais populares de materiais de cobertura.
Instalação de materiais de cobertura macios
Atualmente, a cobertura macia é representada principalmente por materiais de cobertura como telhas betuminosas flexíveis e telhas (semelhantes às telhas betuminosas em suas características de desempenho).
Devido ao seu baixo peso, variedade de formas e tamanhos, facilidade de processamento e altas qualidades de isolamento, os materiais de cobertura macios tornaram-se bastante populares.
É por isso que a desmontagem e instalação de um telhado feito desses materiais devem ser consideradas com detalhes suficientes.
A primeira coisa a prestar atenção são as condições em que a instalação de telhas macias pode ser realizada. A maioria dos fabricantes (Tegola, Katepal) desencoraja fortemente o trabalho de instalação em temperaturas abaixo de 5COM.
Isso se deve ao fato de que em baixas temperaturas, a telha (camada adesiva) perde suas qualidades adesivas e o próprio ladrilho torna-se quebradiço.
Se ainda for necessário instalar o telhado no inverno, as telhas devem descansar em uma sala com temperatura ambiente (+18-20C) e aqueça o telhado com um queimador de construção a gás ou um secador de cabelo de construção.
Se todas as condições forem atendidas e torneamento do telhado sob um telhado macio (sólido, feito de folhas de compensado resistente à umidade ou placa de fibra orientada) está seco o suficiente - você pode prosseguir diretamente para a instalação.
A instalação de um telhado catapal (a saber, usando seu exemplo, consideraremos a técnica de colocação de um telhado macio) é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Com declive inferior a 15 forro (por exemplo, carpete Katepal K-EL- 50/2200) é colocado sobre toda a superfície das encostas. Se a inclinação exceder esse ângulo, montamos o forro apenas nos patins, nos vales, nas extremidades do telhado e nas saliências da cornija.
- Nas saliências da cornija no topo da camada de revestimento, instalamos suportes para fixação da calha. Fixamos os suportes na faixa da cornija com pregos ou parafusos auto-roscantes.
- Colamos telhas de cornija de telhas flexíveis nos beirais e as fixamos com pregos. Nesse caso, o recuo da borda do beiral deve ser de 50 mm e o passo entre as unhas deve ser de 150-200 mm.
- Nos vales, colocamos tiras de material especial em base autoadesiva. Além disso, fixamos as tiras ao longo das bordas do vale com pregos.
- A seguir, procedemos diretamente à formação do telhado - iniciamos a instalação das telhas principais a partir do meio da saliência da cornija e avançamos para os lados até as partes da empena. Colamos as telhas, retirando a camada protetora imediatamente antes do adesivo, e fixamos adicionalmente na caixa com quatro pregos de telhado.
- Deslocamos cada fileira ímpar de telhas de forma que os recortes desta fileira fiquem alinhados com as linguetas da anterior.
Observação! A maioria dos fabricantes de telhados macios coloca marcas especiais nas telhas para facilitar a união precisa ao separar as telhas (se o esquema de instalação do telhado sugerir isso).
- A etapa final é a colagem dos elementos da cumeeira na cumeeira e nas nervuras das encostas. Além disso, elementos de cumeeira são fixados com pregos em cada lado da encosta.
A propósito, o telhado colocado dessa maneira é desmontado de maneira bastante simples. Na maioria das vezes, garfos de jardim e uma pá de baioneta são usados \u200b\u200bpara desmontar - as camadas de telhas de todo o telhado são removidas em apenas uma hora e meia a duas horas.
Instalação de telhas metálicas

A cobertura metálica é um pouco mais difícil de instalar do que a cobertura macia. No entanto, as qualidades operacionais das telhas metálicas, bem como o aspecto estético da cobertura, justificam plenamente o dispêndio de esforços e recursos financeiros.
Ao contrário das telhas betuminosas macias, as telhas metálicas podem ser montadas em caixotes sólidos e esparsos.
Sob a caixa, sem falta, colocamos material impermeabilizante, fixando-o com pregos galvanizados nas vigas do telhado.
Se um telhado não retangular complexo for planejado a partir de uma telha metálica, a instalação pode envolver o corte das telhas.
A rigor, a maioria dos fabricantes não recomenda o corte de telhas metálicas, pois se o revestimento estiver danificado, aumenta a probabilidade de corrosão da base metálica.
No entanto, se o corte ainda for necessário, deve ser feito com uma serra tico-tico elétrica com lâmina especial (em nenhum caso - não uma esmerilhadeira com disco de esmerilhamento).
Após o corte, cobrimos o corte com tinta e colocamos de forma que a linha de corte fique escondida sob a sobreposição. .

A instalação e reparação do telhado (ou seja, substituição de telhas metálicas danificadas por novas) é realizada da seguinte forma:
- Para fixar as chapas de ladrilhos metálicos na caixa, utilizamos parafusos auto-roscantes especiais com furadeira e cabeça sextavada para chave. Cada parafuso auto-roscante deve ser equipado com uma arruela de vedação, o que permite obter a fixação mais confiável do telhado.
- É ideal que a fixação seja realizada com perfuração preliminar da telha metálica no local da fixação.
- O consumo médio de fixadores para telhas metálicas é de cerca de 10 peças/m2, no entanto, pode aumentar para telhados de forma complexa.
- Começamos a instalação de um telhado de telha metálica de uma das extremidades, colocando folhas de telhas metálicas sobrepostas uma após a outra. Na zona de sobreposição (vertical e horizontal), fixamos adicionalmente a telha metálica - isso aumentará significativamente a confiabilidade do telhado e sua resistência às cargas de vento.
Quanto ao telhado macio, ao instalar uma telha metálica, o trabalho final será a colocação de elementos de cumeeira, bem como a instalação de tiras de topo na junção do telhado com paredes verticais, chaminés, etc.
Instalação de papelão ondulado

O deck é um material bastante econômico e prático para organizar um telhado.Na maioria das vezes, é usado para cobrir dependências, no entanto, para edifícios residenciais, um telhado de papelão ondulado feito corretamente parece bastante apresentável!
Os requisitos para o torneamento de telhado de chapa ondulada - chapa estampada - são semelhantes aos requisitos para o torneamento de telhas metálicas. Uma caixa esparsa é bastante aceitável, no entanto, tábuas adicionais são colocadas no cume, nas nervuras das encostas e nos vales para aumentar a resistência.
Como revestimento sob papelão ondulado, os materiais de membrana de superdifusão são mais frequentemente colocados - são eles que evitam a condensação. A membrana é fixada nas toras ou não na própria caixa com pregos de cabeça larga e chata.
O seguinte é uma instrução para instalar um telhado corrugado:
- Levantamos o papelão ondulado no telhado ao longo de toras inclinadas ou ao longo de uma escada presa à parede sem grades. Para evitar ferimentos, não levante folhas de papelão ondulado em dias de vento.
- Começamos a prender o papelão ondulado de uma das pontas da inclinação do telhado. É ideal se forem utilizadas chapas onduladas, cujo comprimento exceda o comprimento da inclinação: neste caso, as sobreposições longitudinais não são formadas e o telhado adquire uma capacidade de drenagem significativamente maior.
- Para a instalação de papelão ondulado, utilizamos parafusos auto-roscantes especiais (muito semelhantes aos parafusos auto-roscantes para telhas metálicas). O tamanho padrão mais popular é 4,8x20mm ou 4,8x35mm, no entanto, alguns parafusos autorroscantes mais longos podem ser necessários. Os parafusos autorroscantes são equipados com uma arruela de vedação e uma junta de neoprene para garantir o aperto da fixação. A cabeça hexagonal permite que você use uma chave de fenda sem fio para apertar os parafusos autorroscantes, o que acelera significativamente o processo de instalação.
- Fixamos o papelão ondulado no fundo da onda, certificando-nos de que os parafusos não sejam apertados demais e a arruela não empurre a chapa de aço - a água geralmente se acumula nesses minifunis. E se a água se acumulou em algum lugar, mais cedo ou mais tarde ela entrará!
- As juntas são adicionalmente fixadas com parafusos auto-roscantes 80 mm na parte superior da onda e seladas com mástique betuminoso ou fitas de vedação autoadesivas.
- Nas partes de empena do telhado, certifique-se de instalar forros à prova de vento. Essas almofadas são projetadas para proteger o telhado corrugado (e seu vento é impressionante!) Da destruição devido às cargas de vento.

As tecnologias acima, segundo as quais é realizada a reparação e instalação do telhado, são bastante simples. Assim, você pode lidar facilmente com o trabalho de cobertura por conta própria - e, ao mesmo tempo, não apenas economizar dinheiro, mas também garantir a mais alta qualidade do telhado!
Os queimadores a gás fornecem aquecimento do material (por exemplo, mástique betuminoso) até atingir a temperatura de processo necessária.
Na construção de vários andares, um guindaste de telhado é usado para levantar elementos de madeira e metal da estrutura do telhado e da cobertura.
Para equipamentos de produção usados para coberturas, são apresentados requisitos que atendem às disposições do GOST (12.2.003-74.).
Por exemplo:
- as instalações de fusão de betume devem ser equipadas com termômetros e um tubo que descarrega o produto da combustão:
- o equipamento para secagem da base sob o revestimento acumulado deve possuir tela de proteção;
- os tanques de combustível dos equipamentos devem ser abastecidos por meios mecanizados.
Os tipos de equipamentos são selecionados dependendo das condições de trabalho e do tipo de telhado.
Poderia ser:
- pista de gelo;
- máquinas para enrolar rolos, cortar a cobertura, nivelar a camada de cobertura, perfurar a cobertura antiga;
- unidades para aplicar uma camada de primer ou tinta.
A alta qualidade dos materiais, estoques, equipamentos para coberturas, bem como o profissionalismo dos carpinteiros, juntos levam à criação de um telhado confiável com garantia de longa vida útil.
O artigo te ajudou?