Telhado autonivelante: classificação de materiais e dispositivos

telhado autonivelanteA cobertura de mástique ou autonivelante é feita com base em mástique betuminoso. Ao final do endurecimento, transforma-se em um material elástico semelhante à borracha. Este tipo de revestimento mantém altas propriedades de impermeabilização mesmo em geadas de -50 graus e aquecendo até +120 graus. Entre a variedade de materiais impermeáveis, os telhados autonivelantes são os mais duráveis ​​e resistentes ao desgaste.

O uso de mástique como material de cobertura de impermeabilização independente reduz significativamente o custo de construção devido ao alto nível de mecanização do trabalho, o que reduz os custos de mão de obra em 5 a 10 vezes em comparação com outras tecnologias.

Devido à impermeabilização confiável e alta resistência ao desgaste, esses telhados são amplamente utilizados na construção de instalações industriais.

A vantagem inegável do telhado autonivelante é a ausência de costura. No entanto, também ocorre o seguinte menos: ao executar o trabalho, é necessário obter uma única espessura de revestimento em toda a área da base, com exceção de ranhuras, cumeeiras, nervuras e junções.

Se necessário, o tapete impermeabilizante de mástique pode ser reforçado com uma malha especial, geralmente de fibra de vidro.

Conselho! Ao instalar um telhado autonivelante, você não deve esquecer as características deste material. Não iniciar os trabalhos se estiver prevista precipitação ou se o suporte a revestir estiver húmido.

Classificação de materiais para coberturas à base de mástique

cobertura
Filme para o dispositivo do revestimento autonivelante reforçado

Os telhados autonivelantes por seu design são reforçados, não reforçados e combinados e, via de regra, consistem em 3-5 camadas.

A tecnologia de tal dispositivo de telhado prevê a aplicação da primeira camada protetora por pulverização de uma composição quente sobre uma base pré-preparada, após o que uma película elástica à prova d'água é formada na base, na qual as camadas seguintes são aplicadas.

  • Coberturas não armadas são revestimentos impermeabilizantes contínuos formados pela aplicação de uma camada de emulsão EGIK e várias camadas de mástique à prova de umidade com uma espessura total de cerca de 10 mm na base do telhado. Cascalho fino ou lascas de pedra são adicionados à camada superior como enchimento.
  • Telhados reforçados são revestimentos impermeabilizantes contínuos, que consistem em 3-5 camadas de emulsão de betume-polímero. Ao mesmo tempo, as camadas intermediárias desses telhados são reforçadas com materiais à base de fibra de vidro (geralmente é usada malha de fibra de vidro ou fibra de vidro). O reforço aumenta a vida útil do telhado.
  • Os telhados combinados são montados com camadas alternadas de mástique com camadas de materiais laminados. O dispositivo das camadas inferiores é feito de materiais baratos. Sobre esses revestimentos, via de regra, é aplicada uma camada adicional de mástique, reforçada com tinta à prova d'água ou cascalho fino.
Leia também:  Operando telhado plano: características do dispositivo, tecnologias e materiais

Pela magnitude da inclinação do telhado, os autonivelantes são classificados da seguinte forma:

  • Telhado plano, cuja inclinação não excede 2,5%. Os custos de mão de obra para a instalação de tais telhados são mínimos, pois o material fundido praticamente não consegue escoar. Isso permite que você organize esses telhados sem reforço.
  • Com uma inclinação de 2,5 a 25%. Nesse caso, o trabalho é realizado com materiais de reforço que impedem o fluxo da composição fundida antes de endurecer.
  • telhado padrão inclinado. Com uma inclinação de mais de 25%. A instalação de telhados de mástique e laminados com tais inclinações é altamente desencorajada.

O dispositivo de telhados autonivelantes

telhados autonivelantes
Cobertura autonivelante: aplicação da primeira camada protetora na base da cobertura

Agora descreveremos com mais detalhes a tecnologia de instalação de telhados autonivelantes.

O dispositivo de um telhado autonivelante geralmente começa com a aplicação de uma camada protetora na base limpa. A camada é feita de mástique quente preenchida com cascalho fino ou lascas minerais.

Cada camada subsequente é aplicada ao final do endurecimento completo da camada anterior, podendo ou não ser reforçada, dependendo da tecnologia escolhida.

O material de revestimento é mastique betuminoso quente, mastique betuminoso-borracha ou emulsão betuminosa-látex fria com um coagulador. A espessura média de cada camada é de cerca de 2 mm.

Lajes de concreto com superfície plana podem servir de base para o telhado. Às vezes, as placas são preparadas com uma argamassa de cimento e areia.

Para uma melhor ligação, aplica-se na superfície das lajes uma solução de betume em querosene (a base para uma cobertura autonivelante) (quando se usa uma emulsão betume-látex, prepara-se o primário a partir da mesma emulsão, mas sem coagulador).

O amianto pode ser adicionado como carga em mástiques betuminosos fundidos.

O dispositivo de cobertura começa com as ranhuras e os locais dos funis de entrada de água (locais de baixo nível).

Todas as camadas são colocadas na seguinte sequência:

  • Tecidos de reforço são espalhados na base.
  • Aplique uma camada sobre a tela mástiques betuminosos quentes para telhados. Como resultado, a camada de reforço é bem impregnada e adere firmemente à base.
  • Uma camada de cascalho é aplicada no topo para fins de proteção.
Leia também:  Cobertura de spray: principais características da tecnologia, características, instalação com borracha líquida e espuma de poliuretano

A borda do telhado é adicionalmente reforçada com uma camada de mástique de 500-600 mm, além de material de reforço. Feche os beirais com um dreno de aço galvanizado.

dispositivo de telhado autonivelante
Coberturas de NG magnéticas autonivelantes populares

O indicador de mecanização no arranjo de revestimentos de mástique chega a 90%, enquanto ao usar material de cobertura em coberturas, esse indicador é de apenas 30%.

O volume de custos de mão de obra é reduzido em cerca de 2 a 3 vezes, e o período de tempo antes da necessidade do próximo reparo aumenta em 3 vezes.

O escopo de aplicação do revestimento a granel é muito amplo. Esta tecnologia é utilizada na construção de edifícios industriais e residenciais, com conserto de telhado com revestimentos alternativos, no isolamento de caves.

Os telhados autonivelantes têm muitas vantagens, o que os torna uma escolha atraente em todos os aspectos.

Quanto ao consumo de materiais, na construção de um telhado novo, é de cerca de 8 kg mástique para o telhado por metro quadrado de área, ao reparar um telhado antigo ou sua impermeabilização adicional - no máximo 4 kg / m2.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC