Ondulina ou telha metálica: como escolher

 

ondulina ou telha metálicaA escolha moderna de coberturas é muito ampla e cada uma delas ao mesmo tempo tem suas próprias vantagens e desvantagens. Muitas vezes é difícil para os consumidores decidir sobre as preferências se os materiais forem aproximadamente igualmente populares e bem anunciados pelos vendedores, por exemplo, para determinar “o que é melhor: ondulina ou ladrilho de metal?”.

é sobre esses materiais de cobertura modernos e será discutido neste artigo.

Vamos ajudar um consumidor inexperiente em questões de construção a perceber qual destes materiais é mais adequado para uma determinada situação e determinado tipo de telhado, e também indicaremos os pontos fortes e fracos de cada um dos revestimentos.

O que é ondulina Em poucas palavras, são telhas onduladas, que têm como base celulose comprimida impregnada de betume.

A cor do betume determina a cor adicional do telhado. A impregnação torna a cor rica e durável, e o próprio telhado pode ser representado por várias variações brilhantes e se destaca visivelmente em comparação com outros tipos de revestimentos.

Camadas de resinas térmicas e substâncias minerais são aplicadas sobre o chamado eurolate, dando resistência às placas e protegendo-as da umidade.

Assim, a composição da ondulina inclui:

  • fibras de celulose;
  • betume destilado;
  • pigmentos minerais e resinas térmicas.

Os parâmetros da folha de material são os seguintes:

  • comprimento é de 2m;
  • largura - 0,95m;
  • espessura - 0,003m;
  • altura da onda - 0,036m:
  • peso da folha - 6 kg.

O amianto não é utilizado na produção do material, o que o torna ecologicamente correto e inofensivo à saúde.

Além disso, a fabricante francesa de mesmo nome fornece um certificado de qualidade, bem como uma conclusão higiênica, da qual nem todo material de cobertura pode se orgulhar.

O que é uma telha metálica

o que é melhor ondulina ou telha metálica
A aparência do telhado de ondulina

Nenhum material menos popular para coberturas é a telha metálica. É feito de aço galvanizado, sobre o qual é aplicada uma solução polimérica especial.

O material é realizado na forma de folhas perfiladas bastante finas, que, entre outras coisas, se distinguem pela boa resistência.Durante o processo de fabricação, o telhado é galvanizado a quente, o que torna a chapa de aço laminada a frio resistente à corrosão.

Leia também:  Materiais de cobertura: comparação de praticidade

Além disso, a superfície passivada é preparada e as folhas são revestidas com uma solução especial à base de polímero.

No final do processo de fabrico, a telha metálica é submetida a um perfilamento, o que lhe permite tornar-se rígida e aumentar a sua resistência.

Material de cobertura para uma residência de verão nasceu da união das virtudes da cobertura metálica e da telha quando, na década de 1960, seu desenvolvimento foi concluído pela empresa inglesa British Steel.

Quase imediatamente, o material ultrapassou em popularidade o principal material de cobertura da época - telhas naturais devido à sua maior praticidade e menor custo.

Na década de 90, o material apareceu nos países da CEI. A telha metálica é um revestimento muito versátil, podendo ser utilizada em praticamente qualquer tipo de superfície, cujo ângulo de inclinação seja superior a 14 graus.

Devido a isso, esse revestimento é aplicável na construção de edifícios de vários andares, instalações comerciais e industriais e vários outros tipos de edifícios, independentemente das condições climáticas.

Não é muito difícil montar telhas metálicas e não é necessário desmontar o telhado antigo - o material pode ficar perfeitamente na estrutura anterior sem ele.

Análise comparativa de preços de telhas de ondulina e metal Agora vamos tentar fazer uma análise comparativa e descobrir qual material será mais aceitável no seu caso - metal ou ondulina.

Freqüentemente, ao calcular o custo final do material de cobertura, os desenvolvedores inexperientes não levam em consideração fixadores especiais e outros componentes necessários para a instalação.

Quanto ao custo total de um telhado de metal com um conjunto completo de componentes, será um pouco mais caro em comparação com um telhado de ondulina de área semelhante.

Existe a opinião de que a diferença de preço entre os materiais se justifica, pois o ladrilho apresenta algumas vantagens em relação à ondulina.

No entanto, essas vantagens são bastante subjetivas e ambíguas e, às vezes, podem resultar em desvantagens de revestimento. Instalação de coberturas de telhas metálicas e ondulina As seguintes nuances na instalação de materiais podem ser observadas:

  • A instalação faça você mesmo de um revestimento de ladrilho metálico é bastante difícil, pois esse tipo de trabalho exigirá habilidade no manuseio de metal, que a maioria dos desenvolvedores privados simplesmente não possui.
  • Ao instalar telhas metálicas, todas as tiras e fixadores devem ser montados em uma determinada ordem, sem saber qual é melhor deixar o procedimento para a consciência dos instaladores profissionais, é claro, se a qualidade e a resistência do futuro revestimento forem uma prioridade em primeiro lugar.
  • Por sua vez, a facilidade de processamento e elasticidade da ondulina garantem a simplicidade e rapidez de sua instalação, o que é melhor para quem pretende fazer a instalação por conta própria.
Leia também:  Acabamento do telhado: os benefícios dos diferentes tipos de cobertura
"Ondulin é fácil de instalar"
"Ondulin é fácil de instalar"

Claro, a qualidade do deck de cobertura acabará por ser tanto melhor quanto mais profissionalmente for colocado.No entanto, se estamos falando de automontagem do material, a ondulina, sem dúvida, tem uma vantagem aqui.

O período de operação de telhas metálicas e ondulina

Cada fabricante de materiais para coberturas declara a vida útil aproximada dos produtos de sua própria produção e ao mesmo tempo emite um cartão de garantia para uso por um determinado período de tempo.

Em relação ao fabricante francês que se dedica à produção de ondulina, pode-se notar que a garantia do material, sujeito ao seu uso adequado, é de cerca de 15 anos, enquanto a vida útil declarada das folhas de ondulina é de até 40 anos.

O período de garantia e o período de operação das telhas metálicas não são tão inequívocos devido ao fato de várias empresas estarem envolvidas em sua produção ao mesmo tempo, cada uma das quais declara diferentes prazos para o uso do material com base em sua qualidade.

Conselho! Se tomado em geral, o ladrilho durará cerca de 10 a 40 anos. Nesse caso, muitas vezes o prazo de uso do revestimento depende em grande parte da qualidade de sua instalação.

Vantagens das telhas metálicas

O material de cobertura deste tipo provou-se no mercado da CEI e é usado há muito tempo e em todos os lugares: para casas particulares, edifícios não residenciais e comerciais. A base da telha metálica é o metal galvanizado, que é revestido com uma solução protetora especial. É a combinação bem-sucedida desses componentes que é a chave para a qualidade do material para o telhado. As vantagens das telhas metálicas sobre a ondulina são as seguintes:

  • Devido ao seu design, possui maior resistência.
"A telha metálica resiste perfeitamente à umidade e ao estresse mecânico"
A telha metálica resiste perfeitamente à umidade e ao estresse mecânico
  • Possibilidade de escolher diferentes materiais.A telha metálica de fabricantes finlandeses e suecos está representada no mercado, também existem várias empresas nacionais cujos produtos são muito procurados. Isso permite que o comprador tenha o direito de escolher, comparar a qualidade e os preços dos revestimentos de diferentes fornecedores.
  • A telha metálica destaca-se por sua excelente resistência à umidade e ao fogo, tolera bem as baixas temperaturas e é resistente ao estresse mecânico e à radiação ultravioleta.
Leia também:  Montando a cumeeira de uma telha metálica: como fazer certo

Benefícios da ondulina

Agora listamos as vantagens do revestimento de ondulina:

  1. O consumo de folhas de revestimento, bem como de todos os componentes para pisos de ondulina de área semelhante, será um pouco menor.
  2. Existe apenas um fabricante de ondulina, o que significa que a possibilidade de comprar um revestimento de baixa qualidade (falso) está excluída. Sua compra só é possível em escritórios de representação oficiais (de representantes) da empresa. Este é o caso quando o mais das telhas de metal, em certo sentido, também é um menos. Uma ampla escolha às vezes cria uma alta probabilidade de comprar produtos de baixa qualidade ou falsificados.
  3. Difere em boas qualidades de absorção de ruído, não cede à corrosão, resiste ao surgimento de condensado.

Pelas características e vantagens listadas dos materiais, pode-se concluir que o revestimento de ondulina custará menos e não criará problemas de instalação.

Uma telha de metal ainda é, embora uma opção cara, mas mais confiável e comprovada por décadas. A conclusão final é que “o que é melhor: uma telha metálica ou uma ondulina?” você terá que fazer.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC