Montando a cumeeira de uma telha metálica: como fazer certo

instalação de cumeeira metálicaO belo e até um tanto fabuloso termo “skate” está repleto de muitas dificuldades e preocupações. Mas agora, o trabalho de cobertura neste elemento superior do telhado é bastante simplificado devido ao fato de os fabricantes dominarem a produção de elementos bons especiais. Neste artigo falaremos sobre como é realizada a instalação da cumeeira metálica.

O que é isso

Esses patins são uma folha de metal perfilada que parece um canto externo. Eles são afiados para dentro com dobras pressionadas de 1,5 cm ao longo das bordas.

O conjunto completo desses elementos adicionais inclui os acessórios necessários, bem como detalhes adicionais. Isso inclui fixadores especiais e arruelas de vedação que fornecem vedação adequada e evitam vazamentos no telhado.

Acessórios adicionais são geralmente selecionados do mesmo tipo de material que todo o telhado. Nesse caso, é preciso levar em consideração sua cor, assim como o estilo arquitetônico.

metal cumes de telhado são usados ​​\u200b\u200bpara decorar a borda superior em telhados inclinados de edifícios de várias finalidades - edifícios residenciais, casas de veraneio, edifícios e estruturas industriais e agrícolas.

Dado o fato de que os telhados são diferentes em forma, os tipos de dados de elementos adicionais também são divididos em vários tipos.

Os principais tipos de elementos de cumeeira para coberturas metálicas

telha de metal cume
Tipos de patins de metal

Uma cumeeira devidamente montada para uma telha metálica é quase invisível no telhado. Tal elemento é colocado, muitas vezes, junto com detalhes adicionais de ventilação.

Aqui estão seus principais tipos.

  • Cavalo semicircular. Usado para instalação nas juntas de taludes. Nas extremidades é fechado com tampões especiais que lhe conferem um aspecto acabado.
  • Patim reto (retangular). É usado para vários tipos de telhados inclinados feitos de telhas metálicas. Custa menos que uma contraparte semicircular, além disso, não são necessários plugues para isso. Em sua aparência, perde um pouco para o tipo anterior.
  • Cavalo decorativo estreito. Desempenha um papel mais estético do que funcional. É usado no arranjo de telhados do tipo tenda, pináculos e mandris.
  • Elementos de cumeeira curvos com extremidade reta ou empena.
  • Patins curvos em T e Y.Eles são usados ​​para prender patins retos nas áreas onde eles se juntam.
  • Elementos de acabamento final são usados ​​para cobrir as empenas.
Leia também:  Telha metálica Cascade: as sutilezas da produção e instalação

Vedações para elementos adicionais para o cume

Observação! As vedações de skate para ladrilhos de metal são um elemento muito importante do dreno. Eles impedem de forma confiável a entrada de precipitação - chuva e neve no interior do telhado e depois nas instalações do edifício.

Qualquer um que mora em casa própria sabe o que são vazamentos de água pelo telhado, e é por isso que os reparos devem ser feitos quase todos os anos.


Alguns especialistas acreditam que esse problema só pode ocorrer quando a cobertura é de má qualidade. Mas isso está longe de ser verdade. Para evitá-lo, é necessário e confiável vedar a borda superior do telhado. É para isso que servem as juntas.

Graças ao uso de tal elemento adicional, não apenas o interior da casa é isolado, mas também a vida útil do material de isolamento térmico, bem como do sistema de treliça, é estendida.

Como resultado, toda a decoração de interiores também durará muito mais tempo, e o isolamento acústico e a proteção contra o vento se tornarão mais confiáveis.

Pelo exposto, é fortemente recomendável a instalação de vedações, antes da fixação da cumeeira metálica, entre esta e a base do telhado.

Isto é especialmente verdadeiro para telhados de quatro águas e áreas onde a cumeeira é montada diagonalmente em relação à inclinação do telhado.

Agora, os fabricantes produzem três tipos principais de vedações, que são: auto-expansíveis, universais e também dispositivos de perfil.

O tipo de perfil se distingue pelo fato de ser baseado em uma espuma especial de polietileno. Os selos universais são feitos de espuma de poliuretano, funcionam como um filtro comum.

O ar passa por sua espessura sem problemas, mas, ao mesmo tempo, não permite o acúmulo de umidade excessiva e, além disso, não permite que neve e sujeira passem sob as telhas.

A variedade autoexpansível é feita de espuma de poliuretano, que é impregnada com um polímero, geralmente acrílico.

Leia também:  Como consertar telhas de metal: dicas de telhados profissionais

Na superfície dessa vedação, para facilitar a instalação, existe uma área autoadesiva coberta por uma tira protetora. Este tipo é ótimo para preencher quaisquer lacunas.

Instalação do patim

cumeeira metálica
Esquema de instalação de uma crista semicircular

A telha metálica tem apenas um propósito: fechar as bordas superiores das telhas e amarrar com segurança as inclinações do seu telhado.

Observação! Recomenda-se selecionar a largura das prateleiras do canto da cumeeira de pelo menos 15 cm. Caso contrário, fortes ventos de inverno podem varrer a neve para o sótão.

Além disso, deve-se mencionar que os patins que não possuem aro têm rigidez insuficiente e, após a instalação, não ficam muito bonitos por baixo.

Primeiro você precisa comprar um conjunto de patins de metal, calculado ao longo do comprimento do telhado. Ao mesmo tempo, não se esqueça de levar em consideração a sobreposição obrigatória entre eles de pelo menos 5 cm.

Antes obras de cobertura prepare uma escada e seguro. Das ferramentas, você definitivamente precisará de um cordão de construção, parafusos auto-roscantes e uma furadeira elétrica com bico para eles ou uma chave de fenda.

É mais conveniente fazer o trabalho juntos, e melhor ainda, três de nós com parceiros, porque é muito difícil mover-se para frente e para trás ao longo da cumeeira superior do telhado. Os assistentes facilitarão as coisas para você.

  1. A primeira coisa que você precisa fazer é garantir que o eixo da cumeeira esteja nivelado (essa é a área onde todas as bordas superiores do telhado se encontram). Um pequeno grau de curvatura (não mais que 2 cm) não poderá afetar o cume montado. No entanto, desvios mais significativos precisarão ser corrigidos tanto quanto possível.
  2. Mesmo que você tenha adquirido elementos adicionais com largura de prateleira superior a 20 cm, não se esqueça de colocar uma leve camada de lã de vidro nas ranhuras da cumeeira. Não exagere na vedação, caso contrário, poderá interferir na ventilação. Esta medida protegerá o telhado do vento que varre a neve sob as ondas das telhas.
  3. Você também pode usar selos industriais, os chamados "enchimentos", que já descrevemos acima. Você deve avisar imediatamente que eles são muito caros.
  4. Em seguida, seu assistente de saque deve pegar um canto da crista e aceitá-lo. Seu segundo parceiro no lado oposto do telhado deve fazer o mesmo.
  5. Em seguida, a telha metálica da cumeeira deve ser colocada por você na borda externa da cumeeira, nivelada com a parte mais externa das telhas. Certifique-se de manter as proporções e tente não permitir muita folga vertical.
  6. Seu assistente, neste momento, no lado oposto do telhado deve garantir que a borda interna elemento de telhado adicional não se moveu ou não se deformou em relação ao eixo.
  7. Se tudo correr bem, fixe a borda externa da cumeeira no telhado com parafusos. O mesmo deve ser feito com o outro elemento. Isto é seguido pela volta do cordão.Prenda suas pontas na borda, o ponto zero dos patins de metal, por qualquer método conveniente para você. Subindo um pouco acima da corda, observe a linha do skate.
  8. Alinhe e fixe os lados internos dos cantos da cumeeira de acordo com esta diretriz.
  9. A seguir, você pode montar as demais faixas, observando a posição delas em relação ao cordão.
  10. Como consertar o cume na telha de metal. Aperte os parafusos com frequência e não com frequência. Apenas, de vez em quando, verifique os cantos para que não batam. Caso contrário, com ventos fortes, você ouvirá sons irritantes.
Leia também:  Galpões de telhas metálicas: características de instalação

Após fixar com parafusos, ao longo das cristas das ondas das telhas, todos os cantos das cumeeiras, pergunte ao auxiliar que está embaixo: está tudo bem? Se você ouvir uma resposta positiva, pegue a corda e desça - seu trabalho acabou.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC