Esquema do telhado da casa: opções básicas

planta do telhado da casaNão será segredo para ninguém que a construção de um telhado não pode ser realizada sem antes traçar um esquema de telhado. O esquema do telhado da casa é necessário para ter certeza de que você não se enganou na escolha.

Vamos primeiro descobrir qual telhado é melhor: inclinado ou mansarda.

Telhados inclinados têm muitas vantagens técnicas diferentes, como prevenção de apodrecimento e falha estrutural, escoamento de água acelerado e menos carga de neve.

Além disso, os telhados com inclinação superior a 1/6 de um telhado plano têm outra vantagem indiscutível. Todo o espaço que está sob o telhado pode ser facilmente transformado em um espaço de convivência.

Além disso, os esquemas de telhado inclinado permitem a instalação de clarabóias.Se partirmos do ideal, o tamanho das janelas deve corresponder à distância entre as vigas, o que economizará material e permitirá que você não faça trabalho extra.

Em outros assuntos, os telhados inclinados servem para reter o calor, remover a precipitação e proteger a casa "de cima".

Atualmente, existem os seguintes tipos de telhados inclinados:

  1. telhados simples;
  2. Multi-inclinação;
  3. inclinação única;
  4. telhado de duas águas.

Este tipo de telhado é uma das variedades para cobertura de edifícios. Eles são chamados assim porque tal telhado é formado em um sistema de encostas que se cruzam que ajudam a drenar a chuva e derreter a água.

Normalmente, esses telhados têm uma inclinação superior a 10 graus e fornecem não apenas proteção, mas também a estética do edifício. Esses telhados são construídos principalmente onde as casas não possuem sótãos.

Quanto aos telhados inclinados, então, talvez, o suficiente sobre eles, e agora vamos falar sobre uma opção como telhados de mansarda, porque é ele quem começa a prevalecer nos últimos tempos.

planos de telhado
Sótão

O sótão é um andar que se localiza no espaço do sótão, enquanto a fachada do edifício está total ou parcialmente quebrada ou apresenta declive. Em princípio, esta é precisamente a vantagem dos sótãos.

Se o esquema de design do telhado for escolhido corretamente, aparecerão medidores extras que permitem criar um espaço de escritório ou um apartamento aconchegante.

À sua atenção Os sótãos têm uma propriedade única: criam conforto e têm muito espaço. Nesse sentido, existe a oportunidade de um voo de fantasia, que o ajudará a escolher um quarto que ficará no sótão.

Por exemplo, você pode criar um escritório aconchegante, uma biblioteca maravilhosa, um jardim de inverno ou sua própria pista de boliche.Nesse caso, tudo depende apenas da sua imaginação e, claro, das possibilidades materiais.

Leia também:  Estrutura do telhado: os fundamentos das estruturas de construção

Além disso, construir um sótão não é muito caro e é muito mais barato do que construir um novo apartamento em um novo prédio.

Conclui-se que um metro quadrado custará cerca de 30% mais barato. Além disso, durante o projeto do sótão, ninguém precisa ser despejado da casa.

Além disso, é preciso lembrar que o telhado é pensado não só para proteger o prédio das chuvas, mas também para dar beleza e sofisticação à casa.

Independentemente da configuração da cobertura, é possível distinguir na mesma uma estrutura de suporte, que é representada por caixote e asnas de cobertura, e uma cobertura.

A presença de certos elementos no telhado depende de sua forma e características de design.

A forma do telhado depende do tamanho e finalidade do edifício.

O esquema de telhado tipo galpão é projetado para garagens, dependências e galpões. Para instalações residenciais, os telhados de mansarda ou de duas águas são mais usados.

Eles são feitos sem muita dificuldade e qualquer material de cobertura é adequado para eles. No entanto, para as regiões do sul, é preferível dispor de telhado de quatro águas, pois resiste melhor ao vento.

materiais de cobertura

diagrama do telhado
materiais de cobertura

Quanto aos materiais de cobertura, a ardósia será a mais durável, porém, recentemente, devido ao seu aspecto inestético, é cada vez menos utilizada.

As telhas são adequadas para edifícios baixos, no entanto, requerem vigas reforçadas, uma vez que as telhas não são leves.

Dica: Se o telhado tiver uma configuração complexa, então o telhado de aço é usado.Os telhados de rolo podem ser usados ​​para dependências ou para coberturas temporárias.

Já nas casas térreas, via de regra, são dispostos telhados com vigas inclinadas, que em uma das extremidades repousam na parede externa e na outra - em um rack ou em um corredor, que é instalado acima da parede do meio . Os elementos nas vigas serão conectados usando grampos ou pregos.

No caso de a parede ser cortada, apenas suportes são usados ​​\u200b\u200bpara fixar as vigas e, para paredes de pedra, existe um método de fixação:

  1. Um rufo de metal é martelado na parede, ele deve ser cravado não abaixo da quarta costura de alvenaria.
  2. Para o ruff com a ajuda de torções, as vigas serão presas com arame em duas voltas.
  3. As extremidades das vigas de uma casa de pedra usam uma viga como suporte, que fica ao longo do comprimento da parede. É ele quem distribui a carga que sai das vigas. Nos locais por onde sai o encanamento da casa, entre o caixote e os caibros, é necessário deixar um vão de 13 cm.
Leia também:  Cálculo da inclinação do telhado: quais fatores considerar

Vale ressaltar que quase todas as fazendas de construção possuem características próprias.

A base da treliça é um triângulo, que é o design mais rígido e econômico. É formado por um sopro e duas pernas de viga.

As pernas estão presas à corrida do cume. As extremidades inferiores das pernas estão presas às paredes externas da casa. Tal projeto só pode suportar um telhado que tenha um peso pequeno.

Para garantir a confiabilidade, as treliças possuem escoras internas.

Essas fazendas são necessárias para criar a inclinação do telhado desejada - cujo diagrama deve ser feito com antecedência.

Por sua vez, a inclinação depende de:

  1. Condições climáticas: se houver muita precipitação, a inclinação deve ser de cerca de 45 graus. Se os ventos prevalecerem, a inclinação deve ser muito menor.
  2. Tipo de material de cobertura: se for usado material de cobertura em peça, a inclinação deve ser de pelo menos 22 graus, 5-25 graus para materiais laminados e 25-35 graus e superior para telhas e ardósias.

A única coisa a lembrar é que, com o aumento da inclinação do telhado, o consumo de materiais de cobertura aumentará, o que significa que o custo também aumentará.

Dependendo de como as treliças são fixadas, existem caibros inclinados e suspensos.

pendurado vigas do telhado faça você mesmo localizados no mesmo plano, com base nas paredes externas e rigidamente conectados entre si.

planta do telhado
Mauerlat

O suporte para as pontas das vigas localizadas abaixo são Mauerlats, que são cortados em duas bordas. Se a treliça suspensa for simples, ela consiste em um sopro e pernas de viga.

Para evitar a deflexão das pernas da viga, se tiverem uma seção transversal insuficiente, é introduzida uma treliça feita de cremalheira, travessa e escoras.

Isso permite aumentar a rigidez da estrutura. As pernas da viga são reforçadas com grampos e amarradas aos babados com um arame de 4-6 mm de espessura. Isso ajudará a proteger o telhado de ventos fortes.

Após a conclusão da estrutura do caibro, é feito um lance, que serve de base para a cumeeira. Para a fabricação de uma cumeeira, são utilizadas toras de seção larga ou duas tábuas, cuja espessura é de cerca de 5 cm.

Os telhados do tipo mansarda requerem treliças com um design especial. Eles também podem ser montados na parede interna ou sem ela.

Uma característica dos telhados deste tipo é que eles não têm aperto, mas sim uma sobreposição entre pisos. A razão para isso é que o cinturão inferior é a base para o futuro piso.

Leia também:  Como calcular o telhado você mesmo?

Já o caixote serve de base para a cobertura e, dependendo do que for, pode ser feito de barras, tábuas ou tesa.

Ela percebe a carga vinda do material da cobertura e pressiona as vigas, que por sua vez transferem o peso para as paredes de sustentação.

A caixa é sólida e esparsa. Em uma caixa contínua, a folga não é superior a um mm e é composta por duas camadas: a primeira camada é descarregada e a segunda é sólida, feita de placas que são colocadas em um ângulo de 45 graus em relação às placas de a camada inferior.

O torneamento maciço é mais frequentemente usado para telhados macios, ardósia, telhas macias e telhas metálicas. O esparso é feito com mais frequência sob um telhado de aço, telhas de cimento-areia e argila e para chapas onduladas de cimento-amianto.

As barras de sarrafo são presas às vigas com pregos, que devem ter até duas barras de espessura. Nas junções e interseções de encostas e saliências de cornijas, sempre é feita uma caixa contínua.

Normalmente, a madeira de coníferas é usada para a caixa. É verdade que, se a casa for de tijolo ou bloco, pode ser de metal ou concreto armado.

As dimensões ideais para a caixa são barras com tamanho de 50 por 50 ou 60 por

60 mm. A distância média é de cerca de um metro.

Para telhados com inclinação superior a 45 graus, a distância aumenta para 120-140 mm e, se a casa estiver localizada em uma área com neve, diminui para 80-60 mm.

Existem estruturas de telhado prontas que refletem quase todas as configurações de telhado existentes.

As barras de revestimento geralmente são presas às vigas, conforme fornecido pelo projeto com antecedência. Se as vigas forem de madeira, a caixa nelas é simplesmente pregada.


Em relação às vigas de concreto armado, elas possuem furos para pregos ou saídas com diâmetro de até 6 mm, que fixam firmemente as barras da caixa. Também pode haver pontas especiais nas quais você precisa furar as terças.

De qualquer forma, isso não é difícil, pois você só precisa encontrar diagramas de telhado que reflitam como a fixação deve ser realizada.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC