A construção de um novo telhado ou a reparação de um antigo está frequentemente associada à necessidade de realizar um cálculo independente do telhado. Este artigo falará sobre como calcular o telhado de uma casa e dará um exemplo de auto-cálculo de um telhado de duas águas.
Você precisa saber calcular a altura do telhado e seus outros parâmetros, para não apenas controlar a exatidão do projeto, mas também avaliar a capacidade do telhado de suportar os materiais nele aplicados, em combinação com o peso da precipitação e possíveis sobrecargas.
Importante: a questão de como calcular a altura do telhado de uma casa e outros parâmetros é mais relevante no caso de uma grande reforma por conta própria, sem o uso da mão de obra de especialistas ou organizações contratadas.
Após uma inspeção do antigo sistema de caibro foi realizada e foi declarado que torneamento do telhado e as vigas precisam ser substituídas, muitos construtores optam por construir a estrutura original usando os mesmos materiais.
Ao mesmo tempo, eles enfrentam dificuldades associadas ao fato de que toras e semi-toras não são mais usadas na construção de telhados, portanto, encontrar esse material é bastante difícil.
Seu preço aumentou significativamente, e a instalação de vigas de toras é um desperdício, e a carga de suporte na fundação e nas paredes aumenta significativamente.
Portanto, torna-se necessário pensar em como calcular novamente o material para o telhado, evitando gastos desnecessários e aumento de cargas.
Cálculo de materiais e estruturas de telhado
Atualmente, para a construção do sistema treliçado, são utilizados materiais como madeira e tábuas.

Ao escolher como calcular corretamente a altura do telhado, deve-se ter em mente que uma viga potente de alta qualidade com seção de 100x100 mm ou 150x100 mm, cujo comprimento excede 4 metros, é bastante rara e bastante cara, mas mesmo se você comprá-lo, trabalhar com ele requer grande habilidade.
É muito mais barato e fácil usar tábuas na construção de um telhado, cuja seção transversal pode variar de 150x50 a 250x50 mm de acordo com o comprimento do vão.
Para calcular a altura do telhado e outros parâmetros, deve-se levar em consideração - quanto maior o vão, maior a largura da prancha. Por exemplo:
- Para a construção da cobertura de uma banheira de dimensões reduzidas (3x4 metros), pode ser utilizada uma tábua com secção de 150x50 mm, podem ser feitos pequenos ajustes na estrutura utilizando uma tábua com secção de 100x50 mm;
- Para a construção do telhado de uma casa de 10x6 m, são utilizadas tábuas de 250x50 mm.
O uso de madeira serrada com arestas na construção de coberturas de suporte de carga estruturas do telhado usando recomendações sobre como calcular o quadrado do telhado e outras características, permite construir um telhado de quase qualquer configuração.
A forma da madeira facilita muito a conexão confiável dos elementos devido aos recortes na forma de pontas e placas metálicas suspensas.
Cálculos de telhado auto-executáveis

Sabendo calcular o ângulo do telhado, sua altura, carga e outros parâmetros, você pode montar a estrutura das vigas sem ajuda. Isso exigirá a seguinte ferramenta necessária:
- Serra (serra manual circular ou elétrica);
- Broca e conjunto de bicos e brocas;
- Martelo.
Útil: neste caso, as tábuas são levantadas e a montagem da estrutura é realizada diretamente no telhado.
A construção de um telhado de duas águas simples é um procedimento bastante simples que não interessa a este artigo, seria mais útil falar sobre como calcular o tamanho do telhado e do sótão, bem como a carga sobre ele.

As toras de piso (A) são instaladas em paredes portantes, fixando-as em determinados locais com o auxílio de espaçadores feitos com sobras das mesmas tábuas.
Este método de fixação aumenta a rigidez da estrutura e evita que as tábuas caiam para o lado, facilitando as seguintes ações:
- O tronco pré-fabricado (A) é preso ao Mauerlat com a ajuda de cantos poderosos. Ao mesmo tempo, instalam-se estantes verticais (B), assentes em paredes portantes. . Os racks são inseridos nas lacunas entre os lags, após o que todos os três elementos são reunidos.
Importante: os racks assumem a carga principal distribuída do telhado e a cobertura de neve, portanto, você deve calcular corretamente a carga no telhado e controlar cuidadosamente a qualidade do material.
- A seguir, são fixadas as vigas (B), nas quais será feito o torneamento lateral do teto. Nesse caso, é necessário calcular corretamente o ângulo do telhado para que as vigas não suportem carga excessiva associada à inclinação excessiva das encostas.
- Em seguida, é realizada a instalação das vigas do telhado (G), certifique-se de executar uma inserção de reforço remoto entre a cumeeira e a mesa (C). Isso prenderá toda a estrutura e servirá de base para a bainha do teto.
- Após a instalação de todas as pernas das vigas, é feito um corte ao longo de cada um dos vértices, no qual será colocada a cumeeira pré-fabricada (15x50x3 unid.). O cume é fixado com placas de montagem de metal.
- Agora é possível fazer uma caixa feita de tábuas, cuja espessura é de 20 a 30 mm.
Importante: os elementos de fixação da estrutura do telhado podem ser realizados com a ajuda de pernos e parafusos autorroscantes revestidos com um revestimento protetor anticorrosivo. Além disso, pregos poderosos com entalhes especiais podem ser usados \u200b\u200bpara fixação.
Coletado perna de viga tem um peso bastante grande, o que torna quase impossível instalá-lo sozinho. Portanto, recomenda-se fazer a montagem passo a passo, montando primeiro as pernas laterais do caibro e depois fixando-as com duas ou três tábuas de engradado.
Essas tábuas servirão simultaneamente como nível e como elemento de suporte das vigas do telhado.
Importante: as tábuas da caixa vão ceder com o próprio peso durante a operação, então você deve pensar com antecedência em como calcular a carga no telhado.
A distância entre as pernas da viga e seu número é calculada com base em qual material é escolhido para cobrir o telhado e qual caixa é usada.
Por exemplo, no caso de um revestimento contínuo feito de material OSB, essa distância estará na faixa de 0,5-1 m.
Um exemplo de cálculo de um telhado de duas águas
Existe um equívoco comum de que a quantidade de material usado para cobrir um telhado é diretamente igual à área do telhado. Na verdade, tudo é um pouco diferente, então vamos ver como calcular o telhado usando um exemplo específico.
Tomamos como dados iniciais:
- Tipo de telhado - empena;
- O comprimento das pistas é de 6 metros lineares;
- O comprimento dos patins é de 9,5 metros corridos.
Com base nisso, a área do telhado será de 6 x 9,5 x 2 = 114 m2. Como material de revestimento, tomamos uma telha metálica com interperfil de poliéster.
Neste caso, o cálculo exigirá o comprimento e a largura úteis da telha metálica, dependendo do tipo de interperfil:
- com um interperfil de 1 onda, o comprimento útil e a largura são 0,35 e 1,1 m, respectivamente;
- com 3 ondas - 1,05 e 1,1 m;
- com 6 ondas - 2.1 e 1.1;
- com 10 ondas - 3,5 e 1,1 m.
Procedemos ao cálculo do custo deste telhado de duas águas. O cálculo do número de lâminas necessário para a largura dos taludes é feito dividindo-se o comprimento da cumeeira, que é de 9,5 metros, pelo valor da largura útil da lâmina (1,1 m).
Como resultado, obtemos 9,5 / 1,1 = 8,63 folhas, arredondamos esse valor para cima e obtemos nove folhas.
Em seguida, calculamos o número de folhas necessárias pelos comprimentos das encostas (usando o exemplo de uma folha com uma onda). Para isso, dividimos o comprimento do talude, que é de 6 metros, pelo valor do comprimento útil da telha, que é de 0,35 m.
Obtemos 17,14 folhas como resultado. Nesse caso, o valor pode ser arredondado para baixo, pois o restante (0,14) é fechado pela sobreposição extrema não gasta.
O cálculo do comprimento, expresso em folhas, ficará assim: 0,35 x 17 + 0,14 = 6,09.
Devido ao fato de o telhado ser de duas águas, você deve multiplicar o número de folhas por 2, após o que o custo do telhado é calculado de forma bastante simples:
O custo de uma telha metálica com interperfil revestido com poliéster é de 200 r/m2. Para cobrir, são necessárias dezoito folhas, diferindo em comprimento:
- Para a linha superior - folhas de 3,62 m de comprimento (o custo de uma folha é de 819 r);
- Para a linha do meio - folhas de 2,22 m de comprimento (o custo de uma folha é de 502,2 r);
- Para a linha inferior - folhas de 0,47 m de comprimento (o custo de uma folha é de 107,3 r).
Com a ajuda de cálculos simples, obtemos: a cobertura do telhado, cuja área é de 131,9 metros quadrados, requer material para um total de 25712,1 rublos.
Isso é tudo que eu queria falar sobre como executar estimativa de custo do telhado. Não negligencie os cálculos durante a construção, pois um cálculo realizado corretamente permite evitar erros que podem causar danos ou destruição do telhado durante a operação.
O artigo te ajudou?