O telhado é um dos elementos mais importantes de qualquer edifício ou estrutura, fornecendo proteção confiável contra influências ambientais externas, em particular da precipitação. A correta execução da estrutura da cobertura proporciona sua impermeabilização e drenagem pluvial de alta qualidade, o que exige que o cálculo do ângulo de inclinação da cobertura seja feito de forma correta e precisa, o que será discutido neste artigo.
Para calcular corretamente o ângulo do telhado, muitos fatores devem ser levados em consideração, sendo os mais importantes:
- Vento. Quanto maior o ângulo de inclinação do telhado, maior sua resistência às rajadas de vento, mas valores muito grandes do ângulo de inclinação também podem ser perigosos para o telhado.Por exemplo, a carga do vento em um telhado com inclinação de 45° é 5 vezes maior que a carga em um telhado com inclinação de 11°, mas com uma inclinação muito pequena existe a possibilidade de o telhado ser arrancado por um forte rajada de vento.
- Precipitação na forma de neve e chuva. É claro que quanto maior o ângulo da inclinação do telhado, melhor a neve cairá sob a ação de seu próprio peso. Por exemplo, um ângulo superior a 45° garante que todas as massas de neve rolem para fora do telhado. Além disso, um ângulo de inclinação maior proporciona uma melhor estanqueidade do telhado devido ao fato de que o vento força a água atmosférica sob as juntas do telhado, mas aumentar o ângulo de inclinação reduz a probabilidade de penetração de água sob as juntas dos materiais com os quais o telhado é coberto.
Os fatores acima ajudam a entender como calcular o ângulo do telhado. Em regiões com ventos fortes, recomenda-se uma inclinação de 15-20°, e para áreas onde os ventos não são muito fortes, 35-40°.
Ao mesmo tempo, não se deve esquecer que o cálculo é feito para cada prédio individualmente.
Ao calcular qual deve ser a inclinação do telhado, também é necessário levar em consideração as características de projeto do edifício, juntamente com as características climáticas da área.
Métodos de cálculo

O cálculo da inclinação do telhado é uma parte importante do processo de projeto de sua estrutura. Na maioria das vezes, o ângulo de inclinação é selecionado na faixa de 11 a 45 °, mas outros valores também são encontrados.
Aumentar o ângulo de inclinação reduz a carga de neve no telhado, mas aumenta o impacto das correntes de vento, exigindo reforço das vigas e ripas e a aquisição de materiais de construção mais duráveis para isso, o que aumenta o custo geral da construção.
Importante: além da qualidade, a quantidade de materiais necessários para sua construção também depende do ângulo do telhado. Aumentar o ângulo de inclinação afeta o aumento do custo do telhado.
A inclinação mínima do telhado depende das condições climáticas da área e do material escolhido para a cobertura. Em uma região com grande quantidade de precipitação, um ângulo de inclinação maior deve ser escolhido.
Para calcular a inclinação mínima e ideal do telhado, é necessário calcular a carga esperada no telhado durante o uso.
Ao calculá-lo, dois indicadores são levados em consideração:
- A massa da estrutura em construção;
- Carga de massas de neve na região.
O cálculo é feito da seguinte forma: para cada camada, a massa de um metro quadrado é especificada, os valores obtidos para todas as camadas colocadas são somados. Além disso, o resultado é multiplicado por um fator de 1,1.
Exemplo de cálculo de inclinação do telhado

Vamos dar um exemplo de como calcular a inclinação do telhado, se a espessura da caixa for de 2,5 cm e 1 metro quadrado. um metro de telhado pesa 15 kg. Prevê-se a colocação de isolamento com espessura de 10 cm, cujo peso é de cerca de 10 kg por metro quadrado. Além disso, será utilizada para revestimento a ondulina, cujo peso é de 3 kg por metro quadrado.
O cálculo ficará assim: (15 + 10 + 3) x1,1 = 30,8 kg / m2. De acordo com as estatísticas médias, a carga no telhado dos edifícios residenciais geralmente não ultrapassa 50 kg por metro quadrado, embora a carga permitida para muitos revestimentos seja significativamente superestimada, o que também deve ser levado em consideração.
Útil: um fator de segurança de 1,1 serve para poder refazer o telhado posteriormente, tornando o carpete mais pesado.
Tabela Bradis para calcular a inclinação do telhado
O coeficiente para a carga de neve depende do ângulo de inclinação selecionado para o telhado. Se não exceder 25°, então o coeficiente é 1; quando o ângulo de inclinação é de 25 a 60°, um coeficiente igual a 1,25 é selecionado. Com uma inclinação do telhado maior, a carga de neve não é levada em consideração.
Para calcular o ângulo da inclinação do telhado, pode-se usar uma tabela de tangentes (tabela Bradis): a altura do telhado na cumeeira é dividida pela metade do comprimento da empena, após o qual a tabela contém o ângulo correspondente ao valor obtido.
A altura do cume é calculada da seguinte forma:
- A largura do vão é calculada;
- A largura do vão é dividida por 2;
- O valor resultante é multiplicado pelo valor individual do ângulo de inclinação.
Útil: o ângulo de inclinação e a altura do cume também podem ser calculados usando um quadrado.
Por exemplo: deixe a largura do prédio ser de 8 metros. Metade desse valor é de 4 m, é necessário calcular a altura das vigas com inclinação do telhado de 25 °. Na tabela encontramos o indicador correspondente, que é 0,47.
Multiplicamos metade da largura do prédio pelo valor obtido na tabela: 4x0,47 = 1,88, ou seja, vigas devem ser levantadas a uma altura de 1,88 metros.
A escolha do material para o telhado de acordo com o ângulo de inclinação
Os materiais utilizados para cobrir o telhado são agrupados de acordo com critérios como parâmetros físicos e técnicos, bem como características de preço.
Ao escolher um material de revestimento, você pode usar as seguintes recomendações:
- Com uma pequena inclinação do telhado, variando de 2,5 a 10 °, os revestimentos de lascas de pedra grossa ou cascalho são os mais usados. A espessura da camada superior do revestimento é de 3-5 mm para lascas de pedra e 10-15 mm para cascalho.
- Caso a inclinação do telhado exceda 10° e seja utilizada impermeabilização de base betuminosa, a camada superior é feita de materiais de granulação grossa. Se for escolhido um material de filme em rolo, uma camada adicional de cor deve ser usada para proteção.
- Se o ângulo de inclinação em um projeto como telhado de quadril, não ultrapasse 20°, e o revestimento seja de papelão ondulado ou chapas de fibrocimento, todas as juntas devem ser seladas.
- Com ângulo de inclinação não superior a 60° e cobertura com chapas de aço ou cobre, também é necessário vedar as juntas, que, aliás, devem ser duplas.
O uso de todos os requisitos e recomendações acima ao calcular a estrutura do telhado permite construir um confiável telhado de quatro águascapaz de durar várias décadas.
O artigo te ajudou?