O dossel sobre a entrada da casa é um detalhe familiar do exterior da fachada, que nem sempre notamos, mas a ausência desse detalhe é imediatamente perceptível. Não é apenas a falta de abrigo da chuva e do mau tempo, é uma sensação elementar de vazio e desconforto. Falaremos sobre as variedades, características e métodos de montagem de viseiras para a porta da frente.

Copas e copas
Finalidade e características

A viseira acima da porta da frente tem a função principal - é a proteção das pessoas que entram e saem de tudo que pode cair de cima:
- chuva,
- neve,
- gelo,
- geada,
- vários detritos e outros itens.
Além disso, esse elemento cria um zoneamento do território e, subjetivamente, você se sente mais confortável à sua porta.
Sem falar que o dossel vai te proteger da chuva ou da neve, quando a chave traiçoeiramente não quer abrir a fechadura, vai te proteger também de ferimentos causados pela queda de gelo, pedaços de neve e outros detritos. Se a varanda tiver elementos de gazebo ou apenas um dossel maciço com suportes e paredes, o efeito de proteção e conforto psicológico aumenta.

Se falamos sobre os recursos, esse design é diferente, pois deve atender aos seguintes requisitos:
- Fique firme em seu lugar, tenha estrutura de suporte e teto suficientemente fortes para suportar com segurança todas as cargas e não representar perigo para as pessoas;
- Tolere bem os efeitos da radiação solar;
- Resistir com segurança à exposição à umidade na forma de chuva, neve ou condensação;
- Ter um revestimento anticorrosivo confiável ou consistir em materiais que não corroam;
- A viseira deve ser calculada levando em consideração as cargas de neve e vento características de sua área;
- Tenha a inclinação desejada da inclinação do telhado;
- O dossel deve se encaixar harmoniosamente no design geral do edifício e não prejudicar o conjunto arquitetônico.

Importante!
As dimensões e design, bem como o método de fixação, os parâmetros dos materiais e a inclinação das encostas, devem ser calculados para que o elemento não represente perigo para as pessoas.
variedades

Antes de começar a planejar e projetar, você precisa decidir que tipo de estrutura deseja construir. Para fazer isso, considere os principais tipos de estruturas mais frequentemente encontrados na construção moderna.
Para começar, todos os tipos devem ser divididos em dois grupos principais:
- Montado. A estrutura de suporte da estrutura é fixada apenas na parede e toda a estrutura é suportada por esses fixadores. Diferem em dimensões menores, execução e instalação simples, mas menos confiáveis e convenientes;
- Apegado. O quadro repousa na parede e pilares adicionais. Diferencie-se pelos grandes tamanhos, maior durabilidade e confiabilidade, porém o preço de um produto também aumenta.

Importante!
Se você precisa de um dossel limpo e barato sobre a varanda e a porta da frente, uma estrutura articulada é bastante adequada.
Se você deseja esconder coisas sob um dossel, para poder fumar silenciosamente sob ele durante uma tempestade - escolha a opção anexada.
Em seguida, você deve escolher o material da estrutura de suporte e o material do telhado. Para a autoprodução, a madeira é mais adequada, sendo melhor usar aquela com a qual a casa é coberta como material de cobertura.

Também recentemente, os materiais de cobertura de plástico se tornaram populares, cujo uso reduz o custo de construção, e variedades transparentes de plástico dão a impressão de que a viseira é de vidro.
Instalação

Além disso, para aqueles que não têm medo do trabalho, nossa instrução tradicional:
- Fixamos um pedaço de madeira 100x100 mm acima da porta com chumbadores (pelo menos 4 fixadores) para que fique mais largo que a porta e sobressaia 50 cm em ambas as direções. Agora, de cada extremidade deste segmento, verticalmente para baixo, baixamos segmentos da mesma viga de 1,3 metros de comprimento, que também fixamos com âncoras na parede em pelo menos três lugares;

- Agora montamos os elementos da estrutura: a partir de uma viga de 100x50 mm fazemos dois segmentos de 1,5 metros de comprimento, que serramos para que fiquem presos na extremidade da viga na parede e criem uma inclinação de 15 a 20 graus. Em seguida, fazemos suportes que vão ligar as pontas das barras inclinadas à parede. Montamos a moldura, conectamos as pontas das vigas inclinadas com uma viga horizontal da mesma seção, da viga de suporte no meio montamos o segmento no jumper horizontal frontal;

- Enchemos uma caixa de uma prancha entre os elementos inclinados com um degrau de 30 a 40 cm, saliência nas laterais - 10 cm, na frente - 15 cm;

- Costuramos a caixa com material de cobertura - ardósia, folha perfilada, plástico ou telhas. Para evitar que a água escorra para o vão entre a parede e o telhado, instalamos um canto galvanizado.

Importante!
Observe as precauções de segurança ao trabalhar em altura, use seguro e equipamento de proteção individual.
Conclusão
Um dossel na porta da frente é um elemento familiar e necessário para a segurança e o conforto das pessoas que moram na casa. O vídeo deste artigo complementa nossas instruções e ajudará você a não se confundir.
O artigo te ajudou?