Como calcular o telhado sem ajuda externa

como calcular o telhadoUma etapa importante no projeto de uma casa e na elaboração de um orçamento para sua construção é o cálculo do telhado que está sendo erguido, em cuja exatidão tanto o custo dos materiais quanto o custo de arranjo do telhado, bem como o subsequente custos de reparação e manutenção do telhado, dependem. Este artigo falará sobre como calcular o telhado, ou seja, o cálculo de sua área e ângulo de inclinação.

Antes de calcular corretamente o telhado, deve-se ter em mente que a forma do telhado tem um impacto direto na complexidade do cálculo, especialmente para um grande número de linhas quebradas e elementos complexos, como sótãos.

Para entender como calcular a área do telhado, os seguintes pontos devem ser entendidos:

  • Vários elementos do telhado, como orifícios de ventilação, tubos de chaminé, janelas de sótão, etc. incluídos no cálculo da área total;
  • O comprimento da inclinação do telhado desde a borda do beiral até o elemento inferior da cumeeira deve ser determinado com a máxima precisão;
  • É obrigatório o cálculo de elementos de cobertura como paredes corta-fogo, parapeitos, beirais, etc.;
  • No cálculo, deve-se levar em consideração o tipo de revestimento utilizado;
  • Leve em consideração a redução do comprimento das pistas em 70 centímetros ao usar materiais de cobertura como rolos ou telhas.

Para calcular o telhado por conta própria, é recomendável dividir condicionalmente a área de todo o telhado em partes separadas e calcular cada uma delas separadamente e, a seguir, somar os valores resultantes.

Para calcular a área de cada uma das partes, são utilizadas fórmulas matemáticas para calcular as áreas de formas geométricas, como trapézio, triângulo, retângulo, etc.

Depois de concluídos os cálculos das áreas de inclinação, seu ângulo de inclinação deve ser calculado multiplicando cada elemento pelo cosseno do ângulo de inclinação do elemento de telhado correspondente.

Importante: deve-se ter em mente que apenas as saliências das cornijas são usadas no cálculo.

No caso de estruturas de telhado simples, como telhados de duas águas, cuja inclinação é de 30º, o cálculo é bastante simplificado: basta multiplicar o cosseno do ângulo e a área da inclinação. Para projetos mais complexos, é recomendável usar programas especiais de calculadora, que podem ser encontrados em grande número na Internet.

Leia também:  Construção de telhado faça você mesmo: construindo certo

O cálculo da inclinação do telhado e sua área realizada desta forma será o mais preciso, erros grosseiros não serão cometidos nele, o que pode levar a uma nova cobertura do telhado no futuro.

Cálculo da área do telhado

como calcular a área do telhado
dispositivo de cobertura

Para calcular a área do telhado, o primeiro passo é levar em consideração o tipo de telhado em si:

  1. O cálculo da área de um telhado combinado, mais utilizado em dependências, é o mais fácil: basta multiplicar o comprimento e a largura do telhado.
  2. Os telhados de sótão e mansarda são utilizados em edifícios residenciais, cuja área é muito mais difícil de calcular devido à grande variedade de estruturas, como empena, quatro inclinações, plana, quadril, etc. Nesse caso, primeiro é calculado o ângulo de inclinação da cobertura, que é de 11 a 70º, dependendo das condições da área em que a edificação está construída.

Para adquirir a quantidade certa de material de cobertura, é necessário calcular corretamente a área do telhado, levando em consideração um número suficientemente grande de elementos diferentes, e muitas vezes características específicas de um determinado tipo de telhado são também fornecido.

Além disso, outras unidades são utilizadas para calcular diversos materiais, como chapas, peças, rolos, etc.

Para realizar um cálculo material do telhado em pedaços, você precisa saber os valores exatos da inclinação e altura do telhado. Uma fórmula matemática simples é usada para o cálculo; para um telhado galvanizado ou macio, a seguinte fórmula é usada:

Área do telhado = (2 x largura do beiral + comprimento do edifício) x (2 x largura do beiral + largura do edifício) / cos (inclinação do telhado), todos os valores usados ​​para esta fórmula devem ser tomados por inclinações.

É aconselhável calcular a área de estruturas de telhado mais complexas (quadris, quebradas, de quatro inclinações, etc.) não manualmente, mas usando calculadoras especiais.

Cálculo do ângulo do telhado

cálculo de inclinação do telhado
Fazendo medições para calcular o ângulo de inclinação

Vamos falar sobre como calcular a inclinação do telhado, que é uma etapa muito importante no projeto do telhado. Na maioria das vezes, um ângulo de 11 a 45º é escolhido para a construção de um telhado, mas outros ângulos também são encontrados dependendo das condições climáticas e decisões de projeto.

Leia também:  Casa faça você mesmo: dicas para escolher a tecnologia de construção

Aumentar ângulo de inclinação do telhado permite reduzir a carga da cobertura de neve, mas ao mesmo tempo aumenta o impacto das correntes de vento, exigindo custos acrescidos pela utilização de materiais, ripas e caibros mais duráveis.

Além disso, deve-se lembrar que além da qualidade, a quantidade de material necessária para a construção do telhado também depende do ângulo de inclinação: um ângulo maior requer mais custos de material.

Inclinação do telhado deve ser escolhido com base no material escolhido para a construção do telhado, bem como no clima da área em que a construção é realizada: quanto mais a precipitação cair na área, maior será a inclinação do telhado ser.

Para calcular o ângulo de inclinação necessário, deve-se calcular a carga planejada do telhado, para o cálculo da qual são utilizados dois parâmetros principais:

  • O peso da estrutura erguida;
  • A neve cai na região.

O cálculo é feito da seguinte forma: você deve descobrir o peso de 1 m2 cada uma das camadas do telhado, some esses indicadores e multiplique o valor resultante por um fator igual a 1,1.

Vamos dar um exemplo de cálculo: digamos que a espessura da caixa seja de 25 mm e 1m2 deste material pesa 15 kg. Para o telhado, está previsto o uso de isolamento, cuja espessura da camada é de 10 cm e o peso é de 10 kg por 1 m2. A ondulina é utilizada como cobertura, cujo peso é de 3 kg por 1 m2.

Realizamos o cálculo de acordo com a fórmula, obtemos (15 + 10 + 3) * 1,1 = 30,8 kg por 1 m2.

De acordo com os indicadores médios, no caso de edifícios residenciais, a carga do telhado geralmente não ultrapassa 50 kg por 1 m2, e as cargas permitidas para muitos andares são significativamente superestimadas.

Útil: se após um certo longo período de tempo o telhado for substituído e o novo carpete for muito mais pesado. É como uma margem para tal caso que um fator de segurança de 1,1 é usado.

Em seguida, calculamos a carga criada pelo peso do próprio telhado, denotando-a para simplificar como H:

Leia também:  Como calcular a área do telhado: fórmulas para calcular

H = 50 kg/m2 x 1,1 = 55 kg/m2.

Importante: ao calcular a seção transversal da perna da viga, o peso da própria viga deve ser adicionado ao peso do carpete da cobertura.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC