Juntando o telhado à parede: como fazer certo

unindo o telhado à paredeOs locais onde a cobertura está em contacto com a parede são particularmente susceptíveis aos efeitos da água corrente. Portanto, onde houver junção do telhado com a parede, é necessário prestar atenção especial à vedação e proteção da junta. Existem dois tipos principais de conexões - lateral e superior. Em ambos os casos, é aconselhável usar tiras de topo PS-1 e PS-2.

Por que isso é importante

Tubos de ventilação, chaminés, copas e toldos, paredes, etc. - todos esses elementos adjacentes são projetados de maneira especial. A água derretida e da chuva é coletada nesses locais com mais frequência.

Isso também é facilitado por detritos com folhagem e galhos, muitas vezes se acumulando exatamente onde o vento os sopra.No inverno, quando a neve se acumula no telhado, a junção do telhado com a parede é submetida a uma carga particularmente forte.

Depois de instalar o sistema de vigas, é hora de terminar o telhado. Cobertura de uma telha metálica encaixe com um pequeno vão com as paredes.

junção telhado-parede
Adjacência do telhado de ondulina à parede

Isto é para ventilação. Em seguida, é necessário fazer um sulco na parede com cerca de 2,5 cm de profundidade, colando um selante especial na placa de fundo.

Uma barra é firmemente inserida na ranhura e, finalmente, fixada com buchas. Depois que o estroboscópio é coberto com selante de silicone. A prancha contígua é fixada nos pontos superiores das ondas das telhas com parafusos ou parafusos autorroscantes.

Se o telhado for coberto com material laminado, por exemplo, revestimento betuminoso ou betume-polímero, a conexão com a parede é processada da seguinte maneira:

  1. As juntas do material com a parede são fixadas com trilhos de fixação.
  2. O Reiki está firmemente preso com parafusos autorroscantes.
  3. As juntas são cobertas com selante de silicone.
  4. Alternativamente, você pode usar o método de rebarba, ou seja, um mastique elástico é aplicado em combinação com um geotêxtil de reforço, coberto com uma segunda camada de mastique por cima.

Observação! O método de piscar provou-se bem, graças à elasticidade, resistência e alta estanqueidade das costuras resultantes. Graças a ele, todas as junções do telhado permanecem completamente impermeáveis ​​por muito tempo. Um método simples e barato, alta vida útil, resistência a várias influências e capacidade de realizar trabalhos de forma independente - essas são as vantagens dessa opção.

O mastique é aplicado com pincel ou rolo, endurece rapidamente, mantendo uma elasticidade muito alta. A adesão ocorre igualmente qualitativamente com quase todos os materiais.

Leia também:  Dispositivo de cobertura faça você mesmo

O poliuretano contido na composição confere maior plasticidade e resistência a vários tipos de influências. Tal revestimento serve de 20 anos ou mais, e a diferença de temperatura de -40 ° a + 75 ° é tolerada sem perda de qualidade.

A preparação das juntas para o método de rebarba é um pouco diferente. Depende de quais materiais o dispositivo de junção do telhado é feito e da configuração.

  1. Todas as superfícies são cuidadosamente limpas de sujeira e poeira.
  2. O material laminado com aspersão é limpo nos locais onde o mastique será aplicado.
  3. As membranas de cloreto de polivinila são limpas de poeira e desengorduradas.
  4. Superfícies de concreto são revestidas com um primer para reduzir a umidade.
  5. A alvenaria é rebocada e deixada secar completamente.
  6. Grandes lascas e rachaduras são cobertas com selante antes do trabalho principal.
  7. O mastique é aplicado na superfície preparada com pincel ou rolo.
  8. Os geotêxteis são colocados na camada de mástique.
  9. Uma camada de mástique é novamente aplicada sobre o geotêxtil.
  10. O intervalo de tempo entre a aplicação de cada camada é de três horas a um dia.
  11. Após a secagem, se desejado, outra camada de mástique da cor desejada é aplicada por cima.

O consumo de mástique ao processar pontos de encaixe é de até 1 kg por metro quadrado. O consumo de primer será de até 0,3 kg por m². O geotêxtil é consumido a partir de cálculos preliminares que devem ser feitos antes de comprá-lo.

Adjacência do telhado a outras superfícies

junções do telhado
Esquema de unir o telhado ao parapeito

Nos casos em que é necessário vedar as juntas do revestimento com outras superfícies, é utilizada uma técnica ligeiramente diferente. Por exemplo, se houver junção da cobertura ao parapeito, este deve ser isolado.

As paredes, neste caso, são isoladas com uma camada de lã mineral. Na junção com o parapeito, uma camada adicional é soldada no carpete da cobertura.

As folhas de isolamento são cobertas com painéis de partículas de cimento ou ardósia plana. De uma placa rígida de lã mineral, um lado é feito em ângulo. É colado em betume quente diretamente no canto.

Leia também:  Vale do telhado: características e complexidades do dispositivo

A primeira camada de cobertura é dobrada em um plano horizontal em 15 cm, a segunda camada deve se sobrepor à anterior em 5 cm.

Em seguida, confeccionam um avental de aço, que vai desviar a água da chuva para a superfície da cobertura. Após essas ações, a junção do telhado ao parapeito será selada de forma confiável e permanente.

Observação! Quando o telhado estiver adjacente à chaminé, é aconselhável usar tiras especiais. Deve-se notar que o tubo passa não apenas pelo revestimento de acabamento, mas também pelo sótão e pelo teto. Portanto, a vedação deve ser realizada em todos os três nós da passagem do tubo.

Nos locais de passagem pelo teto e sótão, pode-se usar selante de silicone, onde o tubo passa pela cobertura - tiras.

samu chaminé no telhado recomenda-se instalar mais perto da barra do cume. No vale, o tubo não pode ser removido, pois será quase impossível conectá-lo ao telhado com vedação confiável.

Com um telhado coberto com telhas betuminosas, é melhor usar uma prancha adjacente. Ele pressionará firmemente os nós um ao outro e não permitirá que a água entre.

Se o telhado for coberto com telhas metálicas, uma barra waka é usada. Um wacaflex é colocado sob a barra, depois a barra é fechada e cuidadosamente coberta com selante.

Vacaflex é um material autoadesivo enrolado que também pode ser usado no processamento de juntas de telhado com paredes, parapeitos e chaminés.


Reforçado para rigidez extra e disponível em uma variedade de cores, o material é excelente para uma variedade de aplicações de vedação.

Ao cobrir com telhas metálicas, é desejável o uso de tiras metálicas externas e internas. Juntas acabadas desta forma durarão muito tempo sem a necessidade de reparos.

As costuras, neste caso, não vazarão e os nós do telhado de junção durarão 25 anos ou mais.

Leia também:  Elementos de telhado de "A" a "Z" - uma visão geral detalhada do necessário para a construção de telhados

A conexão do telhado com uma parede saliente acima do telhado também deve ser processada.

É feita uma ranhura na qual é inserida uma parte da cobertura. Então tudo é selado com um selante à base de betume. Este selante pode ser usado mesmo em superfícies molhadas.

As paredes finais complicam a operação, porque o telhado as une obliquamente. Portanto, ao vedar essas juntas, você precisa ser especialmente cuidadoso e preciso.

Recomenda-se o uso de fitas de alumínio corrugado para vedação das juntas de coberturas com telhas cerâmicas.

O perfil ondulado do material repetirá a forma dos ladrilhos, e o betume derramado dará às costuras estanqueidade absoluta. Essas fitas também podem ser usadas para telhas. Uma ampla escolha de cores do material permitirá que você escolha o tom certo para colorir coberturas de telhado.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC