Elementos de telhado de "A" a "Z" - uma visão geral detalhada do necessário para a construção de telhados

Um sistema de cobertura é uma estrutura tecnicamente complexa composta por muitos elementos.
Um sistema de cobertura é uma estrutura tecnicamente complexa composta por muitos elementos.

Você está planejando construir um telhado de casa? Nesse caso, será útil para você conhecer os principais elementos do projeto do sistema de cobertura. Vou falar sobre os detalhes do sistema de vigas, a torta de cobertura, o dreno e descrever os elementos da casa necessários para o funcionamento normal do telhado.

Cobertura - apenas sobre o complexo

Antes de projetar e construir um telhado, você precisa descobrir quais elementos são necessários para isso. Seu número depende do tipo e forma do telhado.

Ilustração Tipo de sistema de cobertura
table_pic_att14909285832 Telhado plano. Possui um mínimo de elementos estruturais, já que o material laminado pode ser colocado em uma ou mais camadas diretamente no teto.

O único elemento complexo no projeto de telhados planos é o sistema de calhas, que não é disposto ao longo da saliência do telhado, mas diretamente na espessura da torta de cobertura.

table_pic_att14909285853 telhados inclinados. Tais estruturas são feitas com uma inclinação e, portanto, consistem em um grande número de partes complexas, das quais são dispostos o sistema de vigas e a torta de cobertura.

Elementos no projeto do sistema de treliças de telhados inclinados

Ilustração Nomes de elementos estruturais e sua descrição
table_pic_att14909285874 Mauerlat. Esta é uma barra de seção retangular, menos frequentemente um tronco, que é rigidamente preso às paredes externas.

Vigas em camadas repousam contra o Mauerlat e transferem a carga mecânica para ele de todo o telhado. Mauerlat transfere essa carga para as paredes de suporte do edifício.

Para evitar o apodrecimento da madeira, a superfície da parede, como na foto, é coberta com impermeabilizante laminado ou revestido

.

table_pic_att14909285895 pernas de viga - vigas localizadas diagonalmente, que em uma extremidade estão no Mauerlat e na outra extremidade estão conectadas à linha do cume.

Juntamente com as vigas do telhado, vigas em camadas ou suspensas formam treliças.

Nos telhados de duas águas comuns, as treliças são feitas na forma de um triângulo. Em telhados de duas águas, a treliça tem dobras características.

table_pic_att14909285916 passeio de skate - uma viga horizontal que corre ao longo de todo o telhado.Na corrida do cume, as extremidades superiores das pernas da viga se tocam e se conectam.
table_pic_att14909285937 Prateleira - um suporte vertical, que em uma extremidade é instalado na cama e na outra extremidade encostada na cumeeira.

O número de racks é determinado de acordo com o comprimento da cumeeira e de acordo com a área da encosta. O grau de inclinação do telhado depende da altura do rack.

table_pic_att14909285958 Peitoril - uma viga instalada horizontalmente, localizada paralelamente aos Mauerlats.

A cama é colocada na parede interna ou diretamente na viga do teto. Racks verticais são fixados na superfície da cama.

Em sistemas convencionais de empena, uma cama é usada e em telhados quebrados, várias camas são usadas. Consequentemente, o número de racks também aumenta.

table_pic_att14909285969 Suporte - uma escora diagonal que conecta a parte intermediária da perna do caibro à junção do poste e da viga do teto.

A utilização de uma escora confere maior rigidez à asa do telhado. Como resultado, a inclinação da cobertura não é deformada sob a carga da precipitação atmosférica.

table_pic_att149092859810 Rigel. Essas partes do telhado conectam as vigas adjacentes em 2/3 ou na metade de sua altura.

No sótão, o teto é embutido diretamente na barra transversal. Em alguns edifícios, a barra transversal, além da função principal, serve como elemento decorativo.

table_pic_att149092859911 Empena - a continuação superior da parede, repetindo a forma da treliça treliçada. Freqüentemente, o frontão de uma casa de pedra é feito de tábuas de madeira.

As empenas são usadas como estruturas de suporte de carga. Uma corrida é fixada em sua parte superior e as extremidades da caixa são colocadas sobre elas.

Elementos de um bolo de cobertura em um telhado inclinado

Ilustração Os nomes dos elementos do bolo de cobertura e sua descrição
table_pic_att149092860112 caixote. Este é um calçadão que é preso às pernas da viga e preenche o vão entre elas. Para o piso da caixa, é utilizada uma placa com espessura de 20 a 25 mm.
table_pic_att149092860313 grade de controle - barras com espessura não superior a 50 mm, que são recheadas nas pernas da viga. A função da contra-rede é criar uma lacuna entre a membrana colocada sobre as vigas e entre a caixa.

Essa lacuna, durante a operação do telhado acabado, servirá para drenar o condensado sob o material do telhado.

table_pic_att149092860514 isolamento térmico. Materiais de isolamento térmico são colocados no espaço entre as pernas da viga.

O uso de isolamento térmico, sem falhas, é combinado com o uso de materiais hidro e barreira de vapor.

Em coberturas não utilizadas, não é necessário o uso de isolamento térmico, pois o teto é isolado.

table_pic_att149092860715 Barreira de hidro e vapor. A membrana de impermeabilização é colocada sobre as vigas para que o condensado que cairá do material da cobertura não penetre no isolamento.

A membrana de barreira de vapor é empurrada para as vigas de dentro do sótão. Isso é feito para que o isolamento não absorva o ar úmido da sala.

table_pic_att149092860916 Elementos de cobertura do telhado. O elemento de acabamento do bolo de cobertura é o revestimento. Como cobertura, são tradicionalmente utilizadas ardósias metálicas, telhas metálicas ou cerâmicas.

Se a folha de compensado ou placa de fio orientado (OSB) for preenchida sobre as vigas, as telhas betuminosas flexíveis serão usadas como material de cobertura.

table_pic_att149092861117 tábua de cornija - uma barra de metal que é colocada na saliência do telhado.

A prancha, por um lado, desempenha uma função decorativa e, por outro, evita que o vento sopre no vão de ventilação.

Sistema de calhas em telhados inclinados

Ilustração Elementos do sistema de drenagem
table_pic_att149092861218 calha. O elemento principal no projeto do dreno. É produzido em metal e, para uma longa vida útil, é coberto com tinta ou filme de polímero.
table_pic_att149092861619 Ângulo da calha. Existem cantos externos e cantos internos, e são usados ​​para garantir que o ralo contorne o canto da casa.
table_pic_att149092862020 Elemento de conexão. Os conectores são usados ​​para união firme e confiável da calha com os cantos.
table_pic_att149092862321 Funil. O funil superior é instalado na calha, oposto ao furo pré-cortado. O funil une as calhas e tubos de descarga.
table_pic_att149092862622 Canhoto. Este elemento é o elemento final no dreno e é instalado na borda livre da calha
table_pic_att149092862923 Gancho de drenagem. Este acessório é necessário para fixar a calha e os cantos.

Existem ganchos longos e curtos:

  • Ganchos curtos são fixados diretamente na barra do beiral.
  • Ganchos longos são instalados com uma extremidade reta sob o material de cobertura da caixa.
table_pic_att149092863324 protetores de neve - elementos estruturais são instalados na parte inferior da encosta e impedem que a neve caia. Graças à sua instalação, é possível reduzir a carga de neve no sistema de drenagem.

Elementos e materiais na construção de telhados planos

Esquema Tipo de telhado plano e seu dispositivo
table_pic_att149092863525 telhado inexplorado. Esse sistema consiste em impermeabilização laminada ou revestida e uma camada isolante de calor colocada sobre um piso de concreto. Uma camada de lastro é colocada sobre a impermeabilização e isolamento, o que torna o sistema mais estável.

Esses sistemas de cobertura são instáveis ​​ao estresse mecânico e, portanto, são chamados de não operacionais. Para não danificar o revestimento, ao entrar no telhado e telhado, recomenda-se colocar passadiços largos e caminhar sobre eles

.

table_pic_att149092863626 telhado explorado. As instruções de instalação desse sistema levam em consideração a operação subsequente do telhado. Para isso, o bolo de cobertura é feito resistente ao estresse mecânico.

A camada superior do sistema pode ser um gramado plantado em cima de um aterro de terra ou uma superfície dura, como lajes de grés porcelânico.

Dispositivo de drenagem de água

Ilustração Descrição das ações
table_pic_att149092863827 Criando uma inclinação (inclinação). Guias (faróis) são instaladas no teto, ao longo das quais é colocada a mesa, direcionadas das bordas para o ralo.
table_pic_att149092863928 Instalação de drenagem. Na parte mais baixa do telhado, é instalado um funil de drenagem com um ramal, que é conectado ao cano de esgoto. Uma grade protetora é montada no topo de toda a estrutura.

Estruturas de proteção para coberturas planas

Para a operação segura de um telhado plano, são utilizadas estruturas de proteção, que são instaladas ao longo do perímetro do telhado ou ao longo da borda das superestruturas.

Ilustração Tipo de barreiras
table_pic_att149092864029 estruturas soldadas. Este é o tipo mais comum de vedação, durante a montagem da qual todas as peças são soldadas.

Estruturas soldadas são montadas a partir de um canto e uma haste. Ultimamente, porém, barreiras visualmente atraentes são soldadas a partir de tubos de aço polido, cujo preço é mais alto.

table_pic_att149092864230 estruturas pré-fabricadas. Essas barreiras são montadas a partir de um tubo redondo ou moldado e ferragens de fixação especiais.

Essas estruturas não são inferiores em resistência às contrapartes soldadas e, se necessário, podem ser desmontadas ou refeitas.

Elementos de cobertura associados

Ilustração Descrição dos itens relacionados
table_pic_att149092864431 escotilhas de telhado. Hoje, são estruturas isoladas de metal equipadas com fechadura embutida. Anteriormente, essas escotilhas eram feitas de madeira e revestidas com estanho.

A escotilha é instalada na saída para o telhado do patamar. As escotilhas modernas, para facilitar a abertura, são equipadas com suportes de gás.

table_pic_att149092864532 Lanternas e escotilhas de fumaça. Ao contrário das escotilhas de inspeção, essas estruturas não se destinam ao acesso ao telhado. Uma escotilha transparente permite a entrada de luz na sala e, em caso de incêndio, a fumaça será removida pela escotilha.
table_pic_att149092864733 escadas de telhado. As escadas podem ser frontais e montadas na parte externa do edifício, ou podem ser internas e ir para o telhado a partir do patamar.

As escadas são soldadas a partir de um canto ou tubo de metal ou montadas com fixadores. A instalação de estruturas é realizada em parafusos de ancoragem ou por soldagem em placas de metal embutidas.

Resumindo

Agora você sabe tudo sobre a construção do telhado e o que exatamente será necessário durante a construção e por que cada detalhe individual do telhado é necessário. Se você tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários. Também recomendo assistir ao vídeo deste artigo.

O artigo te ajudou?

Leia também:  Endova: dispositivo e princípio de instalação da estrutura do telhado
Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC