A construção de um banho sem falta inclui a questão de qual telhado deve ser equipado para este edifício.
Este artigo falará sobre o que é um telhado de banheiro, quais tipos de telhados de banheiro existem e também como construir um telhado de banheiro por conta própria. Ao construir em uma área suburbana, como uma casa de banho, você deve sempre prestar muita atenção à questão de como construir um telhado de casa de banho com as próprias mãos e como isolá-lo adequadamente com calor e impermeabilização, qual telhado escolher, etc.
O telhado do banheiro é fundamentalmente diferente dos telhados de outros edifícios e estruturas, pois a carga principal em sua estrutura de suporte é criada não de fora, mas de dentro da sala.
Isso se deve principalmente ao aumento da temperatura e umidade no banho. A evaporação de uma grande quantidade de água na sala de vapor provoca a penetração de massas significativas de vapor no sótão e a deposição de humidade na estrutura de suporte da cobertura da casa de banho. A opção mais preferida neste caso é um telhado de banheiro de inclinação única.
Classificação do telhado do banheiro
Ao decidir como construir um telhado de banheiro, deve-se guiar pelo plano arquitetônico da estrutura que está sendo construída e por vários códigos de construção. Escolhendo um tipo específico telhados de banho (uma, duas ou múltiplas inclinações) é realizada de acordo com os parâmetros técnicos do futuro banho, bem como o tipo de área em que a construção será realizada.
De acordo com as características da área, são escolhidos os seguintes tipos de telhados para banho:
- O banheiro mais simples, localizado próximo a um prédio residencial, costuma ser construído com um telhado de duas águas bastante forte e econômico;
- Em áreas onde ocorrem fortes nevascas no inverno, a inclinação do telhado deve ser escolhida grande o suficiente (até 45 °), isso permite que a neve role pelo telhado até o chão em vez de velha no telhado;
- A inclinação mínima do telhado é escolhida para regiões de estepe florestal e estepe com ventos fortes, o que permite dar ao telhado do balneário as propriedades aerodinâmicas necessárias, permitindo que o vento o circule sem criar cargas fortes;
- Se o balneário for uma extensão de um edifício residencial, o telhado do balneário é feito de uma só inclinação e o ângulo de inclinação é selecionado de acordo com as condições climáticas da área e as características técnicas da casa.
Opções de organização do telhado

A escolha da melhor forma de cobrir o telhado do banho determina sua vida útil, confiabilidade e complexidade da instalação da estrutura e colocação do telhado.
Estruturas de suporte mais complexas requerem uma organização mais complexa de vários trabalhos em isolamento de telhadofornecendo a confiabilidade geral do edifício em construção. A principal vantagem dos telhados complexos de várias águas é o seu aspecto atraente, que confere um aspecto original a todo o edifício, o que nem sempre justifica a escolha de uma estrutura complexa.
As coberturas das casas de banho também se dividem em dois tipos consoante a presença de sótão: coberturas com e sem sótão. A construção de uma cobertura com sótão prevê, em primeiro lugar, a organização do piso para o sótão.
No caso de erguer um telhado de banho sem sótão, o telhado e o teto do banho são combinados, enquanto o telhado é mais frequentemente feito de uma só inclinação, e a área do banho não excede quinze metros quadrados. Com uma área maior do banheiro, a confiabilidade adequada é garantida apenas por um telhado de duas águas reforçado.
Benefícios de várias opções de telhado de banheiro
Ambos os tipos de telhados de banho acima têm suas próprias vantagens:
- A construção de uma cobertura de banheira com sótão proporciona um melhor aspeto e um isolamento térmico mais eficaz, o que é especialmente útil dado que a sauna é utilizada de forma mais intensa no inverno.
- Telhados sem sótão são a melhor opção para o chamado banho de "verão", que costuma ser instalado em áreas suburbanas.
O custo de sua construção é muito menor, além disso, esses telhados podem ser usados para várias necessidades domésticas como uma área adicional.
Ao decidir como fazer um telhado para um banho, também deve-se ter em mente que sua inclinação depende diretamente do material com o qual o telhado será coberto. Para um telhado de metal, é necessária uma inclinação de cerca de 20 graus, para um telhado de ardósia - mais próximo de 30 °, a inclinação do telhado com revestimento de rolo pode ser de 5 °.
Se não houver sótão no telhado, sua inclinação ao colocar qualquer revestimento não deve exceder 10 °.
Construção de telhado de banho

Antes de construir o telhado do banho, você deve organizar para ele a estrutura de suporte das vigas e o telhado correto. A estrutura de sustentação da treliça consiste em treliças dispostas na ordem correta, e o telhado consiste em torneamento bem equipado e material de cobertura pré-selecionado para revestimento.
A estrutura de sustentação da cobertura do balneário é composta por vigas de piso localizadas na parte superior da tubulação da caixa do balneário, sendo também recomendável a instalação de um Mauerlat - viga de sustentação projetada para suportar as pernas das vigas.
Ninhos especiais são instalados nas paredes do banho, permitindo observar com precisão a posição horizontal das vigas do piso, que são liberadas além do lado externo das paredes do prédio do banho.
Importante: o lançamento das vigas sobrepostas é selecionado de acordo com o projeto da edificação, caso ultrapasse 50 centímetros, as vigas deverão ser apoiadas nos pilares de sustentação.
As treliças do telhado, feitas de madeira de certa espessura, são instaladas nas vigas do teto do sótão, e a distância entre elas não deve ser superior a 1 metro.
Sua fixação às vigas é realizada de forma semelhante à fixação de treliças na construção usual de um edifício residencial. A conexão da estrutura do caibro é feita usando uma prancha ou uma viga de cumeeira.
A construção do torneamento para o telhado do banheiro

Se, ao escolher como cobrir o teto do banho, for dada preferência ao material laminado, então é feita uma caixa contínua e desbastada para todas as outras. Para sua fabricação, é utilizada uma viga cuja seção transversal é de 50x50 mm ou placas cuja espessura não deve ser inferior a 40 mm.
A construção da caixa começa com a fixação de uma cumeeira ou madeira. A seguir, os demais elementos da caixa são pregados à mesma distância entre si com o fechamento obrigatório da cumeeira com chapa de aço galvanizado ou gabaritos especiais de fibrocimento.
Você também deve costurar as partes finais do teto do banheiro com material de construção denso, como tábuas. Ao escolher como fazer o teto do banho, deve-se levar em consideração que, para evitar o acúmulo de vapor e condensação de umidade, o teto da sauna deve ser feito com materiais resistentes ao calor estanques ao vapor de alta qualidade , como revestimento tratado com uma solução especial.
Construção de telhado de banho

Para a fabricação da estrutura de suporte do telhado para o banho, é necessário preparar com antecedência a quantidade necessária de madeira de madeira, cuja seção transversal é de 50x50 mm.
Se a largura do banho não exceder três metros, você deve primeiro preparar seis barras de 370 cm de comprimento, que serão usadas como vigas de piso. Em seguida, são preparadas doze barras, cujo comprimento é de 230 cm como material para o sistema de caibros.
Útil: como o comprimento de uma viga de madeira padrão é de 6 metros, este sistema de torneamento permite o uso mais eficiente do material disponível, pois o comprimento da viga do piso e o comprimento das vigas somam apenas o comprimento da barra comprada (370 + 230 = 600).
Após a conclusão dos preparativos, a estrutura acabada é disposta a partir das vigas e vigas sobrepostas, após o que as partes excedentes das barras são cortadas. Neles são feitas as marcas necessárias, ajustadas às dimensões exatas exigidas, após o que são fixadas com pregos.
Ações semelhantes são executadas com todas as treliças, lembrando a necessidade de alta qualidade isolamento de telhado de banho.
Importante: a maior confiabilidade das treliças treliçadas é obtida através da fixação de todas as juntas de ambos os lados com placas de madeira.
Em seguida, é realizada a produção de caibros frontais, para os quais é necessário construir esquadrias especiais para janelas, bem como esquadrias para a porta que dá para o sótão, se houver. O sótão no banho raramente é usado, mas permite que você inspecione com mais conforto o sistema de vigas quanto à sua resistência e segurança contra incêndio, por isso é melhor equipar a porta do sótão.
Antes de fixar as treliças diretamente no lugar, você deve verificar sua identidade, para o que você pode simplesmente dobrá-las em uma pilha uniforme umas sobre as outras. Caso alguma treliça se projete além da pilha empilhada, ela deve ser refeita ou corrigida, pois tais elementos podem violar a confiabilidade geral do sistema de treliça.

Outras marcações são feitas no Mauerlat ou nas vigas sobrepostas, e a confiabilidade pode ser aumentada pregando as guarnições das barras para que as partes de suporte das pernas das vigas possam ser instaladas no espaço restante entre as guarnições. Isso também permite acelerar um pouco a instalação do sistema de treliças e evitar vários erros de cálculo na localização e tamanho das treliças.
As treliças frontais são instaladas em um leve ângulo em relação ao centro do telhado, esta precaução adicional permite que a estrutura de suporte seja o mais rígida possível, capaz de suportar os golpes de vento mais fortes.
As vigas restantes devem ser instaladas à mesma distância umas das outras, que é de 1 metro, após o que são costuradas com uma cumeeira. Em seguida, é feita a caixa, cujo tipo é selecionado dependendo do material que será usado para cobrir o telhado.
A escolha do material de cobertura

A questão padrão, se necessário, para cobrir o teto do banho - qual é a melhor maneira de fazer isso? A resposta depende das condições climáticas da área onde o banho está sendo construído.Durante sua construção em um local onde já foi construído um edifício residencial, todos os indicadores necessários já devem ser conhecidos pelo desenvolvedor.
Importante: no caso de utilização de materiais em rolo para cobertura, a caixa deve ser contínua, composta por duas camadas principais.
Ao colocar material de cobertura na forma de rolos, a primeira tira deve ser fixada o mais uniformemente possível, o que afetará diretamente a qualidade da colocação de todas as tiras subsequentes. Se a ardósia for usada para cobrir o telhado, é necessário colocar uma camada de material de cobertura sob ele como impermeabilizante.
Útil: para colocar o material de cobertura da maneira mais uniforme, ele é colocado de forma que as bordas se projetem ligeiramente além da caixa. Depois de fixadas todas as tiras de material de cobertura, cortam-se as pontas salientes e inicia-se a colocação de ardósia ou outro material para cobertura.
Isolamento do telhado do banheiro

Ao falar sobre como construir um telhado para um banho, você definitivamente deve falar sobre seu isolamento térmico, já que o teto do banheiro está constantemente exposto a temperaturas elevadas da sauna a vapor. Sem equipamentos de isolamento de alta qualidade, no inverno ocorre condensação, causando danos irreparáveis ao telhado.
Como isolamento térmico são utilizados materiais de isolamento, para cuja instalação são utilizados três métodos principais, segundo os quais o isolamento é fixado sob o sistema de vigas, no sistema de vigas ou nos vãos entre as treliças. O terceiro método não é apenas o mais fácil de executar, mas também requer menos tempo.
Durante a construção do banho, é imprescindível prestar atenção redobrada ao isolamento do telhado, pois disso depende diretamente a integridade dos materiais de madeira utilizados na construção. A fixação do material isolante deve ser realizada próximo a quaisquer planos do sistema de treliças, não sendo permitida a formação de trincas.
O material de isolamento mais comum é a lã mineral, que, além do excelente isolamento térmico, se destaca pelo baixo custo e é reconhecida como o material de construção mais ecológico. Além da lã mineral, a espuma de plástico pode ser usada como aquecedor, que difere para pior apenas em suas qualidades ambientais.
Além do isolamento térmico, ao organizar o telhado do banheiro, deve-se lembrar também da barreira hidro e vapor, que permite que o sótão do banho "respire".
O artigo te ajudou?